Existem diferentes estratégias de marketing para varejo que podem ser desenvolvidas para proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes. Quando você consegue ser bem-sucedido nessas estratégias, você terá clientes fiéis, aumentará a retenção de clientes e ainda conseguirá atrair novos consumidores para a sua loja.
Para desenvolver essas estratégias é preciso ter planejamento e conseguir entender qual cliente você quer atrair para a sua empresa e qual a identidade da sua marca. Assim, você estará munido de informação e poderá elaborar ação para atingir os seus objetivos.
Pensando nisso, criamos esse artigo com dicas de marketing para o varejo focadas em melhorar a experiência do cliente. Confira!
Existem diferentes tipos de marketing para o varejo. Conhecê-lo é fundamental para você conseguir traçar as melhores estratégias de divulgação e fidelização de clientes para sua loja Confira o Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?. São eles:
Dito isso, é evidente que o melhor marketing para varejo para proporcionar um bom ambiente de compras é o sensorial. Por isso, falaremos como utilizá-lo para proporcionar aos clientes uma boa experiência e fazer com que eles voltem para comprar mais.
Independentemente da estratégia de marketing para varejo adotada, é fundamental que você conheça o seu cliente. Saber para quais personas você está planejando as ações fará com que você escolha a linguagem certa para a campanha, os elementos que conseguirão chamar a atenção do cliente e que devem estar presentes.
Além disso, isso também fará com que você consiga escolher a mídia certa para divulgar a campanha. Afinal de contas, se você não estiver onde o cliente está, nenhuma campanha fará sentido, e não apenas as ações de marketing sensorial.
Você provavelmente conta com uma equipe de vendas na sua loja. Algumas empresas ainda contam com seguranças, operadores de caixa, repositores e gerentes. Sempre que você tem uma equipe de profissionais qualificada para atender aos clientes, o ambiente de compras fica melhor.
Mesmo que o funcionário não desempenhe uma função em que seja preciso conversar com o cliente, como no caso dos vendedores, pode ser que em algum momento isso seja necessário. E, quando essa ocasião surgir, o funcionário deve ser capaz de tratar com o cliente com cordialidade e atenção.
Vamos imaginar que você possui uma loja de brinquedos e um dos repositores/estoquistas está organizando as prateleiras. Se um cliente tiver dúvida sobre onde encontrar um determinado item, abordar o repositor e perguntar onde está o tal brinquedo. O funcionário deve conseguir responder e, caso ele não saiba, chamar algum colega que possa resolver a dúvida do cliente.
Lembre-se que, um bom atendimento pode até mesmo fazer com que o cliente pague um pouco mais para comprar na sua loja, do que no concorrente onde o atendimento é ruim. Por isso, incentive e promova treinamentos de atendimento ao consumidor para os seus funcionários.
Ao planejar as ações de marketing para varejo que você utilizará na sua loja, é preciso ficar atento a toda a jornada de compras do cliente. Lembre-se que ela começa muito antes do cliente entrar na sua loja. Quando você conhece todas as etapas dessa jornada, é possível melhorar cada uma delas.
Antes de ir para a sua loja, o cliente pode pesquisar o que mais você vende, onde as lojas físicas estão, se há a possibilidade de realizar a compra online, quais as condições de entrega, dentre outros. Por isso, você precisa ter um site com informações suficientes para o cliente.
Já ao chegar na sua loja, o cliente espera encontrar estacionamento no local, ou mesmo a indicação de um local em que ele possa deixar o carro. Por isso, tenha uma boa sinalização no local ou com o estacionamento parceiro.
Durante a compra, o cliente espera que o vendedor possa atendê-lo cordialmente e seja proativo para encontrar o item desejado. Além disso, é importante que a loja esteja bem organizada, com uma boa iluminação e haja espaço suficiente para circular pela loja.
Esses são apenas alguns exemplos de etapas da jornada de compras. Analise quais são essas etapas na sua loja e procure entender como torná-la ainda melhor para os seus clientes.
A música é um importante elemento do marketing para o varejo e pode ser explorado para melhorar o ambiente de compras para o cliente. O ideal é que você tenha uma rádio personalizada que reproduza músicas que refletem a identidade da sua marca. Além disso, a trilha sonora também precisa ser agradável para os clientes.
Estudos apontam que a música consegue deixar o ambiente de compras melhor, mesmo que ela seja pouco perceptível para o cliente. O resultado disso é que o cliente associa os momentos que ele passa na sua loja com boas lembranças. Sem falar que a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja. Com mais tempo, ele irá comprar mais e as suas vendas aumentarão.
Neste artigo nós falamos sobre como utilizar o marketing para varejo para criar um bom ambiente de compras para os consumidores. Para mais dicas, acesse o nosso blog.