A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas.
Entretanto, escolher as músicas certas para a sua playlist pode ser um verdadeiro desafio, já que isso envolve muito mais do que ter melodias tocando na loja o tempo todo. Pelo contrário, é uma forma de se comunicar com o cliente e de reforçar a imagem da sua marca. Veja a seguir como montar a sua playlist!
Como montar a playlist perfeita
Montar a playlist certa para atrair cliente envolve os seguintes pontos:
- Conhecer as características da sua empresa: a sua playlist deve refletir a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar para os clientes;
- Conhecer o perfil dos clientes: afinal, se os clientes não gostarem da sua música, com certeza eles não vão mais querer fazer compras ali;
- Tenha em mente os seus objetivos: se você quiser oferecer um ambiente mais calmo, então as músicas devem seguir esse ritmo, por outro lado, se quiser deixar os clientes mais agitados ou acelerar as compras, então a música também deve ser mais agitada;
- Adeque a playlist ao longo do dia: diferentes momentos do dia podem ser sinônimo de diferentes perfis de clientes e diferentes níveis de energia, e que devem ter o ritmo de música adequado sendo reproduzida.
Vantagens de ter uma playlist na loja
Ter a playlist certa tocando na loja pode trazer muitas vantagens aos varejistas, seja por ajudar na fidelização ou no aumento das vendas, mas também porque melhora até mesmo a produtividade dos funcionários. Dentre as principais vantagens, podemos citar:
- Estímulo à memória sensorial dos clientes;
- Construção da identidade da marca;
- Ambiente favorável para as vendas;
- Melhor no clima organizacional;
- Agrega valor à sua marca.
Devo ou não contratar uma empresa especializada
Como você deve ter reparado, montar uma playlist perfeita exige um vasto conhecimento sobre a sua empresa, sobre os seus clientes e sobre as tendências de músicas no mercado. Para conseguir que a música tenha os efeitos desejados é importante que você escolha adequadamente cada uma das melodias.
Por isso, é natural que muitos varejistas se perguntem se eles mesmos não podem criar a sua playlist. Poder até pode, mas você corre o risco de colocar músicas que sejam agradáveis a você e aos vendedores, ter músicas repetidas na playlist ou uma lista de reprodução muito curta.
Portanto, o ideal é que você contrate uma empresa especializada, que vai te ajudar a analisar cada ponto necessário para ter uma playlist feita sob medida para a sua marca e para os seus clientes. Ou seja, você aumenta consideravelmente as suas chances de ter sucesso com essa estratégia.
Ficou interessado? Então você pode fazer um teste gratuito com a Listenx, empresa pioneira em audio branding no país. Ainda, se quiser mais detalhes sobre como montar a sua playlist, é só fazer o download gratuito do nosso e-book.
Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!