Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem acabar tendo o efeito contrário do desejado.
Este artigo foi pensado para te auxiliar nessa tarefa. Por isso, nos parágrafos a seguir falaremos mais sobre o uso de cartazes e sobre as melhores práticas para criar uma campanha eficiente. Boa leitura!
Cartaz de oferta de supermercado: como fazer
Antes de começar a planejar o seu cartaz de oferta é importante entender que essa é uma das formas de se comunicar com o cliente. Portanto, ela precisa ser tão bem planejada quanto qualquer outra estratégia de marketing.
Além disso, um cartaz precisa ter alguns elementos essenciais, tais como: cores chamativas, preços suficientemente atrativos, ser expostos em um local adequado, ter o tamanho correto e ainda trazer mais informações e imagens (se houver espaço para isso). A seguir falaremos sobre as melhores práticas em detalhes.
1. Psicologia dos preços
Essa é uma ferramenta que tem por objetivo influenciar a percepção dos preços pelos clientes. Existem diversas formas de fazer isso, são elas:
- Anuncie o produto a R$ 9,99 e não a R$ 10,00;
- Inclua o preço antigo no cartaz, para o cliente saber qual é a diferença;
- Deixe outro produto semelhante de preço mais alto próximo, isso cria uma ancoragem de preço e o cliente vai achar que o produto é mais barato;
- Anuncie o valor das parcelas, e não o valor total do produto;
2. Profissionalize a produção dos cartazes
Por mais que a produção manual dos cartazes possa mostrar uma maior aproximação com o público. Entretanto, esse é um processo demorado e que precisa ser feito por quem é realmente treinado para isso. Portanto, se for possível, profissionalize a produção dos cartazes. O resultado poderá ser melhor e, ainda, negociando uma quantidade grande, você provavelmente conseguirá descontos.
3. Escolhas as cores certas
As cores são grandes aliadas do marketing, que servem para trazer uma série de emoções e melhorar a experiência de compra do usuário. Portanto, uma das práticas de como fazer um cartaz de oferta de supermercado é escolher cuidadosamente as cores que serão utilizadas. Veja qual efeito as cores podem ter:
- Amarelo: transmite energia, otimismo e serve para chamar a atenção do cliente. Entretanto, utilize-o como cor de fundo do cartaz, pois palavras escritas em amarelo podem não ser muito atrativas;
- Laranja: transmite a sensação de que algo é amigável e convidativo, ideal para que o cliente entre no seu supermercado para conhecê-lo melhor;
- Vermelho: utilizado para captar a atenção do consumidor de forma imediata, conseguindo transmitir a mensagem rapidamente;
- Azul: ofertas de produtos que estejam relacionados à produtos de saúde e conforto podem ser feitas em azul, que transmitem espiritualidade, calma e cuidado.
- Preto: deve ser utilizado para passar a sensação de atitude e força. Ideal para títulos e fontes chamativas. Também pode ser utilizado para indicar elegância e preços mais altos. Ainda, é ideal para as promoções rápidas, como é o caso da Black Friday.
4. Se atente aos erros de ortografia
Um cartaz de oferta de supermercado é escrito em poucas palavras e que transmite uma mensagem rapidamente, por isso, os erros de ortografia podem ser mais facilmente percebidos. E o que não falta são exemplos disso pela internet.
Portanto, se você ficar na dúvida de como determinada palavra deve ser escrita, é melhor consultar um dicionário da língua portuguesa para ter certeza. Outra forma de evitar que erros aconteçam, é ter uma ou duas pessoas encarregadas da revisão dos cartazes.
5. Tamanho dos cartazes
A escolha do tamanho ideal é outro passo importante em como fazer um cartaz de oferta para supermercado. Isso porque, se eles forem expostos do lado de fora da loja e forem muito pequenos, não conseguirão atrair a atenção do cliente. Por outro lado, se eles forem muito grandes e ficarem expostos dentro da loja, podem atrapalhar a circulação de pessoas.
Dentro da loja, o ideal é que o cartaz seja visível à distância, o recomendado é utilizar o tamanho A5. Do lado de fora, tudo dependerá do local em que eles serão exibidos.
6. Distribuição dos cartazes
A distribuição correta dos cartazes de oferta dentro e fora do seu supermercado também é muito importantes. Encher um corredor com cartazes de promoção, para destacar os produtos que estão nas gôndolas, ao invés de atrair clientes, fará com que as pessoas não queiram entrar nele.
Do lado de fora do supermercado, o que pode acontecer é que, o cliente veja apenas um monte de cartazes de ofertas, mas devido à poluição visual ele não se sinta atraído a prestar atenção ao que está escrito.
7. Informações adicionais
Uma vez que você já saiba quais são os produtos que os seus clientes preferem, passe a oferecer informações adicionais no cartaz de oferta. Inclua fotos ou sugestões de combinações com outros alimentos e bebidas, sugira receitas ou mesmo a informação nutricional daquele alimento. Mas atenção, essa estratégia deve ser utilizada com cautela e apenas para poucos produtos.
8. Informações que devem estar no cartaz
Por último, mas não menos importante, você deverá escolher quais as informações que o seu cartaz de oferta deve ter. Cartazes com muitas informações e letras muito pequenas, não chamam a atenção e as pessoas não leem.
A recomendação é que o cartaz contenha o nome do produto, o preço e, dependendo do produto, as condições de pagamento. Lembre-se apenas de dar ênfase às informações que são mais relevantes. Ou seja, se for uma promoção excepcional é melhor destacar o preço. Entretanto, se for um produto muito procurado, então o nome dele deve estar destacado.
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