Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
11Já percebeu o quanto o relacionamento entre empresas e clientes tem mudado? A era digital, sem dúvida alguma, tem um papel muito importante nessa transformação. Hoje, ela incentiva consumidores a exercerem um poder de decisão ainda mais forte sobre suas escolhas. Dessa forma, as marcas precisam se adaptar às exigências e descobrirem uma maneira de ganhar destaque.
Neste momento, então entra em cena a experiência de compra. O público procura se identificar da melhor maneira possível com o que você oferece, antes de comprar. Portanto, é importante adotar estratégias e ações que garantam um bom efeito neste quesito. E sabe qual é um ótimo exemplo disso? O uso de uma playlist personalizada em seu negócio.
É isso mesmo! Este tipo de marketing sensorial que usa música e anúncios tem ganhado espaço no mercado e mostrado excelentes resultados. Quer saber um pouco mais sobre o assunto e aprender como colocá-lo em prática? Acompanhe este artigo e confira!
Saber como conquistar o cliente é indispensável para o sucesso da sua marca. Usar avisos sonoros e músicas pode ser uma ótima maneira de conseguir isso, desde que você saiba como usá-los. Afinal, não basta simplesmente colocar seu gênero favorito para tocar, certo?
Uma playlist personalizada com músicas agradáveis ajuda o cliente a se esquecer de barulhos exteriores e conversas no estabelecimento para fazer daquele momento unicamente seu. O ambiente fica mais calmo e o consumidor não corre grandes riscos de ficar irritado ou se sentir incomodado com o que toca.
Se a playlist combinar com a marca e os produtos, melhor ainda! Para isso, é importante conhecer bem seu público para escolher a trilha sonora certa. Observe a faixa etária, os gostos e costumes de quem compra seus produtos e quais são as músicas que geram a sensação de identificação.
Para estimular a compra por impulso, vale apostar em melodias mais animadas. Negócios consultivos merecem músicas mais tranquilas, por sua vez. Sendo assim, foque em seu objetivo de vendas para investir na trilha sonora certa.
De nada adianta uma playlist personalizada se o som não está bom, concorda? Então, a primeira ferramenta para que suas músicas e anúncios toquem bem é contar com um equipamento de qualidade. Certifique-se de ter um computador ágil e caixas de som que não permitam chiados e outros ruídos. Do contrário, a experiência sensorial do consumidor será prejudicada.
Para montar sua playlist, você pode contar com aplicativos que ofereçam funções práticas e rápidas, e que garantam também que os conteúdos fornecidos sejam originais, como por exemplo, as músicas. O mesmo é válido para anúncios, que podem ser alternados com as músicas para reforçarem a mensagem de seu negócio.
Para não errar na escolha, é interessante contar com uma empresa especializada em marketing sensorial e music branding para criar o conteúdo certo para seu negócio. Hoje, é possível contratar serviços para acessar playlists prontas, criar a sua por conta própria ou ainda receber a assessoria direcionada para montá-la. Tudo isso é orientado por experts na área e baseado em metodologias específicas para que a sua programação musical seja feita sob medida.
Algumas práticas devem ser adotadas para que seu estabelecimento conquiste os ouvidos e o coração dos clientes. Em primeiro lugar, lembre-se de que músicas transmitem níveis de energia diferentes.
Por exemplo, rock e pop são gêneros mais altos, enquanto instrumentais e MPB são médios. Sons da natureza, lounge e chill out, por sua vez, são bem baixos e calmos. Quanto mais enérgico o som, mais motivado o cliente fica para comprar. Os mais relaxantes e tranquilos se encaixam melhor em empresas como restaurantes e clínicas.
Ainda sobre este assunto, é importante entender se sua empresa precisa variar o nível de energia ou se ele pode ser mais linear. No primeiro caso, vale criar uma playlist mais variada, conforme o horário do dia e o fluxo do público. No segundo, basta apostar em um mesmo estilo, mas sempre se preocupando em renovar as músicas a cada dia da semana para que nem você e nem o cliente se sintam esgotados.
Outro detalhe muito importante é o volume. Sons muito altos e perturbadores atuam de maneira negativa sobre o cliente: isso prejudica que ele entenda o vendedor, que ele leia informações e até mesmo que escolha os produtos. No começo e no fim do expediente, esse som pode ser mais baixo, enquanto em outros períodos, deve ficar em volume mediano. É preciso estimular o consumo e a atividade, mas sem cansar a cabeça das pessoas.
A sua playlist personalizada deve sempre ser mantida atualizada. Isso significa trocar as músicas de vez em quando, mas também ficar atento a épocas e datas sazonais. Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados merecem uma trilha especial, para atrair novos clientes e fazer com que o público entre no clima e compre mais.
Logo no começo do semestre, liste as datas sazonais mais importantes para seu negócio. Depois, pesquise sobre músicas e artistas que remetam aquele clima, mas que também estejam de acordo com a proposta da sua marca. Depois, basta colocar tudo em ordem e salvar, para utilizar no momento certo.
Não se esqueça também de que compras nessas épocas são muito emocionais. As pessoas enxergam os produtos com outros olhos: a compra de um presente especial é diferente da compra de um produto para uso próprio, ainda que sejam a mesma coisa. Essa conexão pode ser reforçada pela música, para que o indivíduo realmente faça uma associação e preste atenção aos seus sentimentos.
Quer usar e abusar deste recurso, mas não se sente seguro suficiente para criar suas próprias playlists? Não se preocupe! A ListenX está aqui para ajudar nessa missão: você entenderá melhor o seu negócio e descobrirá também qual é a trilha sonora perfeita para começa a vender muito mais. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.