Quando uma empresa possui uma comunicação assertiva, ela conseguirá atrair clientes, fidelizá-los e até mesmo reforçar a identidade da sua. Ao longo da jornada de compras do cliente a comunicação pode ser feita em diferentes momentos e em diferentes formas e, cada uma dessas etapas possui as suas particularidades.
Por isso, entender o que é a comunicação assertiva, porque ela deve ser feita e como conseguir fazê-la da melhor forma possível, é essencial para o seu negócio.
O que é a comunicação assertiva para negócios?
Ao se comunicar é fundamental que você garanta que o seu ouvinte, neste caso o cliente, receberá a informação da forma que você planejou. Por isso, uma comunicação assertiva é caracterizada por:
- Inteligência emocional;
- Concisão;
- Respeito e empatia;
- Contextualização;
- Linguagem adequada.
Prestando atenção a esses detalhes você evitará ruídos na comunicação.
Por que se preocupar com a comunicação no seu negócio?
Os benefícios de uma boa comunicação são inúmeros e podem ser colhidos por um longo período. Dentre os principais podemos citar:
- Melhorar a imagem da sua marca;
- Aumentar a confiança do cliente;
- Ganhar o respeito dos seus concorrentes e fornecedores.
Vale a pena mencionar que os mesmos cuidados que você toma com a comunicação entre empresa e clientes, que você também deve tomar com os seus funcionários. Afinal, o segredo do sucesso de muitas empresas é justamente ter uma comunicação eficiente.
Como faço para ter uma comunicação assertiva no meu negócio?
Provavelmente você já entendeu a importância de ter uma boa comunicação com os seus clientes, fornecedores e funcionários. Mas, vamos ao que interessa, que é como fazer para ter uma boa comunicação. Algumas das ferramentas que você pode utilizar são:
- Anúncios na rádio personalizada: você poderá lembrar os clientes das ofertas, informar problemas no estacionamento e reproduzir slogans da sua marca;
- Redes sociais: para se conectar com o cliente, permitindo que ele se identifique com a marca. Além disso, também é possível divulgar promoções, lançamentos de coleções, e muito mais;
- Cartazes: com cores vibrantes, imagens e textos chamativos podem ser utilizados para chamar a atenção do cliente para determinados produtos;
- Central de atendimento ao cliente: fundamental para que o cliente consiga entrar em contato e tirar dúvidas e fazer reclamações, essencial para as estratégias de pós-venda;
- Locutor: ele é que será o responsável por dar vida aos seus textos de promoções, atrair a atenção de clientes que estejam fora da loja e se comunicar com o maior número de clientes ao mesmo tempo;
- Caixas de sugestão e pesquisa de satisfação: permite que você conheça a visão do cliente a respeito da sua loja, das ações de marketing, do atendimento, dentre outros. Ferramenta importantíssima para conseguir aprimorar os seus serviços constantemente.
Se quiser conhecer em detalhes cada uma dessas dicas e como colocá-las em prática no seu negócio agora mesmo é só fazer o download gratuito do nosso e-book 6 dicas para ter uma comunicação assertiva no seu negócio. Não perca a chance de conseguir ter melhores resultados apenas melhorando a forma como você se comunica.
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