Por Nayara Santos em 29.03.2022

6 dicas para ter uma comunicação assertiva no seu negócio!

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Quando uma empresa possui uma comunicação assertiva, ela conseguirá atrair clientes, fidelizá-los e até mesmo reforçar a identidade da sua. Ao longo da jornada de compras do cliente a comunicação pode ser feita em diferentes momentos e em diferentes formas e, cada uma dessas etapas possui as suas particularidades.

Por isso, entender o que é a comunicação assertiva, porque ela deve ser feita e como conseguir fazê-la da melhor forma possível, é essencial para o seu negócio. 

O que é a comunicação assertiva para negócios?

Ao se comunicar é fundamental que você garanta que o seu ouvinte, neste caso o cliente, receberá a informação da forma que você planejou. Por isso, uma comunicação assertiva é caracterizada por:

  • Inteligência emocional;
  • Concisão;
  • Respeito e empatia;
  • Contextualização;
  • Linguagem adequada.

Prestando atenção a esses detalhes você evitará ruídos na comunicação.

Por que se preocupar com a comunicação no seu negócio?

Os benefícios de uma boa comunicação são inúmeros e podem ser colhidos por um longo período. Dentre os principais podemos citar:

  • Melhorar a imagem da sua marca;
  • Aumentar a confiança do cliente;
  • Ganhar o respeito dos seus concorrentes e fornecedores.

Vale a pena mencionar que os mesmos cuidados que você toma com a comunicação entre empresa e clientes, que você também deve tomar com os seus funcionários. Afinal, o segredo do sucesso de muitas empresas é justamente ter uma comunicação eficiente.

Como faço para ter uma comunicação assertiva no meu negócio?

Provavelmente você já entendeu a importância de ter uma boa comunicação com os seus clientes, fornecedores e funcionários. Mas, vamos ao que interessa, que é como fazer para ter uma boa comunicação. Algumas das ferramentas que você pode utilizar são:

  1. Anúncios na rádio personalizada: você poderá lembrar os clientes das ofertas, informar problemas no estacionamento e reproduzir slogans da sua marca;
  2. Redes sociais: para se conectar com o cliente, permitindo que ele se identifique com a marca. Além disso, também é possível divulgar promoções, lançamentos de coleções, e muito mais;
  3. Cartazes: com cores vibrantes, imagens e textos chamativos podem ser utilizados para chamar a atenção do cliente para determinados produtos;
  4. Central de atendimento ao cliente: fundamental para que o cliente consiga entrar em contato e tirar dúvidas e fazer reclamações, essencial para as estratégias de pós-venda;
  5. Locutor: ele é que será o responsável por dar vida aos seus textos de promoções, atrair a atenção de clientes que estejam fora da loja e se comunicar com o maior número de clientes ao mesmo tempo; 
  6. Caixas de sugestão e pesquisa de satisfação: permite que você conheça a visão do cliente a respeito da sua loja, das ações de marketing, do atendimento, dentre outros. Ferramenta importantíssima para conseguir aprimorar os seus serviços constantemente.

Se quiser conhecer em detalhes cada uma dessas dicas e como colocá-las em prática no seu negócio agora mesmo é só fazer o download gratuito do nosso e-book 6 dicas para ter uma comunicação assertiva no seu negócio. Não perca a chance de conseguir ter melhores resultados apenas melhorando a forma como você se comunica. 

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