Por Nayara Santos em 10.04.2024

Confira 10 ações de podem ser aplicadas em campanhas de inverno no varejo

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Com a queda das temperaturas e a chegada do frio, é hora de falar sobre as estratégias de campanhas de inverno no varejo. Afinal, já parou para pensar em como períodos sazonais podem ajudar a ampliar as vendas? Pois é, a troca de estações e as datas comemorativas são um atrativo a mais para conquistar clientes. 

Esse é o momento de fazer liquidações para abrir espaço no ponto de venda e no estoque, planejar a troca da decoração das vitrines e talvez fazer alterações no layout das lojas. Ou seja, mostrar aos clientes que existem produtos novos disponíveis e apresentar um ambiente que combine com a estação.

Entretanto, mais do que nunca, é importante focar na experiência do cliente tanto nas suas lojas físicas quanto na sua loja online e aplicativo. Já que estamos entrando na era da experiência do varejo e a sua marca precisa acompanhar essa tendência se não quiser ser passada para trás.

Neste artigo vamos te mostrar a importância de aproveitar os períodos sazonais e daremos algumas dicas de como fazer campanhas de inverno de sucesso. Venha com a gente e comece a preparar a sua loja para receber bem os seus clientes. Boa leitura!

Entenda a importância de aproveitar períodos sazonais

Não apenas as campanhas de inverno no varejo são importantes, mas todas as datas comemorativas e períodos que podem resultar no aumento das vendas. Afinal, elas são sempre uma chance da sua marca se destacar entre as demais e sair na frente da concorrência.

Sem falar que, essa também é uma oportunidade para aumentar o número de consumidores que conhecem a marca e as suas lojas. E, claro, não podemos esquecer que os consumidores que já compraram com você podem retornar nesses períodos, tornando esses momentos fundamentais para investir em uma estratégia de fidelização do cliente.

Além disso, não há nada melhor do que aproveitar os períodos sazonais para fazer promoções, lançar novos produtos e serviços. É em momentos como esse que os clientes percebem o valor de uma marca

Isso significa que você tem a chance de expor seus produtos ou serviços por meio de estratégias de divulgação direcionadas, em especial nos meios digitais. Dessa forma, você conseguirá:

  • Atrair potenciais clientes e aproximá-los da sua marca;
  • Melhorar sua taxa de conversão, isto é, vender mais;
  • Ampliar a visibilidade da marca e o reconhecimento de seus produtos;
  • Fidelizar os atuais clientes e incentivá-los a consumir com maior frequência;
  • Trazer de volta ao estabelecimento clientes que compraram com você há algum tempo;
  • Fazer novas parcerias com outras empresas do varejo;
  • Aumentar as vendas online;
  • Estreitar relações com os fornecedores e outras empresas parceiras;
  • Mostrar ao cliente que a sua marca está preocupada em entregar mais do que produtos de qualidade, mas também uma experiência de compras diferenciada.

Claro que essas são apenas as principais vantagens de aproveitar as ações sazonais, mas existem muitas outras, principalmente se você for olhar os detalhes que cada uma delas pode trazer. Justamente por esse motivo, você não pode deixar de aproveitar nenhuma data importante no calendário do varejo.

Confira 10 ideias de campanhas de inverno no varejo

Preparar campanhas de inverno no varejo exige um bom conhecimento sobre quem é o seu cliente e das mudanças de comportamento que aconteceram nos últimos tempos. Além disso, também é fundamental saber quem é a sua marca e qual mensagem você quer passar para os clientes. 


Além disso, é fundamental ter uma abordagem multimídia, ou seja, preparar campanhas que foquem tanto em marketing online, quanto offline. Desta forma, você consegue alcançar um número maior de potenciais consumidores, e aumenta as chances de tornar a sua marca conhecida e vender mais. Confira a seguir como fazer isso.

1. Entenda as mudanças no comportamento do consumidor

Antes de começar qualquer campanha no varejo, você precisa entender o comportamento do consumidor. Ou seja, é preciso saber como ele age em cada uma das etapas da jornada de compras. Algumas perguntas que você deve fazer são:

  • O cliente prefere fazer a pesquisa inicial do produto conversando com amigos e colegas de trabalho ou vai pesquisar na internet? 
  • Ele visita sites de diferentes empresas para comparar preços e características ou compra na primeira loja que encontra? 
  • O cliente prefere efetuar a compra online ou vai até a loja?
  • Qual é a forma de pagamento preferida?
  • O valor do frete é um importante fator na hora de escolher a loja?
  • O consumidor entra em contato com alguém da empresa para tirar dúvidas sobre o produto?
  • O cliente pesquisa online, mas finaliza a compra em uma das suas lojas físicas?

Essas são apenas algumas das perguntas que você deve se fazer na hora de entender o comportamento do cliente. É preciso ter em mente que esse comportamento muda ao longo do tempo, com novos players surgindo no mercado, tendências, conforme o momento sócio-econômico, dentre outros.

De acordo com uma pesquisa da Big Commerce, 51% dos consumidores têm preferência por compras online. Então tenha isso em mente na hora de planejar as ações. O ideal é que você sempre inclua os meios digitais para aumentar as vendas e conquistar mais clientes. 

Ou seja, desenvolva uma estratégia de marketing digital para a sua empresa, fazendo anúncios pagos nas redes sociais e no Google Ads, criando um blog no seu site e tendo uma loja virtual que tenha boa navegabilidade e que seja responsiva. Isso facilitará a busca pelo produto e aumentará as chances de fechar a venda.

A segunda mudança importante é que o varejo está entrando na era da experiência, e uma coisa é certa, o consumidor brasileiro valoriza muito a experiência de compras. Isso significa que as pessoas não estão mais interessadas apenas em adquirir produtos baratos e de qualidade, elas querem que a marca ofereça uma experiência de compras única.

2. Transforme a experiência do cliente para a campanha de inverno

Como falamos anteriormente, o cliente está em busca de novas experiências de compras e, se você conseguir fazer isso com maestria, vai sair na frente da concorrência.

Antes de mais nada, você precisa lembrar que a preocupação com a experiência que o cliente tem quando entra em contato com a sua marca deve estar presente em todas as etapas da jornada de compras. Portanto, faça uma análise detalhada em todas as etapas dessa jornada e certifique-se de que tudo está funcionando como deveria.

Desta forma, se o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca for através do site, é fundamental que a navegabilidade e a responsividade sejam boas. E, uma coisa é certa, site que demora para carregar, que é ruim de pesquisar aquilo que você quer, ou que seja confuso para navegar vai afugentar o cliente rapidamente, e fazer com que ele desista da compra.

Além disso, muitos consumidores fazem as buscas em celulares ou tablets, portanto, certifique-se de que o seu site esteja otimizado para outros dispositivos. Outro ponto importante é incluir links nos seus anúncios, assim, se o cliente se interessar, ele pode ser facilmente direcionado para a sua página. O mesmo é válido para o perfil da sua marca nas redes sociais.

Pensando na loja física, você pode aplicar ações de marketing sensorial que estimulam os sentidos humanos, criando um ambiente único na sua loja. Como esse é um tópico bastante interessante, daremos mais detalhes sobre ele a seguir.

E, claro, não poderíamos deixar de falar sobre a qualidade no atendimento ao cliente, afinal, ninguém quer ser tratado com indiferença, ainda mais quando vai comprar alguma coisa. Portanto, promova treinamentos com a sua equipe de vendas para garantir que o atendimento seja bom, padronizado nas diferentes lojas e em todos os canais, e que os vendedores tenham o conhecimento técnico necessário sobre os produtos.

Marketing sensorial e a experiência de compras do cliente

Você, varejista, provavelmente já ouviu dizer que fidelizar um cliente pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar um novo cliente. Por isso, é fundamental que você enxergue cada contato que o cliente tem com a sua marca como  uma oportunidade de fidelização.

Claro que um bom atendimento é essencial, mas oferecer um ambiente de compras diferenciado e agradável também é uma estratégia que traz muitos benefícios. E, uma das melhores estratégias é investir em marketing sensorial.

Assim, você pode ter música ambiente com uma playlist que represente a sua marca e se comunique com o cliente de forma clara em todas as suas lojas. Pode também optar pela aromatização ambiente que facilite o cliente a lembrar da sua marca.

Ou então ter uma iluminação caprichada que ofereça um ambiente mais agradável para as compras. Ainda, é possível oferecer produtos para degustação ou pequenos snacks, principalmente nas lojas do ramo alimentício 

Pensando na sua campanha de inverno, você pode criar um clima mais aconchegante com uma iluminação indireta e luzes amarelas, colocar uma trilha sonora mais tranquila ou com ritmos menos intensos, oferecer um chocolate para os clientes. Assim, você consegue criar um clima diferenciado para cada estação do ano.

Acredite, o cliente percebe essas pequenas mudanças e vai começar a ficar ansioso para conferir as novidades de cada estação. Aproveite que a gente tem um Guia completo sobre o marketing sensorial no varejo e conheça todos os detalhes dessa estratégia.

3. Use as vendas online para incentivar as vendas offline

Não há dúvidas de que o e-commerce é a forma preferida de compra de uma parcela considerável dos consumidores. Mas, engana-se quem pensa que um canal de compra pode comprometer outro.

Muito pelo contrário, com a estratégia certa, você consegue melhorar as suas vendas em todos os canais e ainda fidelizar os consumidores. Portanto, não perca a oportunidade de utilizar a campanha de inverno das suas lojas para turbinar as vendas tanto online, quanto offline.

Muitas empresas do varejo optam por oferecer descontos e preços especiais para os clientes que fazem compras online. Afinal, os custos operacionais de uma loja virtual são menores do que de uma loja física.

Entretanto, nada impede que você utilize esse contato online para incentivar o cliente a ir até uma de suas lojas físicas e isso pode ser feito de diferentes formas. A primeira delas é oferecer cupons de desconto de uso exclusivo nas lojas físicas para quem comprar pelo site. Inclusive, você pode fazer a mesma coisa com as compras realizadas na loja física, oferecendo cupons para compras online.

Outra estratégia é investir em uma experiência omnichannel. Neste caso, você dá ao cliente a possibilidade de escolher como ele quer se relacionar com a sua marca em cada uma das etapas de compras. Assim, ao realizar a compra online, o cliente pode retirar o produto na loja gratuitamente. Como o valor de frete é um dos pontos decisivos na hora de fechar uma compra, essa pode ser uma estratégia interessante para a sua campanha de inverno.

Quer vender mais pela internet? Então aprenda como fazer isso no nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

4. Capriche na decoração da vitrine

Provavelmente você já sabe que grande parte do sucesso da sua campanha de inverno no varejo depende da vitrine da loja. Afinal, tanto a fachada quanto a vitrine da loja são seus cartões de visita e servem para convencer o cliente a entrar na loja. 

Por isso, ambas precisam ser chamativas, agradáveis, bem sinalizadas, organizadas e refletir a personalidade da sua marca para despertar a atenção do consumidor. Isso é ainda mais importante quando falamos de lojas situadas em shoppings ou centros comerciais, onde a concorrência é grande. 

Além disso, quando você tem mais de uma unidade, é essencial que você consiga manter a padronização em todas as unidades. Afinal, o cliente que conhece a marca espera encontrar o mesmo ambiente de compras sempre, independentemente da loja em que ele está. As dicas para conseguir fazer uma boa vitrine de inverno são:

  • Escolha os produtos certos para serem expostos na vitrine;
  • Planeje a comunicação para despertar a curiosidade dos clientes;
  • Faça uma decoração que combine com a estação e reflita a identidade da sua marca;
  • Utilize adesivos, mas tenha cuidado para não atrapalhar a visão que o cliente tem dos produtos;
  • Escolha a iluminação cuidadosamente para destacar os pontos desejados na vitrine.

Acredite, o segredo para conseguir acertar na decoração da vitrine de inverno no varejo está nos detalhes. Um bom planejamento e conhecimento sobre o que atrai mais o cliente são essenciais nesse momento. 

5. Aposte em diferentes promoções para o físico e o digital

Utilizar os canais digitais a seu favor pode ser uma estratégia poderosa. Sem contar que amplia o seu alcance, trazendo mais visibilidade para a loja. Uma promoção que costuma atrair os olhos da clientela é o desconto progressivo.

Quanto mais produtos o cliente comprar, maiores serão os descontos. É possível estipular um limite e agregar ofertas relacionadas para incentivar a venda. Outra boa estratégia é oferecer um cupom com bônus nas redes sociais para a próxima compra no site. Ou ainda cupons de desconto que podem ser utilizados nas lojas físicas, e vice-versa.

Outra forma interessante, e muitas vezes mais barata, de conseguir conquistar o cliente é distribuindo brindes. Assim, dependendo do valor de compra, o cliente pode escolher entre alguns brindes. Lembre-se que a fidelização do cliente se deve, em grande parte, ao fato de que o consumidor enxergue que ele obteve alguma vantagem quando se relaciona com a sua marca.

E, claro que não poderíamos deixar de mencionar o frete. Ele é um dos grandes influenciadores na decisão de compras online, já que o cliente tende a escolher fazer a compra na empresa que oferece o frete mais barato ou até mesmo gratuito. Por isso, deixe claro a partir de qual valor de compra o cliente não vai precisar pagar pela entrega.

6. Invista em parcerias com microinfluenciadores

Os microinfluenciadores são pessoas que possuem muitos seguidores nas redes sociais, geralmente algo entre 1 mil e 50 mil, e com um bom engajamento. Eles podem, inclusive, ser especialistas em determinados nichos.

Comparados com celebridades, que têm 1 milhão ou mais de seguidores, pode parecer pouco, mas a grande vantagem desse tipo de influencer vem com uma audiência extremamente fiel. Dessa forma:

  • Engajamento tende a superar o número de seguidores, o que pode gerar conversões e promoção espontânea da marca nas redes sociais;
  • Investimento mais baixo ao fechar uma parceria;
  • Efeito mais autêntico e maior credibilidade, uma vez que os microinfluenciadores não promovem produtos nos quais não acreditam.

De acordo com o relatório The State of Influencer Marketing 2020, a projeção de investimento em parcerias com influencers deve receber atenção maior neste ano. Afinal, 57% dos times têm interesse em aumentar o orçamento para colocar a estratégia em prática.

Neste tipo de parceria, você paga ao microinfluenciador por postagem na rede social, geralmente stories do Instagram, ou então uma por produto vendido para os seguidores. Por exemplo, a pessoa divulga o seu produto e oferece um cupom de desconto, assim você sabe como aquele cliente chegou até a sua marca e pode pagar o microinfluenciador.

7. Estabeleça metas para as campanhas

Para que as campanhas de inverno no varejo sejam, de fato, efetivas, precisamos definir metas. O que queremos alcançar com elas? Apenas “atrair mais clientes” não é um objetivo, já que ele deve ser mensurável. Nossa recomendação é que você estipule um número ou percentual de conversões esperadas.

Outra coisa importante que toda meta deve ter são prazos bem definidos para que ela seja alcançada. Caso contrário, não apenas você não terá condições de saber se a estratégia funcionou, como também a sua equipe de vendas poderá ficar perdida. 

Não entendeu nada? Então vamos a um exemplo de meta clara que pode te ajudar a ter mais sucesso. Podemos dizer que o método SMART é a melhor forma de definir metas para a sua empresa. De modo geral, a sua meta precisa ser:

  • Específica (do inglês Specific): deve ser bem definida, clara e objetiva. Falar em “aumentar as vendas” não é específico. O ideal seria “aumentar as vendas da nova coleção de inverno da sua loja”;
  • Mensurável (Measurable): ter critérios para medir a sua progressão. Seguindo o exemplo dado anteriormente, você pode estipular que o aumento nas vendas será 20%; 
  • Alcançável (Achievable): ao mesmo tempo que a meta deve ser um pouco desafiadora, é essencial que ela possa ser alcançada com algum esforço. Continuando no mesmo exemplo, é preciso analisar se o aumento das vendas em 20% é algo realmente alcançável ou se está completamente fora da realidade;
  • Relevante (Relevant): deve ser algo que seja importante para a sua marca e a sua equipe. Tenha sempre em mente qual é a importância da meta, e leve essa informação para os seus colaboradores. Desta forma, você mantém todos por dentro dos próximos passos e o porquê eles devem se esforçar para alcançar a meta;
  • Temporal (Timely): deve ter um tempo certo para ser alcançada. Esse é o tempo estipulado para que a meta seja atingida. Pode ser aumentar as vendas em 20% durante o segundo e terceiro trimestres do ano.

Com base em tudo o que vimos, uma meta determinada pelo método SMART seria:

“Aumentar as vendas da nova coleção de inverno da sua loja em 20% no segundo e terceiro trimestres do ano”

8. Avalie os resultados periodicamente

Tão importante quanto implementar ações e estipular metas é mensurar os efeitos na prática. Por isso, no tópico anterior falamos sobre definir objetivos mais específicos e prazos para que você possa fazer um acompanhamento periódico e avaliar o retorno do investimento.

Não tem como seguir os resultados se a ideia é apenas “atrair mais clientes”, mas isso se torna possível se a finalidade for “aumentar a base de clientes em 5% nos próximos três meses”, por exemplo. A avaliação ajudará a guiar a estratégia desta e das próximas campanhas.

Vale a pena dizer que as metas e resultados devem ser avaliados para cada loja separadamente. Afinal, cada unidade é como uma pessoa diferente, com a sua própria personalidade.

Isso significa que os consumidores que frequentam a cada uma das unidades têm preferências distintas. Isso mostra o quanto é importante acompanhar de perto cada uma de suas lojas para garantir que as metas estipuladas sejam ideais, e como analisar cada uma delas. 

Lembre-se, isso te ajudará a entender o comportamento dos clientes e a oferecer sempre o melhor para os seus funcionários alcançarem as metas estipuladas.

9. Crie uma identidade visual

Por natureza, nós somos muito visuais. Então porque não usar isso a favor da sua loja? Ao planejar as campanhas, crie uma identidade visual forte, concisa e alinhada entre os canais online e offline. Use a sazonalidade para embasar suas escolhas.

Por exemplo, se estamos falando em vendas para o inverno, podemos apostar em cores mais quentes para passar a sensação de aconchego. Vale pensar também em um conceito para unir todas as comunicações.

Enfim, as campanhas de inverno no varejo, assim como outras sazonais ao longo do ano, são ótimas para ampliar o engajamento, conquistar visibilidade, atrair novos clientes e aumentar as vendas. Para que os resultados sejam efetivos, vale investir tempo e recursos em um bom planejamento com sua equipe de marketing. Definir ações, metas, prazos e investimentos contribui para o desenvolvimento de uma estratégia mais eficiente e bem-sucedida.

10. Não se esqueça do programa de fidelidade

Se você ainda não tem um programa de fidelidade, então chegou o momento de criar um. Mas, se você já tem esse tipo de programa, então a nossa última dica de campanha de inverno no varejo é criar promoções exclusivas para esses clientes.

Afinal, esses são clientes fiéis que sempre compra com você, portanto, nada mais justo do que retribuir essa preferência fazendo ofertas exclusivas para eles. Seja com ofertas que apenas quem faz parte do programa tem acesso, ou mesmo com base no que os clientes compram.

Essa, sem dúvida alguma, é uma forma interessante para atrair a atenção do consumidor para a sua loja. Sem falar que ainda pode incentivar outros clientes a fazerem parte do programa.

O que achou das ideias que compartilhamos? Se quiser mais insights para a sua loja, confira outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão de tempo e produtividade: veja aqui como eles se relacionam

Como anda a sua gestão de tempo e produtividade? Provavelmente está deixando a desejar já que você está lendo esse artigo, certo? Em algum momento você já deve ter falado para um colega de trabalho que está sem tempo para respirar. Cancelou eventos com família e amigos por conta das demandas profissionais. Ou ainda precisou…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

5 ideias criativas para aumentar as vendas, aproveite

Está a procura de ideias criativas para aumentar as vendas, não é mesmo? Sem dúvida alguma essa é uma forma bastante interessante de chamar a atenção dos clientes para a sua marca e conseguir aumentar as suas vendas. Para te ajudar nessa busca, preparamos esse artigo com algumas dicas simples que podem ser facilmente aplicadas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

8 Tendências de Marketing no Varejo para 2024

 Você já conhece as tendências de marketing no varejo para 2024? Se não conhece então é bom ficar de olho para acompanhar o mercado e garantir o seu lugar ao Sol. Afinal, você conseguiu superar tantos desafios nos últimos anos que não vai querer ser passado para trás pela concorrência bem agora, momento em…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Como Fidelizar Clientes e Aumentar o Faturamento da minha Loja?

Conseguir novos consumidores sempre é bom. Porém, saber como fidelizar clientes é melhor ainda, especialmente para o faturamento de uma loja. Isso gera ganhos recorrentes, contribui com o marketing boca a boca do negócio e ainda pode diminuir o investimento do custo de aquisição de clientes. Como provavelmente você está com diversas dúvidas a respeito…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Confira 6 dicas de como fazer promoções em loja pequena

Ter um bom programa de ofertas é fundamental para fidelizar o público e ver o seu negócio decolar. Por isso, para garantir o sucesso da sua empresa, pense sempre de forma estratégica e invista nas promoções em loja pequena. Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não devem ser exclusivas de empresas grandes (que…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

21 textos para propaganda de lojas de bebidas, confira

Parte do sucesso de uma loja é conseguir atrair clientes e, para isso, é preciso saber quais textos de propaganda utilizar. Com a loja de bebidas funciona da mesma forma, sendo essencial destacar porque a sua loja é diferente da concorrência, de modo que convença o consumidor a comprar com você. Ser capaz de se…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como fazer queima de estoque no varejo: veja o passo a passo

O varejista que sabe como fazer a queima de estoque provavelmente terá um bom retorno financeiro. Entretanto, engana-se quem pensa que basta reduzir os preços dos produtos para ter sucesso. A queima de estoque envolve um bom planejamento. Todo varejista sabe que mercadoria parada no estoque é sinônimo de dinheiro parado e até mesmo de…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

25 frases para chamar atenção dos clientes e vender mais

Conseguir se comunicar de forma clara e objetiva ajuda a sua empresa a chamar a atenção dos clientes e a vender mais. Entretanto, para isso é preciso preparar algumas frases de impacto, que despertam a sensação de urgência, de novidade e de exclusividade. Com essas características, as frases conseguirão atrair os clientes em qualquer campanha…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos