Estamos vivendo a era da tecnologia, portanto é preciso saber como montar uma loja virtual para o seu negócio. Afinal, com uma loja virtual você conseguirá realizar vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, é uma excelente oportunidade para atingir um público maior e aumentar suas vendas.
Entretanto, montar uma loja virtual pode não ser tão simples quanto parece e assim como qualquer outra expansão deve ser bem planejada. Já que você está com a possibilidade de aumento nas vendas, você precisa ter um estoque que atenda à demanda gerada. Sem falar que o atendimento ao consumidor também deverá seguir os mesmo padrões do oferecido na sua loja física.
Como nós sabemos que as dúvidas de como montar uma loja virtual são inúmeras, preparamos este artigo com dicas práticas para você ingressar no mundo da internet. Boa leitura!
Dicas de como montar uma loja virtual
Os primeiros passos para montar a sua loja virtual podem parecer difíceis e complicados. Entretanto, eles são importantes para que você tenha uma loja que funcione a seja realmente atrativa para os clientes. Além disso, também é essencial que você tenha uma estratégia para ter boas vendas online. Confira o nosso material exclusivo Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.
1. Escolhendo a plataforma
A primeira coisa que você deve fazer é escolher uma plataforma que atenda às necessidades da sua empresa, seja confiável e fácil de usar. Existem muitas plataformas disponíveis, por isso, na hora de escolher em qual delas a sua loja virtual estará hospedada, considere os seguintes pontos:
- Recursos: certifique-se de que tanto o front-end (aquilo que o cliente vê) quanto o back-end (tudo o que está por trás da loja virtual) atenderão às suas necessidades. Por exemplo, se o layout ficará do jeito que você quer, qual o número de acessos que o servidor comporta e a quantidade de produtos que você poderá ter na loja;
- SEO (Search Engine Optimization): esse é um dos pontos importantíssimos que devem ser verificados. Isso porque o SEO é que te ajudará a ter a sua loja virtual bem posicionada nos mecanismos de busca. Vale ressaltar que o SEO é muito mais do que produzir um bom conteúdo no blog da loja;
- Segurança: os consumidores precisam confiar na sua marca e no seu site, por isso, evite check outs com muitos passos ou que redirecione os clientes para diferentes sites. Além disso, você também deve ficar atento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais para lidar com informações dos clientes;
- Integração: provavelmente você possui outros sistemas na loja que precisam e podem ser integrados à sua loja virtual. Um bom exemplo disso é o controle de estoque. Muitas empresas estão optando por mostrar ao cliente a quantidade de itens disponíveis, o que pode ajudar na venda, despertando a sensação de urgência quanto o estoque estiver baixo.
2. Selecionando o sistema de pagamento
O próximo passo para montar a sua loja virtual é escolher o sistema de pagamento que será utilizado. Como falamos anteriormente, esse é um passo importantíssimo da sua loja e você deve ficar atento. Isso porque, se o cliente não se sentir seguro, ele pode desistir da compra na hora do check out e você não quer que isso aconteça, não é mesmo?
Essas são as formas de pagamento que você pode escolher para a sua loja virtual:
- Intermediador de pagamento: conecta a sua loja virtual a um intermediador de pagamento. Neste caso, o cliente é direcionado para o site responsável por receber o pagamento do cliente e o valor pago é transferido para a sua loja por esse intermediador. Alguns exemplos de gateway são o PayPal, Mercado Pago, PagSeguro, Cielo, dentre outros;
- Integração direta: neste caso, a sua loja virtual é a responsável por executar todo o processo de integração de pagamento, dados dos clientes, e gerenciamento de riscos. Neste caso, é necessário que você tenha sistemas de segurança muito bons no seu site
Na hora de escolher o sistema de pagamento da loja virtual é importante que você conheça os seus clientes e ofereça formas que eles realmente utilizem. Essa informação pode ser adquirida com pesquisas de satisfação quando você estiver montando a loja, ou mesmo com base na forma utilizada na sua loja física.
3. Prepare a vitrine virtual da sua loja
Assim como você planeja a vitrine da sua loja física, esse planejamento também deve fazer parte da sua loja virtual. Afinal, a vitrine virtual ajuda a causar uma boa primeira impressão no consumidor assim que ele entra no site.
O ideal é que você dê destaque para produtos em promoção, eventos que estejam acontecendo na loja, e até mesmo os produtos mais procurados pelos consumidores. Assim, você aumenta as chances de chamar a atenção do cliente já nos primeiros segundos em que ele está na sua loja virtual.
Além disso, a nossa recomendação é que você evite deixar a página principal do site com muita informação, ou com pop-ups. Esse tipo de visual tende a deixar o cliente confuso e pode fazer com que ele decida conferir o site do concorrente.
Outro ponto importante é ter imagens de boa qualidade e incluir uma descrição detalhada dos produtos. Desta forma, por mais que o cliente não esteja na loja vendo o produto de interesse, ele poderá ter acesso a todas as informações relevantes para tomar a sua decisão.
4. Garanta a experiência do cliente no seu site
Assim como você se preocupa com a experiência que o cliente terá na sua loja, com um bom ambiente de compras e um bom atendimento, você também precisa se atentar a esse ponto na sua loja virtual. Isso porque, alguns pontos fracos no seu site podem fazer com que o cliente desista da compra bem rápido.
Ainda não tem uma estratégia para proporcionar uma boa experiência do cliente na sua loja física? Então confira o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.
Neste caso, o principal é garantir uma boa navegabilidade e uma boa responsividade do site. A navegabilidade pode ser garantida com a implementação de mecanismos de busca eficientes, dividindo os produtos por categorias e boas imagens dos produtos.
Já a boa responsividade da loja virtual é a rapidez com que o cliente é direcionado para uma página quando ele clica em um hiperlink. Sites que demoram para carregar podem fazer com que o cliente desista das compras rapidamente.
Não podemos deixar de falar que oferecer uma boa experiência no mundo virtual também inclui ter um site otimizado para mobile. Isso porque uma grande parcela da população faz pesquisas e compras utilizando o celular e tablets, um site ruim de navegar faz com que o cliente desista da compra rapidamente.
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