Em 1968, o Brasil recebia seu primeiro cartão de crédito, o Elo, disponibilizado e gerenciado pelo Banco Bradesco. A inovação da época se popularizou e, desde então, novas empresas surgiram, novas tecnologias se consolidaram e, hoje, é o pagamento via QR Code que promete ser mais um salto na experiência do cliente.
Bastaram poucas décadas para que o consumidor deixasse de depender exclusivamente das cédulas para usufruir de um leque enorme de opções de pagamento, fenômeno que surgiu a partir da digitalização das informações somada a novas oportunidades de movimentação financeira e obtenção de crédito.
Não demorou muito para que o QR Code fosse inserido nesse contexto. Semelhante ao código de barras, a principal proposta desse recurso é trazer mais agilidade e segurança nos pagamentos, seja para o cliente, seja para o empreendedor. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre essa novidade!
Como funciona o pagamento via QR Code?
Ainda que essa tecnologia tenha se popularizado nos últimos anos com a ajuda dos smartphones, o QR Code não é uma novidade, de fato. Ele foi desenvolvido em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave.
Os celulares só começaram a receber a função em 2003, quando as câmeras dos aparelhos se tornavam um pouco mais precisas e abertas a integrações.
Antes dos telefones, porém, foi a publicidade que abraçou essa tecnologia que rapidamente se espalhou pelos comerciais de vários países, principalmente no Japão. No Brasil, a primeira vez que uma empresa utilizou o QR Code em uma campanha publicitária foi em 2007 (Promoção QR Code, Fast Shop).
Mas, afinal, o que é um QR Code e como ele pode ser usado para realizar pagamentos?
O que é um QR Code?
O QR Code significa “quick responder code”, ou “código de resposta rápida”, e sua funcionalidade é a mesma do código de barras: codificar e transmitir informações.
Entretanto, nos códigos de barra, os dados são dispostos apenas na horizontal, enquanto no QR Code, eles são dispostos tanto na horizontal quanto na vertical. É justamente esse formato bidimensional que permite que o tamanho seja reduzido.
Tal como seu nome sugere, esse código permite uma leitura muito rápida e precisa de links, relatórios, tabelas e registros de pagamento, exigindo apenas um software ou aplicativo preparado para esse tipo de leitura.
Como se dá o pagamento por QR Code?
O QR Code começou a dar as caras nas embalagens dos produtos trazendo links para páginas promocionais e portais de atendimento, mas isso é apenas o começo. Essa tecnologia já pode ser utilizada para obter informações sobre um produto, verificar preços e, claro, aprovar pagamentos.
Os aplicativos que disponibilizam a novidade são bastante intuitivos. Na maioria deles basta selecionar a opção “pagar via QR Code”, focalizar a câmera no QR Code disponibilizado pelo estabelecimento e confirmar.
A operação inversa também é possível. Em aplicativos de banco, caso queira receber um pagamento dessa forma, basta selecionar a opção “receber via QR Code”, focalizar a câmera no código e, por fim, concluir. Lembrando que a pessoa ou organização que está te pagando deve gerar um QR Code a partir do mesmo aplicativo ou plataforma.
Quais benefícios esse tipo de tecnologia oferece?
Após a ascensão dos smartphones, estamos percebendo uma integração cada vez maior de soluções nesses aparelhos. O pagamento via QR Code é uma delas e seu sucesso é capaz, inclusive, de comprometer a popularidade dos cartões no futuro. Confira algumas das vantagens dessa tecnologia a seguir.
Praticidade e agilidade
O QR Code dispensa o preenchimento de dados e senhas, agilizando o pagamento nos estabelecimentos. Além disso, ele demanda apenas o uso do smartphone, um aparelho que está sempre nas mãos do consumidor moderno.
Maior segurança
Os pagamentos via QR Code oferecem mais segurança que qualquer outro meio de pagamento, tal como o dinheiro ou o cartão, pois não permitem transações duplicadas e só podem ser realizados a partir de aplicativos equipados com diversos recursos de proteção como tecnologias de reconhecimento facial ou leitores de impressão digital.
Taxas baixas ou inexistentes
Uma vez que praticamente toda a operação é realizada de maneira automática, os custos atrelados a ela são muito baixos, o que incentiva as gerenciadoras de pagamento a abrirem mão de cobranças.
Autonomia nos pagamentos
As transações podem ser realizadas a qualquer momento do dia ou da semana — em alguns casos, são feitos agendamentos —, o que garante autonomia para o consumidor e beneficia comércios com funcionamento contínuo, tais como supermercados e e-commerces.
Diferencial de mercado
A tecnologia já está disponível há muitos anos, mas ainda é considerada uma novidade, pois está em fase de implementação no comércio e nas companhias financeiras. Sendo assim, esse recurso é uma boa oportunidade de se diferenciar no mercado.
Atendimento da demanda digital
A transformação digital engloba cada vez mais aspectos da rotina dos consumidores e eles nunca estiveram tão abertos para ela. Nesse sentido, saem na frente as empresas que conseguem atender essa demanda com antecedência.
Novas possibilidades no mercado
Além de facilitar a vida de consumidores e comerciantes, o pagamento via QR Code inspira novas possibilidades para o mercado como a criação de estabelecimentos sem a necessidade de operadores de caixa, entrada em cinemas e outras atrações sem a necessidade de bilhetes, assim como o pagamento online de vagas em estacionamentos.
Como implementar o pagamento por QR Code?
O caminho mais curto para as empresas que desejam disponibilizar essa novidade para seus clientes está nas famosas maquininhas de cartão. Muitos modelos atuais desses aparelhos já oferecem essa modalidade de pagamento como alternativa ao cartão.
Entretanto, para aqueles que buscam uma verdadeira transformação na experiência do seu estabelecimento, é possível investir em equipamentos integrados que disponibilizem o pagamento via QR Code.
Já o consumidor que deseja usufruir desse recurso, basta apenas ter uma conta em um banco ou financeira que disponibilize essa função em seu aplicativo e seguir as orientações apresentadas na tela do seu smartphone.
Como você vê, o pagamento via QR Code pode ser a próxima mania do comércio. Com uma proposta tecnológica focada em agilidade e simplificação, clientes e vendedores podem ser extremamente beneficiados, e a expectativa que essa inovação esteja cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores.
E ai? Gostou deste conteúdo? Então não deixe de conferir os nossos novos artigos! Acompanhe nosso trabalho no Facebook, LinkedIn, ou Instagram e não perca mais nenhuma novidade por aqui!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!