Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

Por Nayara Santos em 12.04.2022

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas.

Entretanto, escolher as músicas certas para a sua playlist pode ser um verdadeiro desafio, já que isso envolve muito mais do que ter melodias tocando na loja o tempo todo. Pelo contrário, é uma forma de se comunicar com o cliente e de reforçar a imagem da sua marca. Veja a seguir como montar a sua playlist!

Como montar a playlist perfeita

Montar a playlist certa para atrair cliente envolve os seguintes pontos:

  • Conhecer as características da sua empresa: a sua playlist deve refletir a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar para os clientes;
  • Conhecer o perfil dos clientes: afinal, se os clientes não gostarem da sua música, com certeza eles não vão mais querer fazer compras ali;
  • Tenha em mente os seus objetivos: se você quiser oferecer um ambiente mais calmo, então as músicas devem seguir esse ritmo, por outro lado, se quiser deixar os clientes mais agitados ou acelerar as compras, então a música também deve ser mais agitada;
  • Adeque a playlist ao longo do dia: diferentes momentos do dia podem ser sinônimo de diferentes perfis de clientes e diferentes níveis de energia, e que devem ter o ritmo de música adequado sendo reproduzida.

Vantagens de ter uma playlist na loja

Ter a playlist certa tocando na loja pode trazer muitas vantagens aos varejistas, seja por ajudar na fidelização ou no aumento das vendas, mas também porque melhora até mesmo a produtividade dos funcionários. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

Devo ou não contratar uma empresa especializada

Como você deve ter reparado, montar uma playlist perfeita exige um vasto conhecimento sobre a sua empresa, sobre os seus clientes e sobre as tendências de músicas no mercado. Para conseguir que a música tenha os efeitos desejados é importante que você escolha adequadamente cada uma das melodias.

Por isso, é natural que muitos varejistas se perguntem se eles mesmos não podem criar a sua playlist. Poder até pode, mas você corre o risco de colocar músicas que sejam agradáveis a você e aos vendedores, ter músicas repetidas na playlist ou uma lista de reprodução muito curta.

Portanto, o ideal é que você contrate uma empresa especializada, que vai te ajudar a analisar cada ponto necessário para ter uma playlist feita sob medida para a sua marca e para os seus clientes. Ou seja, você aumenta consideravelmente as suas chances de ter sucesso com essa estratégia.

Ficou interessado? Então você pode fazer um teste gratuito com a Listenx, empresa pioneira em audio branding no país. Ainda, se quiser mais detalhes sobre como montar a sua playlist, é só fazer o download gratuito do nosso e-book.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Listenplay: entenda como funciona esse serviço de música!

Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados. Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

A música errada pode arruinar suas vendas

Você sabia que escolher a música errada para tocar na sua loja pode arruinar as suas vendas? Provavelmente você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos, dos mais diversos segmentos do varejo, desde grandes redes internacionais de moda, passando por restaurantes e até pequenas lojas utilizam música ambiente. Entretanto, poucos gestores sabem da importância de…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Diferença das plataformas streaming VS a Listenplay

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para o seu negócio e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Escolher soluções práticas, fáceis de utilizar, que não requerem treinamento e nem exijam muito tempo para fazê-la funcionar é…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio!

Ter a playlist certa para o seu negócio pode fazer com que você aumente as vendas, fidelize os clientes, reforce a sua marca e ainda consiga se diferenciar da concorrência. Entretanto, montar uma playlist é muito mais do que escolher um determinado número de músicas de diferentes estilos e apertar o play. A playlist certa…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Como escolher a empresa de música certa para seu negócio.

A escolha da empresa de música certa é um dos principais passos em direção ao sucesso. A trilha sonora do seu estabelecimento não é apenas um som de fundo, mas sim uma peça vital na composição da experiência do cliente.  Seja um restaurante acolhedor, uma boutique elegante ou um espaço de coworking moderno, a música…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Melhores equipamentos para som ambiente: confira a lista completa

Ter os melhores equipamentos para som ambiente na hora de preparar a sonorização da sua loja não deve ser algo subestimado. Afinal, um som de qualidade é fundamental para que a música possa ser uma poderosa aliada na melhora da experiência do cliente. Ao ficar em um ambiente cujo som é agradável, você consegue entender…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos