Estratégias de Marketing: como ganhar mais dinheiro?
Aumentar o ticket médio da sua loja de varejo pode parecer um grande desafio, mas existem mutias pequenas medidas que podem fazer a diferença e transformar os seus números. Uma das melhores dicas para ganhar dinheiro no mercado varejista é o investimento em marketing sensorial, que se trata de estimular os 5 sentidos dos clientes para vender mais. Essa é uma estratégia simples e que pode trazer muitos resultados!
Uma das vertentes do marketing sensorial é o visual da loja. Você já pensou em como ele pode aumentar o seu faturamento mensal? Vamos explicar um pouco sobre isso no post de hoje. Acompanhe:
As cores da vitrine
As cores presentes na vitrine do seu varejo são responsáveis pelo aumento das vendas da empresa. Por isso, é fundamental utilizar cores que estimulam o desejo de compra de seus clientes. Cada cor tem um significado semiótico que precisa ser analisado para entendermos como podem nos ajudar.
Observe que os fast foods, como McDonald’s e Burger King, trazem vermelho e amarelo em sua marca. Essas cores tendem a despertar fome e inquietação no público. Isso acaba resultando no estímulo do desejo de compra, fazendo com que as pessoas consumam mais seus produtos ao se depararem com aquelas cores.
Disposição dos produtos na vitrine
A disposição dos produtos na vitrine também é uma forte aliada do aumento das vendas e da maior possibilidade de você ganhar dinheiro no varejo. Lembre-se sempre de que a vitrine é o primeiro contato do seu cliente com a sua empresa e com os produtos que você comercializa. Por isso, é fundamental que ela esteja agradável e atrativa.
Em alguns períodos, também pode acontecer o investimento em vitrines temáticas. Se a sua loja de varejo comercializar roupas, no período natalino ou véspera de ano novo, por exemplo, ela pode (e deve) seguir uma identidade que remeta a essas datas.
Também é interessante lembrar que a sua vitrine é uma vertente da identidade da sua marca, e por isso ela precisa ser fiel ao que você propõe.
A música no ambiente da sua loja
A música no ponto de venda também tem se tornado uma estratégia fundamental. O marketing sensorial mostra que muitas músicas podem ser verdadeiramente estimulantes no momento da compra. Perceba que normalmente, ao entrar em alguma loja varejista, o que não falta é uma boa playlist ao fundo. Essas músicas ajudam a compor o ambiente e a causar no cliente uma determinada sensação, que estimula a compra.
Para a criação de uma boa playlist para a sua loja de varejo, é interessante procurar uma empresa especializada. Apesar de parecer uma atividade simples, cada música tem uma forma específica de atingir o nosso organismo e despertar sensações. Por isso, a ajuda profissional pode permitir escolher as músicas corretas e transformar essa estratégia aparentemente simples em algo grandioso.
São várias as táticas para vender mais no varejo, e o branding sensorial é uma delas. Tem algum comentário ou quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com o visual da sua loja? Deixe um comentário!
Marketing Sensorial no Brasil
Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o ListenPlay, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil).
Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo