Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo.
Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios sejam realmente impulsionados, uma vez que as pessoas se sentirão convidadas a entrar na loja. Tire as suas dúvidas sobre o tema, a seguir!
O que é visual merchandising e qual é a sua relação com o vitrinismo?
O visual merchandising diz respeito a todas as ações que envolvem a forma como os produtos são expostos para o consumidor no ponto de venda. Quando os supermercadistas adotam estratégias para organizar as prateleiras de forma que sejam mais atrativas, por exemplo, estão praticando essa tática.
O vitrinismo nada mais é do que uma técnica de visual merchandising, uma vez que os produtos são expostos nas vitrines, de forma que sejam atrativos para os consumidores.
De que forma o vitrinismo é visto como uma vantagem competitiva?
A internet mudou a forma como muitas pessoas fazem compras. Antigamente, os clientes tinham o hábito de ir às suas lojas preferidas para verem as novidades, por exemplo. Hoje em dia isso tem se tornado mais raro e os consumidores mais objetivos.
Antes de comprar algo, as pessoas fazem pesquisas na internet, leem sobre o produto, assistem vídeos com influenciadores falando sobre o que pensam de determinado item etc. De tal maneira, o comprador já chega no estabelecimento sabendo o que ele quer comprar e, muitas vezes, dispensando sugestões dos vendedores.
Esse novo perfil de consumidor tem afastado um pouco os clientes das lojas físicas, que só as procuram quando necessitam de algo específico. Por isso, técnicas como o vitrinismo podem ajudar no resgate dessas pessoas, se tornando uma vantagem competitiva.
Quando apostam no vitrinismo, as lojas de shoppings ou localizadas nas ruas, fazem com que as pessoas que passam pelo local se sintam curiosas para olhar a vitrine e acabem entrando para comprar um produto que desejam.
Como usar o vitrinismo em seu negócio?
Entendido sobre o que é vitrinismo e como ele pode representar uma vantagem competitiva para o seu negócio? Então agora é chegado o momento de saber como colocar isso em prática na sua loja. Veja!
Utilize uma boa iluminação
A sua vitrine precisa ser muito bem iluminada, principalmente se a sua loja não for em um shopping ou em uma galeria, mas sim na rua. De tal maneira, você pode ligar as luzes à noite ou em dias mais escuros, despertando a atenção dos passantes até mesmo quando o estabelecimento estiver fechado.
Uma pessoa que passou pelo local à noite e viu um produto que gostou, pode voltar no dia seguinte para adquiri-lo, por exemplo. Além disso, as luzes também podem ser usadas de maneira estratégica, dando destaque para um determinado produto.
Aproveite bem o espaço
O espaço da sua vitrine precisa ser muito bem aproveitado, porém, se recomenda que seja deixado um espaçamento entre um produto e outro. Isso se justifica porque a mente humana tende a agrupar os itens. De tal forma, se os produtos estiverem muito próximos, se correrá o risco de não serem bem visualizados.
Essa técnica também contribui para que haja menos poluição visual, pois, as pessoas conseguirão visualizar cada item de forma isolada dentro da composição.
Aposte na combinação das cores
As cores precisam ser combinadas para chamar a atenção e despertar sensações desejadas nos consumidores. Para isso, se recomenda o estudo da chamada psicologia das cores, que traz um significado para cada combinação de tonalidades.
Cores mais quentes, como o vermelho e o laranja, por exemplo, passam a sensação de força e energia. O preto, o cinza e o prateado, por sua vez, representam o luxo. Cada cor têm um significado, que é interpretado pelo cérebro humano. Por isso, não deixe de apostar nessas combinações.
Crie um layout que conte uma história
A sua vitrine não deve meramente mostrar produtos, mas sim contar uma história. A composição deve trazer um cenário que tenha um contexto e que sirva para que as pessoas se identifiquem com aquilo que está nele.
Além disso, quando o seu layout conta uma história, as pessoas tendem a passar mais tempo observando a vitrine, tentando desvendar o contexto. Logo, as chances de elas prestarem mais atenção nos produtos e comprarem mais é bastante grande.
Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas como o Natal, a Páscoa, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, entre outras são boas oportunidades de criar vitrines temáticas e chamar a atenção dos clientes.
Uma pessoa que ainda não comprou os presentes de Natal dos seus amigos e familiares pode se lembrar da data ao passar em frente à sua loja em dezembro e fazer a compra, por exemplo.
Como o vitrinismo se relaciona com o gerenciamento de marca?
O gerenciamento de marca ou branding, nada mais é do que a forma como a sua marca se posiciona no mercado, fazendo com que ela adote uma cultura, que é identificada pelas pessoas que a seguem.
No vitrinismo isso pode ser visto justamente ao contar uma história que explicamos anteriormente. Você pode criar cenários que demonstrem algum valor no qual a sua marca acredita, como a diversidade ou a preservação do meio ambiente, por exemplo.
Por que é importante contar com bons profissionais de vitrinismo?
Muitas empresas ainda enxergam o vitrinismo como algo superficial e que pode ser feito pelos vendedores ou qualquer pessoa da loja. Porém, essa ideia precisa se modificar. É preciso bastante estudo para entender o público de cada empresa, a sua cultura e elementos que podem ser utilizados, por exemplo.
Os profissionais de marketing podem ajudar na elaboração de vitrines, dando orientações para a equipe da loja que estará responsável por essa atividade, por exemplo. Tudo para que o vitrinismo possa, de fato, impactar a comunicação e o relacionamento com os públicos.
Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e aprenda mais sobre o assunto!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!