A possibilidade de trabalhar com serviços terceirizados em uma organização é encarada como uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e permitir que a empresa foque em seu core business, ou seja, naquilo que realmente importa. Contudo, é preciso saber onde esse conceito se aplica adequadamente.
Se o negócio não fizer a lição de casa e ponderar qual a importância do controle de cada um dos departamentos, pode acabar criando mais problemas do que soluções, pois quando o consumidor contrata sua marca, espera que os resultados partam de você.
Portanto, neste conteúdo mostraremos quais as áreas que podem ter seus serviços terceirizados, quais os benefícios desse tipo de contratação e quais segmentos dentro de uma empresa que devem ter as tarefas realizadas pela equipe interna. Acompanhe a leitura para saber mais!
Quais os serviços que podem ser terceirizados?
Entre as categorias mais tradicionalmente terceirizadas, nas empresas, as mais comuns são aquelas que estão ligadas aos serviços operacionais e à manutenção, tais como:
- recepção;
- portaria;
- manutenção predial;
- limpeza;
- entrega;
- comunicação — música ambiente e playlists personalizadas para o público da empresa;
- contabilidade;
- segurança.
Lembrando que, graças aos avanços da tecnologia, hoje também é possível contar com as facilidades de uma portaria remota. O serviço permite o gerenciamento e monitoramento dos acessos por meio de uma central capaz de adotar processos rigorosos de controle à distância. Essa alternativa proporciona uma grande redução nos custos mensais, problemas de mão de obra e reclamações trabalhistas.
A instalação de câmeras também é uma forma de potencializar os serviços terceirizados pertinentes à segurança patrimonial, contemplando equipes armadas ou desarmadas, assim como sistemas de alarmes e segurança perimetral.
Outra área que é comumente contratada por meio da terceirização, em função do próprio planejamento corporativo, é o departamento responsável pelos processos de Recursos Humanos, como:
- processos seletivos;
- recrutamento;
- treinamentos;
- elaboração de políticas internas;
- aplicação de pesquisas sobre o clima organizacional.
Por fim, vale mencionar que muitas empresas terceirizam os serviços de publicidade contratando agências de marketing para elaboração de estratégias promocionais, branding sensorial, divulgação da marca, atração e fidelização do público-alvo do negócio.
Quais são as principais vantagens dos serviços terceirizados?
Agora que já tem um noção mais ampla sobre quais serviços podem ser terceirizados em uma empresa, mostraremos quais os benefícios que esse modelo de contratação pode proporcionar aos negócios.
Permite que a empresa foque no que realmente importa
Sem dúvida, uma das maiores vantagens de terceirizar serviços é a possibilidade de manter o foco no core business, ou seja, os gestores podem se dedicar verdadeiramente ao negócio e às estratégias da organização.
Todas as preocupações secundárias devem ser compartilhadas com os parceiros, assim como a responsabilidade pela administração do negócio. Desse modo, é possível direcionar o conhecimento, esforços e energia para atingir objetivos, aprimorar a gestão e conquistar os resultados almejados.
Proporciona especialistas em cada etapa da operação
Outro grande benefício que a terceirização de serviços gera é a possibilidade de contar com equipes compostas por profissionais especializados e experientes, com conhecimento diferenciado e habilidades técnicas específicas, sendo capazes de realizar as atividades previstas com muito mais excelência e qualidade. Muitas vezes, terceirizar serviços é considerado um ato de profissionalização das tarefas operacionais.
Reduz custos
Certamente, a redução de custos é uma das consequências mais benéficas de trabalhar com esse modelo de contratação, pois a responsabilidade pelos serviços passa a ser da empresa prestadora e seus funcionários, que devem estar devidamente treinados e qualificados para exercer as funções planejadas.
Além disso, os custos com encargos e direitos trabalhistas previstos na legislação — que oneram bastante a folha de pagamento — também são administrados pela terceirizadora, aliviando o orçamento corporativo.
Isso facilita a previsibilidade de custos, já que todos os gastos com férias, faltas, rescisões e ações trabalhistas estão inclusos no valor que é pago à prestadora de serviços terceirizados.
Proporciona mais segurança
Por falar em ações trabalhistas, um dos pontos cruciais no modelo de contratação terceirizada está o fato de que o negócio não cria vínculos empregatícios com grande parte dos colaboradores que integram sua equipe, reduzindo exponencialmente os riscos de sofrer processos e ações trabalhistas.
Aumenta as oportunidades e vendas
Com um time centrado no que realmente importa, o caminho fica livre para que seus vendedores foquem nas necessidades dos clientes, aumentando a produtividade e, consequentemente, gerando muito mais oportunidades para fechar negócio.
Otimiza o tempo dos profissionais
As atividades operacionais passam a ser realizadas pelas empresas prestadoras de serviços terceirizados, e isso proporciona uma otimização do tempo dos profissionais e gestores que integram a equipe interna. Entre os benefícios que isso gera, podemos citar a redução da sobrecarga de trabalho e a profissionalização dos processos como alguns dos principais.
Expande o negócio de maneira estruturada
Com uma gestão focada no core business, com custos reduzidos, parcerias produtivas e processos internos realizados com mais qualidade, torna-se muito mais fácil planejar e executar ações para expandir a operação. Além disso, as prestadoras de serviços terceirizados também são capazes de sustentar o crescimento do negócio sem que seja necessário demandar grandes investimentos, especialmente no que se diz respeito à tecnologia e infraestrutura.
Quais serviços não valem a pena terceirizar?
Como já foi mencionado, existem algumas responsabilidades específicas que não devem ser terceirizadas, pois precisam representar a identidade da empresa e, portanto, é melhor que sejam realizadas pelas equipes internas. Deve-se evitar terceirizar toda a parte de atendimento e vendas — que lida diretamente com o público do negócio — já que esses setores têm como objetivo se comunicar utilizando a linguagem da empresa.
O que queremos dizer é que as atividades que representam os produtos ou serviços que marca comercializa, precisam ser realizadas por equipes treinadas e comprometidas com os objetivos da organização, ou seja, o time de colaboradores contratados.
Como você pôde contemplar neste artigo, terceirizar serviços é uma medida que pode gerar uma infinidade de benefícios para o negócio, como a redução de custos e simplificação dos processos, gerando mais oportunidades de venda e aumentando a produtividade da empresa. Além disso, mostramos quais os segmentos que precisam ser realizados pelas equipes internas para evitar que a qualidade seja comprometida.
Achou interessante o artigo sobre como funcionam os serviços terceirizados em uma empresa? Então que tal saber mais sobre a terceirização de serviços de música e como essa estratégia pode alavancar seus resultados por meio do marketing sensorial?
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!