Por Nayara Santos em 16.11.2023

Som ambiente para empresas: saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Você sabia que oferecer som ambiente na sua empresa pode fazer com que a produtividade dos funcionários aumentem? Ou então, que o som ambiente em loja pode aumentar as suas vendas? Melhor ainda, ele também pode te ajudar a reforçar a identidade da marca e oferecer uma experiência única para os clientes?

Pode até parecer um milagre, mas a gente já te adianta, não é! O som ambiente, quando bem trabalho na empresa, pode ser o melhor aliado. Entretanto, se não tomar cuidado ele pode ser o seu pior pesadelo.

Para garantir o sucesso desta estratégia é fundamental saber como escolher as músicas a serem reproduzidas, se haverá anúncios, qual o intervalo ideal entre os anúncios, qual sistema de som escolher e assim por diante. Cada um desses pontos te ajudará a melhorar o ambiente da empresa deixando-o mais agradável para clientes e funcionários.

Como esse é um assunto complexo, nós preparamos este texto para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas com relação ao som ambiente. Desta forma, você poderá desfrutar de todos os benefícios que ele pode oferecer. Portanto, não perca mais tempo e venha com a gente aprender mais sobre essa importante estratégia de marketing. Boa leitura!

A importância da audição para o ser humano

Os cinco sentidos humanos são essenciais para a sobrevivência dos indivíduos. É com eles que podemos perceber um ambiente e sentir se esse é um local seguro e tranquilo, ou se é preciso ficar alerta, pois há algum tipo de ameaça nele. 

Sem dúvida alguma, a visão é o principal sentido humano e você deve trabalhar isso na sua empresa, com a decoração do ambiente e organização do local. Entretanto, isso não torna a audição menos importante, muito pelo contrário, esse é um sentido importantíssimo para o ser humano. Inclusive, ele é um dos primeiros a se formar no bebê, ainda na barriga da mãe.

A audição nos permite escutar o choro de uma criança e acudi-la. Ou então se divertir com as risadas de familiares e amigos. Ainda, podemos escutar as aves no parque em um dia ensolarado de primavera, ou as ondas quebrando na praia. Provavelmente você conseguiu imaginar cada uma das cenas que descrevemos, certo?

Para você ter uma ideia do quanto a memória auditiva pode ser marcante na vida de uma pessoa, vamos voltar no tempo por alguns anos. Certamente você tinha algumas músicas preferidas durante a sua adolescência e, por mais que você passe muitos anos sem ouvir a música, quando escuta ela novamente consegue lembrar da letra e reviver alguns momentos com os quais a música se relaciona.

Ou seja, você consegue lembrar não apenas de uma situação, mas de todo um período da sua vida que foi importante para você. Sejam viagens, momentos com amigos, o seu casamento, o nascimento do seu filho, ou qualquer outra ocasião marcante. Assim, mesmo que essa música estivesse tocando no ambiente e você não estivesse prestando atenção naquele momento, ela ficou gravada na sua memória.

Porque devo ter som ambiente na minha empresa?

Bom, até agora falamos muito da importância que o som ambiente tem na vida das pessoas. Mas será que ele consegue influenciar a sua empresa também? A resposta para essa pergunta é um sonoro sim! 

Isso mesmo, o som ambiente pode influenciar na forma como os seus funcionários e clientes se sentem. E aqui vale a pena destacar que essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa. Por isso, é essencial se preocupar com a trilha sonora reproduzida na sua empresa.

Para entender isso é bastante simples, basta imaginar que você esteja sentado no escritório e de repente ouve um barulho vindo da janela. Se esse barulho for de uma britadeira na rua, provavelmente você vai ficar irritado depois de algum tempo e não vai conseguir trabalhar tão bem quanto se houvesse silêncio.

Por outro lado, se o barulho que você escutar for de pássaros cantando, ou risadas de crianças, as chances de você ficar de mau humor são bem pequenas. Inclusive, pode até ser que você dê algumas risadas com as crianças e consiga trabalhar melhor.


Entendeu a diferença? Claro que aqui utilizamos um exemplo exagerado (apesar de muito provável de acontecer), mas o som ambiente realmente pode influenciar a atmosfera do local. Por isso que não dá para não se preocupar com esse importante elemento, seja pensando nos seus funcionários, ou nos clientes que irão ao estabelecimento.

Falaremos mais sobre os benefícios que o som ambiente certo pode trazer para a sua os seus clientes, funcionários e para a sua empresa. Confira!

Benefícios para os seus clientes

Primeiramente, vamos tratar dos benefícios que o som ambiente na empresa pode trazer para os seus clientes. Uma coisa é fato: a maioria das pessoas gosta de ouvir música enquanto realizam outras atividades. 

Um dos principais argumentos para isso é que a música ajuda a concentrar, evitando que a sua atenção seja desviada para outras coisas. Mas ela também ajuda a tornar as atividades menos empolgantes, um pouco interessantes.

Apesar disso, muitas pessoas gostam de ouvir música simplesmente porque isso as deixa com mais energia, mais dispostas ou mais animadas. Ainda, a música também é utilizada para deixar o ambiente mais calmo, tranquilo e relaxante.

Isso significa que, você pode escolher o som ambiente que será reproduzido na sua empresa dependendo de como você quer que os seus clientes se sintam quando entrarem na sua loja. Com o exemplo mencionado o cliente consegue perceber o ambiente da loja melhor, desacelerar o ritmo depois de um dia cansativo de trabalho, ou mesmo ficar mais animado para a próxima etapa do dia. 

Tudo vai depender da escolha de quais músicas irão compor a sua playlist, falaremos mais a respeito disso adiante neste texto.

Benefícios para os seus funcionários

Não apenas os clientes colherão os benefícios do som ambiente, mas também os funcionários, ou seja, a sua equipe de vendas. Como falamos anteriormente, a música tem o grande poder de interferir em como as pessoas se sentem e fazer com que o estado de espírito mude completamente.

Assim, da mesma forma que você consegue deixar o ambiente mais agradável para os clientes, ele também ficará mais agradável para os seus funcionários. E, quem vai colher os frutos disso, sem dúvida alguma, será a sua empresa.

Quando a sua equipe trabalha ouvindo a música certa você consegue perceber que a produtividade aumenta. Isso acontece basicamente porque a música ajuda as pessoas a se concentrarem, o que diminui os erros humanos.

Outro ponto que precisamos mencionar é que o som ambiente na empresa pode até mesmo ajudar no entrosamento da sua equipe diminuindo os problemas interpessoais tão comuns em diversas empresas. Claro que você deve ficar atento à gestão de pessoas e desenvolver ações e estratégias para manter a sua equipe motivada.

Mas, sem dúvida alguma a música é uma forma de melhorar a produtividade. Quer conhecer outros hacks de produtividade? Então clique aqui e confira.

Benefícios para a sua empresa

Esse último benefício está diretamente relacionado com os dois benefícios que mencionamos anteriormente. Afinal, se os seus clientes estão mais satisfeitos e os seus funcionários trabalhando melhor, então a sua empresa também vai conseguir se destacar.

Entretanto, é importante dizer que quando você opta por ter um som ambiente no estabelecimento, é essencial representar a sua marca com as músicas certas. Para isso, tenha em mente qual é a mensagem que a sua marca quer passar e utilize a música para reforçar isso. 

Por exemplo, se você possui uma marca que atende a um público jovem, então músicas mais energéticas e os hits do momento podem ser as melhores opções. Já pensando no público-alvo de lojas infantis, então a música precisa refletir a atmosfera alegre do ambiente e se conectar tanto com os adultos quanto com as crianças.

Além disso, a música ajuda a integrar outras estratégias de marketing implementadas na empresa. Seria como aquela cereja do bolo que deixa ele mais bonito e apetitoso. Isso cria um ambiente totalmente único, no qual as pessoas podem se sentir imersas no universo da sua marca.

Desta forma, você consegue fazer a sua marca se destacar da concorrência, oferecendo algo totalmente único, que os clientes não vão encontrar em nenhum outro lugar. Ou seja, através do som ambiente você consegue reforçar a identidade da sua marca. Que empresa não vai querer isso, não é mesmo?

Por último, mas não menos importante, diante de um ambiente agradável a tendência é que os clientes passem mais tempo no estabelecimento e comprem mais. Além disso, você também aumenta as chances dele se lembrar da sua loja e retornar para novas compras.

Nós temos um infográfico totalmente gratuito com todos os benefícios que a sua marca pode colher ao utilizar o som ambiente. Faça o download gratuito deste material clicando aqui.

Preciso mudar a infraestrutura da minha empresa para oferecer som ambiente para os clientes?

Diante de tantos benefícios, provavelmente você deve estar se perguntando como conseguir colocar essa estratégia de som ambiente na sua empresa em prática, não é mesmo? Provavelmente as suas próximas dúvidas serão com relação à necessidade de mudanças na infraestrutura e como escolher a trilha sonora certa.

Vamos falar dos dois pontos, mas começaremos pela infraestrutura. Para preparar a sua loja para ter som ambiente é essencial que você consiga garantir: 

  • Que a música seja reproduzida em todas as dependências da loja: assim, independentemente de onde o cliente esteja, ele conseguirá ouvir a música sem grandes problemas;
  • Que o som seja de boa qualidade: imagine fazer compras enquanto escuta uma música totalmente distorcida ou com som metálico, não seria nada agradável;
  • Volume da música na medida certa: acertar no volume da música que está sendo reproduzida é outro ponto essencial para o bom funcionamento dessa estratégia. Já que, ao mesmo tempo que os clientes precisam ouvir a música (ou ela não vai surtir nenhum efeito), eles também precisam conversar com os vendedores sem precisar gritar.

Garantindo esses três pontos você já estará a meio caminho andado na direção certa. Entretanto, existem outros aspectos que você deve considerar e isso vai depender de cada empresa, já que cada uma tem as suas particularidades e isso precisa ser considerado.

Por exemplo, pode ser que você precise instalar algum tipo de sistema de som, como alto-falantes em pontos estratégicos, para ajudar a distribuir o som pela loja. Ao mesmo tempo, isso implica na passagem de cabos e é com isso que você deve ter muito cuidado. 

O ideal é que esses cabos não fiquem expostos já que isso pode deixar a loja com um aspecto desorganizado e pouco profissional. Sem falar que, dependendo de onde o cabo estiver, pode até mesmo ser perigoso para os clientes que podem tropeçar e cair, ou mesmo tomar um choque. 

Portanto, não hesite em contratar profissionais especializados neste ramo e que saibam o que estão fazendo para instalar o sistema de som na loja. Isso garantirá que você tenha som ambiente de qualidade e que agrade aos clientes e funcionários.

Como escolher o sistema de som adequado para a minha loja?

Já falamos sobre a importância de ter som ambiente na sua empresa, do papel que a música tem na vida das pessoas e como o ser humano interage com o meio em que vive através do som. Portanto, até aqui você já conseguiu entender que esse é um importante sentido e que estimulá-lo pode trazer resultados positivos para a sua empresa.

Entretanto, para fazer isso da maneira correta é importante que você tenha o sistema de som adequado. Afinal, sem isso a música pode ficar distorcida, o volume pode ficar mais alto em algumas áreas da loja e muito baixo em outras, o que atrapalharia a sua estratégia. Por isso, vamos falar sobre o que você precisa saber para escolher o sistema de som certo

Caixas de som

As caixas de som podem ser daquelas embutidas no forro da loja, chamadas arandelas, ou então presas às paredes e colunas, chamadas caixas acústicas. No geral, as arandelas promovem uma melhor distribuição do som, enquanto as caixas acústicas precisam ser posicionadas em posições mais estratégicas para levar som para a loja toda.

Além disso, você também deve considerar os seguintes pontos ao escolher a caixa de som:

  • Conectividade: pode ser feita por Bluetooth, WiFi, por cabos, dentre outros. Para isso é fundamental que você saiba qual dispositivo será utilizado para controlar a sua playlist;
  • Material e resistência: importantíssimo se você for colocar caixas de som do lado de fora da loja. Elas devem ser capazes de resistir às condições climáticas;
  • Potência: é isso que vai determinar o quanto alto o volume pode ficar. O ideal é que seja feita uma análise detalhada do ambiente para que a potência necessária seja determinada e você adquira o equipamento certo. Vale ressaltar que alta potência não é igual à alta qualidade do som.

Amplificadores

Esse é outro equipamento que você pode precisar na hora de oferecer som ambiente na sua empresa. Esse é o aparelho que controla as caixas de som e que irá te ajudar a ter um som de melhor qualidade.

Para escolher o amplificador ideal para a sua loja, você precisa levar em consideração quantas caixas de som você possui, qual a potência que vai precisar e quantos ambientes com som.

Por exemplo, se a sua empresa for um restaurante e você possui uma área interna e uma área externa, provavelmente será necessário ter mais de um amplificador, já que os volumes em cada uma das áreas pode ser diferente. Apesar disso, alguns amplificadores disponíveis no mercado podem controlar o som em diferentes ambientes.

Vale a pena mencionar que a potência do amplificador também é um ponto essencial nesse projeto de som ambiente para a sua empresa. Isso porque, por mais que a caixa de som tenha uma potência maior do que a do amplificador, o volume será determinado pelo amplificador. Por isso, escolha equipamentos que sejam compatíveis para evitar distorções no som.

Quais as músicas ideais para reproduzir na minha empresa?

Vamos agora tratar de uma outra questão importantíssima na hora de colocar som ambiente na sua empresa, que é a escolha das músicas. Esse pode até parecer um passo bastante simples, entretanto ele precisa ser bem pensado e planejado para conseguir trazer todos os benefícios que você espera.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter som ambiente na empresa é mais que simplesmente ligar o sistema de som em uma rádio do seu interesse, ou escolher uma trilha sonora qualquer. Essa é uma escolha que deve ser consciente e intencional, com base em três pontos:

Portanto, antes de começar a fazer a playlist para a sua loja, você precisa conhecer muito bem os seus clientes e o seu público-alvo. Justamente por isso que, na maioria das vezes, pode ser interessante aplicar a estratégia de brand persona

Essa é uma forma bastante interessante de ter uma ideia melhor de quem são os seus clientes e como é a rotina deles, permitindo que a trilha sonora seja ajustada conforme o gosto e o nível de energia do cliente. Inclusive, é essencial ter diferentes playlists para reproduzir em diferentes momentos do dia.

Conhecer a sua marca e a mensagem que ela quer passar para os clientes também é outro ponto crucial para fazer a estratégia de som ambiente funcionar. Por exemplo, se você tem uma marca mais sofisticada e elegante, as músicas que são tendência devem ficar de fora da sua playlist. Por outro lado, se a sua loja tem como foco um público mais jovem, então elas são obrigatórias.

Listenx, a solução perfeita para o som ambiente na sua empresa

Como você já sabe, ter som ambiente na sua empresa tem inúmeras vantagens tanto para a sua marca, quanto para os seus funcionários e para os seus clientes. Entretanto, conseguir montar a playlist certa é um grande desafio que os gestores dos mais variados ramos do varejo irão enfrentar.

Por isso que nós queremos trazer, além de informação, a solução para esse problema. Afinal, o seu tempo como gestor é muito precioso para você ficar estudando algo que não seja relacionado com a sua empresa. Portanto, nós queremos te apresentar a ListenX, uma empresa pioneira em música para negócios no Brasil. 

Ela desenvolveu diferentes produtos para te ajudar a escolher aquele que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Além disso, a Listenx conta com um time de especialistas, disponibilizando mais de 100 playlists para você escolher aquelas que mais combinam com a sua loja. Inclusive, você pode conferir muitos cases de sucesso aqui.

Com a Listenx você tem uma rádio completa para chamar de sua. Com diversos anúncios pré-gravados e a possibilidade de gravar anúncios com o locutor virtual, você consegue divulgar promoções, liquidações, sorteios, produtos e muitos mais rapidamente. 

A Listenx é a solução perfeita que a sua empresa precisava para conseguir fidelizar os clientes, deixar os funcionários mais produtivos e aumentar as vendas. Não perca mais tempo e venha conferir todas as vantagens de trabalhar com a gente. Aproveite e solicite o teste gratuito por 10 dias e conheça todos os resultados de perto.

Como o sistema de som da loja pode te ajudar a aumentar as vendas

Como você viu, com a Listenx, além de ter uma trilha sonora feita sob medida para a sua empresa, você também pode ter uma rádio personalizada. E, como todas as rádios, na sua você também pode incluir anúncios. 

Assim, além de conseguir oferecer um ambiente de compras único para o seu cliente, você também consegue divulgar as ofertas em dos momentos mais decisivos da jornada de compras. Afinal, cerca de 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja. 

Essas decisões são motivadas principalmente pela familiaridade que o cliente tem com o produto ou com base emotiva, pelo sentimento que aquele item desperta nele. Ao anunciar um determinado item o cliente pode se sentir motivado a conferir o produto de perto e, quem sabe, escolher comprar aquele item.

Neste caso, o principal cuidado que você deve ter é justamente evitar muitos anúncios, dando um intervalo mínimo entre eles. Sem falar que reproduzir sempre o mesmo anúncio pode ser bastante cansativo, principalmente para os seus funcionários. Portanto, estabeleça o intervalo ideal e reveze anúncios.

Aproveite não apenas para falar sobre as ofertas, mas também para ressaltar as qualidades e os pontos fortes da sua marca, ou então para avisar sobre as novidades na loja, e assim por diante. E não se esqueça que essa pode ser inclusive uma ferramenta de comunicação com a sua equipe de vendas.

Agora que você já sabe tudo sobre como ter som ambiente na sua empresa, aproveite para conferir outros conteúdos interessantes sobre marketing, gestão de empresas e como encantar os clientes, basta acessar o nosso blog.

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