Por Nayara Santos em 05.02.2024

Como montar uma boa estratégia para vender mais no carnaval?

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Conseguir desenvolver estratégias para vender mais no Carnaval é uma excelente forma de tornar a sua loja mais conhecida e fidelizar clientes. Essa é uma das datas comemorativas do varejo que mais fomentam o comércio, estimulando o aumento das vendas. 

Afinal, o carnaval é uma das festas mais populares brasileiras mais conhecidas em todo o mundo, reunindo milhares de pessoas nas ruas, nos clubes, nos salões de festas, nos bares ou até mesmo na casa de amigos. Sem falar no grande número de turistas estrangeiros que visitam o país, ou mesmo que vão para outras cidades e estados para aproveitar a celebração.

Portanto, se você não quiser ficar para trás e ter melhores resultados neste Carnaval, precisa ter uma estratégia bem planejada. Mesmo porque, todo o varejo estará se preparando para esse momento e conseguir se destacar fará toda a diferença.

Quer vender mais no Carnaval? Continue com a gente e veja como o planejamento de vendas é importante para obter resultados de sucesso e conte com as nossas dicas para montar uma excelente estratégia de vendas nesta data!

A importância de um bom planejamento de vendas

O Carnaval é uma dessas datas em que o país inteiro para com a intenção de festejar e viver dias na mais completa harmonia. Nessa época, todos os comércios têm a chance de aumentar as vendas e ver crescer o dinheiro no caixa.

Mas, como um bom faturamento não se faz sozinho e requer dedicação e comprometimento de todos os profissionais que trabalham na empresa. Se em dias comuns já é necessário um mínimo de planejamento para que os resultados sejam satisfatórios, imagine em datas festivas em que o volume de vendas, o fluxo de clientes e a demanda por produtos crescem consideravelmente. 

Mesmo assim, esse crescimento pode não acontecer em todos os ramos do varejo, já que a procura por móveis pode não ser a prioridade da maioria dos consumidores, certo? Por isso, ter as estratégias certas pode te ajudar a atrair mais clientes para a sua loja, mesmo que ela não seja a mais popular durante o Carnaval.

Além disso, não se pode negligenciar alguns fatores importantes do planejamento de vendas. É fundamental preparar o espaço, a equipe e o espírito para oferecer o melhor e mais diferenciado atendimento, sobressaindo à concorrência antes, durante e até depois dos dias de folia.

Dicas para montar uma boa estratégia de vendas no Carnaval

Antes de começar a elaborar o planejamento visualize a data e tudo o que ela significa para o Brasil. É de longe a festa que representa a alegria e a personalidade festeira do povo brasileiro e a maioria faz questão de se fantasiar e aproveitar em grande estilo.

Lembre-se que a tendência é aumentar, exponencialmente, o volume de pessoas transitando pelos comércios em busca de artigos e produtos. Por isso, além de precisar redobrar os cuidados com o estoque para não faltar nada, você também precisa tentar conectar a sua marca e os seus objetivos com a festividade.

Assim, ficará mais fácil para os consumidores se conectarem com ela e ficarem interessados no que você a dizer e a oferecer. Neste momento, criatividade é fundamental para conseguir atrair os clientes certos para o seu estabelecimento, mas falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.


Do ponto de vista prática, priorizar os produtos que tenham muito a ver com a data de carnaval e planejar as ações de marketing e vendas em cima deles é essencial. Isso te ajudará a aproveitar ao máximo todas as possibilidades que o Carnaval oferece ao varejo.

1. Estabeleça boas estratégias de comunicação

Há um ditado que diz que “o que não é visto, não é desejado”, o que faz muito sentido para quem deseja promover a marca e divulgar seus produtos. Se você não disse ao cliente o que tem a oferecer para o Carnaval, certamente ele vai comprar do concorrente que não perdeu a oportunidade.

Pense numa forma de se comunicar com os clientes, dizendo tudo o que preparou para o período de Carnaval. E não se esqueça de fazer isso com criatividade e muitas cores já entrando no clima da folia para contagiar os clientes.

Quando falamos em estratégias de comunicação, o ideal é escolher aquelas mídias que têm o maior poder de alcançar o seu público. As mídias tradicionais ainda surtem efeito, não é à toa que continuam sendo utilizadas. Por isso, pense em fazer jornal de ofertas, propagandas no jornal do bairro, distribuição de panfletos e até mesmo campanhas no rádio.

Além disso, preparar alguma estratégia de marketing digital, já que a internet faz parte do nosso dia a dia, principalmente do público mais jovem. Aproveite que essas ações podem ser direcionadas para um perfil de público específico e faça campanhas certeiras. Assim, os clientes vão ver as ofertas e o que você está preparando nas redes sociais, enquanto navega pela internet e como as primeiras posições nos mecanismos de busca.

Quer mais dicas de como atrair clientes para a sua loja? Confira o e-book gratuito Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

2. Esteja presente nas redes sociais

Que tal criar um clima de curiosidade e deixar o cliente ansioso para as ofertas e promoções que o esperam para celebrar o Carnaval? Você pode fazer isso incluindo o cliente nos momentos de preparação da loja, que antecedem os dias de festa. 

Isso pode, inclusive, ser o tema das suas publicações nas redes sociais, que é onde se concentra grande parte dos foliões em busca de dicas para fantasias, sugestões de compras e dos locais mais badalados para frequentar nos dias de festa. Por exemplo, se o seu público for feminino, pode dar dicas de maquiagem, como aproveitar a festa com segurança ou se manter saudável durante os dias de folia.

Aproveite para divulgar os produtos da sua empresa e mesmo que não tenham a ver diretamente com o Carnaval, personalize sua campanha de varejo já em clima carnavalesco. Assim, os clientes vão lembrar de uma demanda e necessidade de comprar porque você lembrou isso a eles.

Sem falar que as redes oferecem uma proximidade com o seu público que você não encontra em nenhum outro canal de comunicação. As reações são praticamente imediatas e você já vai saber se está acertando ou não na campanha. Portanto, não deixe de interagir com eles respondendo e reagindo a comentários e compartilhamentos.

3. Dialogue com o público com o tom de voz adequado

Você sabe exatamente quem é o seu público? Qual o tipo de tom de voz que você quer ter quando conversar com o cliente? A resposta dessas duas perguntas vão te guiar para estabelecer o tom de voz mais adequado e a forma como a comunicação com o seu cliente acontecerá.

Lembre-se que essa escolha vai influenciar diretamente na identidade da sua marca e na forma como o consumidor a percebe. Por isso, se deseja atrair os clientes certos, que realmente irão comprar com você, esse é um passo fundamental.

Geralmente, a conversa entre a marca e o público tem um tom amigável e gira em torno do que o potencial cliente deseja e das condições de vendas que a sua loja tem para ele. Errar no tom de voz pode acabar atraindo o público errado e, consequentemente, não irá resultar em grandes vendas ou em fidelização.

Nas comunicações, mostre aos clientes que você e todo o time de vendas está disponível para os atender. Além disso, faça todo o esforço para oferecer uma experiência diferenciada e encantadora e causar uma boa impressão e o desejo de retornar em breve.

4. Realize promoções relacionadas ao Carnaval

As promoções são sempre muito bem-vindas, mas em datas festivas devem ter um direcionamento completamente voltado para a data. Portanto, se quiser vender mais no Carnaval é necessário adotar essa estratégia para que você não perca o cliente, por não criar para seus produtos uma conexão direta com a tão esperada data.

Fazer promoções potencializa as chances de vendas, considerando que as pessoas decidem suas compras muitas vezes, pelo estado de urgência, necessidade ou sazonalidade. Além disso, se você não conseguir vender os itens de Carnaval corre o risco de ficar com produtos encalhados no estoque até o próximo ano.

Vale a pena dizer que isso significa que você não pode colocar alguns produtos não carnavalescos em promoção. Aliás, essa pode ser uma forma de conseguir atrair aqueles clientes que não viajaram ou preferem aproveitar a cidade mais tranquila para fazer algumas compras.

5. Faça uma decoração temática

O carnaval é repleto de cores, purpurinas e confetes e todos já sabem que existe uma conexão muito forte entre a festa, os foliões e o comércio. Decorar a sua loja com artigos de motivos carnavalescos, só vai deixar os clientes ainda mais encantados.

Use a imaginação para transformar o ambiente da loja, de preferência, criando uma decoração chamativa. Se possível, vá um pouco mais além e ofereça brindes carnavalescos para cada cliente que comprar na loja antes do Carnaval.

Precisamos reforçar que você não precisa gastar muito para fazer a decoração da loja. Muito pelo contrário, esse é o momento de usar a criatividade, buscar inspiração na internet e envolver a sua equipe.

Provavelmente, muitos dos elementos da decoração podem ser preparados manualmente, ou com os produtos que você vende. Desta forma, além de surpreender os clientes, você ainda vai conseguir chamar a atenção deles e deixá-los ao menos curiosos para conferir o que a sua loja preparou para o Carnaval.

6. Invista em uma playlist temática

Outra forma de conseguir melhorar as suas vendas no Carnaval é utilizando música ambiente. Uma playlist bem elaborada ajuda a deixar a loja mais convidativa e agradável para os clientes fazerem suas compras. 

Sem falar que ainda pode te ajudar a criar um universo próprio para a sua marca, principalmente quando utilizado com outras estratégias de marketing sensorial. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para saber mais.

Mas, assim como você capricha na decoração da loja, também é importante pensar em uma playlist temática. Experimente colocar para tocar as antigas marchinhas de carnaval, assim como músicas que serão hits no ano. Essa é uma forma de convidar os clientes a reviver algumas memórias, e ainda mantê-los atualizados do que será tendência.

Muitos consumidores entrarão na loja e se identificarão rapidamente com as músicas que estiverem tocando. Já outros vão aprender com as histórias de carnaval e ao final, todos estarão realizando suas compras em ritmo de festa. Lembre-se de ter cuidado com o volume, para não se tornar algo cansativo e acabar espantando o cliente.

Se quiser saber mais como escolher as músicas certas para a sua loja veja o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

7. Aposte no marketing de experiência

Para vender mais no Carnaval você também deve criar promoções que tenham a ver com o Carnaval, e nada melhor para fazer isso do que utilizando o marketing de experiência. Ele consegue envolver o cliente em alguma ação de marketing, fazendo com que ele seja parte ativa dela.

Esse tipo de ação ajuda as pessoas a criarem uma memória relacionada à marca que ficará por muito tempo. Ou seja, a sua marca será lembrada pelos consumidores, aumentando as chances deles retornarem. Entretanto, para surtir o efeito desejado, é essencial que as memórias sejam boas.

No caso do Carnaval, você pode criar um concurso de fantasias. Assim, as pessoas que quiserem participar enviam fotos e o público escolhe a melhor. Ainda, é possível criar diferentes categorias para deixar o concurso ainda mais interessante. E, os vencedores, ganham prêmios, que podem ser voucher de compras na loja. 

E, você pode aproveitar as redes sociais da loja para divulgar o concurso, utilizá-las para a votação e até mesmo para anunciar o resultado. Essa é uma excelente forma de fazer com que o perfil da sua marca tenha um bom engajamento e alcance mais pessoas.

Para deixar tudo mais interessante, que tal fazer um evento na sua loja com um desfile de fantasias? Planeje o evento, convide os clientes, distribua prêmios e seja lembrado pelos consumidores.

Não tem a menor ideia de como fazer isso? Calma que a gente te ajuda, temos um guia completo para você criar a estratégia certa para a sua loja: Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

8. Faça parcerias com outros varejistas

Que tal montar uma boa estratégia com outros varejistas para vender mais no Carnaval? Assim, não apenas você chama a atenção para a sua loja, como também aquece o comércio local e alcança outros consumidores. Parece promissor, não é mesmo? E nós garantimos que é.

Aqui, a nossa recomendação é que você faça parcerias com empresas que sejam complementares com a sua marca, ou com aquelas que possam ser de interesse do seu público-alvo. Por exemplo, se você tem uma loja de calçados, pode fazer parceria com uma loja de roupas; ou então se a sua loja de roupas tem um público-alvo feminino, a parceira pode ser com um salão de belezas, já se o público-alvo for masculino, pode ser com uma barbearia, e assim por diante.

O ideal aqui é que você conheça bem o seu público e saiba qual parceria poderia agradar mais. Afinal, se não for interessante o bastante, você não vai conseguir chamar a atenção dos consumidores.

Se optar pelas parcerias para vender mais, então você pode oferecer vouchers de descontos a partir de um determinado valor de compras, ou dá-los com sorteios. O mesmo pode ser feito pelo seu parceiro, e assim, um estará enviando consumidores para o outro. 

Desta forma, tanto você quanto o seu parceiro passarão a ser conhecidos por outras pessoas. Aproveite essa oportunidade para implementar estratégias de fidelização e tornar esses novos consumidores um cliente fiel. Isso pode ser feito com a playlist certa, um bom atendimento, com um programa de fidelidade atrativos, e assim por diante.

Apenas tenha cuidado na hora de escolher os parceiros. Isso porque, ao associar duas marcas há uma transferência de autoridade, confiança e reputação. Portanto, certifique-se de que você estará trabalhando com empresas idôneas e que que tenham uma boa reputação no mercado.

9. Ofereça novos produtos

Muitas empresas do varejo utilizam as datas do calendário do varejo para lançar novos produtos. Afinal, esses são períodos em que o consumidor está mais disposto a gastar e você terá mais chances de atraí-lo para a sua loja.

Portanto, nada de lançar todos os produtos novos durante o Natal, deixe alguns para o Carnaval. Eles podem ser itens das novas coleções outono-inverno e você ainda pode fazer uma pré-venda para os clientes que fazem parte do clube de fidelidade da loja; ou então algum item que seja relacionado com o Carnaval, para deixar a promoção ainda mais interessante.

Neste caso, você pode fazer um lançamento criando um certo suspense em volta dele, e as redes sociais são ideias para isso. Por exemplo, em uma loja de roupas, você pode postar fotos em preto e branco para o usuário ter uma ideia da textura do tecido, depois você pode postar uma foto colorida com as cores da nova coleção.

Aproveite cada postagem para aumentar o engajamento no seu perfil, incentivando os consumidores a interagirem com comentários e reações. Ainda, você pode fazer um sorteio de peças ou de descontos entre aqueles que fizerem comentários.

10. Aposte no e-commerce

Se o e-commerce foi importante nas vendas do varejo nos últimos anos, ele está bem longe de sair de moda ou deixar de ser uma preferência entre os consumidores. Por isso, aproveite o Carnaval para turbinar as suas vendas online e até mesmo para atrair os clientes para a sua loja física.

Fazer compras online é algo muito prático, não tem como negar. Mas, se a experiência do cliente não for boa, ele provavelmente não voltará a fazer negócio com você, nem mesmo pela sua loja física. Por isso, é importante ficar atento para alguns pontos.

O primeiro deles é com relação à entrega de produtos, lembre-se que o Carnaval é um momento em que muitas pessoas viajam, portanto, deixe claro qual é a previsão de entrega. Inclusive, mencionando se o produto chegará antes ou depois do feriado. Assim, o cliente poderá se programar se quiser receber o produto antes ou depois do feriado. 

E, se a sua loja for diretamente responsável pela entrega, ofereça a possibilidade de agendamento, como alguns supermercados fazem. Aproveite esse contato com o cliente para aumentar o movimento da sua loja física oferecendo vouchers de desconto para aqueles clientes que fizerem compras online. 

Desta forma, você conseguirá aumentar o movimento da loja e as chances de fidelização do cliente, mostrando que é conveniente fazer compras tanto online, quanto pessoal na loja.

11. Capriche na divulgação das ofertas e ações de Carnaval

Por último, mas não menos importante, precisamos falar da importância de se planejar a divulgação das ofertas. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, eles não conseguirão aproveitar tudo o que você preparou. Sem falar que todo o esforço, tempo e dinheiro investidos por você terão sido em vão.

Como já mencionamos diversas vezes ao longo do artigo, as redes sociais são excelentes formas de divulgar as ofertas de Carnaval e manter o cliente informado de tudo o que acontece na loja. Mas elas não são as únicas, você também pode ter uma estratégia de marketing digital, anúncios em jornais locais e assim por diante.

Todas essas formas de divulgação ajudam a atrair o cliente para a loja, mesmo assim, isso não significa que todos os clientes que estão no estabelecimento conhecem todas as ofertas. Neste caso, o melhor a fazer é investir em uma ferramenta que te ajude a se comunicar com eles: a rádio indoor.

Com ela você poderá preparar anúncios e veiculá-los ao longo do dia. Ao escutar uma oferta o cliente pode se interessar pelo produto e resolver comprar. Ou mesmo ficar curioso para conferir de perto o produto anunciado e se deparar com algo interessante no meio do caminho.

Com todas essas dicas, você sairá à frente da concorrência e terá boas chances de vender mais no carnaval, além de fortalecer a imagem da sua marca no mercado. São pequenas intervenções que fazem total diferença nas estratégias de vendas. 

Portanto, não deixe para depois, comece a se planejar para vender mais no Carnaval agora mesmo, solicite um teste gratuito da nossa rádio indoor e veja como você poderá turbinar as suas vendas.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio. Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? E que parte significativa dessas decisões são tomadas por impulso?  Essa é a mais absoluta verdade e foi comprovada pela pesquisa realizada pelo POPAI. (Point of Purchase Advertising Institute).…

Por Nayara Santos em 11.11.2016

22 textos de novidades na loja, se inspire

Ter novidades na loja é sempre algo positivo. Afinal, você consegue atrair a atenção de clientes antigos e novos, e fica muito mais fácil convencê-los a ir até uma das suas lojas, não é mesmo? Mas, isso não significa que você não deva se preocupar com os textos para anunciar essas novidades. Esse ponto é…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Guia do Varejo: Como montar um planejamento de marketing

Saber como montar um planejamento de marketing pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Afinal, sem a devida promoção das ações realizadas, implementação de estratégias para fidelização do cliente e no pós-venda, a sua empresa corre um sério risco. Isso acontece porque o consumidor está em busca não apenas de produtos, mas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Jornada de Compra — O Que é e Como Pode te Ajudar

Aprenda como funciona a jornada de compra e veja como esse conhecimento pode se tornar uma estratégia para seu negócio.

Por Nayara Santos em 20.02.2019

Ranking das lojas de varejo no Brasil, confira

Muitos empreendedores ficam de olho no ranking das lojas de varejo no Brasil. Saber quem são os maiores players do mercado pode ajudar você a se inspirar e trazer ideias novas para a sua empresa. Ao mesmo tempo, também indica quais são os setores que mais vem crescendo e atraindo clientes no país. Por isso,…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

10 textos para propaganda de livrarias, confira

Encontrar os textos certos para propaganda de livrarias pode ser um verdadeiro desafio para os gestores desse ramo. Como a qualidade dos livros será a mesma, independentemente da livraria, o ideal é que você foque em outras qualidades da sua loja. Por exemplo, se a sua livraria possui um café, então você pode ressaltar isso…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

19 textos prontos para propaganda de salão de beleza

Fazer propaganda do salão de beleza é fundamental para conseguir atrair clientes, trazer de volta aqueles clientes que já conhecem o seu estabelecimento reatando um relacionamento e tornar a sua empresa mais conhecida. Para isso, é preciso escolher os textos certos e a forma correta de divulgação.  Nem todo gestor precisa saber como fazer isso,…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

8 dicas para vender mais na Cyber Monday!

 Se você possui uma loja virtual, então precisa conhecer algumas dicas para vender mais na Cyber Monday. Ela é realizada na segunda-feira depois da Black Friday, portanto, muitas pessoas ainda esperam por essa data para conseguir aproveitar as ofertas. Entretanto, como o grande foco está nas vendas online, é preciso se preparar e deixar…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos