Por Nayara Santos em 03.05.2022

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais.

Por outro lado, aquelas pessoas que continuavam consumindo estavam fazendo isso através de compras online. Ou seja, as empresas que tinham esse tipo de negócio conseguiram sair na frente e até mesmo lucrar. Entenda todas as mudanças que te esperam nesse momento pós-crise. Boa leitura!

Como a COVID-19 vai mudar o varejo

Durante um longo período apenas os negócios ligados à saúde e alimentação puderam funcionar, e mesmo assim com restrições. Com a renda dos consumidores comprometida, o varejo viu as vendas despencaram em até 25%.

Os varejistas tiveram então que buscar formas de contornar essa situação e manter as suas atividades, mesmo diante de tantas restrições. A solução para isso foi migrar para o comércio online. Isso fez com que os números desse tipo de comércio disparassem e somente em março de 2020 as vendas online cresceram cerca de 40%. A mudança foi tanta que 2020 foi considerado o ano do e-commerce.


Além disso, muitas medidas de higiene também foram implementadas, tais como limpeza frequente de superfícies, disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre pessoas dentro de estabelecimentos.

Principais pontos de mudança no varejo pós-crise

Para sobreviver aos momentos de crise é essencial conseguir se adaptar. Afinal, se você não fizer isso a concorrência fará e a sua empresa acabará sendo passada para trás. Por isso, a seguir trouxemos as principais mudanças que você deverá enfrentar no varejo pós-crise. São elas:

  • Uso da tecnologia e o varejo online: as vendas online se tornaram uma ponte entre as empresas e os consumidores. Forçando-as a revisar a usabilidade dos sites para oferecer uma melhor experiência de compras para os clientes;
  • Lançamento das campanhas e promoções: é essencial mostrar que a sua empresa apoia as medidas para evitar a propagação do vírus. Neste momento, você pode lançar campanhas e promoções mostrando isso aos clientes. Por exemplo, através de frete gratuito e descontos para compras online;
  • Empatia no atendimento: esse é um momento delicado em que toda a atenção dispensada aos clientes é essencial. Saiba ouvi-lo, personalize o atendimento e invista no pós-venda, você não vai se arrepender;
  • Novos modelos de negócios: a migração para o home office foi tamanha que neste momento pós-crise muitas estão considerando não voltar mais para o modelo antigo. O ideal é que você analise os prós e contras dessa medida para saber se ela se adapta ao seu modelo de negócio.

E então, já conseguiu fazer todas as adaptações necessárias na sua loja para conseguir passar por esse momento pós-crise sem grandes problemas? Se você ainda está se adaptando ou em busca de informações sobre como fazer isso, temos um e-book totalmente gratuito para você com todas as informações necessárias. Faça o download e não perca mais tempo!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

25 textos comerciais para lojas de roupas, se inspire!

Sem ideias de textos comerciais para divulgar a sua loja de roupas? Então você veio ao lugar certo! A seguir daremos alguns exemplos de textos que você pode utilizar para atrair mais clientes para a sua loja!  A escolha dos textos é uma parte importantíssima das propagandas da sua loja. Afinal, eles ajudarão você a…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Comece a Atrair mais Clientes para a sua Loja

Para conseguir atrair mais clientes para a sua loja é importante conhecer as técnicas certas e como aplicá-las adequadamente. Sem falar que, diferentes etapas da jornada de compras, exigem diferentes abordagens do consumidor. Ou seja, quanto mais técnicas você conhecer, maiores as chances de conseguir deixar a sua loja sempre cheia e aumentar as vendas. …

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse…

Por Nayara Santos em 23.06.2020

Como atrair clientes para a minha loja? Confira 8 passos

Invista em ações de relacionamento Atualize as estratégias de captação Melhore a experiência de compra Faça campanhas virais Invista no marketing de influência Crie programas de fidelização Capriche na decoração da vitrine Para se manter ou crescer no mercado, todo lojista deve saber tanto como atrair clientes novos, quanto os que já conhecem a sua…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Tudo o que acontece na rotina administrativa de uma empresa tem o poder de transformar os resultados finais do negócio, tanto para o bem quanto para o mal. Imagine, por exemplo, um empreendimento que não tem total controle sobre a sua gestão financeira: é quase impossível mencionar quais são os seus rendimentos mensais e manter…

Por Nayara Santos em 26.08.2019

9 ideias para vender mais roupas em lojas de varejo

A busca por ideias para vender mais é uma tarefa constante na rotina de qualquer empreendedor do varejo. Afinal, devido à grande concorrência, o ramo varejista está sempre em busca de novas formas de chamar a atenção do cliente e influenciar a sua decisão de compras.  O fato é que, durante esse processo, uma das…

Por Nayara Santos em 21.07.2022

3 dicas de como vender mais em loja de carros, confira!

Procurando dicas de como vender mais na sua loja de carros? Então você veio ao lugar certo, aqui nós vamos te dar algumas dicas práticas e infalíveis para conseguir ter o faturamento desejado, mesmo em tempos de crise. Vale a pena ressaltar que vender mais também implica ter uma boa estratégia para a divulgação da…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como ser criativo no varejo? Confira essas 6 dicas!

Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Frases para loja infantil: 16 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos