Para que o seu negócio alcance o tão esperado sucesso, a utilização de algumas estratégias de marketing se faz necessária. É preciso estar atento a muitos detalhes para conseguir conquistar leads — clientes em potencial — verdadeiramente qualificados e fazer com que eles tornem-se efetivamente consumidores. Para esse processo, é primordial compreender a importância do funil de vendas.
Esse é, na verdade, um dos conceitos mais utilizados no marketing digital. Essa analogia é feita a partir da ideia de que as pessoas avançam na relação com as empresas, em quantidade cada vez menor e de forma mais efetiva, até tornarem-se clientes.
No post de hoje, apresentaremos o conceito de funil de vendas e mostraremos qual a importância dessa estratégia para o marketing em seu negócio. Continue acompanhando e confira!
Afinal, qual é a importância do funil de vendas?
Também conhecido como pipeline de vendas, o funil de vendas envolve uma série de táticas que acompanha todo o trajeto do cliente, desde o conhecimento da marca até o momento da compra.
Na sua primeira etapa (o topo do funil), as pessoas possuem o primeiro contato com a marca e vão se interessando por ela e seus produtos gradualmente (meio do funil). A relação desenvolvida ao longo do funil desperta nesses leads a necessidade de comprar um produto ou serviço (fundo do funil), a partir de um possível problema.
Nesse tipo de estratégia, é possível trabalhar o lead por meio de redes sociais, e-mail marketing e blogs, por exemplo. Os conteúdos produzidos são ligados indiretamente aos produtos ou serviços da empresa, educando os leads e auxiliando-os na identificação de um problema, para o qual a empresa apresentará a solução mais à frente.
Portanto, a importância do funil de vendas vai muito além de um tracking da posição de seu possível cliente, ele é um verdadeiro guia que vai te ajudar a compreender o que falta para efetivamente vender um produto ou serviço para aquela pessoa.
Como atrair (mais) pessoas para o funil de vendas?
Para que o seu funil de vendas tenha sucesso e possa atrair o máximo de pessoas que for possível é preciso empregar alguns métodos. Antes de iniciar a estratégia de mercado, é essencial conhecer o seu público-alvo. A partir do conhecimento sobre os seus potenciais clientes, é possível adaptar a maneira como a abordagem será feita.
Também pode-se atrair mais atenção com o uso de algumas ferramentas, como anúncios no Google ou no Facebook. Assim, os interessados clicarão em sua campanha e serão levados até uma página de destino, que deverá conter algumas informações atrativas a fim de que essas pessoas deixem seus e-mails em formulários e se tornem leads.
A partir desse ponto, começa o trabalho para que essa pessoa avance em seu funil de vendas e se torne um cliente.
O que fazer com os leads?
Agora que você já entende a importância do funil de vendas, chegou a hora de saber o que fazer com os leads que você conseguiu.
O primeiro passo é ter em mente que é possível obter inúmeros contatos por meio de anúncios, mas posteriormente será necessário destacar os leads qualificados aqueles que não estão tão qualificados assim.
Os leads qualificados são aqueles que têm o maior match com a sua marca e estão mais próximos de realizar a compra do seu produto ou serviço, pois avançaram no funil de vendas até o fundo, ou seja, já se encontram em posição de serem encaminhados aos vendedores.
Já os leads não qualificados são aqueles que ainda não estão prontos para efetuar uma compra. Por esse motivo, ainda carecem de receber mais conteúdos específicos para que futuramente caminhem no funil.
O avanço dentro do funil de vendas acontece devido aos esforços de estratégias de marketing, como as que já citamos por aqui.
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