Por Nayara Santos em 04.04.2023

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist.

E isso sem falar naqueles gestores que nem sequer utilizam música ambiente na sua loja, o que é um grande erro. Já que a música ajuda a deixar o ambiente mais agradável para o cliente, integrar outras estratégias de marketing utilizadas, a reforçar a identidade da sua marca, aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e até mesmo a vender mais.

Sem você ainda não tem música ambiente na sua loja de carros, ou está procurando uma boa seleção de músicas para reproduzir no seu estabelecimento, então esse artigo é para você. Nele você encontrará muitas informações sobre como escolher a música certa para a sua loja e dicas de músicas que podem fazer parte da sua playlist. Boa leitura!

Como fazer a seleção de músicas para tocar na sua loja de carros?

O primeiro passo para ter uma playlist que realmente traga todos os benefícios que a sua loja de carros precisa, vamos falar sobre como fazer a seleção das músicas. Afinal, esse é um ponto importantíssimo que você deve tomar muito cuidado.

A reprodução de músicas que foram escolhidas sem nenhum critério, ou deixar a escolha sob responsabilidade dos vendedores pode trazer muitos prejuízos. Já que os 44% dos consumidores afirmam que deixam a loja sem comprar nada quando a trilha sonora não os agrada. Confira a seguir como acertar na hora de utilizar a música para influenciar o cliente.

1. Conheça o seu cliente

Sem dúvida alguma, se você quer agradar o cliente, então você precisa conhecê-lo. E, da mesma forma que esse é um passo importante em outras estratégias de marketing, ele é essencial na escolha das músicas para a sua loja.

Saber quais os ritmos, artistas e estilos musicais que mais agradam te ajudará a atrair o cliente certo para a sua loja de carros. Mas não apenas isso, também ajudará a criar um certo laço com o cliente. Isso porque, as pessoas podem se identificar com o estilo musical e já ter uma boa primeira impressão da loja, deixando-o mais receptivo.

Neste caso, o ideal é que você pergunte ao seu cliente o que ele gosta de ouvir. Você pode convidá-lo a fazer uma pesquisa, ou perguntar para os seus seguidores nas redes sociais.

2. Saiba qual mensagem a sua marca deve transmitir

O próximo passo para fazer uma boa seleção de músicas para lojas e carros é entender qual é a mensagem que a sua marca quer transmitir para o cliente. Por exemplo, uma loja que tenha como foco a venda de carros esportivos, pode colocar músicas que remetem a viagens. 


Por outro lado, se a sua loja comercializa veículos mais clássicos ou mais caros, a trilha sonora deverá ser outra, mais tranquila e relaxante. Assim, você ajuda a criar a atmosfera certa para que o cliente tome a melhor decisão de compras. 

Aliar o estilo musical com a identidade visual e a decoração da loja podem fazer maravilhas para a experiência do cliente. Afinal, ele pode se sentir imerso em um ambiente diferenciado, como o que ele busca ao adquirir o veículo.

3. Integre a música com as demais estratégias de marketing

Como falamos anteriormente, a música pode ser o toque especial que faltava para integrar as demais ações de marketing na sua loja de carros. Afinal, basta lembrar que você planejou cada detalhe da decoração da loja, iluminação para destacar os veículos, uniforme dos vendedores, logo e nome da marca, mas a música não combina com nenhuma delas.

Esse é um erro bastante comum no varejo e você pode evitar cometê-lo ao fazer uma seleção cuidadosa de músicas para a sua loja. Uma forma bastante simples para entender se todas as ações estão integradas é conversando com os clientes, entendo que tipo de ambiente eles percebem quando entram na loja.

Além disso, vale a pena conversar com a sua equipe de vendas, afinal, eles estão em contato com os clientes o tempo todo e podem perceber reações ou ouvir comentários a respeito da loja. Portanto, oriente-os a dar o feedback de como os clientes se comportam durante as compras. Sinais como cantarolar a música ou mesmo dar aquela dançadinha discreta podem ser bons indícios de que você acertou na seleção musical.

Confira mais dicas sobre como ter a playlist perfeita para a sua loja no nosso material exclusivo Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Dicas de músicas para loja de carros

Bom, vamos ao ponto que você tanto esperava, fazer a seleção de músicas que faça a diferença na sua loja de carros, não é mesmo? Então confira algumas dicas de melodias que podem fazer parte da sua playlist:

  • Almir Rogério – Fuscão Preto
  • Banda Eva e Ivete Sangalo – Carro Velho
  • Bruce Springsteen – Pink Cadillac
  • Depeche Mode – Behind The Wheel
  • Fu Manchu – King of The Road
  • Israel Novaes – Vem ni mim Dodge RAM
  • Janis Joplin – Mercedes-Benz 
  • Kraftwerk – Autobahn
  • Mamonas Assassinas – Pelados em Santos
  • Munhoz&Mariano – Camaro Amarelo
  • Prince – Little Red Corvette
  • Queen – I’m in Love With My Car
  • Rick Ross feat. Skrillex – Purple Lamborghini
  • Roberto Carlos – O Calhambeque
  • Ronny & The Daytonas – GTO
  • Stephany Souza – Eu sou Stephany
  • Steppenwolf – Born To Be Wild
  • The Beatles – Drive My Car
  • The Clash – Brand New Cadillac
  • The King Cole Trio / Chuck Berry / Rolling Stones – Route 66
  • Wilson Pickett – Mustang Sally
  • Zeke – V8 302 Blues

Vale a pena dizer que você não precisa fazer a escolha das músicas sozinho. Muito pelo contrário, existem empresas especializadas em music branding no mercado que podem te ajudar, como é o caso da Listenx.

Com dezenas de cases de sucesso, nos mais diferentes ramos de varejo e prestação de serviço, ela é pioneira no mercado brasileiro em oferecer soluções musicais para os estabelecimentos. Não perca essa oportunidade e confira mais detalhes sobre como ela pode te ajudar clicando aqui.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Além disso, como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Identidade sonora para marcas: entenda o que é e como criar

A identidade sonora, ou sound branding, não se limita a criar sons agradáveis. Ela envolve uma estratégia meticulosa que utiliza o som para encapsular e transmitir a essência e valores de uma marca.  Com o varejo se tornando cada vez mais competitivo, destacar-se da concorrência pode parecer mais desafiador do que nunca. Mas, as empresas…

Por Nayara Santos em 20.01.2025

Como a música pode influenciar na sua loja de cosméticos

Você sabia que a música pode te ajudar a aumentar as vendas e a conquistar clientes? Isso sem falar que ainda pode influenciar a conexão entre a sua marca e os seus clientes? Melhor do que isso, te ajudar a criar um ambiente de compras diferenciado no qual os consumidores gostam de passar o tempo…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Guia Completo sobre Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa

A música tem um papel fundamental em muitas culturas pelo mundo, bem como é um dos elementos mais importantes em muitas celebrações. Então, porque não torná-la também uma peça essencial na sua loja e para a sua marca? Esse é justamente o papel do audio branding. Ainda não conhece em detalhes o audio branding, não…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos