Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

Por Nayara Santos em 12.04.2022

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas.

Entretanto, escolher as músicas certas para a sua playlist pode ser um verdadeiro desafio, já que isso envolve muito mais do que ter melodias tocando na loja o tempo todo. Pelo contrário, é uma forma de se comunicar com o cliente e de reforçar a imagem da sua marca. Veja a seguir como montar a sua playlist!

Como montar a playlist perfeita

Montar a playlist certa para atrair cliente envolve os seguintes pontos:

  • Conhecer as características da sua empresa: a sua playlist deve refletir a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar para os clientes;
  • Conhecer o perfil dos clientes: afinal, se os clientes não gostarem da sua música, com certeza eles não vão mais querer fazer compras ali;
  • Tenha em mente os seus objetivos: se você quiser oferecer um ambiente mais calmo, então as músicas devem seguir esse ritmo, por outro lado, se quiser deixar os clientes mais agitados ou acelerar as compras, então a música também deve ser mais agitada;
  • Adeque a playlist ao longo do dia: diferentes momentos do dia podem ser sinônimo de diferentes perfis de clientes e diferentes níveis de energia, e que devem ter o ritmo de música adequado sendo reproduzida.

Vantagens de ter uma playlist na loja

Ter a playlist certa tocando na loja pode trazer muitas vantagens aos varejistas, seja por ajudar na fidelização ou no aumento das vendas, mas também porque melhora até mesmo a produtividade dos funcionários. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

Devo ou não contratar uma empresa especializada

Como você deve ter reparado, montar uma playlist perfeita exige um vasto conhecimento sobre a sua empresa, sobre os seus clientes e sobre as tendências de músicas no mercado. Para conseguir que a música tenha os efeitos desejados é importante que você escolha adequadamente cada uma das melodias.

Por isso, é natural que muitos varejistas se perguntem se eles mesmos não podem criar a sua playlist. Poder até pode, mas você corre o risco de colocar músicas que sejam agradáveis a você e aos vendedores, ter músicas repetidas na playlist ou uma lista de reprodução muito curta.

Portanto, o ideal é que você contrate uma empresa especializada, que vai te ajudar a analisar cada ponto necessário para ter uma playlist feita sob medida para a sua marca e para os seus clientes. Ou seja, você aumenta consideravelmente as suas chances de ter sucesso com essa estratégia.

Ficou interessado? Então você pode fazer um teste gratuito com a Listenx, empresa pioneira em audio branding no país. Ainda, se quiser mais detalhes sobre como montar a sua playlist, é só fazer o download gratuito do nosso e-book.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Entenda mais sobre playlists temáticas para lojas

A música é parte imprescindível do marketing de experiência para seus clientes. O que toca faz muita diferença nas tomadas de decisão dentro da sua loja. Além disso, a música pode ser uma ferramenta importantíssima para integrar outras ações de marketing, tornando o ambiente mais coeso. Isso mostra que a música pode ser uma ferramenta…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

O que é Music Branding: como aplicar, benefícios e cuidados

Music Branding é a parte do Marketing Sensorial que traduz em música conceitos e essências de uma marca, criando uma identidade sonora que contribui para o alcance de reconhecimento e diferenciação. Isso melhora o posicionamento de marca e a percepção de valor da empresa tanto pelos clientes quanto por outros players do mercado. A música…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Música para Loja de Roupa Feminina – Conheça as 3 regras antes de apertar o play!

 Escolher a música para a loja de roupa feminina é uma tarefa complicada que você deve ter muito cuidado na hora de realizar. Do contrário, em vez de agradar seus clientes, você pode começar a ver os consumidores saindo rápido e de mãos vazias do seu estabelecimento. Por outro lado, quando feita de modo…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Saber que tipo de música funciona para sua loja pode ser difícil. Será que música ambiente animada funciona? Descubra neste artigo!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como a música pode influenciar na sua loja de cosméticos

Você sabia que a música pode te ajudar a aumentar as vendas e a conquistar clientes? Isso sem falar que ainda pode influenciar a conexão entre a sua marca e os seus clientes? Melhor do que isso, te ajudar a criar um ambiente de compras diferenciado no qual os consumidores gostam de passar o tempo…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas para lojas: 8 erros que você não pode cometer

O som ambiente e as músicas para lojas são uma ótima estratégia para as empresas do varejo, que querem atrair mais clientes, melhorar a fidelização e estimular as vendas. A escolha acertada das músicas para sua loja faz com que os consumidores permaneçam mais tempo no estabelecimento e retornem com mais frequência. Essa estratégia faz…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Importância de ter um sistema de som para lojas, confira

Já parou para pensar na importância de ter um bom sistema de som na sua loja? Negligenciar esse ponto ao preparar a sua estratégia de comunicação interna na loja pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio. Aliás, quando falamos em comunicação interna é normal pensar nas etiquetas de preços, cartazes de ofertas, ou como…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos