Por Nayara Santos em 12.11.2019

Como lidar com colaboradores detratores? Confira agora mesmo

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Hoje em dia, os profissionais tendem a ser o recurso mais valioso de todo o negócio. É por meio de seus conhecimentos e capacidades que a empresa consegue crescer. Porém, sempre existem aqueles que, em maior ou menor grau, atrapalham a harmonia da equipe, trazendo mais prejuízo do que contribuições. Porém, ele ainda pode ter potencial! E gestores que sabem como lidar com colaboradores detratores ainda conseguem fazer um bom trabalho com esses indivíduos.

Os motivos que levam um profissional a se tornar disruptivo para a empresa são tão variados quanto as próprias pessoas que trabalham na empresa. Pode ser uma característica individual, um desentendimento com a equipe ou um perfil não adequado a esse ambiente de trabalho.

Em todo caso, você ainda precisa saber como lidar com colaboradores detratores no dia a dia, seja para integrá-los melhor com o resto da equipe ou para eliminar seus impactos negativos. Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre o tema e o que você pode fazer a respeito. Acompanhe.

Como você pode lidar com essas pessoas?

É sempre uma situação delicada quando um profissional quebra a ordem do seu espaço de trabalho, especialmente se não for intencional. Se você tem alguém assim em sua equipe, aqui estão alguns pontos para ter em mente na hora de lidar com a situação.

Evite que isso se transforme em fofoca

A pior consequência desse tipo de disrupção no ambiente de trabalho é quando diversos colaboradores começam a espalhar rumores sobre o colaborador detrator. Isso pode rapidamente se escalonar para informações falsas e prejudicar drasticamente o clima organizacional. Inimizade entre os colaboradores nunca é positivo para nenhuma organização.

Assim que você identificar que algo assim possa acontecer, é melhor entrar em ação o quanto antes. Esclareça desentendimentos com as pessoas envolvidas e, sempre que possível, pegue informações direto da fonte. No geral, evitar fofocas deve ser parte da política do seu escritório.

Tente identificar as causas do comportamento

Como já mencionamos, é bem difícil apontar o que causa o comportamento disruptivo de uma pessoa com uma olhada superficial. Algumas pessoas apresentam traços de personalidade que podem levar a certos problemas, enquanto outras costumam agir assim por serem inexperientes em sua vida profissional.


Em muitos casos, é possível corrigir esses comportamentos mais facilmente ao identificar a sua causa central. A solução pode envolver uma conversa, auxílio com relação a alguma tarefa ou mesmo uma mudança interna. Em alguns casos, essa quebra de ordem nas rotinas administrativas também pode ser resultado de um defeito estrutural da equipe.

Desenvolva uma comunicação habilidosa

Uma das primeiras reações esperadas depois que alguém comete um grande erro é uma bronca. Isso pode até funcionar com uma criança, mas dificilmente terá um efeito duradouro numa conversa entre dois adultos no espaço de trabalho.

Não é só o conteúdo da mensagem, mas também a forma como ela é transmitida. Um tom agressivo rapidamente põe uma pessoa na defensiva, aumentando a sensação de hostilidade. Já um tom mais amigável e construtivo na hora do feedback, por outro lado, facilita o esclarecimento dos pontos mais importantes, proporcionando a correção dos problemas em questão.

Foque em fatos em vez de rótulos

Quando uma pessoa é apresentada a você como “festeira”, é provável que você crie toda uma imagem e opinião sobre ela, mesmo que não tenha visto nenhuma de suas ações. O mesmo vale para rótulos como “disruptivo”, “incompetente”, entre outros nomes que podem circular dentro de um escritório.

Para aprender como lidar com colaboradores detratores, você precisa aprender a olhar primeiro os fatos. Não peça apenas opiniões subjetivas sobre o comportamento de um indivíduo. Peça descrições do que aconteceu, como e quando. Isso é mais importante na hora de avaliar a situação e promover mudanças.

Envolva o colaborador na solução do problema

Quando um colaborador apresenta problemas de comportamento, é provável que ele mesmo não se perceba como detrator. Talvez ele acredite que sua atitude é normal, que está contribuindo para a empresa de outra forma ou nem perceba seu impacto na equipe. Nesses casos, é bem mais fácil envolvê-lo na solução do problema.

Converse com esse indivíduo e mostre a ele o tipo de mudança comportamental que você espera dele. Isso facilitará bastante o seu trabalho de ajustar suas atitudes e fazer com que ele se encaixe melhor no seu ambiente de trabalho.

Tenha paciência para os resultados

O maior erro de muitos gestores que não sabem como lidar com colaboradores detratores é acreditar que a situação será resolvida de forma “rápida e indolor”. Pelo contrário, você precisa ser minimamente paciente para notar uma mudança real em seu comportamento.

Pessoas não mudam de opinião nem de atitude rapidamente. Mesmo que uma conversa gere uma alteração durante um dia, velhos hábitos tendem a voltar. Você precisa investir um pouco do seu tempo para dar feedback à equipe e garantir que esses comportamentos vão se manter por mais tempo.

Reconheça quando já fez o suficiente

Do outro lado do espectro, também temos os gestores que acabam investindo muito mais tempo e recursos do que deveriam em alguém que não quer mudar ou que está em busca de um caminho diferente. Não se trata de uma desistência, mas sim de um entendimento mais claro da situação.

Saber reconhecer isso é difícil, especialmente se a pessoa em questão tem bom potencial dentro da empresa. Porém, em alguns casos, é melhor “cortar” do que tentar arrumar tudo.

Acompanhe seu índice de detratores com o eNPS

Além de saber como lidar com os colaboradores detratores, também é importante verificar que a sua organização tem um alto índice deles. Para isso serve uma pesquisa eNPS.

O Net Promoter Score, ou NPS, é um indicador do número de clientes que recomendam a empresa para outras pessoas. O eNPS é parecido, mas ele reflete o número de colaboradores que recomendam a sua empresa como um bom ambiente de trabalho. Essa pesquisa pode ajudar a entender o que causa certos comportamentos disruptivos, sendo uma ótima ferramenta para melhorar seu ambiente de trabalho.

Com essas informações, você já entende melhor como lidar com colaboradores detratores e pode evitar problemas com esses indivíduos.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no dia dos namorados?

 Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar…

Por Nayara Santos em 14.03.2024

Confira 7 dicas incríveis de como vender no Instagram!

As redes sociais empoderaram o consumidor, que agora é ativo nas campanhas publicitárias e pode trocar ideias e se relacionar com as marcas. Tendo em vista essa premissa, as empresas buscam por formas de como vender no Instagram, por exemplo. De acordo com o relatório Digital in 2019, desenvolvido pela We Are Social e pela…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Marketing para varejo: Bom ambiente de compra

Existem diferentes estratégias de marketing para varejo que podem ser desenvolvidas para proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes. Quando você consegue ser bem-sucedido nessas estratégias, você terá clientes fiéis, aumentará a retenção de clientes e ainda conseguirá atrair novos consumidores para a sua loja. Para desenvolver essas estratégias é preciso ter planejamento…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Opção de retirar na loja: quais as vantagens dessa nova tendência?

Hoje ficou muito mais fácil para o cliente fazer compras on-line. Afinal, além da comodidade de receber o produto no conforto de sua casa, ele também tem a opção de retirar na loja, sem o custo de frete. Contar com essa modalidade, que virou uma tendência e contribui para melhorar de forma considerável a experiência…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Nome para loja de móveis: 24 exemplos para se inspirar

Se você está abrindo uma loja de móveis, então precisa escolher um bom nome para representar o seu negócio. É com ele que você irá se comunicar com os clientes, dizer o que você vende, quais os pontos fortes da sua empresa e como ela poderá ajudar aos consumidores. Entretanto, esse é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Melhores cores para chamar atenção dos clientes, confira!

Saber quais são as melhores cores para chamar a atenção dos clientes é fundamental para todos os gestores do varejo. Afinal, as cores podem além de reforçar a mensagem que a loja quer transmitir, ainda auxiliar a conquistar os clientes. Entretanto, esse é um conhecimento que muitos gestores menosprezam, seja porque não entendem do assunto,…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Ebook Estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Todo empresário do ramo varejista sabe que é preciso muito esforço para se destacar no mercado e vender cada vez mais, mas poucos conhecem estratégias de marketing, por isso disponibilizamos o Ebook Estratégias de marketing. Principalmente em tempos de crise, as empresas de varejo têm observado a necessidade de investir nas mais diversas estratégias de marketing para conseguir…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

 O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos