Por Nayara Santos em 14.12.2023

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso? 

Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”, você se enganou. Existe todo um trabalho de planejamento e organização para que a playlist consiga despertar determinadas emoções e deixar o ambiente com a atmosfera desejada.

Ficou curioso para conhecer mais detalhes sobre como as playlists da Listenx são criadas? Confira a seguir!

Qual é a importância da playlist na loja?

A competição no varejo é grande e você está mais do que ciente disso, não é mesmo? Como se não bastasse, atualmente os consumidores estão em busca de marcas e empresas que tenham os mesmos posicionamentos e visão de mundo que eles.

Somando a isso, ainda temos o fato de que os consumidores brasileiros, além de exigentes, são os que mais valorizam a experiência de compras. Ou seja, você precisa encontrar uma forma de se destacar da concorrência, se conectar com o cliente e oferecer um ambiente de compras incrível. Tudo isso ao mesmo tempo!

Entretanto, é comum os gestores do varejo focarem as ações e os investimentos em marketing visual com imagens, adesivos, campanhas publicitárias e logomarca. Isso não é um erro, mas fica mais difícil conseguir se destacar se todos estão fazendo a mesma coisa.

Justamente aí que a música ambiente entra. Ela faz parte das ações de marketing sensorial, que ajudam a despertar os sentidos dos consumidores de forma sutil e efetiva. Afinal, imagine incluir elementos visuais, táteis, sonoros e olfativos que se conectam e ajudam o cliente a se sentir em um ambiente totalmente novo e agradável? 

Ao conectar todas as outras ações de marketing, a música ajuda o cliente a se sentir em um ambiente mais agradável e no qual ele quer permanecer. Sem falar que ainda deixará uma boa lembrança na sua mente, fazendo com que ele retorne.

Quer saber mais sobre o marketing sensorial? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Porque a playlist da Listenx é melhor?

Se o objetivo é ter música ambiente, então eu posso escolher a rádio que eu gosto de ouvir, ou uma playlist em um desses streamings de música, certo? Se você está pensando isso não poderia estar mais errado. 

Inclusive, o uso dessas ferramentas de sonorização ambiente pode ser o motivo pelo qual você não esteja alcançando os objetivos desejados. Afinal, tanta coisa pode dar errado quando você faz uma dessas escolhas e nós vamos te explicar melhor o porquê.

Primeiramente, as rádios convencionais podem até possuir o seu estilo de músicas. Entretanto, ele pode mudar conforme o programa que está passando naquele momento. Isso significa que o nível de energia da playlist também pode mudar e ele pode não ser o ideal para os seus clientes naquele momento.

Ainda, as rádios convencionais possuem inúmeras propagandas e anúncios ao longo da programação, incluindo anúncios de concorrentes diretos da sua loja. Já pensou se o cliente escutar um anúncio de oferta da concorrência e decidir conferir se vale a pena antes de decidir em qual loja comprar? Provavelmente não é o melhor cenário.


Outro ponto que precisa ser mencionado, que vale tanto para a rádio quanto para o streaming, é o fato de que as músicas podem não apenas desagradar aos clientes, como também não representar a sua marca. Isso pode ser um grande problema, porque você estará comprometendo a experiência do cliente, a imagem que ele tem da sua marca, dificultando a conexão com ele, e até mesmo fazendo com que ele deixe a loja sem comprar nada.

Por falar em streaming, essa também passa longe de ser uma boa opção para sonorização ambiente uma vez que as playlists podem não ter o nível de energia necessário, os artigos podem ser sempre os mesmo, e alguns também possuem anúncios ao longo da programação.

Etapas de montagem das playlists da Listenx

Já deu para entender que a escolha da playlist é algo que deve ser feito com muito cuidado para conseguir alcançar os resultados desejados. Por isso, a Listenx te ajuda a ter a playlist certa para o seu negócio, melhorando a comunicação com os clientes e a experiência oferecida a eles.

Dores e objetivos da sua marca

O primeiro passo para isso é uma consultoria com um especialista da Listenx para entender quais são as dores e os objetivos da marca. Se você quiser realmente ter resultados, esse é o momento perfeito para ser transparente e dizer aquilo que você busca.

Somente desta forma a nossa equipe conseguirá te ajudar a alcançar as metas que você deseja. Além disso, é importante estar aberto para sugestões dos especialistas. Afinal, não é porque você só ouve rock, que a sua floricultura deva tocar esse tipo de música. 

Um excelente exemplo é a Levi ‘s, uma empresa 100% americana, com tudo muito gringo, o que não condizia com a realidade do Brasil. Ao conversar com a equipe de marketing da Listenx e explicar o processo, eles entenderam que era preciso incluir música brasileira nas suas playlists e abriram uma exceção. 

A proposta feita pela Listenx foi aceita e, hoje, toca rock nacional nas lojas da Levi ’s. Essa parceria é muito interessante. Para conferir mais detalhes de como essa parceria foi feita e os resultados, clique aqui.

Público-alvo

Você sabe realmente quem é o seu público-alvo e do que ele gosta? Não existe uma fórmula bem definida a respeito de como esse trabalho é feito. Mas, uma excelente forma de se fazer isso é criando personas, que sejam a representação de quem são os seus clientes.

A Le Creuset, marca que vende panelas e acessórios para cozinha, por exemplo, é muito divertida, e aposta em elementos coloridos e degradê. São peças mais caras, mas que têm matéria-prima de qualidade e com parte do trabalho manual (com pintura à mão). 

É uma empresa que vende para uma mulher madura, com seus 50 anos, que deseja fazer um almoço de domingo chamando as amigas. Ela quer mostrar sofisticação, diversão, cores e várias outras mensagens que estão passando ali, mas o que temos que entender é o que essa mulher vive e o que ela representa. 

Essa informação será a base para a escolha da trilha sonora. Assim, será possível oferecer para esse público o que ele deseja e o que o deixa mais confortável para fazer as compras. Além disso, conhecer o ritmo dos clientes também ajuda a ter uma playlist com o nível certo de energia.

Afinal, se para algumas marcas as músicas agitadas devem estar no final do dia, em outras pode ser melhor reproduzi-las no período da manhã. E, para conseguir acertar nesses aspectos, somente conhecendo bem o seu público.

É por isso que cada playlist é única, feita com base em um trabalho bem diferente de apenas usar canais de streaming, que estão pensando em atingir milhões de pessoas com diferentes características.

Mensagem da sua marca

Saber do que o cliente gosta é importante, mas saber qual é a mensagem que a sua marca quer passar também é essencial. Lembre-se, a sua marca e os seus produtos foram criados pensando em um público específico. 

Ou seja, você precisará desenvolver estratégias e ações que atraiam esse público. Caso contrário, você corre o risco de se conectar com os consumidores errados, que não têm tanto interesse nos produtos, o que irá prejudicar os seus resultados.

Esse é um excelente exemplo de como a sonorização ambiente mal feita pode comprometer o sucesso do seu negócio. Lembre-se, a música é uma forma de comunicação entre a sua marca e os seus clientes. Portanto, certifique-se de que essa comunicação aconteça sem ruídos.

Diferentes playlists para diferentes negócios e diferentes clientes

Haja diferença! Isso porque, a Listenx possui mais de 100 playlists para você escolher. Essas playlists estão organizadas por diferentes categorias, níveis de energia, tipos de ambientes, estilo de negócio, entre outras características. 

Além disso, elas também estão divididas entre radiofônicas, sofisticadas, segmentos, animadas, modernas, regionais, brasilidades, público específico e sazonais. Por isso que a nossa equipe de especialistas precisa saber exatamente quais são as suas necessidades para poder indicar quais são as playlists certas. 

Vale a pena dizer que a Listenx também oferece a possibilidade de criar playlists exclusivas para a sua marca. Com esse serviço de music branding você terá uma playlist exclusiva e personalizada, feita sob medida para a sua loja e para a sua marca.

Ficou interessado em conhecer de perto as playlists da Listenx? Então confira a seguir como solicitar um teste gratuito. Você não vai perder essa oportunidade, certo?

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados.  A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Direito autoral na música: entenda agora mesmo como funciona o pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre direito autoral na música. Mais provável ainda que tenha sido durante alguma disputa ou quando processos não acabam muito bem. Principalmente quando se trata de bandas ou cantores famosos. Mas, o que isso tem a ver com a sua loja do varejo, certo? A resposta é tudo, ainda mais…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Quantas músicas deve ter a playlist da minha loja?

 Saber quantas músicas uma playlist de loja deve ter é uma dúvida bastante comum para quem já investe nesta estratégia ou tem planos para implementá-la. Essa é uma preocupação legítima, já que a música tem tanta influência na loja, podendo impulsionar ou diminuir os seus resultados. Como o som ambiente não é uma receita…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Melhores equipamentos para som ambiente: confira a lista completa

Ter os melhores equipamentos para som ambiente na hora de preparar a sonorização da sua loja não deve ser algo subestimado. Afinal, um som de qualidade é fundamental para que a música possa ser uma poderosa aliada na melhora da experiência do cliente. Ao ficar em um ambiente cujo som é agradável, você consegue entender…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Música para loja de shopping: destaque-se da concorrência

 O uso da música em ambientes públicos passa longe de ser uma novidade. Antigamente, os elevadores utilizavam melodias e arranjos suaves para embalar o trajeto e deixar as pessoas mais calmas. Com o passar do tempo, as chamadas “músicas de elevador” passaram a ser sinônimo de algo antiquado e fora de moda.  Entretanto, engana-se…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos