Por Nayara Santos em 12.04.2022

Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Você sabia que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto, apenas para ter uma experiência de compras diferenciada? Se isso não for motivo suficiente para você investir em customer centricity, então você precisa conhecer tudo sobre esse assunto.

A seguir falaremos mais sobre essa tendência de preparar estratégias focadas em oferecer ao cliente uma experiência única. Você não vai querer ficar para trás não é mesmo? Então vem com a gente e saiba tudo sobre customer centricity!

O que é customer centricity e como implementar na minha empresa?

O customer centricity é um conceito que se refere a um conjunto de estratégias que tem como foco principal o cliente. Ou seja, todas as ações realizadas focam no cliente, colocando ele em primeiro lugar, sempre em busca da fidelização desse cliente.

Esse conceito surgiu com a necessidade de antecipar demandas e com a utilização de soluções tecnológicas para as atividades do dia a dia. Um bom exemplo disso é a disponibilização de roupas infantis e masculinas em lojas femininas. Assim, a cliente vai até a loja para comprar algo para si, e vê a possibilidade de comprar algo para os filhos ou o marido, sem a necessidade de se deslocar para outra loja.


Para conseguir implementar estratégias de customer centricity é importante que você conheça o seu cliente, entenda como funciona cada uma das etapas de compra pelas quais ele passa até efetivamente adquirir um produto. Além disso, é essencial que você fique de olho nos dados e utilize a tecnologia para avaliar se as suas estratégias estão funcionando.

Erros comuns ao implementar o customer centricity

Assim como em outras estratégias, é preciso ficar atento na hora de implementar o customer centricity para que você não erre. Por isso, a seguir apresentaremos alguns dos erros mais comuns. São eles:

  • Excesso de foco no consumidor: por mais que você tente, alguns clientes simplesmente não são fiéis a marcas. Identificá-los é essencial para que você não perca tempo com eles e foque naqueles que realmente importam;
  • Mensuração inadequada: na hora de analisar os resultados, vá além do faturamento. Afinal, ele mostra apenas uma parte do que está dando certo. Inclua o lifetime value (lucro obtido com a retenção do consumidor) e o net promoter score, ou NPS (nível de satisfação de um consumidor com os seus serviços e produtos);
  • Não se comunicar bem com parceiros: o ideal é que ao adotar o customer centricity você encontre parceiros que possuem o mesmo foco. Por isso, comunicar com eles e deixar claro quais os objetivos da sua marca, poderá fazer toda a diferença para manter os seus clientes satisfeitos.

Lembre-se que o consumidor é o ponto principal para que a sua empresa continue funcionando e lucrando. Por isso, desenvolver estratégias que foque no cliente é importantíssimo para mantê-los interessados na sua marca e, principalmente, para fidelizá-los.

Pronto para implementar o customer centricity na sua loja? Então esse é o momento de você conhecer mais sobre o assunto. No nosso e-book você encontrará um guia completo. Faça o download gratuito agora mesmo.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como montar uma boa estratégia para vender mais no carnaval?

Conseguir desenvolver estratégias para vender mais no Carnaval é uma excelente forma de tornar a sua loja mais conhecida e fidelizar clientes. Essa é uma das datas comemorativas do varejo que mais fomentam o comércio, estimulando o aumento das vendas.  Afinal, o carnaval é uma das festas mais populares brasileiras mais conhecidas em todo o…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

18 frases para loja virtual feminina, se inspire

Que propaganda é a alma do negócio, você já deve saber. Mas, ter as frases certas para atrair clientes e divulgar a sua loja virtual feminina é outra história. Afinal, nem sempre é fácil conquistar a atenção do cliente rapidamente e despertar a sua curiosidade. Se no ambiente offline esse já é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

14 textos prontos para vender mais na primavera, se inspire!

Ter textos prontos para utilizar nas suas campanhas de primavera e conseguir vender mais é, sem dúvida alguma, uma vantagem para a sua empresa. Afinal, você saberá como atrair clientes e convencê-los a comprar. Para obter sucesso nesta tarefa, é importante que você entenda qual é o espírito da estação, e o que os seus…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Franquias em cidades pequenas: quais são os desafios?

Apesar do faturamento de R$ 42,46 bilhões do setor de franquias apenas no primeiro trimestre deste ano (crescimento de 7,5% em relação a 2018), as franquias em cidades pequenas continuam sendo alvo de discussões entre empresários. Se por um lado, um público local põe em cheque a confiança no empreendimento, principalmente tendo em vista o…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil. Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Entenda a Importância do Funil de Vendas

Entender a importância do funil de vendas é fundamental para aqueles que desejam ter sucesso em suas estratégias de marketing. Descubra tudo sobre o assunto aqui!

Por Nayara Santos em 22.03.2019

Qual é o futuro do varejo? Confira um guia completo sobre o assunto!

É impossível negar que a pandemia do coronavírus já transformou, para sempre, a forma de viver da sociedade. Enquanto enfrentamos o desafio do isolamento social, muito está sendo repensado em respeito à ciência, à educação, à saúde, e, claro, aos hábitos de consumo. O futuro do varejo, que já estava batendo em nossas portas (e…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Como criar um spot publicitário eficiente? Veja aqui!

Se você é responsável pelas ações de marketing da sua empresa, saiba que desconsiderar o spot publicitário na sua estratégia de comunicação é um erro que pode lhe custar muitos clientes e, consequentemente, muitas vendas. Não apenas porque o spot te ajuda a atrair mais clientes para a sua loja, mas também porque ele pode…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos