Por Nayara Santos em 11.09.2019

Marketing de influência: 5 dicas para estruturar da melhor maneira

Por Nayara Santos em 11.09.2019

Você sabe sobre o que se trata o marketing de influência? Esse termo pode até ser desconhecido por muitas pessoas, no entanto, essa prática é implementada bem antes do surgimento da internet. Líderes religiosos, políticos, esportistas e famosos eram alguns exemplos de pessoas que se encarregavam por divulgar uma determinada marca e, dessa forma, exercerem influência sobre os consumidores.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é o marketing de influência, forneceremos algumas dicas que ajudarão o seu negócio a implementar essa prática e ajudaremos a encontrar a pessoa ideal para divulgar a sua empresa. Acompanhe a seguir.

O que é o marketing de influência?

Essa prática também é conhecida como Influencer Marketing e faz referência a uma estratégia que envolve os produtores de conteúdo independentes que exercem forte influência sobre o público e apresentam bom engajamento.

A estratégia apresenta diversos aspectos positivos para os negócios. O primeiro deles é a criação de uma relação entre a sua empresa e o público influenciado pelos influenciadores, o que impacta de forma positiva nas táticas do marketing on-line. Essa ação ainda garante a presença da sua organização no ambiente digital e otimiza os resultados com divulgação.

Vale destacar também que essa prática contribui para que a sua empresa amplie a cartela de consumidores, gere valor para a sua marca, aumente a retenção dos clientes e influencie a decisão de compra das pessoas. Todas essas questões, somadas, ajudarão a sua companhia a aumentar o número de vendas. Muito bom isso, não é mesmo?

Por fim, por meio da identificação do público com o influenciador, as empresas podem encontrar novas oportunidades de concretizar parcerias com eles. Dessa forma, os influenciadores poderão divulgar e apresentar novos produtos ou serviços de uma organização.

Como estruturar o marketing de influência da melhor forma?

Trata-se de uma das dúvidas mais comuns por parte dos empreendedores. No entanto, não há muitos segredos. Basta seguir algumas práticas. Entre elas estão a definição de objetivos, escolha do perfil dos influenciadores, entender o público-alvo, o alinhamento das ações com os objetivos da empresa e o planejamento do orçamento. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

1.Defina objetivos claros

Sem dúvida alguma, o primeiro passo no planejamento, em vários aspectos da nossa vida, é a definição de objetivos. Essa realidade não é diferente no mundo do marketing digital. Em relação a essa área pense, por exemplo, se a sua marca deseja destacar um produto específico, reforçar a marca, gerar leads, etc.

Após essa reflexão inicial, analise o quanto a campanha junto com o influenciador deixaria a sua empresa mais próxima de alcançar o objetivo, qual é o orçamento disponível e qual é o público que você deseja atingir. Essas análises podem parecer complexas, porém, elas ajudarão você a observar se é o momento ideal ou não para usar o marketing de influência no seu negócio.

2. Determine perfil dos influenciadores

Antes de iniciar a campanha de varejo é importante determinar o perfil dos influenciadores. É fundamental que ele seja condizente com os interesses do público-alvo que a sua empresa deseja atingir. Caso isso aconteça, aumentam-se as chances da sua empresa ter sucesso na estratégia de marketing digital.

3. Considere o público-alvo

Primeiramente, tenha bem definido quem é o seu público. Além disso, é importante conhecer os interesses das pessoas. Nesse momento vale muito a pena entender quais são os hábitos, as dores, necessidades, os hobbies, os interesses e o tipo de conteúdo on-line que os indivíduos consomem.


Após ter o seu público definido, é necessário se aprofundar no entendimento do comportamento das pessoas. Nesse momento, vale a pena conversar com os clientes com a intenção de compreender quais são os canais que eles mais usam, os influenciadores que admiram, quais são os principais fatores de influência na decisão de compra, entre outras questões.

É fundamental conhecer o seu público, pois você saberá como alcançá-lo, nutri-lo e, consequentemente, conseguir um bom relacionamento dele com a sua empresa ao trabalhar com os influenciadores adequados.

4. Alinhe as ações com os objetivos da empresa

As ações a serem desenvolvidas na campanha de marketing devem estar em sintonia com os objetivos da organização. Dessa forma, você utilizará os recursos disponíveis da campanha em prol do atingimento das metas definidas do seu negócio, o que otimizará os resultados das estratégias de marketing.

5. Prepare o orçamento

Outra questão extremamente importante é o orçamento, afinal de contas, é por meio dele que são estabelecidos os recursos financeiros que serão destinados a cada departamento da empresa. Vale destacar que a verba disponível deve ser utilizada de forma equilibrada para garantir a sustentabilidade financeira do negócio.

Após definir, no orçamento, qual será a verba destinada às ações de marketing coloque aquilo que foi planejado em prática. O grande ponto positivo de preparar o orçamento é que você direcionará os recursos da melhor forma possível e de forma equilibrada, ou seja, sem comprometer a parte financeira da organização.

Como encontrar os influenciadores ideais?

Não é indicado trabalhar com os influenciadores observando apenas o número de seguidores. É preciso estar atento também a outras características. Observe o nicho de mercado com o qual ele trabalha e verifique se, de alguma forma, relaciona com o segmento de atuação da sua empresa.

Além disso, é fundamental estar atento em relação a outros detalhes como a linguagem que ele se comunica (se condiz ou não com a imagem que a sua empresa deseja transmitir ao mercado), a imagem que ele transmite e se a contratação dele está dentro do orçamento da sua companhia.

Vale destacar ainda que há algumas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho de encontrar um influenciador. Entre elas estão o Buzzsumo e o NinjaOutreach. Ambas são usadas na busca por influencers de diferentes canais por meio do uso de palavras-chaves.

O marketing de influência é uma estratégia extremamente importante aos negócios, pois é uma das ferramentas que mais contribuem para conectar a sua marca com o consumidor. Caso as táticas sejam bem trabalhadas, a sua empresa ganhará espaço no mercado, terá uma imagem positiva em relação aos clientes e tende a aumentar o número de vendas.

Agora, que você já sabe o que é o marketing de influência, confira neste artigo como aumentar suas vendas no varejo em 4 passos.

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