Por Nayara Santos em 24.01.2024

Vale a pena usar plataformas de streaming como som ambiente de loja?

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Ter som ambiente na loja pode mudar completamente a forma como o cliente compra e como ele se relaciona com a sua marca. Isso acontece devido a capacidade da música de despertar emoções e sentimentos, o que deixa o cliente mais receptivo e melhora a experiência de compras dele.

Como você bem sabe, manter o cliente satisfeito e feliz desde o momento que ele pisa na sua loja, vai te ajudar a vender mais. Mas, será que posso colocar qualquer música para tocar na minha loja que conseguirei agradar ao cliente? 

Essa é, provavelmente, a grande questão que muitas empresas enfrentam: identificar como usar a música a seu favor. Visto que, apesar de muitos varejistas escolherem as plataformas de streaming para isso, eles não estão obtendo os resultados desejados.

Então fica a pergunta: será que elas são mesmo as mais eficientes para o varejo? Se essas eram algumas das suas dúvidas, então fique tranquilo, neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Pode colocar os fones de ouvido com algo calmo tocando e relaxar para aproveitar essa leitura!

Como o som ambiente influencia a sua loja

Antes de mais nada, é importante que você entenda como o som ambiente pode influenciar, e muito, a sua loja. E isso vai desde a atração do cliente, fazer com que ele se lembre da sua loja e até mesmo com que ele volte. 

Um estudo realizado pela The HeartBeats International mostrou que, quando a música reproduzida na loja é agradável, 35% dos clientes vão aumentar o tempo de permanência e 14% vão comprar mais. Além disso, 31% dos clientes voltam para outra compra e 21% indicam a sua loja para amigos e parentes. Impressionante, não é mesmo?

Mas isso não é só o que o som ambiente pode fazer pela sua loja. Ele também pode influenciar no ritmo de compras dos consumidores. Trilhas sonoras que tenham um ritmo mais acelerado, fazem com que o consumidor seja mais ágil e até mesmo escolha alguns itens por impulso. 

Entretanto, lojas que optam por músicas mais tranquilas, deixam o cliente mais calmo reduzindo o ritmo das compras e fazendo com que ele passe mais tempo no estabelecimento. Mas, qual delas será que é a melhor escolha para a minha loja? Tudo vai depender do momento do dia e do perfil dos consumidores.

Outro ponto positivo é que você pode influenciar o que o cliente compra, conforme a música reproduzida. Por exemplo, se você tocar músicas francesas, a tendência é que o cliente compre mais produtos dessa nacionalidade. Ou seja, pode ser uma ferramenta ideal para quem possui uma adega de vinhos ou trabalhe com produtos importados.

A música também pode influenciar a sua equipe de vendas, aumentando a produtividade dos funcionários. Isso acontece porque os vendedores ficam mais focados, cometem menos erros e ainda melhoram o humor. Tudo isso se reflete na forma como o atendimento acontece, aumentando as chances de fidelizar o cliente.

Música e a identidade da sua marca

O som ambiente também ajuda a reforçar a identidade da sua marca. Isso permite que os consumidores possam não apenas reconhecer ou se lembrar dela quando escutarem determinadas músicas, mas também facilita a conexão entre vocês. E, uma coisa é certa, uma marca forte, com uma identidade bem definida, tem tudo para dar certo.

Para isso, é preciso haver uma boa gestão de marca e, neste caso, cada escolha feita deve-se ter em mente em como o público enxergará. Isso significa que as estratégias de marketing utilizadas devem ser coerentes e complementares. 


Com o tempo, você ganhará a confiança do seu público, que se tornará em reconhecimento e em um aumento nos lucros. O nome para esse conjunto de ações é branding e, quando isso é feito com base na música, é chamado de music branding.

Por outro lado, o music branding faz parte do branding sensorial, mas o que será que é isso? Simples, ele consiste na implementação de elementos e ações que visem estimular sutilmente os sentidos (olfato, visão, tato, paladar e audição). 

Assim, você pode criar um universo único na sua loja, que represente a sua loja e que faça com que o cliente fique imerso nele. E, já vamos adiantar, a música é a melhor forma de conseguir integrar todos esses elementos. 

Antes de prosseguirmos, vale a pena lembrar de alguns pontos importantes que devem ser considerados:

  • Estudo do público-alvo: é preciso saber exatamente quais clientes você quer atrair para o seu estabelecimento. Caso contrário, não importa a estratégia adotada, você atrairá o público errado, que não vai comprar;
  • Posicionamento da marca: a sua marca tem uma visão e um posicionamento, mantê-los em todas as formas de comunicação te ajuda a ter uma comunicação consistente e a atrair os consumidores certos;
  • Construção multissensorial: consiste na exploração de diferentes ações para conseguir alcançar o público-alvo. Essa construção pode envolver uma ampla série de técnicas de marketing.

Ainda não tem uma estratégia de branding? Não se preocupe, confira agora o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável.

O desafio de fortalecer a sua marca

Toda a dedicação durante o trabalho de branding vale também para as empresas que possuem franquias ou diversas unidades. Inclusive, nestes casos ter um bom branding e oferecer o mesmo ambiente para os clientes fará com que eles sintam que estão comprando no mesmo lugar. 

Aliás, essa padronização é um dos maiores desafios enfrentados por esses gestores. Mas, aqueles que ainda estão crescendo ou não possuem muito background também enfrentam dificuldades para manter uma unidade de marca. 

Isso porque, por mais que o visual seja um dos elementos aos quais é dada a maior atenção, ele sozinho não é suficiente para ter uma marca forte. Também é preciso criar o chamado DNA da marca.

Ele consiste em explicitar a personalidade em toda a comunicação feita com o cliente, independentemente do canal ou da plataforma (redes sociais, e-mail, telefone, pessoal na loja, dentre outros). O tom de voz e a linguagem devem seguir a mesma linha sempre. Com o tempo, isso te ajudará a ter uma marca reconhecida no mercado.

Branding e a atração de clientes

Vamos fazer um pequeno exercício agora: pense no seu comportamento enquanto cliente. Agora responda: as chances de você adquirir produtos e serviços de uma empresa que passa credibilidade e que você considera ser de confiança é grande, certo? 

Pode até parecer bastante óbvio, afinal, a nossa busca por segurança é algo intrínseco do ser humano, mesmo nos dias atuais, com as transações comerciais. Mas, por

que será que você prefere pagar um pouco mais por um item comprado de uma empresa na qual você confia, do que pagar mais barato em um estabelecimento que você nunca entrou?

Lembre-se que os produtos possuem um certo valor agregado, ou seja, ele não é apenas o preço da aquisição do item do fornecedor ou da sua fabricação, somados aos custos operacionais. Muito pelo contrário, os detalhes e a experiência que você conseguirá oferecer aos consumidores conta muito neste momento.

Inclusive, vale a pena mencionar que os consumidores brasileiros são muito exigentes e valorizam a experiência de compra. Ou seja, mesmo que o seu negócio tenha o melhor produto, se a experiência for ruim, há grandes chances do consumidor procurar a concorrência na próxima compra.

Para conseguir oferecer uma experiência de compras diferenciada, cada detalhe conta, entretanto, investir em marketing sensorial provavelmente é a melhor coisa que você pode fazer. Ele ajuda a criar um branding sensorial para a sua marca.

Isso significa que tudo o que o cliente sente e percebe quando entra na sua loja será identificado como a personalidade e autenticidade para a sua marca. Isso acontece através do estímulo dos sentidos. 

Podemos citar um dos grandes clássicos de branding sensorial, a loja de calçados femininos Melissa, até quem nunca utilizou os produtos conhece o cheiro e deve ser lembrado dele agora. Existem outros exemplos, como O Boticário com o olfato, com perfumes presentes tanto nas lojas quanto nas amostras gratuitas distribuídas em pontos de venda. 

O paladar é outro sentido que faz muito sucesso em diversos segmentos, desde as empresas do ramo alimentício até as que parecem não ter nada a ver. É o caso da Livraria Saraiva e sua parceria com a Starbucks em algumas lojas.

O que a música tem a ver com isso?

Bem, a música é outro braço do marketing sensorial, neste caso podemos chamar de music branding. Essa é uma das estratégias mais democráticas, ideais para praticamente todo tipo de empreendimento. 

Sem falar que, em tempos de e-commerce, atrair o cliente e fazer com que ele prefira a experiência física do que a virtual requer todo tipo de esforço. A música é um dos que trazem os melhores resultados.

O professor de marketing Ronald E. Milliman publicou um estudo que registrou o aumento de mais de 30% nas vendas de um supermercado após a implantação de música ambiente. Ao pesquisar as opiniões dos clientes, 70% afirmaram que preferiam lojas com música do que sem e 63% informaram que compravam mais por conta dela, reconhecendo o estímulo sem objeções.

Ou seja, que a atração e retenção de clientes é eficaz, isso já está claro. A questão, agora, é descobrir como desenvolver essa técnica de forma inteligente, pois se trata de uma estratégia de marketing como qualquer outra. É aí que entramos no tema das plataformas de streaming e outras soluções para melhorar a experiência do cliente sonoramente.

Mas afinal, o que as plataformas de streaming têm a ver com isso?

Bom, você já entendeu a importância da música na construção da sua marca e o que isso significa para o seu estabelecimento. Mas, como eu preparo a programação musical da loja? Será que basta escolher uma playlist no Spotify, Deezer ou Apple Music (iTunes) e pronto?

Não! Inclusive, esse é um dos erros que você não deve cometer na hora de implementar música ambiente na sua loja. Mas, qual seria o problema de utilizar essas plataformas para o som ambiente? 

Afinal, eles são acessíveis e reconhecidos no mundo todo, possuem uma infinidade de opções de gêneros musicais, artistas e ritmos. Sem falar que eles são fáceis de interagir e preparar diferentes playlists. 

Entretanto, por mais que eles possam “quebrar um galho”, existem inúmeras desvantagens. Portanto, se você está utilizando streaming para ter som ambiente na loja, esse pode ser o motivo da estagnação ou até mesmo da piora dos seus resultados. Falaremos sobre todas essas desvantagens.

Foco em indivíduos e não em marcas

Para começar, essas plataformas possuem uma coisa em comum: todas são pensadas para usuários individuais. Ou seja, para que cada usuário crie a sua lista de músicas e se divirta com ela. 

Além disso, por mais que eles tenham versões gratuitas, elas estão repletas de anúncios, o que atrapalha a experiência do cliente. E, mesmo nas versões pagas, a ideia por trás das playlists, álbuns, páginas de artistas e tudo mais é focada na experiência de uma única pessoa, não de um público inteiro.

Aí está um dos pontos mais importantes que devemos levar em conta! A trilha sonora da loja deve ser pensada para o seu público, ou seja, é a ele que você quer agradar, e infelizmente os streaming não podem te ajudar com isso.

Para ter a playlist certa, é preciso primeiro conhecer e entender quem são essas pessoas, do que elas gostam e só a partir daí encontrar as músicas certas. Isso exige uma pesquisa e análise prévia, antes de qualquer intervenção musical. O fato é que, independente do que você descobrir, vai se tratar de um grupo de pessoas, não de um indivíduo.

Playlists sem estratégia nenhuma

Dependendo da playlist que você reproduzir na loja, poderá incentivar os clientes a comprar determinados produtos, com o ritmo de compras e até mesmo na forma como ele analisa os produtos. Ou seja, cada playlist deve ser pensada com um objetivo claro.

Um excelente exemplo é uma loja que trabalha apenas com produtos importados, mas tem uma trilha sonora somente com músicas brasileiras. Tem algum problema com isso? Sem dúvida alguma, afinal você pode estar perdendo vendas sem nem perceber.

Entretanto, ao utilizar músicas italianas, francesas ou portuguesas, você poderá incentivar o consumo dos produtos provenientes desses países. Entendeu porque não dá para simplesmente contar com as sugestões de playlists desses streaming?

Cada uma das músicas deve ser cuidadosamente escolhidas para despertar determinados sentimentos nos clientes, e cada uma tem o melhor momento para ser reproduzida. Portanto, o ideal é que essas escolhas sejam feitas de modo consciente e com um propósito claro, ao invés de ficar contado com as indicações do algoritmo.

A sua marca não é levada em consideração

Outra coisa que não tem como rolar com plataformas de streaming é uma curadoria musical especializada para sua marca. As músicas reproduzidas na loja precisam refletir a personalidade da sua marca e reforçar a mensagem que ela quer passar para o público.

Por exemplo, uma loja de roupas que trabalhe com modelos atemporais e clássicas, mas que ainda assim atenda um público mais antenado na moda, deve escolher músicas que sejam clássicas e misturá-las com alguns hits do momento. Inclusive, essa foi a estratégia de music branding adotada pela Levi ‘s, você pode conferir tudo sobre ela aqui.

Sem falar que, por mais aproximada que uma playlist seja do público-alvo, há outras questões a serem trabalhadas. Por exemplo, você sabia que o horário do dia influencia na escolha da playlist, nível de energia e até mesmo volume da música

Quando usar as plataformas de streaming

Para não dizer que estamos sendo injustos, há um modo de utilizar essas plataformas que funciona bem, só que não é dentro da loja. Como assim? A gente explica! 

Imagine que uma academia tem forte presença nas redes sociais, conhece seu público e sabe o que ele gosta de ouvir em outros momentos que não na hora do exercício. Ela pode postar uma playlist especial para seus clientes no Spotify ou Deezer, com músicas diferentes daquelas que tocam na academia, pois o objetivo é outro.

Nesse caso, estaria acontecendo um marketing de engajamento, focado em agradar o cliente fora do ambiente da empresa. Nessa playlist poderiam entrar hits do momento, por exemplo, o que talvez não desse certo na academia em si porque poderia distrair os atletas e demais praticantes.

Deu para entender, não é? Ainda que sejam úteis de muitas maneiras, esses serviços digitais não são os mais apropriados para fazer o music branding da sua marca, atrair clientes e fazer com que eles passem mais tempo na sua loja. Existe outra solução muito mais assertiva para isso. Preparado para conhecê-la?

Conheça a Listenplay, a plataforma de música e comunicação para negócios

Ao reconhecer as carências deixadas nesse mercado pelas plataformas de streaming, a Listenx desenvolveu uma solução exclusiva: a Listenplay, uma rádio personalizada com foco em música e comunicação para negócios. 

Ela não apenas traz todas as vantagens que mencionamos ao longo deste artigo, como também conta com a expertise de profissionais em marketing para te ajudar a conquistar os clientes de uma vez por todas. Eles são os responsáveis por identificar tendências, estudar públicos e garantir resultados. 

Sem falar que as atualizações são frequentes e você não precisa se preocupar com nada. Os consultores indicam as melhores playlists para o seu negócio com base nesses estudos e você precisa apenas preparar a programação e apertar o play.

Músicas cuidadosamente selecionadas

Nossos especialistas em música para negócios apuram inúmeras músicas que se adequam a cada tipo de estabelecimento, seja um restaurante, supermercado, clínica ou lojas de varejo, além de muitas outras. Desta forma, cada música é escolhida a dedo para influenciar o cliente no momento de compra.

São playlists que funcionam em diferentes momentos do dia e que podem ser tocadas automaticamente, sem que um funcionário tenha que ficar de olho para mexer na plataforma o tempo todo. Essas e outras facilidades permitem que a experiência sonora do cliente ocorra naturalmente, sem desvios e sem problemas como distração do cliente ou dos colaboradores durante o expediente.

Um excelente exemplo de sucesso é o case da Pandora, joalheria que já é parceira de muitos anos da Listenx. Isso mostra que a estratégia de música ambiente não só funciona, como também segue se atualizando e tornando as experiências cada vez mais únicas.

Rádio indoor personalizada

Outra vantagem da Listenplay é a implementação de uma rádio indoor personalizada. Isso significa que, além das playlists, você ainda terá um canal de comunicação com seu público.. 

Assim, você conseguirá preparar anúncios de ofertas, eventos e dos diferenciais da sua marca para o cliente ouvir enquanto faz as compras. Desta forma, você evita que os clientes ouçam anúncios de outras empresas (como aconteceria nos intervalos de rádios tradicionais e até mesmo em plataformas de streaming).

Com a rádio indoor você consegue informar com facilidade, inclusive em diferentes pontos de venda. Ela pode ser usada até mesmo para a comunicação com a sua equipe, sempre que necessário. Sua marca pode ter sua própria assinatura sonora, criar spots, vinhetas e campanhas exclusivas, tudo com a ajuda dos locutores (físicos e virtuais) da Listenx.

Music Branding 360º

É difícil definir qual o maior benefício da Listenplay, mas certamente a equipe especializada é um dos pontos mais altos. Além de toda a curadoria personalizada, você pode transportar o music branding para outros pontos de contato com seu cliente, garantindo uma experiência completa e fortalecendo sua marca.

Os serviços oferecidos no Music Branding 360º garantem a trilha sonora ideal para lojas, para a espera na linha telefônica e para eventos especiais. Até mesmo as playlists feitas para outros momentos, como no exemplo da academia que demos, podem ser feitas diretamente pelos profissionais da Listenx.

Mude a experiência de seus clientes

Esperamos que o post tenha sido esclarecedor. Agora você já sabe o que é e como funciona o music branding, as vantagens e desvantagens do uso de plataformas de streaming e a solução que integra todos os benefícios de uma só vez.

Todo esse conhecimento com certeza será muito apreciado pelo seu público durante suas próximas jornadas de compra. Com o cuidado certo, uma novidade musical será apreciada da mesma forma pelos seus funcionários, seja em uma só loja ou diversas unidades pelo Brasil.

Caso ainda esteja em dúvida, queira saber mais sobre os diferenciais da Listenplay é só conferir a seguir como solicitar um teste gratuito. Não perca essa oportunidade!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

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