Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como criar um briefing de anúncio?

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem precisar investir mais dinheiro do que o necessário, é preciso, primeiramente, criar o briefing.

Provavelmente, se você está aqui é porque busca mais informações a respeito desse assunto. E, já podemos adiantar, você está no lugar certo. Neste artigo vamos te dar o passo a passo para criar um briefing ideal para garantir qualidade e bons resultados com os seus anúncios. Confira!

Mas, afinal, o que é um briefing de anúncio?

Um briefing nada mais é do que um documento que contém todas as ideias para a realização de um projeto, seja ele qual for. Portanto, se você quiser fazer uma campanha de marketing, lançar um site para a sua loja ou mesmo mudar a identidade visual da sua empresa é preciso fazer um briefing.

Resumidamente, podemos dizer que o briefing é uma espécie de manual de instruções em que a empresa diz o que quer e a equipe ou profissional responsável pelo novo projeto deverá seguir o que está especificado ali. Assim, com esse guia em mãos, é possível ter um direcionamento  e construir a campanha desejada com base em tudo o que o cliente quer.

Dentre as principais vantagens de preparar um bom briefing de anúncios, podemos citar:

  • Menor tempo para a produção: quando a equipe que irá produzir o anúncio sabe exatamente o que precisa ser feito, o trabalho pode ser realizado em menos tempo. Isso traz mais satisfação para todos os envolvidos no processo;
  • Resultados alinhados: quanto mais específico você for com relação às informações que constarão no briefing, mais chances de que o resultado seja bom ou que não haja problemas com a comunicação com a equipe do projeto;
  • Bons resultados: ninguém quer ter retrabalhos, não é mesmo? Por isso, criar um briefing adequado evitará esse tipo de problema;
  • Economia: no varejo tempo é dinheiro, não é mesmo? Por isso, sempre que você levar mais tempo para fazer algo, ou precisar refazer alguma coisa você está perdendo tempo e perdendo dinheiro. Enquanto você está preocupado em conseguir fazer um anúncio, a concorrência pode já ter feito e estar colhendo os resultados de ter conseguido realizar algo mais rápido do que você. 


Para que você consiga ser mais assertivo e possa encaminhar as informações certas e objetivas para os profissionais responsáveis pela elaboração do spot, é fundamental saber como preparar um briefing de anúncio.

Briefing Ideal de anúncios: confira o passo a passo

1. Determine um responsável

O primeiro passo para fazer um bom briefing é ter um profissional responsável por ele. É importante que essa pessoa conheça a fundo a empresa, todos os processos e os objetivos dela com o anúncio. É muito comum que essa pessoa seja o próprio dono do empreendimento, afinal, ele conhece a empresa como ninguém.

Entretanto, nada impede que outros profissionais, que estejam bem alinhados e tenham um bom conhecimento de como a empresa funciona, fiquem responsáveis pela elaboração do briefing.

2. Disponibilize portfólios e outros materiais

Outro fator bastante importante para que o briefing de anúncio seja o mais completo possível, é a inclusão de portfólios e materiais que já tenham sido utilizados em outras campanhas.

Desta forma, o publicitário ou profissional que irá preparar o briefing saberá o que já foi feito, qual foi o tom utilizado e poderá seguir a mesma linha. Caso contrário, você corre o risco de acabar com algo completamente diferente do que os seus clientes já estão acostumados, o que poderia causar algum estranhamento.

Por isso, é fundamental manter um histórico e ter todas essas informações organizadas e com fácil acesso para a pessoa que for fazer o briefing.

3. Seja breve e objetivo

Outra dica importantíssima é para que você seja objetivo, pois o excesso de informações pode acabar atrapalhando o desenvolvimento do anúncio. Por isso, não se prolongue muito no texto. Por esse motivo é muito importante que o briefing contenha a informação objetiva do que você pretende passar para os seus clientes para não se estender muito.

Se sentir necessidade, faça a discussão com a equipe responsável pelo anúncio. Assim, você consegue decidir como será feito o anúncio e se ele realmente é claro para todos.

Criando um briefing de anúncio para a sua rádio personalizada

Se você possui uma rádio personalizada na sua loja, deve saber o quanto é importante ter a possibilidade de criar anúncios rapidamente. Afinal, isso permite que eles sejam veiculados rapidamente e a mensagem seja transmitida para o cliente de forma imediata.

Com a Listenx, empresa especializada em music branding, você tem muito mais do que uma trilha sonora para encantar os clientes. Isso porque, ela também oferece a possibilidade de reproduzir anúncios ao longo da programação musical. Esses anúncios te ajudam a divulgar promoções, reforçar a identidade da marca, convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade, dentre outros.

Justamente por isso, é importante que você consiga fazer um briefing de como esses anúncios serão feitos. Assim, você garante que eles conseguirão transmitir a mensagem de forma clara para o cliente.

A seguir, separamos algumas dicas de como você pode fazer isso:

  1. Insira todas as informações: ao fazer o briefing do anúncio, certifique-se de que você inclui todas as informações necessárias para que o cliente entenda sobre o que você está falando. Ao elaborar o anúncio pergunta-se: Quem? O que? Quando? Onde? E certifique-se de ter respondido todas elas;
  2. Não abrevie palavras: é normal no dia a dia que os funcionários de uma empresa use abreviações ou nomes internamente, mas que eles não fazem sentido nenhum para os clientes. Por isso, é fundamental que você não use abreviações no seu anúncio, por mais óbvias que elas possam parecer;
  3. Pronuncie corretamente as palavras: a Listenx oferece a possibilidade de ter anúncios gravados por locutores profissionais, por isso, se a sua empresa tem um nome diferente, que é pronunciado de uma forma específica, você deve informar o locutor sobre isso. Assim, ele poderá pronunciar corretamente as palavras no anúncio e você ficará feliz com o trabalho;
  4. Seja objetivo: um bom anúncio precisa ser claro e objetivo, não tem como fugir disso se você quiser ser entendido pelo seu cliente. Por isso, faça um anúncio breve, sem ficar enrolando com histórias ou algo do tipo. Fale o que precisa ser dito e o cliente entenderá;
  5. Revise as informações: uma dica bastante importante que pode fazer toda a diferença no seu anúncio é revisar o conteúdo dele. Por exemplo, uma pessoa pode escrever o briefing e outra conferir se as palavras estão com a grafia correta e se fazem sentido gramaticalmente . Assim, você evita erros, o que poderia passar uma imagem de falta de profissionalismo para os seus clientes;
  6. Planeje quais anúncios serão feitos: existe uma grande diversidade de tópicos que podem ser abordados no anúncio, desde divulgar promoções, regras para conseguir descontos, distribuição de brindes, informação da inauguração da nova loja, dentre outros. Por isso, o ideal é que você planeje como esses anúncios serão feitos. Além disso, eles também devem estar distribuídos ao longo da programação da rádio. Caso contrário, o cliente ouvirá o mesmo anúncio muitas vezes enquanto está na loja.

Seguindo essas dicas o seu briefing ficará mais ou menos assim:

 

anúncios AT

Achou interessante a possibilidade de ter anúncios personalizados na sua loja? Então confira todas as vantagens que a música pode trazer para o seu negócio no nosso infográfico Influências que a música pode ter na sua loja.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes.  

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Voice commerce: descubra o que é e como preparar o seu negócio

O avanço tecnológico trouxe consigo uma grande diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade e os lucros do seu negócio. Uma delas é o voice commerce, que consiste na realização de compras online utilizando assistentes virtuais. Mas, será que o negócio está preparado para isso? Calma, justamente pela curiosidade ou necessidade…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

10 dicas para vender mais no Dia do Consumidor!

Você sabia que o Dia do Consumidor é um dos que mais movimenta o mundo do e-commerce no Brasil? Celebrado no dia 15 de março, ele perde apenas para a Black Friday, ou seja, você não pode perder essa oportunidade de aumentar as vendas, não é mesmo? Entretanto, com tamanha importância, você não será o…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Pix no varejo: o que vai mudar?

Conseguir agilidade para receber e efetuar pagamentos pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber por uma venda, ou mesmo ter a possibilidade de conseguir melhores condições ao fazer uma compra porque é possível efetuar o pagamento de forma mais rápida. Tudo isso…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Como definir metas assertivas para seus vendedores?

Um gestor de comércio precisa entender como definir metas assertivas para sua equipe e estar por dentro do Varejo 4.0. As metas são fundamentais para a evolução de uma loja. Elas devem ser previstas no plano estratégico e ter aplicação efetiva no dia a dia daqueles que trabalham com vendas. Afinal, ninguém obtém sucesso no…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

24 textos prontos para vender mais na Semana do Brasil, se inspire!

Você já ouviu falar na Semana do Brasil? Já pensou em estratégia para vender mais em mais essa data no calendário do varejo? Quer dicas de textos prontos para conseguir se inspirar e aproveitar esse momento para ter mais lucro? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então esse artigo é para você. Assim…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

O que é live commerce: saiba tudo sobre o assunto

Provavelmente você já deve ter visto um live commerce e nem sequer sabia o que era. Mas isso é coisa do passado, agora vamos te contar tudo sobre essa estratégia e como ela pode melhorar as suas vendas. Essa estratégia de vendas estava dando os primeiros passos há alguns anos. Entretanto, a pandemia fez com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito. Em todas as áreas de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

25 textos para propaganda de Pet Shop, confira

O mercado de pet shop brasileiro é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o americano. Por isso, escolher os textos de propaganda certos para divulgar o seu pet shop é fundamental para conseguir se destacar da concorrência, que está ficando cada vez mais acirrada. Mas, como você bem sabe, atrair os clientes para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos