Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como aumentar as vendas de uma loja: 5 dicas que dão certo

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Você, como gestor de varejo, deve se perguntar frequentemente como aumentar as vendas da loja, não é mesmo? Essa pergunta é importantíssima, afinal, é através dela que você consegue procurar formas inovadoras e melhores para conseguir ter bons resultados.

Geralmente, o aumento das vendas de uma loja é o resultado de diversos fatores, tais como bons preços, produtos de qualidade, confiança na marca e boa experiência de compras. Portanto, são nessas áreas que você deve investir para ter clientes assíduos, fidelizados e satisfeitos. A seguir, trazemos diversas dicas de como conseguir isso. Confira!

1. Bom atendimento

Ter uma equipe de vendas bem treinada, que seja capaz de identificar o que o cliente precisa, ajudá-lo a encontrar o que ele procura e dar atenção exclusiva para ele, é sem dúvida alguma, uma importante receita para o sucesso.

Para entender isso é bastante fácil, basta lembrar de alguma loja ou estabelecimento que você foi e que o atendimento era ruim. Provavelmente você vai se lembrar do que aconteceu e nunca mais voltou na loja, a menos que não tenha tido outra opção no momento. Por isso, não importa se o ambiente da loja é único, se os preços são bons e os produtos de qualidade, se o atendimento foi péssimo. 

Assim, é fundamental estabelecer uma rotina de treinamento para a sua equipe de vendas. E isso deve ser válido tanto para novos funcionários, como para a reciclagem de funcionários mais antigos. Tenha o bom atendimento como padrão e uma cultura importante da sua empresa e você não vai se arrepender.

2. Prepare o ambiente para receber o cliente

Como falamos anteriormente, um dos segredos de conseguir aumentar as vendas de uma loja é oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado. Isso pode ser feito adotando diferentes ações do marketing sensorial.

Uma ação que merece destaque é a rádio indoor, na qual você pode ter uma playlist personalizada, feita exclusivamente para a sua marca. Com as músicas certas você consegue reforçar a mensagem da sua marca, criar empatia com os clientes, deixar o ambiente mais agradável e fazer com que o cliente passe mais tempo na loja.

Quando isso acontece, não apenas o cliente vai acabar comprando mais, afinal, se ele passa mais tempo na loja consegue analisar os produtos com mais calma e pensar melhor se vale a pena comprar ou não. Mas também faz com que o cliente se lembre da sua marca, seja por ele ter se identificado com a música, ou porque a experiência de compras que ele teve foi tão boa, que aqueles momentos agradáveis estão gravados em sua mente.

Sem falar que a rádio indoor também possibilita a criação de anúncios personalizados. Portanto, você tem um canal de comunicação direta com o cliente. Ficou interessando? Então aproveite e faça um teste gratuito por 10 dias.


Entretanto, essa não é a única ação. Você também pode caprichar na iluminação da loja para deixar o ambiente mais aconchegante e agradável e aromatizar a loja deixando um cheirinho característico que o cliente sente assim que ele entra na loja são algumas dessas ações. No nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio você tem todas as informações para montar a sua estratégia.

3. Capriche na divulgação da sua marca

Outra dica importantíssima para quem está em busca de aumentar as vendas da loja é investir na divulgação da marca. Afinal, se você não contar às pessoas o que está acontecendo na sua loja e o que a sua marca vem fazendo, você não terá muitos clientes comprando.

Por isso, desenvolva um planejamento de marketing que seja capaz de atingir o maior número de pessoas possível. O ideal é que diferentes ações sejam combinadas e realizadas simultaneamente. 

Por exemplo, é possível investir em marketing digital e em anúncios em jornais locais ao mesmo tempo. Assim, além dos anúncios pagos que serão veiculados através de banners em outros sites, posicionando o seu site nas primeiras posições dos mecanismos de busca e com publicações patrocinadas nas redes sociais, você também consegue chegar àquelas pessoas que estão próximas da sua loja e podem se interessar no que você está vendendo.

4. Aumente as vendas da loja com promoções

Claro que não poderíamos deixar de falar nas promoções para aumentar as vendas da loja. Não é à toa que essa estratégia é aplicada até hoje em todo o varejo. Afinal, o fato de conseguir adquirir um produto de qualidade por um preço mais baixo é sempre um bom atrativo.

Neste caso é importante mencionar que o cliente quando busca promoções ele está, na verdade, em busca de vantagens. Portanto, se ele enxergar que o relacionamento com a sua marca gera vantagens para ele, então as chances dele conferir o que você está oferecendo é grande.

Dito isso, nem sempre o preço baixo será o principal atrativo, ele pode estar relacionado com a distribuição de brindes, de cupons de desconto para compras futuras, acúmulo de pontos no programa de fidelidade da loja, participar de sorteios, dentre outros.

5. Tenha um layout estratégico

A próxima dica de como aumentar as vendas de uma loja é tendo um layout estratégico. A forma como a loja é organizada vai influenciar diretamente na experiência de compras do cliente, já que se ele não encontrar o que procura pode ser bastante frustrado. Sem falar que a falta de organização também pode afastar o cliente da loja.

Entretanto, aqui estamos falando de posicionar os produtos de maneira inteligente na loja. Por exemplo, os itens mais procurados podem ficar no fundo da loja, exigindo que o cliente ande mais na loja e passe por outros produtos nesse caminho. 

Ainda, você também pode se utilizar da estratégia de cross merchandising, posicionando itens complementares próximos. Um exemplo bastante simples é deixar os cintos próximos das calças, ou as meias próximas do sapato. Assim, o cliente pode acabar levando aquele item simplesmente para complementar a sua compra.

Gostou das nossas dicas de como aumentar as vendas de uma loja? Então acesse o nosso blog e confira os outros artigos.

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