Por Nayara Santos em 24.09.2019

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo.

Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios sejam realmente impulsionados, uma vez que as pessoas se sentirão convidadas a entrar na loja. Tire as suas dúvidas sobre o tema, a seguir!

O que é visual merchandising e qual é a sua relação com o vitrinismo?

O visual merchandising diz respeito a todas as ações que envolvem a forma como os produtos são expostos para o consumidor no ponto de venda. Quando os supermercadistas adotam estratégias para organizar as prateleiras de forma que sejam mais atrativas, por exemplo, estão praticando essa tática.

O vitrinismo nada mais é do que uma técnica de visual merchandising, uma vez que os produtos são expostos nas vitrines, de forma que sejam atrativos para os consumidores.

De que forma o vitrinismo é visto como uma vantagem competitiva?

A internet mudou a forma como muitas pessoas fazem compras. Antigamente, os clientes tinham o hábito de ir às suas lojas preferidas para verem as novidades, por exemplo. Hoje em dia isso tem se tornado mais raro e os consumidores mais objetivos.

Antes de comprar algo, as pessoas fazem pesquisas na internet, leem sobre o produto, assistem vídeos com influenciadores falando sobre o que pensam de determinado item etc. De tal maneira, o comprador já chega no estabelecimento sabendo o que ele quer comprar e, muitas vezes, dispensando sugestões dos vendedores.

Esse novo perfil de consumidor tem afastado um pouco os clientes das lojas físicas, que só as procuram quando necessitam de algo específico. Por isso, técnicas como o vitrinismo podem ajudar no resgate dessas pessoas, se tornando uma vantagem competitiva.

Quando apostam no vitrinismo, as lojas de shoppings ou localizadas nas ruas, fazem com que as pessoas que passam pelo local se sintam curiosas para olhar a vitrine e acabem entrando para comprar um produto que desejam.

Como usar o vitrinismo em seu negócio?

Entendido sobre o que é vitrinismo e como ele pode representar uma vantagem competitiva para o seu negócio? Então agora é chegado o momento de saber como colocar isso em prática na sua loja. Veja!

Utilize uma boa iluminação

A sua vitrine precisa ser muito bem iluminada, principalmente se a sua loja não for em um shopping ou em uma galeria, mas sim na rua. De tal maneira, você pode ligar as luzes à noite ou em dias mais escuros, despertando a atenção dos passantes até mesmo quando o estabelecimento estiver fechado.

Uma pessoa que passou pelo local à noite e viu um produto que gostou, pode voltar no dia seguinte para adquiri-lo, por exemplo. Além disso, as luzes também podem ser usadas de maneira estratégica, dando destaque para um determinado produto.

Aproveite bem o espaço

O espaço da sua vitrine precisa ser muito bem aproveitado, porém, se recomenda que seja deixado um espaçamento entre um produto e outro. Isso se justifica porque a mente humana tende a agrupar os itens. De tal forma, se os produtos estiverem muito próximos, se correrá o risco de não serem bem visualizados.


Essa técnica também contribui para que haja menos poluição visual, pois, as pessoas conseguirão visualizar cada item de forma isolada dentro da composição.

Aposte na combinação das cores

As cores precisam ser combinadas para chamar a atenção e despertar sensações desejadas nos consumidores. Para isso, se recomenda o estudo da chamada psicologia das cores, que traz um significado para cada combinação de tonalidades.

Cores mais quentes, como o vermelho e o laranja, por exemplo, passam a sensação de força e energia. O preto, o cinza e o prateado, por sua vez, representam o luxo. Cada cor têm um significado, que é interpretado pelo cérebro humano. Por isso, não deixe de apostar nessas combinações.

Crie um layout que conte uma história

A sua vitrine não deve meramente mostrar produtos, mas sim contar uma história. A composição deve trazer um cenário que tenha um contexto e que sirva para que as pessoas se identifiquem com aquilo que está nele.

Além disso, quando o seu layout conta uma história, as pessoas tendem a passar mais tempo observando a vitrine, tentando desvendar o contexto. Logo, as chances de elas prestarem mais atenção nos produtos e comprarem mais é bastante grande.

Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas como o Natal, a Páscoa, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, entre outras são boas oportunidades de criar vitrines temáticas e chamar a atenção dos clientes.

Uma pessoa que ainda não comprou os presentes de Natal dos seus amigos e familiares pode se lembrar da data ao passar em frente à sua loja em dezembro e fazer a compra, por exemplo.

Como o vitrinismo se relaciona com o gerenciamento de marca?

O gerenciamento de marca ou branding, nada mais é do que a forma como a sua marca se posiciona no mercado, fazendo com que ela adote uma cultura, que é identificada pelas pessoas que a seguem.

No vitrinismo isso pode ser visto justamente ao contar uma história que explicamos anteriormente. Você pode criar cenários que demonstrem algum valor no qual a sua marca acredita, como a diversidade ou a preservação do meio ambiente, por exemplo.

Por que é importante contar com bons profissionais de vitrinismo?

Muitas empresas ainda enxergam o vitrinismo como algo superficial e que pode ser feito pelos vendedores ou qualquer pessoa da loja. Porém, essa ideia precisa se modificar. É preciso bastante estudo para entender o público de cada empresa, a sua cultura e elementos que podem ser utilizados, por exemplo.

Os profissionais de marketing podem ajudar na elaboração de vitrines, dando orientações para a equipe da loja que estará responsável por essa atividade, por exemplo. Tudo para que o vitrinismo possa, de fato, impactar a comunicação e o relacionamento com os públicos.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e aprenda mais sobre o assunto!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como criar um planejamento de campanha para 2024? Veja aqui!

Você não vai querer esperar o ano novo começar a planejar as estratégias para a sua loja. Afinal, quanto mais tarde você começar, menor tempo terá para se planejar, principalmente para as datas do início do ano, que devem ser planejadas no final do ano anterior. Com a antecedência necessária, você será capaz de se…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

11 textos prontos para divulgação de produtos, confira

Conhecer alguns textos prontos para divulgação de produtos poderá ser muito útil na hora de elaborar as estratégias de marketing para a sua loja. Por isso, preparamos uma lista com alguns textos para você se inspirar. E não deixe de conferir a nossa dica bônus de como arrasar na divulgação desses textos. Boa leitura! Você…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como fazer o lançamento da coleção de outono: 4 ideias para se inspirar

A cada nova coleção lançada há sempre uma expectativa no ar para recriar as sensações pensadas quando cada item foi idealizado. No caso das coleções de outono geralmente queremos trazer o aconchego, a intimidade e o ar mais fresco da estação. Por isso, é comum que os gestores do varejo pensem e planejem a decoração…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Jornada do cliente: entenda de uma vez como funciona

Da descoberta do problema à compra, conhecer a jornada do cliente pode trazer muitos insights para a sua estratégia. Ela serve para mostrar como o consumidor se comporta durante o processo de aquisição e como a sua empresa pode fazer de tudo para melhorar a experiência dele com a sua marca. O intuito de analisar…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!

Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Meios de divulgação de produtos: conheça as opções

O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas. Escolher um…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Você participa de eventos de marketing? Entenda a importância deles

Desenvolvimento e visibilidade, esses dois conceitos fazem parte dos benefícios em participar de eventos e feiras profissionais. Buscar conhecimento é uma necessidade constante, devido à velocidade em que surgem novas metologias e ferramentas para o negócio. Além disso, fazer networking é uma estratégia muito interessante para aumentar seu relacionamento profissional, bem como o da sua…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos