Por Nayara Santos em 12.07.2022

O que é o marketing de utilidade e como apostar nessa estratégia?

Por Nayara Santos em 12.07.2022

Conseguir levar informação útil e que possa ser levada para o dia a dia do cliente é uma das definições de marketing de utilidade. Portanto, se sua empresa ainda não possui esse tipo de estratégia, chegou o momento de mudar isso e nós vamos te ajudar.

De modo geral, existem diferentes tipos de ações de marketing e estratégias que podem ser utilizadas no varejo. A escolha entre a mais adequada e eficiente deve considerar os seus objetivos e as características do seu público-alvo. Sem falar que mesclar diferentes estratégias pode aumentar a competitividade da sua empresa diante da concorrência.

Como a cada dia que passa a concorrência no varejo só aumenta, o mercado e os clientes já estão saturados das mesmas abordagens. Os compradores, por estarem mais educados e antenados, esperam muito mais de uma marca do que uma relação de compra e venda. Com isso, as empresas precisam se diferenciar e focar cada vez mais na fidelização, na autoridade de mercado e na valorização do produto.

Neste artigo, mostraremos a você a importância e como aplicar o marketing de utilidade no seu negócio para potencializar as vendas, principalmente em momentos de crise e recessão econômica. Vem com a gente e boa leitura!

A importância de investir em diferentes tipos de marketing

Você sabia que existem mais de 83 diferentes tipos de marketing? Ficou chocado não é mesmo? Essa grande gama de estratégias é reflexo de como as campanhas e ações precisam seguir as tendências, preferências e o comportamento do consumidor. Dependendo dos seus objetivos, o ideal é que utilize mais de uma vertente, assim os resultados são potencializados e você consegue trabalhar em diferentes metas e métricas. Sem falar que desta forma você consegue desenvolver estratégias para atrair novos clientes, fidelizar quem vem à sua loja e  aumentar a visibilidade da marca, tudo isso ao mesmo tempo!

Por exemplo, utilize o marketing digital para expandir a sua marca, ganhar mais autoridade de mercado e entregar conteúdos de valor que educam o seu público. Já o marketing offline é usado tanto para atrair clientes quanto para fidelizá-los em canais tradicionais, ou seja, anúncio em jornais e ligações. E ao implementar o marketing sensorial na sua loja contribui para melhorar a experiência de compras, fidelizar os clientes e reforçar a identidade da sua marca.


Entendeu como é importante mesclar estratégias? Então vamos falar mais especificamente sobre o marketing de utilidade. Afinal, é por isso que você está aqui!

O que é o marketing de utilidade?

O marketing de utilidade é uma estratégia que busca oferecer algo útil para o seu público-alvo e seu cliente. Ou seja, são ações que procuram entender o que o consumidor precisa na sua rotina e na vida. Assim, há entrega de valor e troca de interesses. Essa é uma vertente do marketing no varejo que não pensa somente na divulgação de um produto, mas, sim em como o seu negócio pode tornar a vida do comprador melhor.

A Nike, por exemplo, tem o aplicativo Nike Trainning Club, que dá dicas e ajuda os usuários a fazerem atividades físicas, mas não necessariamente com os tênis da marca. No entanto, isso ajuda a fortalecer a reputação de mercado e a estreitar o relacionamento com o consumidor. Fator esse que, consequentemente, leva o cliente a escolher os produtos da marca. 

Isso acontece porque a marca consegue aumentar o tempo de exposição ao cliente. Já que, no exemplo que demos anteriormente, os usuários do aplicativo vão acessá-lo (muito provavelmente) diariamente e se lembrarão da marca, ou mesmo terão uma boa impressão dela.

Portanto, como você deve ter percebido, há grandes benefícios em investir nesse tipo de campanha. Falaremos mais disso a seguir.

Os benefícios do marketing de utilidade

Com tantas opções de marketing pode ser difícil escolher qual implementar na sua empresa. Por isso, é essencial conhecer quais os benefícios que cada uma delas pode trazer, assim você conseguirá fazer uma escolha mais assertiva. Confira a seguir quais são as vantagens do marketing de utilidade para a sua marca.

Evita a rejeição do consumidor

Toda marca quer ser a primeira opção do cliente e ficar na mente dele, mas, nem sempre isso é possível. Seja pela falta de estratégia de marketing ou pela ausência completa delas. O resultado é que o cliente acaba rejeitando a marca.

Grande parte das vezes, a rejeição do consumidor se dá porque ele não enxerga utilidade em um produto. Ele não consegue ver como essa compra fará diferença na vida dele. Os consumidores já estão saturados de propagandas rasas e que só focam na venda. Aliás, não é à toa que os bloqueadores de anúncios têm feito sucesso na internet nos últimos anos.

Em contrapartida, o marketing de utilidade, quando bem trabalhado e planejado, é responsável por mostrar como a sua marca pode melhorar a vida do comprador e como o seu produto pode resolver os problemas dele. Dessa forma, é desenvolvida a ideia de utilidade e as chances de o cliente recusar uma compra diminuem.

Lembre-se sempre de uma importante e conhecida frase no mundo do marketing e do varejo: O cliente não compra uma furadeira, ele compra um furo na parede. Portanto, você precisa conhecer as dores do seu cliente e ajudar a resolvê-las, seja com produtos ou com informações úteis.

Fideliza o cliente

A fidelização de clientes é uma consequência de ações e estratégias que deram certo, e não um resultado isolado ou algo que acontece do dia para a noite. No marketing de utilidade, o cliente perceberá que a sua marca não foca incessantemente em vender um produto e em somente fazer propaganda dele.

Quando o seu público-alvo percebe que a sua empresa está preocupada em melhorar a vida e a rotina dele, há melhor relacionamento. Com isso, você tem abertura para trabalhar outros processos que também são necessários para fidelizar, como atendimento de excelência. Dessa forma, pode-se dizer que o marketing de utilidade é um dos responsáveis pela experiência do cliente, já que haverá entrega de valor e não somente uma relação de compra e venda.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e o seu cliente está em busca de informações sobre como lavar roupas de um determinado tecido de maneira adequada. Se a sua marca consegue oferecer essa informação de forma clara, você já vai ganhar alguns pontos. Se em outro momento o cliente busca por dicas sobre como combinar peças, ele pode recorrer ao seu site.

Desta forma, você vai construindo uma relação de confiança com o cliente, que saberá que pode contar com a sua marca sempre que precisar. E, uma vez que essa confiança seja firmada, há grandes chances dele considerar a sua loja a primeira opção de compras.

Tem a oportunidade de conseguir dados sobre o seu cliente

Para saber como a sua marca pode ser útil ao seu público-alvo, você precisará de dados do mercado e do comportamento do consumidor. Assim, por meio de métricas e pesquisas identificará como o cliente se relaciona com os seus produtos a longo prazo e o que o faz comprar novamente.

Precisa também de informações que o façam entender a utilidade do seu negócio e a lealdade dos compradores com os produtos do seu segmento. Com esses dados em mãos, você orientará não somente as suas estratégias para o marketing de utilidade, mas também as suas campanhas e demais estratégias.

Para começar, colete dados demográficos, como gênero, idade e profissão. Depois, as informações sobre ele também são importantes, como e-mail, telefone para contato, endereço e nome completo. Nesse momento, um software CRM para gerenciamento da sua cartela de clientes é fundamental, pois consegue armazenar esses dados e ainda ter o histórico de compra do consumidor.

Aqui vale uma dica importante para ser utilizada na sua estratégia de marketing de utilidade e em qualquer outra que você resolver implementar na sua loja: fique de olho na concorrência. É preciso saber o que os seus concorrentes estão fazendo em termos de ações de marketing. Para isso, visite o site, simule (ou realmente efetue) uma compra, vá até a loja e preste atenção ao ambiente de compras oferecido. 

Isso permitirá que você tenha insights e desenvolva estratégias para se diferenciar da concorrência. Caso contrário, a sua loja pode ser confundida com outra marca ou se apenas mais do mesmo.

Gera confiança entre usuário e a marca

Como dito, o marketing de utilidade não somente vende o seu produto. Ele se encarrega de compartilhar informações e conteúdos que melhoram a vida do seu consumidor. Esse é um processo valioso para que o cliente tenha confiança na sua marca. Afinal, você não estará promovendo a sua marca somente por promover, mas porque ela pode ser útil ao comprador.

Voltando ao exemplo do aplicativo da Nike, ele reforça a importância e melhores maneiras de se manter ativo, independentemente se é com os tênis e roupas da marca ou não. Com isso, os usuários sentem mais confiança e confortáveis ao pensar e escolher a sua empresa, já que isso o remete a experiências e aprendizados positivos.

E, com esse exemplo, você percebe que o marketing de utilidade não precisa apenas ser sobre produção de conteúdo no seu site ou redes sociais. Mas pode ser feito através de aplicativos, promoção de eventos, campanhas de doação de produtos, dentre outros.

Gera autoridade no assunto em questão

A autoridade de mercado em determinado assunto funciona a partir da confiança. Quando o consumidor confia na sua marca, torna ela presente na sua rotina e o usa como referência para o assunto em questão. Dessa forma, a sua marca ganha autoridade, até mesmo em meio aos consumidores que não são os seus clientes.

E, quando a sua marca conquista uma certa autoridade no mercado, a visibilidade da sua marca também aumenta. Com isso o número de clientes também poderá aumentar.

Como adotar o marketing de utilidade na sua loja

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que o marketing de utilidade é uma estratégia de longo prazo. Afinal de contas, não é possível construir, mostrar a funcionalidade e os benefícios da sua marca ou de algum assunto do dia para a noite, nem mesmo agregar valor em campanhas de curto prazo. 

Contudo, por mais que os resultados demorem para aparecer, eles são duradouros. Veja a seguir como fazer para implementar essa estratégia de marketing na sua loja.

Conheça as principais necessidades do seu público

Uma estratégia de marketing de utilidade bem planejada é feita com tudo girando em torno das necessidades do seu público. A partir disso, você buscará mostrar como a sua marca e os seus produtos podem solucionar esses problemas. 

Já se foi o tempo em que somente as empresas eram responsáveis por determinar demandas. Atualmente, o consumidor é que tem sido responsável por mostrar por onde o mercado precisa seguir para satisfazê-lo, ou seja, o público tem tido participação mais ativa em todos os setores do varejo.

Um bom exemplo disso é a busca por mais sustentabilidade. Os clientes vêm se conscientizando sobre os impactos do consumismo e o descarte irregular de materiais no ambiente. Diante disso, as marcas viram a necessidade de terem selos verdes, de praticarem ações sustentáveis desde suas embalagens até as suas políticas internas. A moda upcycling também é um exemplo dessa interferência.

Quer mais dicas para ter um cliente fiel à sua loja? Então confira o nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Analise o que já é oferecido no mercado

Como falamos anteriormente, é preciso ficar de olho no que a concorrência vem fazendo. Portanto, esse é o momento de se perguntar como a sua marca se diferencia do que já existe no mercado? Como as informações que você compartilha e os seus produtos podem ser úteis para o seu cliente? O seu negócio precisa focar em um diferencial competitivo para atrair os clientes e mostrar o porquê devem ter a sua empresa como referência.

Para que tenha meios de mostrar isso ao seu público, precisará fazer análise de mercado e concorrência. Durante esse levantamento precisará identificar as seguintes informações sobre o seu concorrente:

  • Pontos fortes e fracos, ou negativos;
  • Como eles atuam;
  • Campanhas que utilizam;
  • Produtos de destaque;
  • Diferencial competitivo;
  • Canais utilizados.

Pense que existem diversas marcas de celulares, mas porque milhões de pessoas optam por comprar produtos da Apple? O senso de inovação, de utilidade nas funções e demais características se destacam entre as outras opções, mesmo que outros aparelhos tenham tecnologias semelhantes. 

Inclusive, nesse exemplo da Apple, o número de clientes fiéis já é tão grande que, não importa o que a empresa lance ou o valor, os consumidores sempre vão encontrar uma forma de adquirir. Justamente porque eles confiam na marca e sabem que encontrarão produtos de qualidade e capazes de atender às suas necessidades.

Outra vertente fundamental a ser avaliada na sua pesquisa é o mercado consumidor. Por meio da identificação de demandas, você poderá estudar o lançamento de novos produtos ou aprimorar os existentes. Além de identificar as campanhas mais eficientes para o seu nicho. Sem o domínio desse tipo de informação, o seu negócio corre o risco de se tornar irrelevante, já que não há nenhum diferencial ou utilidade.

Entenda as principais aplicações do marketing de utilidade

O marketing de utilidade tem três aplicações. Para optar pela mais adequada é necessário avaliar o seu segmento no mercado e o perfil da sua persona. Veja quais são e entenda as suas funcionalidades.

Utilidade

Essa é a aplicação principal do marketing de utilidade. Ela foca em ações para que a sua empresa ou produto façam parte da vida e da rotina dos consumidores. Serviços e aplicativos, por exemplo, que ajudem o cliente de alguma maneira, mesmo que ele não esteja comprando na sua empresa. Por exemplo, um site ou app com realidade virtual que mostre como o comprador ficará com determinada roupa ou maquiagem antes mesmo de comprá-la.

Tempo

Um serviço de entrega precisa ser ágil. Quanto mais rápido o cliente receber a compra, melhor. Exatamente sobre isso que remete a aplicação de tempo do marketing de utilidade. Há serviços que são escolhidos pela agilidade e rapidez, pois isso facilita a vida e a rotina do seu público.

Então, se você atua com o varejo online e consegue fazer as entregas em menos tempo, destaque e foque nessa qualidade. Para que consiga ter mais agilidade nesse sentido, precisará trabalhar em processos internos. Em primeiro lugar o employee experience na empresa, já que isso reflete na produtividade da sua equipe e na rapidez em processar os pedidos. Além disso, é necessário ter processos logísticos estruturados e gerenciar muito bem o estoque.

Informação

Algumas estratégias do marketing de utilidade tentam desassociar o foco do produto, para reforçar como a sua marca ajuda o cliente. Normalmente, isso é feito por meio do marketing de conteúdo, para investir na divulgação de dicas e informações úteis. Ou seja, a criação e compartilhamento de conteúdos relevantes. Essa transmissão de conhecimento pode ser feita em diversos canais, como e-mail, blog e redes sociais.

Conte com uma equipe que desenvolva as melhores soluções

De nada adiantará investir nas melhores estratégias de marketing se a sua equipe não estiver comprometida e buscar soluções. Times motivados, qualificados e engajados com os resultados da empresa são a chave para negócios eficientes e que crescem. Aliás, muitas vezes, esse é um grande diferencial de grandes empresas, já que a performance de todos os colaboradores reflete no que o cliente vê e compra.

No entanto, o engajamento das equipes é resultado dos processos de gestão de pessoas implantados nas empresas. Para que tenha uma ideia, a Google realizou uma pesquisa para tentar entender o que torna um time eficiente. O estudo, que foi intitulado de Projeto Aristóteles, identificou que o principal motivo das equipes de alta performance é a confiança que elas têm na empresa em que atuam.

Portanto, tenha uma boa gestão de pessoas para que sejam traçadas estratégias de motivação, valorização dos colaboradores, avaliar as melhores maneiras de lidar com os funcionários e práticas que os levem a ter essa confiança entre profissional e empresa, que é tão importante para os resultados.

O marketing de utilidade é uma estratégia que preza por passar a imagem de funcionalidade aos consumidores, sendo que o foco deixa de ser campanhas publicitárias tradicionais e chamativas. Isso porque o objetivo aqui é ajudar o seu consumidor e tornar a sua marca mais valorizada e presente na rotina do seu público. Então, preze pelos serviços e maneiras com que o seu negócio pode auxiliar a melhorar a vida do cliente.

Como utilizar a rádio personalizada na sua estratégia de marketing de utilidade

Como falamos anteriormente, você pode utilizar a sua criatividade para colocar o marketing de utilidade em prática no seu estabelecimento. E, uma das formas para se fazer isso é com a rádio personalizada.

Ao ter uma rádio em que você é o responsável pela programação, tanto as músicas reproduzidas, como os anúncios, podem (e devem) ter a cara da sua marca. Assim, você cria uma trilha sonora que reforce a sua identidade, e intercala anúncios com dicas úteis para os clientes que estão visitando a sua loja.

Desta forma, você melhora o ambiente de compras para os clientes e ainda aumenta a confiança na sua marca. Combinação perfeita para ter consumidores fiéis e satisfeitos. Sem falar que os anúncios também podem te ajudar a divulgar promoções e novidades da loja. Confira a seguir como testar por 10 dias gratuitamente e conferir os resultados de perto.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão de Pessoas — Como Implementar em Sua Loja

Para entender todo o potencial que uma boa gestão de pessoas pode proporcionar para sua loja, primeiro é preciso compreender o conceito em si e todas as suas características. Em grandes empresas, a GP — sigla para gestão de pessoas — costuma ser um departamento especializado. Porém, nada impede de implementar as boas práticas em…

Por Nayara Santos em 23.01.2019

14 textos prontos para vender mais na primavera, se inspire!

Ter textos prontos para utilizar nas suas campanhas de primavera e conseguir vender mais é, sem dúvida alguma, uma vantagem para a sua empresa. Afinal, você saberá como atrair clientes e convencê-los a comprar. Para obter sucesso nesta tarefa, é importante que você entenda qual é o espírito da estação, e o que os seus…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Como aumentar as vendas em tempos de crise: 4 dicas infalíveis

A pandemia pelo novo coronavírus parece estar se encaminhando para o fim, entretanto, os reflexos econômicos ainda devem ser sentidos por algum tempo. Por isso, encontrar formas de aumentar as vendas em tempos de crise é essencial para que a sua empresa sobreviva a esses tempos difíceis. Pensando nisso, criamos esse artigo com as principais…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Como vender mais no dia dos pais? Aumente suas vendas

Está chegando uma das datas mais esperadas para os varejistas: o Dia dos Pais. Logo atrás do Natal e do Dia das Mães, essa data tem grande potencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Mas, no mundo do varejo, nada é tão simples assim. Afinal, a sua loja não…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Entenda como funciona o neuromarketing na prática

Sabia que marketing e ciência andam juntos? Muitas marcas estudam a mente dos consumidores a fim de gerar mais vendas. Para ver como isso está no nosso cotidiano é só observar a escolha de certos produtos que fazemos, porque eles remetem a momentos bons que tivemos e que a marca estava presente. Mas como funciona…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Como vender mais no varejo e sair do vermelho?

Você sabia que o melhor vendedor da sua empresa não é o colaborador? O seu maior vendedor são seus consumidores. Quando você fideliza seus cliente, entregando uma experiência única e positiva, faz com que ele divulgue a sua marca para outras pessoas. Não acredita? Basta pensar: Quantas vezes você comprou um produto ou visitou um…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Slow Fashion: quais são suas vantagens e desvantagens?

Você sabe o que é o slow fashion e o que ele pode representar para a sua empresa? Bom, se você está aqui, provavelmente está em busca de informações e é justamente isso que vamos fazer neste artigo.  Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e os efeitos do aquecimento global,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos