Você sabia que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto, apenas para ter uma experiência de compras diferenciada? Se isso não for motivo suficiente para você investir em customer centricity, então você precisa conhecer tudo sobre esse assunto.
A seguir falaremos mais sobre essa tendência de preparar estratégias focadas em oferecer ao cliente uma experiência única. Você não vai querer ficar para trás não é mesmo? Então vem com a gente e saiba tudo sobre customer centricity!
O que é customer centricity e como implementar na minha empresa?
O customer centricity é um conceito que se refere a um conjunto de estratégias que tem como foco principal o cliente. Ou seja, todas as ações realizadas focam no cliente, colocando ele em primeiro lugar, sempre em busca da fidelização desse cliente.
Esse conceito surgiu com a necessidade de antecipar demandas e com a utilização de soluções tecnológicas para as atividades do dia a dia. Um bom exemplo disso é a disponibilização de roupas infantis e masculinas em lojas femininas. Assim, a cliente vai até a loja para comprar algo para si, e vê a possibilidade de comprar algo para os filhos ou o marido, sem a necessidade de se deslocar para outra loja.
Para conseguir implementar estratégias de customer centricity é importante que você conheça o seu cliente, entenda como funciona cada uma das etapas de compra pelas quais ele passa até efetivamente adquirir um produto. Além disso, é essencial que você fique de olho nos dados e utilize a tecnologia para avaliar se as suas estratégias estão funcionando.
Erros comuns ao implementar o customer centricity
Assim como em outras estratégias, é preciso ficar atento na hora de implementar o customer centricity para que você não erre. Por isso, a seguir apresentaremos alguns dos erros mais comuns. São eles:
- Excesso de foco no consumidor: por mais que você tente, alguns clientes simplesmente não são fiéis a marcas. Identificá-los é essencial para que você não perca tempo com eles e foque naqueles que realmente importam;
- Mensuração inadequada: na hora de analisar os resultados, vá além do faturamento. Afinal, ele mostra apenas uma parte do que está dando certo. Inclua o lifetime value (lucro obtido com a retenção do consumidor) e o net promoter score, ou NPS (nível de satisfação de um consumidor com os seus serviços e produtos);
- Não se comunicar bem com parceiros: o ideal é que ao adotar o customer centricity você encontre parceiros que possuem o mesmo foco. Por isso, comunicar com eles e deixar claro quais os objetivos da sua marca, poderá fazer toda a diferença para manter os seus clientes satisfeitos.
Lembre-se que o consumidor é o ponto principal para que a sua empresa continue funcionando e lucrando. Por isso, desenvolver estratégias que foque no cliente é importantíssimo para mantê-los interessados na sua marca e, principalmente, para fidelizá-los.
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