Por Nayara Santos em 03.05.2021

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato digital.

Entretanto, por mais que esse seja um método de divulgar os bons preços do período e atrair mais clientes para a sua loja, nada garante que um jornal de ofertas de supermercado trará os resultados desejados. 

Por isso, se você ainda utiliza esse método de divulgação de ofertas não precisa se preocupar. Neste artigo você vai aprender como fazer o jornal de ofertas de supermercado e ainda como potencializar a sua divulgação. Confira!

Vale a pena fazer um jornal de ofertas de supermercado?

Sim, ainda vale a pena fazer um jornal de ofertas. Diversos clientes, principalmente aqueles que se programam para fazer compras semanais e querem aproveitar as promoções, vão ficar de olho nessas publicações.

Apesar disso, é importante que você tome alguns cuidados e se planeje para a produção de cada jornal de oferta. De modo geral, é preciso ficar atento a:

  • Periodicidade: a mais comum provavelmente é a semanal. Mesmo assim, você pode ter outro jornal que seja mensal. Neste caso, você pode destacar ofertas sazonais, incluir receitas, dicas de harmonização de vinho, dentre outras. O importante é o cliente saber com qual frequência ele encontrará um novo jornal de ofertas;
  • Revisão das informações: a escrita deve seguir as regras gramaticais, é preciso ficar atento aos nomes dos fabricantes e marcas. Além disso, os preços também devem estar corretos para evitar problemas;
  • Identidade visual: manter a identidade visual auxilia o cliente a identificar a sua marca e o seu jornal de oferta. Por isso, crie um modelo de jornal de ofertas e vá apenas trocando os produtos que estão em oferta;
  • Fotos de qualidade: como o jornal de ofertas é uma ferramenta visual, é importante que as fotos utilizadas sejam de qualidade, principalmente no material disponível online. Isso garante que o cliente consiga ver as características do produto;
  • Programa de fidelidade: inclua as promoções para os clientes que fazem parte do programa de fidelidade. Desta forma, você não apenas atrai esses clientes para a sua loja como também pode incentivar outros clientes a aderirem ao programa.


Por mais que você dedique o seu dinheiro e o seu tempo para a produção do jornal de ofertas de supermercado, não há garantia que haja algum retorno. Isso porque, por mais que o jornal esteja disponível nas lojas, no site e no aplicativo do supermercado, não há garantia de que o cliente irá ler ou acessar o jornal.

Dito isso, falaremos mais a respeito de uma excelente ferramenta do marketing sensorial para divulgação de ofertas.

Potencialize a divulgação de ofertas com a rádio para supermercados

Ao escolher as estratégias de marketing que serão utilizadas no seu supermercado, é importante escolher ações que sejam complementares e que possam ser utilizadas em conjunto. No caso do jornal de ofertas, essa ferramenta é a rádio indoor para supermercados.

Com a implementação da rádio você poderá divulgar as ofertas através de spots inseridos na programação musical. Desta forma, todos os clientes que estão na loja conseguem ouvir as promoções. Ou seja, essa é uma ferramenta que funciona caso o cliente tenha visto o jornal de ofertas do supermercado, mas esqueceu de conferir um produto. Ainda, ela conseguirá informar aos clientes que não viram o jornal de ofertas de quais produtos estão em promoção.

Combinar o jornal de ofertas com os spots na rádio pode ser um grande diferencial para aumentar as vendas do seu supermercado. Isso porque, a maior parte das decisões de compras dos clientes é feita na frente das prateleiras. Essas decisões são tomadas com base em hábitos de consumo, sensação de urgência e escassez. Por isso, anunciar uma oferta relâmpago pode fazer com que o cliente compre por impulso e você aumente as suas vendas.

Por último, mas não menos importante, você pode incluir ofertas relâmpagos que não estavam previstas. Tarefa essa impossível com o jornal de ofertas de supermercado, já que você precisaria esperar a próxima edição do jornal. Essa última forma de utilização da rádio pode ser muito útil para divulgar ofertas exclusivas de unidades do seu supermercado. Por exemplo, quando houver produtos próximos do vencimento com bons preços. Assim, você evita perdas e ainda aumenta a sua lucratividade.

Utilize a rádio para outras ações de marketing

Uma das grandes vantagens da rádio personalizada para supermercados é que ela pode ser utilizada para outras ações de marketing. Uma das principais delas, sem dúvida, é para melhorar a experiência do cliente através da música.

Reproduzindo a playlist certa para o seu cliente você consegue deixar o ambiente de compras mais agradável. Como o cliente se sente melhor, ele tende a passar mais tempo no supermercado e, com isso, ele ainda compra mais. Ainda através da música, você consegue reforçar a imagem da sua marca, permitindo ao cliente se identificar e se conectar com ela. Essa conexão se traduz em fidelização. Portanto, uma excelente forma de encantar os seus clientes.

Além disso, a rádio também pode te auxiliar no gerenciamento do supermercado e na divulgação de serviços. Isso pode ser feito através dos mais diversos anúncios como, por exemplo:

  • Informando aos clientes o horário de fechamento do caixa, evitando filas;
  • Medidas preventivas adotadas pelo supermercado para manter a segurança dos clientes contra infecções e transmissão do novo coronavírus;
  • Sorteios de produtos;
  • Ações sociais que estejam sendo promovidas pelo supermercado;
  • Vantagens de se fazer parte do programa de fidelidade do supermercado;
  • Quando tiver pão fresquinho saindo do forno;
  • Anuncia a placa de carros que estejam no estacionamento;
  • Divulgação a partir de qual valor o serviço delivery de produtos é gratuito, dentre outros.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Com as ofertas do Dia Nacional dos Supermercados podem ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede importantes datas do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso aumenta…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Decoração para Dia dos Namorados em supermercado: 7 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Fila de supermercado: 7 dicas para resolver esse problema

Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Layout para mini mercado: Veja 7 dicas para montar o melhor

Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Ponta de gôndola de supermercado: veja como ela pode aumentar suas vendas

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no aumento das vendas do supermercado e a ponta de gôndola é uma delas. Como é um local de destaque e que é facilmente visualizado pelos clientes, ela permite que você dê um maior destaque aos produtos conforme a estratégia que você esteja utilizando. Se você ainda não investe…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando. Por isso, se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos