Por Nayara Santos em 31.10.2023

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas?

Bom, se você não sabe como a rádio para lojas pode influenciar o seu negócio e trazer excelentes resultados, então esse artigo será muito útil! Aqui nós vamos te contar tudo sobre como a música pode influenciar o consumidor e melhorar os resultados da sua empresa.

Venha com a gente e confira todas as vantagens de ter uma rádio para lojas como ela poderá te ajudar a se destacar da concorrência. Boa leitura!

Vantagens de se utilizar a rádio para lojas

Ao implementar uma rádio na sua loja, você é que estará no controle de toda a programação. Isso significa que poderá escolher quais músicas e anúncios farão parte da programação.

Desta forma, é possível escolher quais os ritmos mais adequados para cada período do dia, bem como quais anúncios devem ser veiculados em cada momento. Permitindo o anúncio de ofertas e outras ações do estabelecimento.

Vale a pena dizer que a rádio indoor faz parte da estratégia de marketing sensorial, sendo uma ferramenta muito útil e versátil que te ajuda a conseguir melhores resultados. Ficou curioso sobre o assunto? Então faça o download gratuito do nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Bom, vamos ao que interessa: falar sobre as razões para se investir na rádio para lojas!

1. Acompanha o gosto musical do seu cliente

Você sabia que 28% dos consumidores acreditam que a música deve combinar com o gosto musical do cliente? Isso mostra que a para conseguir ter resultados com a rádio para lojas, é essencial saber o que os seus clientes gostam de ouvir. 

Afinal, você está preparando o ambiente da loja para que os consumidores se sintam bem no ambiente, portanto, a programação musical deve ser agradável para quem compra no estabelecimento. Acha que não vale a pena se preocupar com isso? Você não poderia estar mais errado.


Estudos mostram que quando o cliente faz compras em uma loja com uma trilha sonora que combina com ele, há 96% mais chances dele se lembrar da marca depois. Isso significa que você ficará na memória do consumidor, aumentando as chances dele retornar para novas compras.

Na hora de preparar a programação musical da sua rádio, pergunte aos clientes quais as músicas, bandas e compositores eles mais gostam. Mas, faça isso de modo organizado, afinal, você precisa ter métricas e parâmetros para entender se a trilha sonora escolhida foi realmente de sucesso ou não.

2. A rádio para lojas influencia o tempo de permanência e o comportamento do consumidor

Como falamos anteriormente, a música deixa o ambiente mais agradável, fazendo com que o cliente se sinta bem fazendo compras. Mesmo porque, quando escutamos uma música da qual gostamos, a tendência é que você queira ouvir a música toda. 

Ou seja, essa será apenas uma desculpa que o cliente dará para si mesmo para ficar mais tempo na loja. E o resultado disso todo gestor sabe o que isso significa: aumento nas vendas. Para você ter uma ideia, quando a música é agradável, cerca de 35% dos clientes aumentam o seu tempo de permanência na loja e 14% vão comprar mais.

É ou não é impressionante o que a música pode fazer pelo seu estabelecimento? Mas, isso não é tudo, a música também pode influenciar o comportamento do consumidor. Por exemplo, o nível de energia da playlist interfere no ritmo de compras dos consumidores.

Assim, músicas mais calmas tendem a acalmar o consumidor que diminuirá o ritmo de compras, andando mais lentamente na loja, olhando os produtos com mais calma. Já playlists com um nível de energia maior farão com que o cliente acelere o ritmo de compras. 

Dito isso, playlists mais enérgicas podem ser utilizadas em momentos de maior movimento, enquanto as mais tranquilas podem ser tocadas em períodos de menor movimento. Para garantir que você esteja escolhendo o nível de energia certo da sua playlist, pergunte ao consumidor o que ele achou do ambiente de compras e, claro, fique de olho nos seus relatórios de vendas.

Outro ponto que precisamos mencionar é a relação do tipo de música reproduzida na rádio e os produtos adquiridos pelos clientes. Neste caso, estabelecimentos que reproduziam músicas alemãs aumentavam as vendas dos vinhos deste país, enquanto músicas francesas aumentavam as vendas das bebidas francesas. Portanto, essa é uma forma de influenciar o comportamento do consumidor para aumentar as vendas de determinados itens.

3. Criar uma atmosfera relaxante

A rádio indoor pode ser implementada nos mais diferentes tipos de estabelecimento, tais como farmácias, restaurantes, academias, supermercados, salões de beleza, dentre muitos outros. Em alguns deles, é essencial proporcionar ao consumidor uma atmosfera mais relaxante, e a música pode ser uma grande aliada.

Isso porque, certas músicas têm a capacidade de ajudar no relaxamento, fazendo com que ela se torne um elemento importantíssimo na ambientação do estabelecimento. Basta imaginar um restaurante que tenha um ambiente mais aconchegante, com luz amarela diretamente sobre as mesas, e que queira oferecer um momento de tranquilidade para as refeições.

Neste caso, a música é um aliada poderosíssima, já que ela ajudará a complementar a estratégia criada com a escolha da decoração e da iluminação. Bem como a reforçar a proposta da marca, e a mensagem que você quer passar para o consumidor. Mas, falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo, continue conosco.

4. Aumento da produtividade

Neste momento, você provavelmente deve estar pensando, se a música é capaz de influenciar tanto os clientes, será que os funcionários também podem se beneficiar? E a resposta para isso é bastante simples: sim! Os funcionários também conseguem colher bons frutos com a rádio na loja.

Um estudo que acompanhou 72 funcionários que estavam trabalhando dando baixa em cupons e revelou um aumento de 22% no número de cupons inseridos no sistema nos dias de músicas mais agitadas e 12% nos dias de melodias mais lentas. Sem falar que, independentemente do ritmo, a produtividade era maior com música do que sem ela.

Além disso, os funcionários também responderam a um questionário ao final de cada dia durante algumas semanas e, de modo geral, ficaram mais felizes com a presença da rádio para lojas no ambiente de trabalho.

Portanto, se a intenção for aumentar a concentração, diminuir os erros humanos e melhorar os relacionamentos no ambiente de trabalho, a rádio para lojas é a resposta. Aqui vale apenas um cuidado, a trilha sonora não pode ser repetitiva, já que isso pode deixar os funcionários bastante irritados. 

5. Reforça a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar

Se você quiser encontrar uma forma de melhorar a percepção que os clientes possuem a respeito da sua marca, a música pode ser aquele detalhe que faltava. Isso porque, a sua loja pode ser considerada mais “descolada” do que aquela que vende produtos semelhantes simplesmente porque a trilha sonora é melhor.

Por isso, antes de montar qualquer playlist para a sua loja com base no gosto musical dos clientes, você precisa analisar o quanto as músicas e ritmos combinam com a sua marca. Claro que é essencial agradar aos consumidores, mas antes de mais nada, é preciso entender que a música deve refletir a personalidade da marca. Inclusive, 36% dos consumidores acreditam nisso.

Por exemplo, se a sua marca comercializa roupas da última moda e que tenha um público-alvo mais jovem, é fundamental que a música acompanhe esse ritmo, que geralmente é mais agitado, semelhante com as músicas tocadas nos desfiles de moda. Escolher uma trilha sonora com músicas da MPB fará com que o consumidor não se sinta tão bem na loja.

Antes de mais nada, a música é uma ferramenta de comunicação, portanto, é essencial passar a mensagem certa aos consumidores. Deste modo, o planejamento da playlist da rádio para lojas é fundamental, e a escolha de cada melodia deve ser feita de modo intencional.

6. Prepare anúncios e influencie o cliente no momento mais importante da jornada de compras

Outro ponto importante da rádio para lojas é que, quando você  está no controle do que é reproduzido, tanto no que diz respeito à música quanto no que se refere aos anúncios. Essa pode ser aquela carta na manga que você tanto precisava para aumentar as vendas.

Duvida? Então calma que a gente te dá alguns dados. Cerca de 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja. Isso significa que, se você conseguir influenciá-lo neste momento, você vai conseguir aumentar as vendas da loja como um todo e o ticket médio de cada cliente.

Anteriormente, já mencionamos que você consegue direcionar o cliente a comprar produtos de determinados países, ou mesmo reduzir ou acelerar o ritmo de compras com a música. Mas, com os anúncios você pode fazer isso com praticamente qualquer produto.

Para entender a importância disso basta lembrar daquela vez que você estava fazendo compras no supermercado, ouviu que havia uma promoção relâmpago no açougue, e resolveu conferir antes de ir embora. Ao chegar lá viu que a promoção era realmente boa e acabou levando mais alguns produtos para casa.

Isso sem falar que, quando o consumidor ouve de determinado produto que está em promoção, ele ficará curioso para conferir. Isso fará com que ele ande um pouco mais na loja e fique exposto a outros itens que podem despertar o seu interesse.

7. Te ajuda a se diferenciar da concorrência

O varejo pode ser altamente competitivo, ainda mais dependendo do ramo em que você atua. Por isso, é fundamental encontrar formas de se diferenciar da concorrência para conseguir se destacar e ser a principal escolha dos consumidores.

Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é oferecendo uma experiência de compras única, possibilitando aos consumidores ficarem imersos no universo da marca. E, sem dúvida alguma, a rádio é uma das ferramentas que você pode utilizar para alcançar isso.

Vale a pena mencionar que oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores é algo que pode garantir muitas vendas para a sua loja. Afinal, os consumidores brasileiros estão entre os mais exigentes do mundo e eles valorizam muito a experiência de compras.

Isso significa que, ao implementar uma rádio indoor personalizada, que você escolhe quais músicas serão reproduzidas de modo que elas agradem aos consumidores, fica mais fácil oferecer um ambiente único e se diferenciar da concorrência. Claro que uma boa experiência de compras não consiste apenas na música reproduzida na loja física, mas ela é importante.

Para saber como fidelizar os clientes, confira o nosso guia gratuito Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Conte com a ajuda de quem entende de rádio para lojas

Você já entendeu que a rádio para lojas é uma ferramenta versátil que não pode faltar no seu estabelecimento. Mas, isso não significa que você deva preparar a sua playlist sozinho, e nem que precisa cuidar da programação e gravar os anúncios.

A maneira mais assertiva, rápida e prática de começar a colher os resultados da rádio indoor é com a ajuda de quem entende de música para negócios, a Listenx! Ela possui soluções para os mais diferentes ramos do varejo, com mais de 100 playlists para escolher e reproduzir no seu estabelecimento a qualquer momento.

Além disso, você ainda poderá preparar os anúncios que quer reproduzir na sua loja, gravá-los com a ajuda do locutor virtual e imediatamente veiculá-los na programação. Ou seja, agora ficou muito mais fácil fazer promoções relâmpago e se comunicar com os seus clientes.

Confira a seguir como fazer um teste gratuito e conferir de pertinho tudo o que a rádio pode fazer pela sua loja!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música para loja de shopping: destaque-se da concorrência

 O uso da música em ambientes públicos passa longe de ser uma novidade. Antigamente, os elevadores utilizavam melodias e arranjos suaves para embalar o trajeto e deixar as pessoas mais calmas. Com o passar do tempo, as chamadas “músicas de elevador” passaram a ser sinônimo de algo antiquado e fora de moda.  Entretanto, engana-se…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único. Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado.  O Listenplay é o primeiro serviço de marketing sensorial por assinatura do Brasil. Ele entrega playlists criadas por especialistas em…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Diferença das plataformas streaming VS a Listenplay

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para o seu negócio e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Escolher soluções práticas, fáceis de utilizar, que não requerem treinamento e nem exijam muito tempo para fazê-la funcionar é…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo. Mas, além de serem uma…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos