Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia do Varejo: Como montar um planejamento de marketing

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Saber como montar um planejamento de marketing pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Afinal, sem a devida promoção das ações realizadas, implementação de estratégias para fidelização do cliente e no pós-venda, a sua empresa corre um sério risco.

Isso acontece porque o consumidor está em busca não apenas de produtos, mas de empresas com as quais ele se identifique. Para conquistar a confiança do cliente, atrair novos consumidores e aumentar as vendas pode ser feito quando você se planejar e escolher as estratégias certas de marketing. 


A seguir resumidamente sobre como montar o planejamento ideal para a sua empresa. Confira!

1. Defina metas e objetivos

Se você não sabe aonde quer chegar, fica difícil traçar qualquer estratégia para conquistar aquele objetivo. Portanto, definir metas e objetivos é o primeiro passo para montar um planejamento de marketing que funcione. Alguns dos objetivos mais comuns que os varejistas buscam são:

  • Aumentar as vendas;
  • Atrair novos clientes;
  • Fidelizar clientes que já conhecem a sua loja;
  • Aumentar a movimentação da loja;
  • Reforçar a marca.

2. Tenha um orçamento

O próximo passo é se certificar de que você tem dinheiro disponível em caixa para colocar em prática a estratégia adotada. O ideal é que você separe um determinado valor para as ações. Assim, você não corre o risco de extrapolar e gastar mais do que o permitido, comprometendo a saúde financeira da sua empresa.

3. Determine quem será seu público-alvo

Todo planejamento de marketing que se preze precisa ter um público-alvo bem definido. Já que é isso que permitirá que você escolha as mídias certas para encontrar aquele consumidor, qual é a linguagem ideal a ser utilizada nas campanhas e quais os produtos que são mais atrativos.

Por exemplo, se você quiser investir na fidelização dos clientes, precisa adotar estratégias para serem utilizadas na sua loja, como é o caso do marketing sensorial.

4. Tenha um cronograma

Ter um cronograma das ações de marketing que serão realizadas ao longo de um determinado período é importante para que a sua equipe possa se planejar. Assim, os compradores saberão quais itens devem ter prioridade. A sua equipe de vendas entenderá quais os itens mais importantes para o período. Sem falar que você também terá tempo para preparar cada uma das campanhas e a sua loja.

5. Analise os resultados

Por último, mas longe de ser o menos importante, a análise dos resultados é essencial para que você saiba exatamente o que funcionou e pode ser retido, bem como o que precisa ser modificado em campanhas que obtiveram pouco sucesso.

Portanto, analise se você foi capaz de alcançar o objetivo desejado e entenda que algumas estratégias devem ser modificadas para que funcionem bem. Esse é um aprendizado que não pode passar despercebido e você deve utilizá-lo a seu favor.

Esse, sem dúvida alguma, é um assunto muito importante para a sua empresa. E, para conhecer cada um desses pontos em detalhes, você pode fazer o download gratuito no nosso e-book sobre esse assunto. Não perca essa oportunidade!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Lembrancinhas para salão de beleza, confira 26 exemplos

Dar lembrancinhas para os clientes do salão de beleza pode ser uma excelente maneira de fidelizar os clientes e deixá-los com uma boa impressão do estabelecimento. Além disso, as lembrancinhas podem ser uma forma de marketing, já que os clientes podem compartilhá-las com amigos e familiares, ajudando a divulgar o salão.  E isso sem falar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Fast Fashion: Saiba aqui o que é e suas principais vantagens e desvantagens

Você, dono de uma loja de roupas, já ouviu falar em fast fashion? Sabe se o seu negócio se encaixa nessa classificação é o que isso pode representar para a sua marca? Se respondeu não para uma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo. Não é nenhuma novidade que o mercado da moda é…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como fazer uma boa administração financeira em lojas de varejo

Administrar uma loja de varejo não é tarefa fácil. É preciso ter o domínio de temas das mais diversas áreas do conhecimento, além de um instinto empreendedor e uma absoluta capacidade analítica. Uma boa gestão pode levar o seu negócio para as alturas, e é por isso que hoje nós vamos te ensinar como fazer…

Por Nayara Santos em 09.04.2018

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos