Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais.
Por outro lado, aquelas pessoas que continuavam consumindo estavam fazendo isso através de compras online. Ou seja, as empresas que tinham esse tipo de negócio conseguiram sair na frente e até mesmo lucrar. Entenda todas as mudanças que te esperam nesse momento pós-crise. Boa leitura!
Como a COVID-19 vai mudar o varejo
Durante um longo período apenas os negócios ligados à saúde e alimentação puderam funcionar, e mesmo assim com restrições. Com a renda dos consumidores comprometida, o varejo viu as vendas despencaram em até 25%.
Os varejistas tiveram então que buscar formas de contornar essa situação e manter as suas atividades, mesmo diante de tantas restrições. A solução para isso foi migrar para o comércio online. Isso fez com que os números desse tipo de comércio disparassem e somente em março de 2020 as vendas online cresceram cerca de 40%. A mudança foi tanta que 2020 foi considerado o ano do e-commerce.
Além disso, muitas medidas de higiene também foram implementadas, tais como limpeza frequente de superfícies, disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre pessoas dentro de estabelecimentos.
Principais pontos de mudança no varejo pós-crise
Para sobreviver aos momentos de crise é essencial conseguir se adaptar. Afinal, se você não fizer isso a concorrência fará e a sua empresa acabará sendo passada para trás. Por isso, a seguir trouxemos as principais mudanças que você deverá enfrentar no varejo pós-crise. São elas:
- Uso da tecnologia e o varejo online: as vendas online se tornaram uma ponte entre as empresas e os consumidores. Forçando-as a revisar a usabilidade dos sites para oferecer uma melhor experiência de compras para os clientes;
- Lançamento das campanhas e promoções: é essencial mostrar que a sua empresa apoia as medidas para evitar a propagação do vírus. Neste momento, você pode lançar campanhas e promoções mostrando isso aos clientes. Por exemplo, através de frete gratuito e descontos para compras online;
- Empatia no atendimento: esse é um momento delicado em que toda a atenção dispensada aos clientes é essencial. Saiba ouvi-lo, personalize o atendimento e invista no pós-venda, você não vai se arrepender;
- Novos modelos de negócios: a migração para o home office foi tamanha que neste momento pós-crise muitas estão considerando não voltar mais para o modelo antigo. O ideal é que você analise os prós e contras dessa medida para saber se ela se adapta ao seu modelo de negócio.
E então, já conseguiu fazer todas as adaptações necessárias na sua loja para conseguir passar por esse momento pós-crise sem grandes problemas? Se você ainda está se adaptando ou em busca de informações sobre como fazer isso, temos um e-book totalmente gratuito para você com todas as informações necessárias. Faça o download e não perca mais tempo!
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