Ter boas estratégias de marketing na sua loja de carros é importantíssimo para conseguir se destacar em um setor altamente competitivo. Afinal, não basta tornar a sua loja conhecida, também é preciso construir a imagem dela e conquistar a confiança do cliente. Sem falar na necessidade de atrair clientes para a loja e conseguir fechar a venda.
Para isso, é fundamental ter um bom planejamento de marketing, com estratégias bem definidas e com objetivos claros. Além disso, para conseguir obter os resultados desejados, é importantíssimo que diferentes ações sejam realizadas simultaneamente, com foco em diferentes momentos e aspectos da jornada de compras dos clientes.
Como nós sabemos que esse pode ser um grande desafio para gestores do varejo em geral, e não apenas para as lojas de carros, preparamos este artigo com algumas estratégias de marketing para você implementar na sua loja. Confira a seguir e coloque-as em prática agora mesmo!
Estratégias de marketing para loja de carros
Como falamos anteriormente, uma boa estratégia de marketing envolve ações em diferentes etapas da jornada de compras do cliente. Veja a seguir quais são elas.
1. Divulgue a sua marca e a sua loja
O primeiro ponto que você deve focar é justamente a divulgação da sua loja. Afinal, se os consumidores nem sequer souberem que ela existe, eles nunca irão te procurar quando precisar trocar de carro ou comprar um veículo. Portanto, você precisa tornar a sua loja conhecida.
Existem diferentes formas de se fazer isso, como anúncios em jornais e revistas locais. Essas mídias tradicionais, por mais que pareçam ultrapassadas, ainda dão resultados. Sem falar que, hoje em dia, elas também estão disponíveis em formato digital, o que aumenta o alcance delas.
Outra ação importantíssima, que não pode faltar na sua loja de carros, é o marketing digital. Com as pessoas cada vez mais conectadas e antes de irem a qualquer loja física, elas fazem uma pesquisa online. Isso significa que a sua loja precisa ter um perfil nas redes sociais, mas também um blog com conteúdos relevantes sobre veículos.
Para funcionar, esses canais de comunicação devem levar não apenas promoções, mas também informações úteis sobre carros, como dicas de manutenção, guias de compra, avaliações de carros e outros conteúdos relacionados. Sem dúvida alguma, essa é uma forma de estabelecer a loja como uma autoridade no setor de carros e atrair clientes interessados em aprender mais sobre carros.
O marketing digital também envolve a preparação de anúncios para serem exibidos em outros sites, ou mesmo para conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Esse é o marketing ativo, e pode te ajudar a ganhar visibilidade mais rapidamente, porém, a produção de conteúdo será muito mais relevante ao longo prazo.
2. Aposte no marketing sensorial
O marketing sensorial tem se tornado uma estratégia cada vez mais popular entre as empresas que buscam destacar seus produtos e serviços no mercado. Ele se baseia na ideia de que os consumidores são influenciados não apenas pelos aspectos racionais como preços e qualidade, mas também pelas emoções e percepções sensoriais. Portanto, você precisa incluir ações relacionadas a esse ramo do marketing nas suas estratégias. Afinal, ela pode ser muito eficaz para atrair e fidelizar clientes.
O sucesso desta estratégia está em despertar os sentidos dos consumidores que entrarem na sua loja. E isso pode ser feito das mais diferentes formas, cada uma delas estimulando um sentido diferente. Veja alguns exemplos de como estimular cada sentido:
- Olfato: você poderá utilizar fragrâncias específicas para conferir à sua loja um cheiro especial. Aproveite que muitos clientes buscam (e gostam) do cheiro de carro novo e invista nesse aroma;
- Visão e tato: claro que a decoração e a organização da loja são importantes, e você deve se preocupar com isso. Mas, em uma loja de carros, uma boa estratégia é deixar os veículos disponíveis para que os clientes entrem e vejam os detalhes de perto. Isso dará uma experiência sensorial mais agradável e atraente para eles;
- Audição: a música ambiente também é um elemento importante do marketing sensorial na loja de carros. Músicas cuidadosamente selecionadas podem ajudar a criar uma atmosfera de relaxamento e conforto, bem como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Sem dúvida essa ação é bastante eficaz para conquistar clientes que estão em busca de um carro para uso pessoal e lazer;
- Paladar: você poderá oferecer ao cliente café, chá, suco, água, até mesmo uma bolachinha. Assim, você mostra ao cliente que ele é bem-vindo e que você se preocupa com o seu bem-estar.
Vale a pena destacar que as ações de marketing sensorial devem ser utilizadas para reforçar e integrar todas as outras estratégias. Ficou interessado? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
3. Marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha é uma tática que as empresas empregam quando querem promover produtos e serviços de forma não convencional. Esta é uma estratégia alternativa projetada para impressionar e criar uma experiência de consumo memorável. Às vezes, até provoca uma reação quando a emoção é despertada.
Essa estratégia consiste em uma série de pequenas ações que têm a intenção de causar um impacto pontual no consumidor. Entretanto, isso é feito de modo a utilizar os seus recursos de forma eficiente, sem que isso implique em campanhas caras. Inclusive, podemos dizer que uma campanha de marketing de guerrilha bem-sucedida, você não precisa gastar muito dinheiro. Na verdade, em geral, a ideia é justamente ampliar o alcance da informação por meio da redução de gastos.
Neste caso, cada pequena ação é realizada individualmente, mas elas se somam para ter um grande impacto no público. Por isso, o mais importante é ser criativo e dinâmico, apostando em ideias diferentes e em entregar ao cliente algo novo.
Tais atividades de marketing são realizadas, em sua maioria, em locais públicos com grande fluxo de pessoas. Os exemplos mais comuns são shoppings, parques, praias, estações de metrô, dentre outros. Confira outras dicas no nosso blog.
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