Por Nayara Santos em 31.10.2023

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo!

Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa importância, nós somos considerados como os consumidores mais exigentes do mundo.

Não espera por essa fama, não é mesmo? Entretanto, por mais interessante que esse fato seja, ele pode deixar os varejistas intimidados, afinal, agradar a esses clientes sedentos por atenção e bom atendimento não é fácil.

Neste momento é essencial contar com toda a ajuda possível, e a playlist personalizada é a cereja do bolo. Ela irá te ajudar a criar o universo da sua marca, assim, desde o momento que o cliente entra no estabelecimento, ele estará sendo influenciado.

Parece interessante, não é mesmo? Então continue a leitura e descubra mais sobre como a playlist personalizada pode influenciar a sua loja. 

Por que devo me preocupar com a experiência do cliente?

Saber como conquistar o cliente é indispensável para o sucesso da sua marca. Mas, como isso é possível? Ainda mais com consumidores tão exigentes quanto os brasileiros. A resposta para isso é apostar na experiência do cliente.

Isso significa oferecer ao consumidor uma experiência de compras única, todas as vezes que ele entrar em contato com a sua marca e independentemente do canal utilizado. Portanto, não basta ter uma equipe de vendedores muito bem treinada, se o mesmo não se aplicar a outros canais de atendimento como por telefone, e-mail ou WhatsApp.

Mas, essa é apenas a ponta do iceberg. Ser capaz de oferecer uma boa experiência para os consumidores é algo muito mais complexo e que deve ser muito bem planejado. Entretanto, uma vez que você acerte, terá clientes felizes, fiéis, que retornarão sempre para fazer compras e ainda indicam a loja para amigos e familiares.

Uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada pelos varejistas para criar o ambiente certo para os consumidores fazerem as compras é a música. Ela ajuda não apenas a deixar a atmosfera do local mais agradável, mas também pode influenciar as decisões de compras dos consumidores.

Por exemplo, uma loja de vinhos pode utilizar músicas italianas para aumentar as vendas dos produtos originados nesse país. Ou então, utilizar músicas com um nível de energia maior agiliza as compras, enquanto os ritmos mais lentos e calmos fazem com que o cliente fique mais tempo na loja. São muitas as formas de influência da música na loja e nos consumidores.

Não sabe por onde começar a planejar a sua estratégia para melhorar a experiência do cliente? Não se preocupe, nós temos um e-book gratuito no qual você encontrará todas as informações necessárias para implementar essa estratégia. Clique aqui e faça o download.

Como a playlist personalizada influencia o seu negócio

Todo mundo gosta de música, certo? Não importa o ritmo, o compositor, ou o estilo, sempre tem uma melodia capaz de nos deixar emocionados, animados, ou para relaxar. Basta pensar em músicas que marcaram momentos importantes da sua vida, ou que você simplesmente gosta de escutar.


Com tanta influência assim nas nossas vidas pessoais, por que seria diferente com as lojas do varejo? Mas a realidade é que não é tão diferente assim, muito pelo contrário, a música exerce uma influência enorme em um negócio. 

Aumenta o tempo de permanência na loja e nas vendas

Imagine entrar em uma loja e se deparar com uma música que você gosta. Provavelmente você vai querer ficar ali só mais um pouquinho, pelo menos até a música terminar, não é mesmo? E ainda vai cantar o refrão discretamente, ou tamborilar os dedos e movimentar a cabeça no ritmo da música.

Mas, você não fica ali parado escutando a música. Você vai aproveitar que está ali e começar a olhar o que a loja vende, ou procurar pelo item que te levou a entrar no estabelecimento. Enquanto você faz isso, a música que você estava ouvindo acaba e outra igualmente cativante começa. E assim você segue, olhando os itens e escutando as músicas que você adora!

Pois é, acontece exatamente a mesma coisa com os clientes que entram na sua loja e se deparam com uma playlist incrível. E você bem sabe que, quanto mais tempo o cliente passar na loja, maiores as chances dele acabar comprando mais algum produto.

Mas, isso acontece não apenas porque o cliente ficou mais tempo na loja, mas também porque a música pode ter deixado ele mais relaxado e suscetível às estratégias de marketing aplicadas no estabelecimento. Pode ser uma oferta, lançamentos da loja, novos produtos, uma decoração inspiradora durante as datas comemorativas do varejo, dentre outras.

Reforça a identidade da marca facilitando a conexão com o cliente

Cada vez mais os consumidores estão em busca de marcas com as quais eles possam realmente se conectar. Como a música é capaz de evocar emoções, memórias e até mesmo uma sensação de pertencimento, utilizá-la na sua loja pode ser uma opção bastante interessante.

Isso fica ainda mais evidente quando você cria playlists personalizadas. Afinal, é possível selecionar músicas que representam seus valores, visão e personalidade. Desta forma, cada música escolhida se torna uma extensão da sua marca, fortalecendo sua identidade e estabelecendo um vínculo emocional com os consumidores.

Por isso é tão importante ter um público-alvo bem definido, já que isso te ajudará a alcançá-lo. Já pensou que você pode não estar conseguindo melhorar as suas vendas por estar se comunicando com o público errado?

Lembre-se, por mais que você queira ter o máximo de cliente possível, é preciso entender que quem quer agradar a todos, acaba não agradando a ninguém. Por isso, garanta que a não apenas a decoração da loja ou o tom de voz converse com o seu público, mas também a playlist reproduzida no estabelecimento.

Ajuda a integrar outras estratégias de marketing

Claro que você implementa outras estratégias de marketing na sua loja. Afinal, as datas comemorativas exigem decoração, as ofertas precisam ser divulgadas e sua marca precisa ter uma identidade visual. 

Tudo isso deve estar presente na sua loja já que ajuda a transmitir uma mensagem ao cliente e possibilitar que ele se identifique com ela. Caso contrário, clientes que não são o seu público podem ser atraídos, mas eles não são bons leads, porque dificilmente comprarão com você.

Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento. Imagine uma loja de roupas que tem como público-alvo consumidores jovens das classes A e B. Os produtos vendidos são de melhor qualidade, o atendimento é personalizado, os clientes podem solicitar ajustes nas peças adquiridas. O visual da loja é moderno, com uma iluminação branca, espaços amplos e uma decoração minimalista.

Entretanto, quando o cliente entra na loja ele percebe que está tocando funk. Nada contra o estilo musical, mas ele simplesmente não conversa com as demais estratégias de marketing implementadas no estabelecimento.

Agora, imagine a mesma loja tocando alguma música eletrônica com um nível médio de energia. Mudou completamente, certo? Faça esse teste você mesmo e imagine diferentes estilos musicais para diferentes cenários, inclusive na sua loja. Existem elementos que simplesmente não combinam.

Portanto, use a música como a sua aliada. Quer um exemplo claro de como a música pode te ajudar a integrar outras estratégias de marketing? Então confira o case de sucesso da LIVE!.

Permite a padronização das lojas

Se a sua empresa possui diferentes lojas, então você deve entender a importância da padronização para o sucesso de cada uma delas. Isso porque, quando o consumidor gosta de uma marca, ele irá entrar em outras unidades para conferir os produtos.

Ao fazer isso, ele espera encontrar o mesmo tipo de atendimento, ambiente e produtos. Portanto, é preciso oferecer sempre a mesma atmosfera de compras para os consumidores e existem diversos elementos que podem ser utilizados.

Claro que a decoração é um dos primeiros a serem percebidos, mesmo quando o cliente ainda está do lado de fora do estabelecimento. Assim que ele entra, é fundamental que ele sinta o mesmo aroma em todas as lojas (principalmente se você possui uma estratégia de aromatização ambiente).

Depois provavelmente ele começará a prestar a atenção ao uniforme dos funcionários, identificação da loja, e, claro, à música. A ordem dessa percepção pode variar de cliente para cliente, mas cada desses elementos é fundamental para criar o ambiente de compras certo em todas as unidades.

Portanto, desenvolver uma estratégia que facilite e possibilite essa padronização é fundamental. Ainda mais quando estamos falando de música, ponto ao qual nem sempre os gestores dão o devido valor.

Equipe mais produtiva

Por último, mas longe de ser o item menos importante nesta lista, está a produtividade da sua equipe. Afinal, a música não é seletiva em quem ela irá influenciar, focando apenas nos clientes. Muito pelo contrário, ele influenciará todas as pessoas que estão no ambiente.

Para você ter uma ideia, quando a música é agradável, os colaboradores relatam uma melhora na concentração, nos relacionamentos interpessoais e no ambiente de trabalho como um todo. Isso faz com que os erros humanos diminuam, ou seja, as pessoas estarão menos estressadas e mais amigáveis para atender aos clientes.

E, convenhamos, um bom atendimento é um ponto essencial na hora de fidelizar o cliente. Por essa você não esperava, não é mesmo? Então clique aqui e confira todos os números mostrando o que a música certa pode fazer para o seu negócio!

Rádio indoor, mais do que playlist personalizada, a comunicação que você precisava!

Sim, nós sabemos, é difícil de acreditar que ter uma playlist personalizada pode inclusive ficar positivamente a sua loja de maneira tão decisiva. Mas, a boa notícia é que é verdade! E, se você quiser, pode solicitar um teste gratuito agora mesmo e conferir de perto tudo o que falamos!

Isso é possível com a Listenx, uma ferramenta completa de marketing. Ela possui um time de especialistas em músicas para negócios que vai te ajudar a ter as músicas certas para a sua marca e para os seus clientes.

Com mais de 100 playlists você poderá escolher quais tocar no seu estabelecimento dependendo do seu público, do tipo de energia e até mesmo dependendo da época do ano. Com as playlists sazonais é possível deixar o clima natalino na sua loja ainda mais especial!

Entretanto, com a Listenx você pode ter muito mais do que playlists incríveis. Com a rádio indoor você terá acesso a anúncios pré-gravados que te ajudarão a gerenciar melhor a sua loja. Isso sem falar na possibilidade de gravar anúncios com a ajuda do locutor virtual e veiculá-los imediatamente na sua loja. 

Portanto, não perca mais tempo! Solicite o seu teste gratuito e entenda todos os benefícios de ter uma rádio indoor na sua loja!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa escolha é…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Quando bem aplicada você consegue deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras. Essa é uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Rádio corporativa: 10 motivos para aderir à essa estratégia de marketing

As rádios corporativas podem ser uma forma muito efetiva de impulsionar o seu empreendimento. Confira e descubra!

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Por que contratar um software para rádio indoor?

Quer encontrar a trilha sonora perfeita para embalar seus clientes em seu estabelecimento comercial? Confira essa opção de software para rádio indoor!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos