Por Nayara Santos em 03.05.2022

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais.

Por outro lado, aquelas pessoas que continuavam consumindo estavam fazendo isso através de compras online. Ou seja, as empresas que tinham esse tipo de negócio conseguiram sair na frente e até mesmo lucrar. Entenda todas as mudanças que te esperam nesse momento pós-crise. Boa leitura!

Como a COVID-19 vai mudar o varejo

Durante um longo período apenas os negócios ligados à saúde e alimentação puderam funcionar, e mesmo assim com restrições. Com a renda dos consumidores comprometida, o varejo viu as vendas despencaram em até 25%.

Os varejistas tiveram então que buscar formas de contornar essa situação e manter as suas atividades, mesmo diante de tantas restrições. A solução para isso foi migrar para o comércio online. Isso fez com que os números desse tipo de comércio disparassem e somente em março de 2020 as vendas online cresceram cerca de 40%. A mudança foi tanta que 2020 foi considerado o ano do e-commerce.


Além disso, muitas medidas de higiene também foram implementadas, tais como limpeza frequente de superfícies, disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre pessoas dentro de estabelecimentos.

Principais pontos de mudança no varejo pós-crise

Para sobreviver aos momentos de crise é essencial conseguir se adaptar. Afinal, se você não fizer isso a concorrência fará e a sua empresa acabará sendo passada para trás. Por isso, a seguir trouxemos as principais mudanças que você deverá enfrentar no varejo pós-crise. São elas:

  • Uso da tecnologia e o varejo online: as vendas online se tornaram uma ponte entre as empresas e os consumidores. Forçando-as a revisar a usabilidade dos sites para oferecer uma melhor experiência de compras para os clientes;
  • Lançamento das campanhas e promoções: é essencial mostrar que a sua empresa apoia as medidas para evitar a propagação do vírus. Neste momento, você pode lançar campanhas e promoções mostrando isso aos clientes. Por exemplo, através de frete gratuito e descontos para compras online;
  • Empatia no atendimento: esse é um momento delicado em que toda a atenção dispensada aos clientes é essencial. Saiba ouvi-lo, personalize o atendimento e invista no pós-venda, você não vai se arrepender;
  • Novos modelos de negócios: a migração para o home office foi tamanha que neste momento pós-crise muitas estão considerando não voltar mais para o modelo antigo. O ideal é que você analise os prós e contras dessa medida para saber se ela se adapta ao seu modelo de negócio.

E então, já conseguiu fazer todas as adaptações necessárias na sua loja para conseguir passar por esse momento pós-crise sem grandes problemas? Se você ainda está se adaptando ou em busca de informações sobre como fazer isso, temos um e-book totalmente gratuito para você com todas as informações necessárias. Faça o download e não perca mais tempo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Branding no Varejo: 5 dicas essenciais para ter sucesso

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor. É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca. Apesar disso, nem todo…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Eficácia e eficiência: entenda as diferenças

Existem vários conceitos usados na administração que são absorvidos na linguagem do dia a dia, mas que quase sempre são usados de forma incorreta. Isso, por sua vez, leva a várias interpretações e conclusões erradas. Dois bons exemplos disso são os conceitos de eficácia e eficiência, duas palavras usadas com bastante frequência, mas que dificilmente…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Veja os benefícios de usar o endomarketing como estratégia de gestão!

Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer. Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

O que é franchising? Saiba quais são as suas vantagens!

Começar o próprio empreendimento é um grande sonho para muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo aqui no Brasil. Mas, como você também já deve saber, esse é um grande desafio para muitas pessoas. Recursos limitados e falta de conhecimento específico são alguns dos maiores obstáculos no caminho de novos empreendedores. Felizmente, para quem sabe…

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Realidade virtual e como criar uma experiência imersiva para o cliente

A realidade virtual é mais uma das ferramentas tecnológicas na qual você pode apostar para melhorar a experiência de compras dos seus clientes. Afinal, ela pode ir do simples fato de permitir que os clientes testem e experimentem os produtos antes de efetuarem uma compra, até a personalização de conteúdo para aumentar as taxas de…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Locutor virtual: crie sua locução agora

O locutor virtual pode ser a ferramenta que faltava para melhorar a comunicação com os seus clientes, tornando-a mais eficaz e atraente. Isso sem falar na autonomia e rapidez que você encontra ao investir nessa estratégia. Para você ter uma ideia, 70% das decisões de compras são tomadas quando o cliente está na loja. Isso…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos