Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como montar uma loja virtual: 4 dicas práticas

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Estamos vivendo a era da tecnologia, portanto é preciso saber como montar uma loja virtual para o seu negócio. Afinal, com uma loja virtual você conseguirá realizar vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, é uma excelente oportunidade para atingir um público maior e aumentar suas vendas. 

Entretanto, montar uma loja virtual pode não ser tão simples quanto parece e assim como qualquer outra expansão deve ser bem planejada. Já que você está com a possibilidade de aumento nas vendas, você precisa ter um estoque que atenda à demanda gerada. Sem falar que o atendimento ao consumidor também deverá seguir os mesmo padrões do oferecido na sua loja física.

Como nós sabemos que as dúvidas de como montar uma loja virtual são inúmeras, preparamos este artigo com dicas práticas para você ingressar no mundo da internet. Boa leitura!

Dicas de como montar uma loja virtual

Os primeiros passos para montar a sua loja virtual podem parecer difíceis e complicados. Entretanto, eles são importantes para que você tenha uma loja que funcione a seja realmente atrativa para os clientes. Além disso, também é essencial que você tenha uma estratégia para ter boas vendas online. Confira o nosso material exclusivo Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

1. Escolhendo a plataforma

A primeira coisa que você deve fazer é escolher uma plataforma que atenda às necessidades da sua empresa, seja confiável e fácil de usar. Existem muitas plataformas disponíveis, por isso, na hora de escolher em qual delas a sua loja virtual estará hospedada, considere os seguintes pontos:

  • Recursos: certifique-se de que tanto o front-end (aquilo que o cliente vê) quanto o back-end (tudo o que está por trás da loja virtual) atenderão às suas necessidades. Por exemplo, se o layout ficará do jeito que você quer, qual o número de acessos que o servidor comporta e a quantidade de produtos que você poderá ter na loja;
  • SEO (Search Engine Optimization): esse é um dos pontos importantíssimos que devem ser verificados. Isso porque o SEO é que te ajudará a ter a sua loja virtual bem posicionada nos mecanismos de busca. Vale ressaltar que o SEO é muito mais do que produzir um bom conteúdo no blog da loja;
  • Segurança: os consumidores precisam confiar na sua marca e no seu site, por isso, evite check outs com muitos passos ou que redirecione os clientes para diferentes sites. Além disso, você também deve ficar atento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais para lidar com informações dos clientes;
  • Integração: provavelmente você possui outros sistemas na loja que precisam e podem ser integrados à sua loja virtual. Um bom exemplo disso é o controle de estoque. Muitas empresas estão optando por mostrar ao cliente a quantidade de itens disponíveis, o que pode ajudar na venda, despertando a sensação de urgência quanto o estoque estiver baixo.

2. Selecionando o sistema de pagamento

O próximo passo para montar a sua loja virtual é escolher o sistema de pagamento que será utilizado. Como falamos anteriormente, esse é um passo importantíssimo da sua loja e você deve ficar atento. Isso porque, se o cliente não se sentir seguro, ele pode desistir da compra na hora do check out e você não quer que isso aconteça, não é mesmo?


Essas são as formas de pagamento que você pode escolher para a sua loja virtual:

  • Intermediador de pagamento: conecta a sua loja virtual a um intermediador de pagamento. Neste caso, o cliente é direcionado para o site responsável por receber o pagamento do cliente e o valor pago é transferido para a sua loja por esse intermediador. Alguns exemplos de gateway são o PayPal, Mercado Pago, PagSeguro, Cielo, dentre outros;
  • Integração direta: neste caso, a sua loja virtual é a responsável por executar todo o processo de integração de pagamento, dados dos clientes, e gerenciamento de riscos. Neste caso, é necessário que você tenha sistemas de segurança muito bons no seu site 

Na hora de escolher o sistema de pagamento da loja virtual é importante que você conheça os seus clientes e ofereça formas que eles realmente utilizem. Essa informação pode ser adquirida com pesquisas de satisfação quando você estiver montando a loja, ou mesmo com base na forma utilizada na sua loja física.

3. Prepare a vitrine virtual da sua loja

Assim como você planeja a vitrine da sua loja física, esse planejamento também deve fazer parte da sua loja virtual. Afinal, a vitrine virtual ajuda a causar uma boa primeira impressão no consumidor assim que ele entra no site.

O ideal é que você dê destaque para produtos em promoção, eventos que estejam acontecendo na loja, e até mesmo os produtos mais procurados pelos consumidores. Assim, você aumenta as chances de chamar a atenção do cliente já nos primeiros segundos em que ele está na sua loja virtual.

Além disso, a nossa recomendação é que você evite deixar a página principal do site com muita informação, ou com pop-ups. Esse tipo de visual tende a deixar o cliente confuso e pode fazer com que ele decida conferir o site do concorrente.

Outro ponto importante é ter imagens de boa qualidade e incluir uma descrição detalhada dos produtos. Desta forma, por mais que o cliente não esteja na loja vendo o produto de interesse, ele poderá ter acesso a todas as informações relevantes para tomar a sua decisão.

4. Garanta a experiência do cliente no seu site

Assim como você se preocupa com a experiência que o cliente terá na sua loja, com um bom ambiente de compras e um bom atendimento, você também precisa se atentar a esse ponto na sua loja virtual. Isso porque, alguns pontos fracos no seu site podem fazer com que o cliente desista da compra bem rápido.

Ainda não tem uma estratégia para proporcionar uma boa experiência do cliente na sua loja física? Então confira o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Neste caso, o principal é garantir uma boa navegabilidade e uma boa responsividade do site. A navegabilidade pode ser garantida com a implementação de mecanismos de busca eficientes, dividindo os produtos por categorias e boas imagens dos produtos.

Já a boa responsividade da loja virtual é a rapidez com que o cliente é direcionado para uma página quando ele clica em um hiperlink. Sites que demoram para carregar podem fazer com que o cliente desista das compras rapidamente. 

Não podemos deixar de falar que oferecer uma boa experiência no mundo virtual também inclui ter um site otimizado para mobile. Isso porque uma grande parcela da população faz pesquisas e compras utilizando o celular e tablets, um site ruim de navegar faz com que o cliente desista da compra rapidamente.

Confira outros artigos do nosso blog e obtenha os resultados que você tanto quer para a sua loja.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Slow Fashion: quais são suas vantagens e desvantagens?

Você sabe o que é o slow fashion e o que ele pode representar para a sua empresa? Bom, se você está aqui, provavelmente está em busca de informações e é justamente isso que vamos fazer neste artigo.  Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e os efeitos do aquecimento global,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Trade marketing no varejo: como aplicar as principais tendências?

Atingir e convencer os clientes finais a comprarem nem sempre é fácil. Para simplificar as operações, por outro lado, é comum usar “pontes” que ajudam a encarar os desafios. O trade marketing no varejo serve, exatamente, para isso. Ele é responsável por colocar os distribuidores na parada e esses fazem a venda para os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2020

Por que o treinamento para equipe de vendas é fundamental no varejo?

No varejo, o treinamento para equipe de vendas é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviver no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca. Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos