Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Aumentar o ticket médio da sua loja de varejo pode parecer um grande desafio, mas existem mutias pequenas medidas que podem fazer a diferença e transformar os seus números. Uma das melhores dicas para ganhar dinheiro no mercado varejista é o investimento em marketing sensorial, que se trata de estimular os 5 sentidos dos clientes para vender mais. Essa é uma estratégia simples e que pode trazer muitos resultados!
Uma das vertentes do marketing sensorial é o visual da loja. Você já pensou em como ele pode aumentar o seu faturamento mensal? Vamos explicar um pouco sobre isso no post de hoje. Acompanhe:
As cores presentes na vitrine do seu varejo são responsáveis pelo aumento das vendas da empresa. Por isso, é fundamental utilizar cores que estimulam o desejo de compra de seus clientes. Cada cor tem um significado semiótico que precisa ser analisado para entendermos como podem nos ajudar.
Observe que os fast foods, como McDonald’s e Burger King, trazem vermelho e amarelo em sua marca. Essas cores tendem a despertar fome e inquietação no público. Isso acaba resultando no estímulo do desejo de compra, fazendo com que as pessoas consumam mais seus produtos ao se depararem com aquelas cores.
A disposição dos produtos na vitrine também é uma forte aliada do aumento das vendas e da maior possibilidade de você ganhar dinheiro no varejo. Lembre-se sempre de que a vitrine é o primeiro contato do seu cliente com a sua empresa e com os produtos que você comercializa. Por isso, é fundamental que ela esteja agradável e atrativa.
Em alguns períodos, também pode acontecer o investimento em vitrines temáticas. Se a sua loja de varejo comercializar roupas, no período natalino ou véspera de ano novo, por exemplo, ela pode (e deve) seguir uma identidade que remeta a essas datas.
Também é interessante lembrar que a sua vitrine é uma vertente da identidade da sua marca, e por isso ela precisa ser fiel ao que você propõe.
A música no ponto de venda também tem se tornado uma estratégia fundamental. O marketing sensorial mostra que muitas músicas podem ser verdadeiramente estimulantes no momento da compra. Perceba que normalmente, ao entrar em alguma loja varejista, o que não falta é uma boa playlist ao fundo. Essas músicas ajudam a compor o ambiente e a causar no cliente uma determinada sensação, que estimula a compra.
Para a criação de uma boa playlist para a sua loja de varejo, é interessante procurar uma empresa especializada. Apesar de parecer uma atividade simples, cada música tem uma forma específica de atingir o nosso organismo e despertar sensações. Por isso, a ajuda profissional pode permitir escolher as músicas corretas e transformar essa estratégia aparentemente simples em algo grandioso.
São várias as táticas para vender mais no varejo, e o branding sensorial é uma delas. Tem algum comentário ou quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com o visual da sua loja? Deixe um comentário!
Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o ListenPlay, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil).
Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo