Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás pela concorrência.

Vale lembrar que essas mudanças são absolutamente normais e irão ocorrer sempre. Basta olhar as tendências da moda para cada década e você irá entender como essas mudanças são inevitáveis. Além disso, nos últimos anos, devido à pandemia, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram consideravelmente. Não apenas as pessoas passaram a fazer compras online, mas também a olhar melhor a filosofia das empresas com as quais elas se relacionam.

Portanto,  a sua tarefa como varejista é ficar atento a elas e fazer as adaptações necessárias para atendê-las. Pensando nisso, trouxemos algumas das principais tendências e novidades no comércio varejista para 2024. Confira agora mesmo e deixe a concorrência para trás. Boa leitura!

Quais as novidades para o comércio varejista em 2024?

Acompanhar as novidades e tendências é um daqueles desafios que nos dão a sensação de ficar andando em círculos. Afinal, cada vez mais as empresas estão inovando e trazendo ideias que podem (ou não) se tornar uma grande febre entre os consumidores. Por isso, acompanhe algumas das previsões de quais serão as novidades para o varejo em 2024.

1. Consumo consciente e sustentável

A preocupação com o meio ambiente cresceu muito nos últimos anos. O resultado é que as pessoas estão adotando inúmeras ações para reduzir o impacto de suas ações no planeta. Dentre elas, podemos citar a reciclagem de produtos, a reutilização de embalagens, a aquisição de produtos que causem menos impactos e gerem menos resíduos.

Ou seja, é claro que os hábitos de consumo vêm mudando e os consumidores estão preocupados em se relacionar com marcas que tenham as mesmas preocupações e objetivos que eles. Por isso, empresas que não possuem políticas ambientais perderam muitos clientes. Por outro lado, aquelas que investiram nesse tipo de abordagem, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

Vale a pena mencionar que os clientes que possuem essa preocupação, geralmente não se importam em pagar um pouco mais pelos produtos. O mais importante neste caso é justamente que a empresa tenha políticas ambientais e ações sustentáveis.

Além disso, não basta falar que faz, é essencial ser transparente e mostrar o que é feito para o cliente. Por exemplo, esse pode ser o tema de diferentes artigos no blog da empresa, ou mesmo nas publicações feitas nas redes sociais. Desta forma, você estará mostrando os bastidores e como essa preocupação se tornou uma ação.

2. Desenvolver estratégias de vendas para a terceira idade

Outra novidade no comércio varejista para 2024 é o público da terceira idade. Cada vez menos essa faixa etária representa um senhor ou senhora de cabelos grisalhos que ficava em casa agradando aos netos e assistindo TV. 

Hoje em dia, eles estão cada vez mais ativos, presentes na internet, com perfis nas redes sociais e adoram interagir com pessoas e marcas. Isso sem falar em ficar por dentro de tudo o que acontece para poder conversar com os amigos e familiares.

Ou seja, eles criaram uma demanda que nem todas as lojas do varejo estavam prontas para atender. Vale a pena mencionar que essa demanda não é apenas de produtos voltados para eles, mas também produtos voltados para toda a família. Afinal de contas, presentear é sempre uma forma de agradar àquelas pessoas que amamos.


Assim, se a sua loja ainda não está preparada para lidar com esses clientes, chegou o momento de mudar isso e receber esses consumidores de braços abertos. Talvez haja a necessidade de fazer algumas mudanças ou adaptações, tais como:

  • Treinar a sua equipe para atender a esses clientes como se fossem seus vovôs e vovós;
  • Criar campanhas publicitárias voltadas para eles;
  • Dar uma atenção especial para que eles possam se relacionar com a sua marca;
  • Oferecer um ambiente de compras com maior acessibilidade, ou seja, livre de escadas, com corrimão, dentre outros.

Acredite, com atenção e preocupação com esse público, você terá um grande diferencial com relação a concorrência, sem falar que aumentará consideravelmente as chances de fidelizar esses consumidores, que ainda te ajudarão a divulgar a sua marca no boca-a-boca.

3. Crianças como o centro da família

No outro extremo da pirâmide etária temos as crianças, e assim como alguns comércios não estão prontos para atender pessoas de terceira idade, outros não estão prontos para lidar com o público infantil.

Diferentemente do que acontecia há décadas atrás, hoje em dia as crianças estão no centro da família e possuem um grande poder de decisão de compras. Isso ocorre principalmente porque muitos pais e mães trabalham muitas horas na semana, restando pouco tempo para os pequenos. 

Por isso, no final de semana e nos feriados, os pais tentam se livrar dessa culpa e acabam fazendo o que os filhos querem. O resultado disso foi que, nos últimos anos, a venda de produtos infantis aumentou consideravelmente. 

Assim, o comércio que conseguir atrair a atenção desse público e criar peças publicitárias voltadas para eles, poderá sair na frente da concorrência. Portanto, se a sua loja de produtos infantis ainda não possui uma estratégia bem focada em atrair pequenos consumidores, chegou o momento de fazer mudanças.

Isso vai desde adequar a trilha sonora da loja, até pensar em como a vitrine pode ser mais atrativa para as crianças, preparar uma decoração mais lúdica, dentre outros.

4. Maior atenção aos micro nichos

Existem diferentes nichos no varejo, e saber exatamente em qual deles o seu negócio se encaixa é importante desde o início. Entretanto, uma das formas de se destacar da concorrência é recorrer aos micro nichos. Ou seja, se você possui uma loja de roupas infantis, pode se especializar no micro nicho de roupas com estampas personalizadas de frases. Assim, o seu cliente poderá vestir o seu filho com as roupas que ele quiser.

Inclusive, a personalização de produtos será uma das tendências para o varejo. Portanto, investir em micro-nichos pode ser uma forma de atrair a atenção do cliente para a sua marca e deixá-lo curioso para conhecer os seus produtos. Confira algumas ideias para se inspirar:

  • Moda: plus size, masculina/feminina, praia, lingerie;
  • Tecnologia: gamers (análise de jogos, produtos para diferentes dispositivos, notícias), empreendedores (aplicativos e ferramentas de gestão), automotiva (inovações do mercado, carros elétricos, acessórios);
  • Gastronomia: veganos, produtos para quem tem restrições alimentares (intolerâncias e alergias), produtos étnicos (italianos, portugueses, alemães, lituanos);
  • Saúde e bem-estar: yoga, meditação, ansiedade, estresse, exercícios em casa.

Para conseguir identificar um potencial micro nicho analise o seu mercado de atuação, veja o que a concorrência está fazendo, quais produtos você vende e como eles podem ser separados. Por último, mas não menos importante, investir em um micro nicho não significa abrir mão dos outros produtos, mas talvez começar a dar mais atenção aos novos itens.

5. Experiência do cliente

Você deve estar pensando que focar na experiência do cliente pode não ser exatamente uma novidade no comércio varejista para 2024, mas você não poderia estar mais enganado. Isso porque, quando uma marca se preocupa com a jornada de compras do cliente e em proporcionar sempre a melhor experiência, isso se torna um grande diferencial.

Afinal de contas, quando a empresa faz isso, ela provavelmente estará preocupada em resolver o problema do cliente, independentemente de qual seja esse problema ou em qual etapa da jornada de compras do cliente o problema esteja. Por isso, não hesite em implantar ações e estratégias voltadas para melhorar a experiência do cliente.

Existem diversas formas de se fazer isso, como através das diversas estratégias de marketing sensorial, como aromatização da loja, organização das prateleiras e ilhas de produtos, ou através de uma rádio personalizada. Nelas, você terá a oportunidade de proporcionar um ambiente de compras agradável para o seu cliente, fazendo com que ele se sinta mais à vontade na loja e passe mais tempo nela. Ou seja, a possibilidade dele comprar mais alguns itens é maior.

Comece a melhorar a experiência dos seus clientes agora mesmo. Com a Listenplay você terá a oportunidade de ter a sua rádio personalizada e reproduzir a playlist certa para a sua loja. Isso sem falar que, as ações de marketing sensorial ainda podem te ajudar a oferecer um ambiente muito mais imersivo e único para o consumidor.

Diversas marcas já estão apostando nisso, tornando a música um elemento essencial nas lojas e que complementa outras estratégias de marketing. A LIVE!, conhecida marca de roupas, adotou uma postura bastante dinâmica com relação à música, já que agora, a trilha sonora das suas lojas está ligada às coleções.

Assim, a cada nova coleção, uma nova trilha sonora poderá ser escutada na loja. Isso ajuda a marca a reforçar a sua proposta. Confira os detalhes desse e de outros cases de sucesso.

6. Aposte na digitalização

A tecnologia vem avançando cada vez e conquistando mercado antes pouco explorados por elas. Assim, é possível automatizar tarefas que poderiam levar muito tempo para serem realizadas, sem falar na diminuição de erros humanos, principalmente com tarefas repetitivas.

Mas, no mundo da tecnologia, algumas delas se destacam quando falamos em varejo. A primeira delas é a Inteligência Artificial (IA) que pode ser empregada para realizar o cruzamento de dados e a identificação de padrões. Por exemplo, ela pode analisar todas as vendas dos últimos anos da sua loja, e te dizer se algum produto é mais procurado em um determinado período do ano. Desta forma, você consegue planejar o seu estoque com antecedência, conseguindo negociar com os fornecedores melhores preços e condições de entrega favoráveis.

A busca por formas mais fáceis de realizar as tarefas do dia a dia é algo que vem acompanhando as novas tecnologias, e a busca por voz têm se tornado uma ferramenta muito útil para muitos consumidores. Por exemplo, um estudo mostrou que o uso de assistentes virtuais (tais como a Alexa, Siri, Google Assistente) cresceram cerca de 47% durante a pandemia.

Além de checar a previsão do tempo para o dia, os consumidores também estão realizando busca de produtos, e o seu site precisa estar preparado para ficar nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Caso contrário, você não será mencionado pelo assistente virtual. Portanto, é preciso investir em SEO para o seu site e entender como esses mecanismos funcionam para conseguir se destacar.

Ainda falando de tecnologia, os chatbots são excelentes ferramentas para conseguir oferecer aos seus clientes um atendimento rápido e eficiente. Afinal, ele consegue resolver dúvidas simples, sem a necessidade de conversar com um atendente. Ou então direciona o chamado para a equipe certa que te ajudará a resolver o problema.

7. Ofereça experiência omnichannel

Ser capaz de unir o físico e o digital é algo que muitas empresas fizeram com sucesso, durante a pandemia. Inclusive, os avanços alcançados em termos de digitalização e novas experiências para os clientes, talvez demorassem muitos anos para acontecerem.

Mas, isso não significa que as lojas físicas são importantes. Muito pelo contrário, talvez todo o isolamento que as pessoas experimentaram as ajudaram a perceber o quanto a experiência na loja física é importante.

Por isso, conseguir unir o online e o offline é algo que você deve fazer para ter um desempenho melhor em 2024. Apesar do omnichannel não ser exatamente uma novidade no comércio varejista, ele ainda cresce de maneira tímida, mesmo que venha ganhando mais força no mercado nacional e você não pode ficar para trás.

Ao oferecer para os consumidores uma experiência omnichannel você deixa que o cliente escolha a melhor forma de se relacionar com a marca. Ou seja, cabe a ele escolher como fazer a pesquisa pelo produto, se a compra será feita pelo site, aplicativo ou na loja física, se o pagamento é no momento da compra, ou do recebimento da mercadoria e assim por diante.

Pode parecer complexo do ponto de vista de logística e processos, mas com um bom sistema de gestão e tendo todos os canais bem conectados, é possível oferecer uma boa experiência omnichannel para os seus clientes. E, se você ainda estiver dando os primeiros passos neste sentido, vá com calma, não precisa integrar todos os canais de uma vez.

É possível escolher dois deles para entender melhor o funcionamento, fazer as adaptações necessárias, por exemplo, a sua loja física e o seu site. Assim, somente quando esses dois estiverem funcionando bem, a integração do aplicativo será feita.

Quer montar uma estratégia de vendas online infalível para a sua empresa? Então confira o nosso material exclusivo Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

8. Atendimento personalizado

Outra novidade no comércio varejista para 2024 que está chegando com força é o atendimento personalizado. Para você ter uma ideia, o brasileiro é o consumidor que mais valoriza a experiência de compras, que é diretamente influenciada pelo ambiente de compras, como já falamos anteriormente, mas também pela forma como o atendimento é realizado.

Basta lembrar das vezes em que você foi bem ou mal atendido em um estabelecimento. Em qual deles você tem vontade de retornar para comprar novamente? Provavelmente naquele em que o atendimento foi bom. Mas, para se destacar você pode ir além de simplesmente oferecer um bom atendimento, pode fazê-lo de forma personalizada.

Isso porque, os consumidores querem ser mais do que números, eles esperam ser reconhecidos como indivíduos únicos e ter os seus interesses reconhecidos. Para conseguir fazer isso, muitas empresas utilizam os recursos tecnológicos que ajudam no reconhecimento das preferências dos clientes.

Um bom exemplo disso são os descontos personalizados, com base nos hábitos de consumo dos clientes. Assim, se o consumidor sempre adquire determinados produtos juntos, ou com uma determinada frequência, o sistema consegue identificar e sugerir descontos para ele, ou com a frequência que ele realizaria a compra.

Desta forma é possível não apenas aumentar as suas vendas, mas também facilitar as compras do consumidor, que provavelmente retribuirá com a sua fidelidade.

9. Social commerce

O e-commerce deu um passo adiante e, para 2024, a novidade no comércio varejista são as vendas pelas redes sociais. Esse tipo de venda vem sendo chamado de social commerce e, acredite, ele vale tanto quanto qualquer outra venda.

Para você ter uma ideia do quanto as redes sociais podem te ajudar, uma pesquisa mostrou que 58% dos consumidores entrevistados já haviam feito alguma compra pelo WhatsApp, enquanto que 47% revelaram já terem comprado algo pelo Instagram.

Na verdade, as vendas em si não acontecem nas redes, mas a jornada do cliente se inicia nela, e o consumidor é redirecionado para a sua loja virtual. Essa também foi uma tendência que se intensificou durante a pandemia e que os empreendedores viram como uma excelente oportunidade de divulgação do seu trabalho e captação de clientes.

Basta lembrar a quantidade de lives que os influenciadores digitais e artistas estavam fazendo durante o lockdown. E essa tendência veio para ficar. Assim, antes de fazer o lançamento de um produto, ou mesmo com o intuito de esclarecer as características de um determinado item, você faz uma live nas suas redes. 

Assim, você divulga a sua marca, a qualidade do que você vende, e ainda pode dar descontos ou condições especiais para quem estava assistindo. Trabalhando a fidelização do cliente e o aumento nas vendas ao mesmo tempo.

10. Acompanhe as mudanças no comportamento do consumidor

Claro que acompanhar as inovações no varejo, também é preciso compreender as tendências e mudanças no comportamento do consumidor. Afinal, esse é um processo normal que vai acontecer de tempos em tempos e conseguir identificá-lo e se adaptar a ele é essencial.

Entender as mudanças nos padrões de consumo ajuda os varejistas a tomar decisões estratégicas mais precisas, entendendo por que os clientes fazem suas escolhas de compra. Além disso, isso possibilita o planejamento mais eficaz de campanhas voltadas para atrair os consumidores que adotam essas mudanças.

Naturalmente, o atendimento ao cliente também desempenha um papel fundamental. Adaptações nos modos de abordagem, como a forma de tratamento e a linguagem utilizada, são necessárias devido a essas mudanças comportamentais e às novas realidades. 

Antecipar-se a essas mudanças permitirá estabelecer uma conexão mais rápida com o cliente, enquanto a concorrência ainda estará se adaptando. Se quiser continuar acompanhando tudo o que há de novo no varejo, acesse o nosso blog e se cadastre na nossa newsletter.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

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