Por Nayara Santos em 01.09.2020

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem acabar tendo o efeito contrário do desejado.

Este artigo foi pensado para te auxiliar nessa tarefa. Por isso, nos parágrafos a seguir falaremos mais sobre o uso de cartazes e sobre as melhores práticas para criar uma campanha eficiente. Boa leitura!

Cartaz de oferta de supermercado: como fazer

Antes de começar a planejar o seu cartaz de oferta é importante entender que essa é uma das formas de se comunicar com o cliente. Portanto, ela precisa ser tão bem planejada quanto qualquer outra estratégia de marketing.

Além disso, um cartaz precisa ter alguns elementos essenciais, tais como: cores chamativas, preços suficientemente atrativos, ser expostos em um local adequado, ter o tamanho correto e ainda trazer mais informações e imagens (se houver espaço para isso). A seguir falaremos sobre as melhores práticas em detalhes.

1. Psicologia dos preços

Essa é uma ferramenta que tem por objetivo influenciar a percepção dos preços pelos clientes. Existem diversas formas de fazer isso, são elas:

  • Anuncie o produto a R$ 9,99 e não a R$ 10,00;
  • Inclua o preço antigo no cartaz, para o cliente saber qual é a diferença;
  • Deixe outro produto semelhante de preço mais alto próximo, isso cria uma ancoragem de preço e o cliente vai achar que o produto é mais barato;
  • Anuncie o valor das parcelas, e não o valor total do produto;

2. Profissionalize a produção dos cartazes

Por mais que a produção manual dos cartazes possa mostrar uma maior aproximação com o público. Entretanto, esse é um processo demorado e que precisa ser feito por quem é realmente treinado para isso. Portanto, se for possível, profissionalize a produção dos cartazes. O resultado poderá ser melhor e, ainda, negociando uma quantidade grande, você provavelmente conseguirá descontos.

3. Escolhas as cores certas

As cores são grandes aliadas do marketing, que servem para trazer uma série de emoções e melhorar a experiência de compra do usuário. Portanto, uma das práticas de como fazer um cartaz de oferta de supermercado é escolher cuidadosamente as cores que serão utilizadas. Veja qual efeito as cores podem ter:

  • Amarelo: transmite energia, otimismo e serve para chamar a atenção do cliente. Entretanto, utilize-o como cor de fundo do cartaz, pois palavras escritas em amarelo podem não ser muito atrativas;
  • Laranja: transmite a sensação de que algo é amigável e convidativo, ideal para que o cliente entre no seu supermercado para conhecê-lo melhor;
  • Vermelho: utilizado para captar a atenção do consumidor de forma imediata, conseguindo transmitir a mensagem rapidamente;
  • Azul: ofertas de produtos que estejam relacionados à produtos de saúde e conforto podem ser feitas em azul, que transmitem espiritualidade, calma e cuidado.
  • Preto: deve ser utilizado para passar a sensação de atitude e força. Ideal para títulos e fontes chamativas. Também pode ser utilizado para indicar elegância e preços mais altos. Ainda, é ideal para as promoções rápidas, como é o caso da Black Friday.

4. Se atente aos erros de ortografia

Um cartaz de oferta de supermercado é escrito em poucas palavras e que transmite uma mensagem rapidamente, por isso, os erros de ortografia podem ser mais facilmente percebidos. E o que não falta são exemplos disso pela internet. 

Portanto, se você ficar na dúvida de como determinada palavra deve ser escrita, é melhor consultar um dicionário da língua portuguesa para ter certeza. Outra forma de evitar que erros aconteçam, é ter uma ou duas pessoas encarregadas da revisão dos cartazes.

5. Tamanho dos cartazes

A escolha do tamanho ideal é outro passo importante em como fazer um cartaz de oferta para supermercado. Isso porque, se eles forem expostos do lado de fora da loja e forem muito pequenos, não conseguirão atrair a atenção do cliente. Por outro lado, se eles forem muito grandes e ficarem expostos dentro da loja, podem atrapalhar a circulação de pessoas.

Dentro da loja, o ideal é que o cartaz seja visível à distância, o recomendado é utilizar o tamanho A5. Do lado de fora, tudo dependerá do local em que eles serão exibidos.

6. Distribuição dos cartazes

A distribuição correta dos cartazes de oferta dentro e fora do seu supermercado também é muito importantes. Encher um corredor com cartazes de promoção, para destacar os produtos que estão nas gôndolas, ao invés de atrair clientes, fará com que as pessoas não queiram entrar nele.

Do lado de fora do supermercado, o que pode acontecer é que, o cliente veja apenas um monte de cartazes de ofertas, mas devido à poluição visual ele não se sinta atraído a prestar atenção ao que está escrito.

7. Informações adicionais

Uma vez que você já saiba quais são os produtos que os seus clientes preferem, passe a oferecer informações adicionais no cartaz de oferta. Inclua fotos ou sugestões de combinações com outros alimentos e bebidas, sugira receitas ou mesmo a informação nutricional daquele alimento. Mas atenção, essa estratégia deve ser utilizada com cautela e apenas para poucos produtos.

8. Informações que devem estar no cartaz

Por último, mas não menos importante, você deverá escolher quais as informações que o seu cartaz de oferta deve ter. Cartazes com muitas informações e letras muito pequenas, não chamam a atenção e as pessoas não leem.

A recomendação é que o cartaz contenha o nome do produto, o preço e, dependendo do produto, as condições de pagamento. Lembre-se apenas de dar ênfase às informações que são mais relevantes. Ou seja, se for uma promoção excepcional é melhor destacar o preço. Entretanto, se for um produto muito procurado, então o nome dele deve estar destacado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis. Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos