Por Nayara Santos em 10.11.2016

Como vender mais no varejo e sair do vermelho?

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Você sabia que o melhor vendedor da sua empresa não é o colaborador? O seu maior vendedor são seus consumidores. Quando você fideliza seus cliente, entregando uma experiência única e positiva, faz com que ele divulgue a sua marca para outras pessoas.

Não acredita? Basta pensar: Quantas vezes você comprou um produto ou visitou um restaurante porque alguém da sua confiança indicou?

Pois então, é sobre isso que vamos falar nesse post, como utilizar o Marketing de Experiência para conquistar, encantar e fidelizar seus clientes fazendo com que eles se tornem defensores e vendedores da sua marca, aumentando seus resultados e te ajudando a ficar longe do vermelho.

Mas afinal, o que é o Marketing de Experiência?

O Marketing de Experiência é a área do marketing que visa criar oportunidades e situações para as marcas atraírem seus consumidores através de ações promocionais interativas, que sejam inesquecíveis na mente e na percepção de seus clientes. Essas ações podem acontecer dentro da própria loja ou em lugares onde seja interessante divulgar a marca.

Estão entre as ações, do Marketing de Experiência, tudo o que pode envolver e criar sensações agradáveis no cliente, como as estratégias de Marketing Sensorial (aquela que atinge os 5 sentidos do consumidor), o atendimento diferenciado, a relação da empresa com seus clientes, e por aí vai.

Exemplos da aplicação do Marketing de Experiência

Diversas marcas utilizam essas estratégias, e o mais legal é que elas fazem, as pessoas são conquistadas e nem percebem que isso é algo intencional. O cheiro das Melissas, de carro novo, ou até do ambiente da loja como da Abercombrie são um exemplo disso. Mas a lista vai longe, o som de uma Harley Davidson, a trilha sonora da Hering, a experiência do atendimento no Outback etc…

Um caso bem conhecido é da empresa Dunkin’Donuts, eles instalaram um dispositivo que libera uma fragrância do cheiro de seu café em vários ônibus da cidade e esse aroma era disparado toda vez que o anúncio da marca tocava na rádio interna do ônibus, o resultado dessa ação foi 28% de aumento nas vendas em seu café.


A Lacoste também utiliza o Marketing de experiência, a empresa tinha a necessidade e entregar uma experiência mais completa, especial e original para os seus consumidores, algo que fosse além do design incrível da loja, de seu atendimento, e dos seus produtos de qualidade. Eles começaram, então, usar uma trilha sonora condizente com a identidade da marca, assim, quem entra na Lacoste tem uma experiência única e incrível.

Por onde começar?

Entregar uma experiência diferenciada para seus consumidores já vai te deixar muitos pontos à frente de seus concorrentes, e vou ter dicas aqui de por onde começar.

1 – Conheça seu cliente

O primeiro e mais importante passo é conhecer muito bem quem são seus consumidores, mas não pensando da maneira antiga de classificar público alvo, é claro que interessa pra gente saber a idade, a classe social e o sexo da pessoa, mas mais importante do que isso é saber o que move essas pessoas, do eles gostam, como se comportam, o que faz diferença na vida delas, enfim, é necessário classificar como o é o estilo de vida da maioria de seus consumidos, assim, você certamente será mais assertivo nas estratégias para surpreendê-los.

2 – Cuide do que as pessoas sentem na sua loja

O marketing sensorial pode estar por toda a parte da sua loja, portanto faça o caminho que seu cliente faz até a compra e pense em todos os pontos que você pode despertar boas sensações nos seus clientes.

Comece montando uma vitrine para encher os olhos dos seus consumidores, onde só de olhar já desperte a vontade no consumidor de entrar e uma vez que você já o convencer a entrar a experiência precisa continuar.

A sua loja deve estar sempre limpa, com cheiro agradável e os produtos organizados, é preciso pensar em um design interior estratégico também, afinal, tem coisa mais agonizante que andar em corredores apertados que mal dá para ver os produtos? Não, né!

Então cuide disso, é importante deixar espaços entre os corredores para que os consumidores consigam caminhar e observar todos os produtos sem nenhuma dificuldade.
Ainda pensando em garantir uma experiência inesquecível, entregue para seus clientes uma música de qualidade que seja a cara da sua marca e de seus clientes.

A música pode nos causar as mais diversas sensações, a não percepção de tempo e a melhora do humor estimulam a compra por impulso. A música pode ser sua melhor aliada quando falamos de marketing sensorial.

A junção de todas essas ações com um atendimento diferenciado certamente vai te ajudar a aumentar os resultados da sua empresa.

3 – Tenha um atendimento especial

Treine seus funcionários para que o atendimento seja de primeira, muitas marcas se preocupam com todo resto e pecam no atendimento, então pense com muito carinho nessa etapa, diferencie o seu atendimento.

O primeiro ponto é contratar pessoas que tenham o perfil exato da vaga, novamente algo frequentemente negligenciado e que acaba tornando um alto índice de turn over, o que traz ainda mais gastos para empresa com novas contratações e treinamento.
A equipe que vai representar sua empresa frente a seus clientes precisa ser agradável, carismática, educada e paciente.

Por fim, eles precisam estar sempre prontos para receber seus cliente, devem se manter à disposição mas com certo cuidado, é de extrema importância que eles saibam perceber quando deve deixar o cliente a vontade e quando deve participar mais ativamente do atendimento.

Conclusão

Em resumo, as pessoas adoram ficar em lugares em que se sentem bem, com o marketing sensorial bem aplicado, ou seja pensado em agradar o seu público, e um atendimento de qualidade é possível estimular a compra por impulso e além disso, quem fica mais tempo na sua loja consegue ver mais produtos e consequentemente levar mais coisas aumentando assim seu ticket médio.

Os consumidores estão carentes de uma boa experiência, e quando eles encontram a fidelização vem logo em seguida, com pequenos passos você pode entregar isso aos seus clientes. Não deixe para depois, comece agora mesmo implantar o Marketing de Experiência no seu negócio o resultado vai ser surpreendente.

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