Por Nayara Santos em 14.02.2024

Ideias de ações para fazer na sua loja na Semana do Consumidor

Por Nayara Santos em 14.02.2024

A Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para preparar ações especiais e atrair consumidores para a sua loja. Celebrada na semana do dia 15 de março, o Dia do Consumidor, essa data tem recebido uma atenção considerável dos varejistas por manter o comércio aquecido.

Entretanto, a concorrência também está se planejando e preparando para atrair os consumidores para a loja e aumentar as vendas. Ou seja, você precisará desenvolver ações e estratégias capazes de fazer com que os clientes prefiram a sua loja.

Na dúvida, a melhor escolha é fazer o clássico (como preparar ofertas) bem feito do que querer inovar e não dar certo. Mas, existem sim algumas ferramentas de marketing que podem ser bastante úteis quando utilizadas da maneira correta. 

Por isso, trouxemos algumas ideias de ações que você pode fazer na sua loja para a Semana do Consumidor e fazer o seu negócio se destacar. Confira!

Ações para a Semana do Consumidor

A melhor maneira de conseguir aproveitar a Semana do Consumidor para ter bons resultados é entendendo que essa é mais uma oportunidade de aumentar o alcance da sua marca e fidelizar clientes. Esse é aquele momento de mostrar aos consumidores o quanto eles são essenciais para o sucesso do seu negócio e agradecê-los pela confiança.

Veja a seguir algumas sugestões de ações que você pode fazer para impactar o cliente em diferentes momentos da jornada de compras.

Ofereça vantagens extras para os membros do clube de vantagens

Se você ainda não possui um clube de vantagens, a Semana do Consumidor pode ser o momento perfeito para implementar um. Neste caso, você estará dando mais benefícios para os clientes que compram sempre com você. 

Isso sem falar que ainda estará estimulando que novos consumidores se cadastrem no programa para aproveitar as vantagens. Mas, se você já investiu nessa ação anteriormente, então esse é o momento de mostrar aos clientes que fazem parte do clube o quanto você é grato.


Aqui, o ideal é que os clientes membros do clube tenham acesso a descontos exclusivos, acesso antecipado a lançamentos, brindes, cupons de descontos, dentre outros. Essa estratégia é uma forma de fidelizar os consumidores e atrair a atenção de clientes que ainda não têm o hábito de comprar com você.

Divulgação é importantíssimo

Antes de mais nada, precisamos reforçar a importância da divulgação e como ela está diretamente relacionada com o sucesso de qualquer campanha. Sem isso, você corre o risco de se preparar e ter a loja vazia, ou mesmo ter um retorno menor do que o investimento feito.

Por isso, certifique-se de ter uma boa estratégia de divulgação das ações da Semana do Consumidor. Elas podem ser feitas pelas redes sociais, utilizar o Google Ads, newsletter para os clientes cadastrados, mensagens de WhatsApp, anúncios em jornais e revistas, dentre outros.

O mais importante é deixar o cliente curioso e interessado o suficiente para não perder as oportunidades de compras. Por isso, não deixe para avisar no último minuto, prepare alguns anúncios breve, dizendo que vem novidade por aí nesse período, ou faça uma campanha mais interativa.

Faça ofertas relâmpago

Conseguir despertar os gatilhos mentais certos pode trazer muitos benefícios para a sua loja. A curiosidade que falamos acima é um deles, entretanto, a sensação de escassez, também pode te ajudar a turbinar as suas vendas.

Uma das melhores formas de despertar essa sensação nos clientes é com ofertas relâmpago. E a Semana do Consumidor pode ser o momento perfeito para isso. Afinal, as pessoas estão em busca de boas ofertas.

Neste caso, o ideal é que você escolha alguns produtos mais atrativos, ou pelos quais os clientes têm interesse, mas que tem um valor um pouco mais alto. Escolha um determinado horário e/ou dia da semana, e faça a oferta relâmpago daquele produto.

Supermercados geralmente fazem esse tipo de campanha com grande sucesso. Basta anunciar um item com preços irresistíveis na rádio da loja, dizendo que a oferta é válida apenas na próxima meia hora e os clientes correm para aproveitar.

Essa é uma estratégia para qualquer ramo do varejo. E, se você preferir, pode fazer ofertas que duram apenas um dia. Na Semana do Consumidor, cada dia pode ter uma seção em oferta, ou um determinado produto em destaque.

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Invista na sonorização ambiente

Já que falamos da rádio indoor, precisamos ter uma conversa sobre a importância de ter música ambiente na loja. Você sabe que as músicas podem transformar a atmosfera de um local ou evento, ajudando a deixar as pessoas mais alegres, calmas, tranquilas, ou agitadas.

Inclusive, como varejista é possível que você até tenha música na sua loja, mas ao implementá-la, você realmente pensou em como essa estratégia poderia te ajudar? Afinal, o que você reproduz no estabelecimento irá influenciar todas as pessoas que estão no local, ou seja, clientes, vendedores e até mesmo você.

Por exemplo, músicas mais agitadas tendem a estimular as compras por impulso e acelerar o ritmo dos clientes, fazendo com que ele pegue o que precisa mais rapidamente. Essa estratégia pode ser interessante para os momentos de maior movimento. 

Entretanto, se você quiser oferecer aos clientes um ambiente mais tranquilo, dando a eles a possibilidade de analisar os itens expostos em detalhes, é melhor optar por uma trilha sonora mais calma. Isso mostra o quanto você pode influenciar as decisões dos consumidores ao escolher as melodias para a sua loja.

Além disso, a escolha da playlist também deve ser pensada para as datas comemorativas do varejo, como a Semana do Consumidor. Opte por músicas que sejam mais animadas, afinal, estamos falando de festa. Pense qual é a mensagem que você quer passar para os clientes e escolha a trilha sonora que melhor se adeque à sua necessidade.

Não perca mais tempo, conte com a ajuda de quem entende de música e comunicação para negócios para ter a playlist certa para a sua loja na Semana do Consumidor. Confira a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir todas as vantagens de ter uma rádio personalizada e a ajuda de quem tem mais de duas décadas de experiência no mercado.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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