Por Nayara Santos em 26.01.2022

Você sabe a importância da identidade musical para a sua empresa? Confira agora!

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Existem muitas formas de conseguir trazer uma identidade única para a sua empresa. Neste momento, você provavelmente pensou no logo, no nome, no uniforme dos funcionários e na decoração da loja. Mas, você já ouviu falar em identidade musical?

Isso mesmo, a música é uma dessas ferramentas para conseguir se destacar da concorrência. Inclusive, definir uma identidade musical para o estabelecimento é uma estratégia incrível e capaz de proporcionar uma experiência única para o cliente, e, consequentemente, melhorar os resultados da sua empresa e até mesmo a produtividade da sua equipe.

Se você ficou interessado e deseja saber mais informações sobre como conseguir criar uma identidade musical para a sua marca, então você veio ao lugar certo. Neste artigo nós vamos te contar mais sobre a importância da identidade musical para uma empresa e você ainda irá conhecer essa estratégia em mais detalhes. Vem com a gente e revolucione o seu negócio!

Identidade musical: uma estratégia relevante para sua empresa

Ter uma identidade musical da empresa é uma estratégia de grande relevância para o sucesso do negócio. Isso porque, essa é uma forma de oferecer vantagens essenciais na hora de fidelizar os clientes e estimular uma maior produtividade dos funcionários.

A música aplicada de uma maneira planejada em um estabelecimento comercial ou empresa tem a capacidade de envolver todo o ambiente, transformando-o. Ou seja, é possível torná-lo agradável, eliminando barreiras e restrições que colocam em risco a concretização das vendas. 

Quer um exemplo? Imagine que você chegou em uma festa e a música que está tocando é alegre, o volume permite que as pessoas conversem, ao mesmo tempo em que escutam a música. Agora vamos imaginar um segundo cenário, em que você chega em uma outra festa e a música está muito alta, o ritmo é muito energético e as pessoas mal conseguem conversar. Em qual deles você vai preferir passar mais tempo? Provavelmente você escolheu a primeira festa, não é mesmo?

Com a identidade musical de uma empresa acontece algo muito semelhante. Afinal, por mais atraente que seja a decoração da loja, a falta da música ambiente e ter uma identidade musical bem estabelecida, de acordo com as características público-alvo e proposta da loja, podem comprometer o faturamento, significativamente.

Essa influência negativa nos resultados é notável. Mesmo porque, quando um cliente entra no ambiente, ele logo percebe a diferença quando não tem som ambiente ou a música é inadequada, o que leva à perda de interesse em conhecer melhor os produtos ou serviços oferecidos e até mesmo na vontade de passar mais tempo na loja.

No nosso e-book Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa você encontra muitos outros detalhes sobre essa estratégia. Faça o download agora mesmo, é gratuito!

Exemplos de identidade musical bem-sucedidas

Muitos fatores e estratégias contribuem para uma marca se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Dentre eles, ter uma identidade única, que permita que o cliente se identifique com ela é um dos mais decisivos. Para isso, você pode contar com diferentes estratégias do marketing sensorial, que criar uma identidade através da estimulação dos cinco sentidos, dentre eles, a audição através da música.

Algumas empresas tiveram sucesso em unir a identidade musical a outras estratégias e são reconhecidas não somente pela qualidade de seus produtos, mas por oferecer ambientes marcantes e únicos. Confira a seguir alguns exemplos de sucesso para você se inspirar!

Boticário

O Boticário é uma empresa referência no mercado de cosméticos, se destacando não apenas por vender produtos de altíssima qualidade, mas também por oferecer aos clientes um ambiente aconchegante, com boa decoração, lojas delicadamente aromatizadas e uma identidade musical bem aplicada.


Todos esses quesitos deixam o ambiente da loja mais agradável e confortável, transmitindo uma sensação de tranquilidade para quem entra nela. Com isso, as possibilidades de venda aumentam consideravelmente. Afinal, se a atmosfera da loja é tão boa, o cliente vai querer passar mais tempo ali, olhando os produtos e decidindo o que vai levar.

Panvel

A rede de farmácias Panvel é outro exemplo de empreendimento que soube explorar com sucesso a identidade musical e oferecer ambientes com a música adequada para transmitir uma sensação de bem-estar aos clientes.

Com base nos produtos oferecidos, segmento do negócio e público-alvo, a empresa identificou o melhor para a ambientação das lojas, de uma maneira que a pessoa se sinta confortável para procurar o que precisa.

Levi ’s

Fundada em 1853, a loja Levi ’s também se destacou no mercado da moda e utilizou muito bem a identidade musical, para inovar e atrair o público de todas as gerações e assim fidelizar os clientes.

As lojas da rede têm uma identidade musical diretamente relacionada com o público e produtos que comercializa, por isso, a música ambiente reflete um momento de entusiasmo e descontração, que são características presentes nas pessoas que pretendem renovar o guarda-roupas.

Vale a pena mencionar que a playlist da Levi ‘s ainda reflete tradição, afinal, já são 170 anos no mercado da moda e a empresa ainda faz sucesso. Ao mesmo tempo, é importante mostrar que a marca está sempre de olho nas últimas novidades da moda. Portanto, a identidade musical deve refletir esses dois importantes pilares da empresa. 

Renner

A Lojas Renner também é um exemplo de sucesso no mercado da moda e tem grande reconhecimento pelo ambiente criado nas lojas. Isso porque, dentro das estratégias para atrair e fidelizar os clientes, uma das mais marcantes é a identidade musical.

A empresa soube explorar muito bem qual tipo de música é mais apropriado para seu público, a fim proporcionar conforto e manter a euforia das pessoas, e podemos dizer que o resultado é bastante satisfatório.

Baked Potato

Até mesmo as empresas no ramo de alimentos podem ter a sua identidade musical, o que também facilita a atração e a fidelização de clientes. Por isso, outro case de sucesso é o da rede de fast food Baked Potato

A empresa começou a sua jornada para ter uma identidade musical do zero, afinal, sem equipamentos de som ela tinha. Além de conseguir tornar a atmosfera do restaurante melhor, ela foi capaz de ter playlists que podem ser controladas a distância, ou seja, os funcionários nem precisam se preocupar com qual música será reproduzida.

Assim como esses exemplos, milhares de outros estabelecimentos procuram saber a identidade musical e aplicá-la de forma precisa e planejada para obter os melhores resultados possíveis. É uma técnica que tem grande influência e faz a diferença — basta saber como criar o repertório corretamente!

Como criar uma identidade musical?

Para inovar e criar um marketing sensorial de qualidade e mudar a percepção das pessoas por meio da música é preciso um planejamento adequado. Pode parecer uma tarefa simples, entretanto, é necessário tomar cuidado para acertar na hora de identificar o estilo musical que tem tudo a ver com sua loja. A seguir, confira algumas dicas de como criar uma identidade musical para a sua empresa!

Estude a marca ou produto

O primeiro passo é estudar todas as características, tais como missão, valores e objetivos da sua marca ou dos produtos comercializados. Assim, você saberá exatamente qual é a mensagem que quer transmitir ao seu cliente, e também identificar como explorar melhor e cativar o público.

Conheça o público

Outro fator essencial é conhecer bem o seu público-alvo, seus comportamentos, preferências e tendências. Nesse momento é importante pesquisar a fundo e ser visionário para oferecer o ambiente mais adequado e assim, atrair e manter a clientela. 

Ficou na dúvida? Faça uma, ou mais, pesquisas de satisfação para saber exatamente como o site vê a sua marca, quais são os pontos fortes para serem explorados e os pontos fracos que podem ser melhorados

Crie conexão

Criar conexão com os clientes por meio das redes sociais é uma forma eficiente de entender melhor o que o público procura e sua opinião sobre diversos fatores. Essa conexão pode dizer muito e contribuir para saber a identidade musical da sua empresa.

Valorize características

Por fim, valorize as características do seu negócio e tenha ousadia para explorar técnicas sensoriais, se destacar e criar um ambiente único. Mas é preciso tomar cuidado para não deixar transparecer os gostos pessoais, que podem desagradar outras pessoas.

A identidade musical é relevante para atrair clientes e principalmente manter o maior tempo possível dentro da loja, assim são maiores as possibilidades de concretizar as vendas. É um processo em que um apoio profissional é muito bem-vindo para eliminar qualquer possibilidade de erros.

ListenX é a solução perfeita para criar identidade musical

O planejamento para identificar a identidade musical vai muito além de associar um estilo musical com a marca, é preciso analisar muitos fatores e evitar repetições e contratempos que podem afastar os clientes e desmotivar toda a equipe. Um trabalho, que para ter bons resultados, é preciso considerar um apoio profissional.

A modernidade e o avanço tecnológico exigem mudança e inovação. Independente do segmento do empreendimento é crucial acompanhar as tendências de uma geração consumidora que está cada vez mais exigente — usar estratégias e investir no marketing sensorial é indispensável para quem deseja trilhar um caminho de sucesso.

Neste quesito, a ListenX é a solução perfeita para criar a identidade musical ideal que proporcione uma experiência ímpar para seus clientes, livre de repetições e com uma programação totalmente focada nos seus objetivos. Tudo planejado por uma equipe de profissionais qualificados e com grande vivência na área.

Como compreendemos, a música é uma ferramenta imprescindível para o comércio e leva a resultados significativos. Curtiu o post? Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar a se destacar e ter o melhor ambiente!

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