Por Nayara Santos em 06.10.2021

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio.

Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a dicas de como se tornar um profissional melhor e conseguir se destacar. Com isso, o supermercado também conseguirá obter melhores resultados. Afinal de contas, o locutor está dando voz ao supermercado.

Por isso, seja você um locutor de supermercado ou um gestor do setor supermercadista, você não vai querer perder o artigo que preparamos. Nele você conhecerá dicas valiosíssimas que te ajudarão a ser um melhor locutor ou a contratar um bom profissional para a sua empresa. Boa leitura!

Dicas para ser um locutor de supermercado

1. Preste atenção à respiração

Se você já tentou conversar com alguém logo depois de subir alguns lances de escada, sabe o quanto essa pode ser uma tarefa difícil. Tanto para quem está falando, quanto para quem está ouvindo. No nosso exemplo, como você precisa respirar, fica praticamente impossível manter o ritmo da frase, dar a entonação certa para as palavras, ou mesmo expressar algum tipo de emoção. 

Além disso, para conseguir que a sua voz seja ouvida mais longe, ou que as palavras saiam com mais clareza, você precisa conseguir respirar adequadamente. Por isso, a nossa primeira dica é justamente essa, prestar atenção à respiração. Vale a pena mencionar que, ao prestar atenção à respiração você também consegue se acalmar, e lembrar do texto ou lê-lo adequadamente.

Também é importante ficar atento à postura, já que ela poderá interferir diretamente na amplitude da respiração e na forma como o ar é expelido. Portanto, mantenha sempre uma boa postura enquanto estiver fazendo a locução.

2. Esteja preparado

A nossa próxima dica para locutor de supermercado é estar preparado. Isso significa saber o que precisa ser anunciado, quanto tempo você terá disponível para fazer o anúncio, certificar-se de que o texto proposto realmente se encaixe no tempo disponível, e ainda conseguir pronunciar as palavras com clareza. Ufa! Parece bastante coisa, não é mesmo? 

Por isso, estar preparado é fundamental. Saiba exatamente o que você deverá fazer, onde deverá ficar. Familiarize-se com o local em que fará a locução ou a gravação do texto. E não se esqueça de praticar o texto antes e verificar se existem pontos que possam ocasionar possíveis problemas de dicção. Se perceber que pode haver algum problema, converse com a pessoa responsável por aquele anúncio e veja se é possível fazer alguma modificação.

3. Cuide da sua voz

Provavelmente você deve se lembrar de alguma professora que chegou na sala de aula com algum problema de voz. Profissionais que trabalham com a voz devem tomar cuidados extras com as cordas vocais para mantê-las sempre em boas condições. As nossas dicas para que o locutor de supermercado cuide da voz são:

  • Não fume, o cigarro danifica todo o sistema respiratório, podendo prejudicar a sua voz e ainda prejudica o seu fôlego;
  • Faça gargarejos frequentemente, assim você ajuda a evitar possíveis infecções de garganta;
  • Beba bastante água;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, muito quentes ou muito geladas, principalmente antes da locução;
  • Alguns alimentos podem deixar a saliva mais grossa, resultando em pigarro e alterações na voz ou mesmo um pouco de tosse. Portanto, eles devem ser evitados, tais como chocolate, iogurte, queijo e leite.

E não se esqueça de dar um descanso para as suas cordas vocais. Afinal de contas, elas também precisam descansar, ou você poderá ter alterações na voz, ou mesmo ficar sem ela, como acontecia com a professora que mencionamos anteriormente.

Outra dica importante é que a maçã e o salsão são bons adstringentes e podem agir como um tipo de agente de limpeza para a garganta e a boca, podendo até mesmo trazer uma certa sensação de alívio e bem-estar. 

4. Faça exercício vocais

Além de seguir as dicas acima, o locutor de supermercado também deve praticar exercícios vocais, principalmente antes de fazer a locução. Isso porque, ao fazer os exercícios é possível aumentar a extensão vocal, melhorar a articulação e ajustar o volume da voz.

Os exercícios para aquecimento da voz consistem basicamente na repetição de um som, que vem acompanhado de uma inspiração e expiração. Ou seja, você consegue trabalhar as cordas vocais e a respiração ao mesmo tempo.

Além de aquecer a voz, também é importante fazer exercícios de desaquecimento. Isso serve para relaxar as cordas vocais depois de muito tempo utilizando-as. Os exercícios são semelhantes ao aquecimento.

5. Preste atenção à dicção

A nossa quinta dica para locutor de supermercado é prestar atenção à dicção. Se as palavras não forem pronunciadas corretamente o cliente do supermercado terá dificuldade para entender o que está sendo dito. Se ele não entender o que o locutor falou, então ele não irá aproveitar a promoção.

Por isso, assim como os exercícios para a voz, também é importante fazer exercícios para a dicção. O mais conhecido deles é colocar um lápis cerca de 1 centímetro dentro da boca e ler frases diversas, trava-línguas e rimas. Ainda, é possível fazer o exercício alterando o ritmo e a velocidade da fala. 

6. Faça cursos de aprimoramento

Assim como ocorre com outras profissões, os locutores de supermercado também devem considerar a possibilidade de fazer cursos de aprimoramento e atualização profissional. Nesses cursos, você terá a chance de aprender as técnicas de respiração, as melhores posturas e os exercícios para manter a saúde das suas cordas vocais.

Vale a pena mencionar que esses cursos não necessariamente serão para locução, mas podem ser cursos de canto e de teatro, em que essas práticas são muito comuns.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem. Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Pesquisa de satisfação para clientes de supermercado: veja 6 ideias de como fazer

Você já fez alguma pesquisa de satisfação do cliente no seu supermercado? Ou tem medo do que os consumidores podem dizer a respeito da sua empresa que prefere continuar no escuro? As pesquisas de satisfação são, provavelmente, uma das melhores formas de entender o que o cliente pensa a respeito do seu negócio e até…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos