Por Nayara Santos em 12.11.2019

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

Por Nayara Santos em 12.11.2019

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo.

Mas, além de serem uma forma de acessar mais músicas com facilidade, esses aplicativos também têm um papel importante em vários negócios, especialmente no setor de varejo. Com as músicas certas, você pode elevar consideravelmente o rendimento da sua loja, melhorar o engajamento do público e até contribuir com o número total de vendas a cada mês.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, acompanhe!

O que é um aplicativo de música online e como funciona?

Você provavelmente já ouviu falar de muitos softwares que permitem escutar música pela internet. Essencialmente, isso é um aplicativo de música online. Ele é fornecido por uma empresa que apresenta um grande arquivo de músicas, desde vários clássicos até os lançamentos mais recentes. Por meio do aplicativo, você pode acessar esses arquivos de músicas e tocá-las em seu celular ou no computador quando quiser.


Hoje existem várias plataformas de serviços de streaming, ou seja, você precisa utilizar a internet para ter acesso a todas as músicas e playlists que criou. Isso pode ser inconveniente para quem usar esses aplicativos no celular em áreas com sinal fraco, e também um problema para montar uma ambientação musical em sua loja, visto que são serviços não profissionais e que não foram pensados para o seu negócio. Mas, fique tranquilo, no mercado existem diversas empresas profissionais que oferecem serviços de músicas para negócios, exclusivamente e que podem funcionar offline.

Quais são as vantagens de investir em música para sua loja?

Como já mencionamos, a música é muito mais do que puro entretenimento. É também uma expressão e uma forma de incrementar a rotina administrativa em seu varejo. E os aplicativos de música online contribuem bastante para essa função.

Veja aqui alguns dos benefícios que você obtém ao investir nesse serviço.

Som de melhor qualidade

Um problema que muitos lojistas têm ao colocar música em suas lojas é terem que usar CDs físicos em mal estado ou recorrer a gravações de menor qualidade. Isso claramente vai contra a intenção de uma estratégia musical, que é tornar o espaço da sua loja mais agradável e atraente para o público.

Dentro dos aplicativos, todas as músicas armazenadas são avaliadas e curadas pela empresa, garantindo que você tenha acesso fácil a gravações de alta qualidade. Isso faz uma grande diferença quando você está tocando algo em um ambiente amplo em múltiplos auto falantes, ao mesmo tempo.

Facilitar a construção de uma identidade

Outra função geral das músicas hoje em dia é refletir a identidade da marca para quem as escuta. Por isso que há tantos gêneros musicais associados a determinados grupos, com atitudes e formas de pensar específicas. Isso tudo também serve para construir e comunicar a identidade do seu negócio para o público.

Se a sua loja tem uma cara mais jovial e animada, faz sentido colocar musica pop no ambiente. Se tem uma pegada mais pesada, pode colocar heavy metal. E se você lida com produtos mais vintage, música de época é uma boa pedida. Tudo dependerá do tipo de ambiente que você quer construir e como.

Fácil acesso a novas músicas

Você provavelmente já passou por isso: depois de ouvir suas músicas favoritas por muito tempo, você começa a não gostar tanto delas e procura algo diferente. Isso acontece porque as pessoas mudam com o tempo, junto com seu gosto musical. O mesmo se aplica à imagem do seu negócio e ao papel da música na sua loja.

Com o tempo, você quer renovar as playlists que você toca dentro do seu varejo. Isso serve, primeiramente, para renovar o repertório e garantir que as músicas mais novas e conhecidas estão presentes. Além disso, também é uma forma de se adaptar a mudanças na sua audiência. Se o seu público-alvo mudou de alguma forma, então é importante que você também inclua essas novas identidades em sua trilha sonora.

Melhorar a ambientação da loja

A função mais óbvia da música em qualquer espaço é torná-lo mais agradável. Você certamente pode passar mais tempo em um ambiente com música sem ficar cansado do que em um local completamente silencioso. Isso faz com que seus clientes fiquem mais confortáveis dentro de sua loja e passem mais tempo se familiarizando com os produtos.

Isso ajuda a melhorar a experiência de compra do cliente, além de contribuir com suas chances de fechar negócio. E, em ocasiões especiais, ter uma música diferente pode contribuir com uma promoção ou queima de estoque.

Programar músicas diferentes ao longo do dia

Cada momento da loja pode exigir uma ambientação diferente e uma reação diferente do seu público. Por exemplo, se há um horário de pico durante o dia, você quer que o público nesse momento fique bem mais animado e engajado com suas compras.

Para poder reforçar isso, você pode criar uma playlist diária que se adapte a cada uma dessas situações. Dessa forma, a ambientação da sua loja vai mudar automaticamente ao longo do dia, reforçando determinadas ideias e ações quando elas forem mais relevantes.

Agora que você entende melhor os aplicativos de música online e o valor que eles podem adicionar à sua loja, é hora de buscar essa solução para seu negócio. E nós podemos ajudar com isso.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música para Loja Infantil: Saiba como fidelizar seu público mirim!

Se você acredita que as músicas para loja infantil devem focar apenas nos pequenos clientes, não poderia estar mais enganado. A trilha sonora desses estabelecimentos oferece uma oportunidade única de se conectar com as famílias e aumentar as suas vendas. Portanto, não subestime o poder dessa ferramenta. Escolher a música para loja infantil pode ser…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Quantas músicas deve ter a playlist da minha loja?

 Saber quantas músicas uma playlist de loja deve ter é uma dúvida bastante comum para quem já investe nesta estratégia ou tem planos para implementá-la. Essa é uma preocupação legítima, já que a música tem tanta influência na loja, podendo impulsionar ou diminuir os seus resultados. Como o som ambiente não é uma receita…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Entender a importância do volume da rádio para loja é essencial para enxergar resultados em suas estratégias. Aprenda neste artigo como escolher o ideal.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos