As vendas por aplicativo já se tornaram uma estratégia para uma considerável parcela do mercado varejista, e isso não é para menos. Para que tenha uma ideia, 78% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online via aplicativo, de acordo com o relatório global realizado pela Worldpay.
Essa larga preferência se dá por diversos motivos, entre eles a facilidade de compra, os descontos atrativos e a possibilidade de fazer uma pesquisa de preços sem necessidade de ir de loja em loja. Para melhorar, esse tipo de serviço é benéfico não somente para quem compra, mas também para quem vende, já que possibilita melhor experiência para o comprador e proximidade com a marca.
Para que não perca a oportunidade de melhorar os seus resultados, neste post, nós contamos para você quais são as principais vantagens de disponibilizar e contar com as vendas por aplicativo. Entenda!
Gestão em tempo real
Se tem um fator que influencia a gestão de processos é o acesso a informações atualizadas e em tempo real. Um bom sistema de vendas por aplicativo permite que consulte dados sobre pagamentos, volume de compras, descontos ativos e até mesmo sobre clientes inadimplentes.
O acesso a esse tipo de dado é de maneira imediata e com atualizações automáticas que são feitas pelo próprio sistema. Com isso, você consegue administrar diversos setores, como o estoque. Afinal, para que os usuários e compradores tenham uma boa experiência, é necessário que os produtos estejam disponíveis, ou a credibilidade da marca fica prejudicada.
Análise de estoque
Como dito, vendas online permite que você acompanhe as movimentações do estoque, principalmente se tratando de dar baixa em mercadorias que estão sendo vendidas. Cuidar da reserva de produtos é um desafio e tarefa constante para os lojistas, pois um simples desencontro de informações pode causar grandes transtornos para a empresa e para o consumidor.
Bons sistemas para vendas por aplicativos possibilitam o cadastramento dos seus produtos. Dessa maneira, sempre que um item sair do estoque para entrega será dada a baixa. Esse processo evita que o app finalize pedidos de mercadorias indisponíveis e você não corre o risco de fazer compras inadequadas junto aos fornecedores.
No entanto, é necessário verificar essa funcionalidade de integração com a reserva e outros sistemas antes de adquirir um aplicativo. Essa conexão e cruzamento de dados pode ser feita por meio de uma Interface de Programação de Aplicativos (API), ou por arquivos. O importante é que seja uma função atualizada e responsiva.
Acompanhamento dos dados de vendas
O controle de vendas não é uma tarefa que se resume em um relatório com o volume de mercadorias vendidas. Os dados obtidos por esse acompanhamento abrangem as perdas, os prejuízos, o número de vendas efetivadas, demonstram se as campanhas de marketing estão trazendo bons resultados entre outras informações importantes para o crescimento e decisões de uma empresa.
As vendas por aplicativo podem ser utilizadas também como estratégia para uma gestão de vendas eficiente. Esses modelos de sistemas revelam, em tempo real, o número de vendas feitas, quais itens estão com maior e menor rotatividade no estoque e quais são as mercadorias mais rentáveis para a empresa.
Com esses dados em mãos, poderá nortear melhor as decisões dos gestores, investimentos em marketing e ainda planejar as reposições. Tudo isso interfere direta e indiretamente na satisfação e, consequentemente, na fidelização dos clientes que utilizam o aplicativo.
Integração na comunicação
Sistemas atualizados e de alta performance permitem a integração com outros softwars já utilizados na empresa, como os de comunicação interna e com o consumidor. Por exemplo, certamente você já deve ter acessado um aplicativo de vendas com a opção de suporte ou chat para solucionar problemas e tirar dúvidas.
Essas mensagens chegam até a equipe responsável, seja ela de atendimento ao cliente, seja algum procedimento interno do negócio. Essa integração permite ter melhor acompanhamento sobre os questionamentos dos consumidores, pois cruza dados sobre as compras, forma de pagamento, endereço de entrega e outros, para de ter respostas mais rápidas.
Vantagem competitiva
A vantagem de uma empresa perante a concorrência se dá por diferentes vertentes. Primeiramente, quanto maior a quantidade de informações para embasar as decisões e estratégias da empresa, mais acertadas elas serão. Ao contrário de negócios que não são orientados por dados.
Por outro lado, vimos que 78% dos consumidores preferem fazer compras por aplicativos, já que isso é mais cômodo, econômico e simples para o cliente. Portanto, aquelas marcas que não disponibilizam essa opção acabam perdendo importantes índices de vendas para aquelas que disponibilizam.
Além disso, o aumento na produtividade, agilidade dos processos e o acompanhamento de dados em tempo real, que são alcançados com as vendas por aplicativos, são importantes requisitos para a competitividade da marca e excelência no atendimento ao cliente.
Engajamento
O engajamento do seu público e dos seus clientes configuram um importante e valioso meio de ter mais autoridade no mercado varejista e alavancar a marca. As vendas por aplicativo permitem isso por serem sistemas simples e intuitivos.
Além de trabalhar a fidelização dos compradores que, inclusive, resulta em um valioso processo: o marketing boca a boca.
Reduz custos
A redução de custos alcançada por atuar com vendas por aplicativo é uma consequência de um conjunto de processos, estratégias e decisões bem trabalhadas, e não uma ação isolada. Aplicativos eficientes permitem controlar o estoque, evitando que faça compras equivocadas e tenha prejuízos.
Já os dados atualizados sobre as vendas possibilitam avaliar as campanhas de marketing utilizadas. Quando esse tipo de informação é tratada em conjunto com o indicador de Retorno sobre Investimento (ROI), as chances de continuar investindo em estratégias que não geram bons resultados diminuem.
Além disso, processos automatizados e informações atualizadas aumentam a produtividade e reduzem consideravelmente as falhas e gargalos que podem acontecer por diversos fatores, como erros em cálculos e cansaço do funcionário. Tudo isso resulta em menores custos para as empresa.
Aumento das vendas
A ascensão da tecnologia, principalmente dos smartphones, é uma realidade e não somente uma tendência de mercado. As empresas, principalmente do comércio, precisam adequar os seus processos a esse novo formato de comprar e vender, caso contrário cederão lugar para os negócios atualizados e que entendem essa nova demanda e necessidade dos consumidores.
Considerando que mais da metade dos consumidores preferem fazer suas compras por aplicativos, já que podem adquirir o que quiserem sem sair do sofá, disponibilizar esse tipo de opção é uma estratégia primordial para elevar as vendas e resultados.
As vendas por aplicativos podem beneficiar as marcas em todos esses segmentos abordados. Contudo, para que isso aconteça, é necessário atuar com sistemas atualizados, eficientes e que sejam completos em suas funcionalidades, principalmente de gestão de pedidos e entregas. Afinal, a agilidade não deve ser um aspecto somente da compra, mas também do recebimento da mercadoria.
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