Por Nayara Santos em 12.11.2019

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

Por Nayara Santos em 12.11.2019

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo.

Mas, além de serem uma forma de acessar mais músicas com facilidade, esses aplicativos também têm um papel importante em vários negócios, especialmente no setor de varejo. Com as músicas certas, você pode elevar consideravelmente o rendimento da sua loja, melhorar o engajamento do público e até contribuir com o número total de vendas a cada mês.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, acompanhe!

O que é um aplicativo de música online e como funciona?

Você provavelmente já ouviu falar de muitos softwares que permitem escutar música pela internet. Essencialmente, isso é um aplicativo de música online. Ele é fornecido por uma empresa que apresenta um grande arquivo de músicas, desde vários clássicos até os lançamentos mais recentes. Por meio do aplicativo, você pode acessar esses arquivos de músicas e tocá-las em seu celular ou no computador quando quiser.


Hoje existem várias plataformas de serviços de streaming, ou seja, você precisa utilizar a internet para ter acesso a todas as músicas e playlists que criou. Isso pode ser inconveniente para quem usar esses aplicativos no celular em áreas com sinal fraco, e também um problema para montar uma ambientação musical em sua loja, visto que são serviços não profissionais e que não foram pensados para o seu negócio. Mas, fique tranquilo, no mercado existem diversas empresas profissionais que oferecem serviços de músicas para negócios, exclusivamente e que podem funcionar offline.

Quais são as vantagens de investir em música para sua loja?

Como já mencionamos, a música é muito mais do que puro entretenimento. É também uma expressão e uma forma de incrementar a rotina administrativa em seu varejo. E os aplicativos de música online contribuem bastante para essa função.

Veja aqui alguns dos benefícios que você obtém ao investir nesse serviço.

Som de melhor qualidade

Um problema que muitos lojistas têm ao colocar música em suas lojas é terem que usar CDs físicos em mal estado ou recorrer a gravações de menor qualidade. Isso claramente vai contra a intenção de uma estratégia musical, que é tornar o espaço da sua loja mais agradável e atraente para o público.

Dentro dos aplicativos, todas as músicas armazenadas são avaliadas e curadas pela empresa, garantindo que você tenha acesso fácil a gravações de alta qualidade. Isso faz uma grande diferença quando você está tocando algo em um ambiente amplo em múltiplos auto falantes, ao mesmo tempo.

Facilitar a construção de uma identidade

Outra função geral das músicas hoje em dia é refletir a identidade da marca para quem as escuta. Por isso que há tantos gêneros musicais associados a determinados grupos, com atitudes e formas de pensar específicas. Isso tudo também serve para construir e comunicar a identidade do seu negócio para o público.

Se a sua loja tem uma cara mais jovial e animada, faz sentido colocar musica pop no ambiente. Se tem uma pegada mais pesada, pode colocar heavy metal. E se você lida com produtos mais vintage, música de época é uma boa pedida. Tudo dependerá do tipo de ambiente que você quer construir e como.

Fácil acesso a novas músicas

Você provavelmente já passou por isso: depois de ouvir suas músicas favoritas por muito tempo, você começa a não gostar tanto delas e procura algo diferente. Isso acontece porque as pessoas mudam com o tempo, junto com seu gosto musical. O mesmo se aplica à imagem do seu negócio e ao papel da música na sua loja.

Com o tempo, você quer renovar as playlists que você toca dentro do seu varejo. Isso serve, primeiramente, para renovar o repertório e garantir que as músicas mais novas e conhecidas estão presentes. Além disso, também é uma forma de se adaptar a mudanças na sua audiência. Se o seu público-alvo mudou de alguma forma, então é importante que você também inclua essas novas identidades em sua trilha sonora.

Melhorar a ambientação da loja

A função mais óbvia da música em qualquer espaço é torná-lo mais agradável. Você certamente pode passar mais tempo em um ambiente com música sem ficar cansado do que em um local completamente silencioso. Isso faz com que seus clientes fiquem mais confortáveis dentro de sua loja e passem mais tempo se familiarizando com os produtos.

Isso ajuda a melhorar a experiência de compra do cliente, além de contribuir com suas chances de fechar negócio. E, em ocasiões especiais, ter uma música diferente pode contribuir com uma promoção ou queima de estoque.

Programar músicas diferentes ao longo do dia

Cada momento da loja pode exigir uma ambientação diferente e uma reação diferente do seu público. Por exemplo, se há um horário de pico durante o dia, você quer que o público nesse momento fique bem mais animado e engajado com suas compras.

Para poder reforçar isso, você pode criar uma playlist diária que se adapte a cada uma dessas situações. Dessa forma, a ambientação da sua loja vai mudar automaticamente ao longo do dia, reforçando determinadas ideias e ações quando elas forem mais relevantes.

Agora que você entende melhor os aplicativos de música online e o valor que eles podem adicionar à sua loja, é hora de buscar essa solução para seu negócio. E nós podemos ajudar com isso.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual o melhor estilo de música para spa?

Quando vamos a um spa estamos em busca de momentos de calma e tranquilidade, certo? Não importa se o foco é saúde, beleza, bem-estar, desintoxicação ou mesmo merecidas férias, frequentar esses verdadeiros oásis pode trazer inúmeras vantagens físicas e emocionais.  Mas, para que isso aconteça, não apenas a ambientação do estabelecimento é importante, mas também…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Saber que tipo de música funciona para sua loja pode ser difícil. Será que música ambiente animada funciona? Descubra neste artigo!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música Gospel para estabelecimentos comerciais: quando e como usar?

Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja. Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade. Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento. Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Listenplay: entenda como funciona esse serviço de música!

Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados. Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Como funciona a rádio online? Veja se é a melhor opção

As rádios online revolucionaram o modo como as pessoas escutam as suas músicas preferidas. Mas, essa revolução chegou também às empresas do varejo que utilizam esse recurso para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado.  Com o passar do tempo, a rádio online passou a ser uma ferramenta essencial na vida das pessoas e…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos