Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música para Consultório: Fidelize seus pacientes através da audição

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Existem diferentes formas de conseguir fidelizar pacientes no consultório. Claro que oferecer um bom atendimento e ter uma equipe pronta a ajudar é essencial, mas existem outros elementos que podem te auxiliar nessa tarefa.

Vale a pena dizer que não porque é um profissional da saúde que não deve se preocupar com a parte prática no negócio. Muito pelo contrário, como a formação profissional geralmente não inclui dicas de gestão e marketing, você até pode ser um bom profissional, mas sem as decisões gerenciais certas, você corre o risco de ser passado para trás.

Por isso, queremos te apresentar o marketing sensorial. Ele é uma ferramenta importantíssima que te ajuda a oferecer um ambiente mais tranquilo, confortável e agradável para os seus pacientes. Aplicando ações dessa estratégia você conseguirá deixar o consultório um local melhor para os seus pacientes e funcionários.

E, falando nisso, não poderíamos deixar de mencionar a música. Isso mesmo, a música pode ser uma  forma bastante efetiva de fidelizar quem frequenta o consultório. Assim, ele poderá ser influenciado, mesmo que de forma inconsciente, por diferentes aspectos presentes no local. 

Ficou interessado em saber como melhorar a experiência dos seus pacientes com a música no consultório? Então vem com a gente para saber tudo sobre essa estratégia! Você não vai se arrepender!

Música ambiente influenciado os pacientes

A influência da música ambiente no comportamento das pessoas é algo amplamente reconhecido. Devido a essa influência, ela é uma ferramenta cada vez mais utilizada no varejo e que está se expandindo também para os consultórios médicos. , 

Isso porque, a música tem o poder de moldar e evocar as emoções e o estado de espírito das pessoas, criando uma atmosfera que pode impactar positivamente na experiência do paciente. Portanto, diferentes estilos musicais evocam diferentes emoções. 

Uma melodia suave e relaxante, por exemplo, pode instigar uma sensação de calma e tranquilidade, reduzindo a ansiedade e o estresse que podem estar associados às visitas ao médico. Por outro lado, uma música mais animada pode estimular a energia e o ânimo, contribuindo para um ambiente mais leve e positivo.

Ou seja, a música ambiente deve ser escolhida pensando no tipo de ambiente que você quer oferecer aos seus pacientes. Entretanto, geralmente músicas mais calmas e que ajudam a tranquilizar os pacientes são as melhores opções.

Outro ponto que precisamos mencionar é que a música pode contribuir para a redução do tempo percebido de espera. Desta forma, você consegue fazer com que os pacientes sintam que o tempo passa de maneira mais rápida e agradável. Isso é especialmente relevante em ambientes médicos, onde as esperas podem ser inevitáveis.

Fatos importantes sobre o uso da música como estratégias de marketing

Provavelmente você está se perguntando se a música para um consultório realmente pode fazer tanta diferença assim. Por isso, resolvemos trazer alguns dados de um estudo realizado pela empresa sueca HeartBeats Internacional.

Segundo eles, ao ficar em um ambiente com música agradável, cerca de 31% das pessoas retornam. Além disso, 21% indicam o estabelecimento para seus amigos e familiares, ou seja, fazendo propaganda boca a boca, o que é uma divulgação gratuita do seu consultório e que pode te ajudar a atrair novos pacientes.

Vale a pena mencionar que a música também ajuda na produtividade dos funcionários. Afinal, com a trilha sonora certa é possível reduzir também o nível de estresse deles, aumentar a concentração, diminuir erros e até mesmo melhorar o atendimento aos pacientes.

Música e comunicação para negócios é com a Listenx

Mas, para o sucesso dessa estratégia e para a fidelização dos seus pacientes, a música certa precisa ser reproduzida. E o que será que isso significa? Simples, você precisa saber qual o ambiente que quer oferecer aos pacientes e qual é a trilha sonora ideal para atingir esse objetivo. 


Lembre-se, a chave para a fidelização dos seus pacientes está na experiência que ele vive no consultório. O momento em que ele espera para ser atendido também conta, e muito, nesse processo. Conseguir entender o perfil do seu paciente, e preparar estratégias conforme esse perfil é fundamental. 

A boa notícia é que você não precisa entender tudo sobre música para negócios para implementar essa estratégia no seu consultório, a Listenx pode te ajudar! 

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Som ambiente para empresas: saiba tudo sobre o assunto

Você sabia que oferecer som ambiente na sua empresa pode fazer com que a produtividade dos funcionários aumentem? Ou então, que o som ambiente em loja pode aumentar as suas vendas? Melhor ainda, ele também pode te ajudar a reforçar a identidade da marca e oferecer uma experiência única para os clientes? Pode até parecer…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados.  A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Quando bem aplicada você consegue deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente fazer compras. Essa é uma das ações do marketing sensorial capaz de proporcionar um diferencial para sua empresa em relação à concorrência. Afinal, com tantos desafios é…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

O que é Music Branding: como aplicar, benefícios e cuidados

Music Branding é a parte do Marketing Sensorial que traduz em música conceitos e essências de uma marca, criando uma identidade sonora que contribui para o alcance de reconhecimento e diferenciação. Isso melhora o posicionamento de marca e a percepção de valor da empresa tanto pelos clientes quanto por outros players do mercado. A música…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Vale a pena usar plataformas de streaming como som ambiente de loja?

Ter som ambiente na loja pode mudar completamente a forma como o cliente compra e como ele se relaciona com a sua marca. Isso acontece devido a capacidade da música de despertar emoções e sentimentos, o que deixa o cliente mais receptivo e melhora a experiência de compras dele. Como você bem sabe, manter o…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos