Por Nayara Santos em 29.11.2021

6 dicas de como aumentar suas vendas no varejo

Por Nayara Santos em 29.11.2021

A procura de como aumentar as vendas no varejo provavelmente é algo constante na sua rotina como empreendedor ou gestor nesse ramo. Mas você sabe dizer o que consegue alavancar as vendas e fazer com que você tenha bons resultados? Ou como a sua empresa consegue se destacar da concorrência? Ou ainda qual o seu diferencial no mercado?

Se, depois de refletir sobre essas perguntas você não ficou muito satisfeito ou mesmo não sabe responder com exatidão nenhuma delas, é hora de mudar. A seguir traremos algumas dicas ótimas para provocar uma transformação na sua loja e deslanchar à frente dos concorrentes. Você não vai querer perder essa oportunidade. Vem com a gente!

Como aumentar as vendas no varejo

1. Tenha um atendimento mais humanizado

Existem diversas dicas de atendimento no varejo. Porém, nem todas são aplicáveis a todos os ramos e todas as marcas. Entretanto, uma coisa todas elas devem ter, que é um atendimento mais humanizado. Afinal de contas, todos os consumidores querem ser bem atendidos por uma equipe de vendas competente e prestativa.

Esse, inclusive, pode passar a ser o seu diferencial no mercado. Vale a pena dizer que muitos clientes até preferem pagar um pouco mais caro por um item desde que ele seja bem atendido na loja. Por isso, esse é um ponto importantíssimo que deve ser amplamente explorado e que merece investimento.

Os vendedores devem conversar com os clientes olhando nos olhos, perguntando o que eles estão buscando. Isso demonstra que o vendedor está interessado em ajudar o cliente e entender quais são as necessidades e dores deles. Jamais ofereça um produto sem antes entender o que o cliente quer.

Como manter o bom atendimento pode ser um verdadeiro desafio, você deve investir em um programa de treinamento e reciclagem da equipe de vendas. Esses treinamentos podem ser feitos periodicamente, para ensinar novas estratégias e para que os vendedores se adaptem às mudanças no comportamento do consumidor.

2. Reveja a circulação da loja

A forma como o espaço da loja é utilizado para aumentar as vendas no varejo é uma estratégia de marketing antiga, mas ainda muito eficaz. Não é à toa que ela é muito utilizada por varejistas dos mais diferentes ramos. 


Portanto, reveja o layout da loja, entenda quais podem ser os roteiros dos consumidores quando eles entrarem na loja. Entre os pontos que merecem mais atenção estão:

  • Vitrine: irá te ajudar a atrair clientes para o interior da loja. Para isso, exponha os itens mais procurados, coloque os preços dos produtos, organize combinações de itens que o cliente pode adquirir;
  • Entrada e saída: é fundamental que a passagem de clientes esteja livre nessas áreas. Além disso, logo na entrada da loja, você pode expor alguns produtos dentre os mais procurados pelos clientes. Assim, a possibilidade de atrair a atenção do cliente aumenta. A saída também deve estar bem identificada, principalmente se ela for em um local diferente da entrada da loja;
  • Caixa: esse é o momento de finalizar a sua relação com o cliente. Muitas vezes, esse é o único contato com outra pessoa que o cliente tem quando compra na sua loja. Por isso, esses profissionais devem ser bem treinados para serem atenciosos, prestativos, educados e simpáticos com todos os clientes;
  • Disposição de araras, gôndolas e mercadorias: o ideal é que você consiga dispor prateleiras e ilhas de atendimento para proporcionar comodidade e fácil acesso aos clientes. Disponha esses itens de modo que o cliente consiga circular pela loja sem precisar se espremer entre os móveis. Além disso, o cliente também precisa ter espaço para conseguir ver todos os produtos que estão expostos.

3. Monte uma vitrine que venda mais

As vitrines são o chamariz de todo e qualquer comércio. Logo, você não quer que elas passem despercebidas pelos clientes. Portanto, se você deseja aprender como aumentar suas vendas no varejo, obrigatoriamente precisa aprender a  montar uma vitrine para atrair o consumidor e fazê-lo comprar.

Para isso, no entanto, não basta vestir os manequins com belas peças de roupa. Você deve escolher aquelas que mais deseja vender, mas sempre considerando o gosto do seu público-alvo. Saber quais são essas peças exige uma análise dos relatórios de vendas dos últimos meses, ou até mesmo um histórico completo da sua loja.

Por exemplo, se a sua loja oferece uma boa diversidade de jaquetas e os clientes sempre procuram por esse item, então você poderá fazer combinações dessas peças com outras que você tem interesse em vender.

Outro ponto importante na hora de montar a vitrine é a iluminação. Ela deve ser suficiente para que os clientes vejam as características das peças sem grandes esforços. Além disso, elas também te ajudam a realçar os produtos expostos.

Uma dica importante que você deve ficar atento na hora de montar a vitrine para aumentar as suas vendas no varejo é com relação às promoções. É muito comum que os varejistas coloquem adesivos na vitrine, indicando que a loja está com promoções ou liquidações. Entretanto, na hora de posicionar os adesivos garanta que o cliente ainda conseguirá ver os produtos expostos. Caso contrário, o cliente pode se sentir frustrado e não comprar nada, justamente porque não consegue ver o que está na vitrine.

4. Ofereça bem-estar ao cliente

Quando o cliente passa mais tempo em uma loja as chances dele efetuar uma compra também aumentam. Diante disso, oferecer um ambiente agradável para os clientes, a fim de aumentar o tempo de permanência deles, é um passo essencial de como aumentar suas vendas no varejo.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é utilizar música ambiente. Segundo uma pesquisa da HeartBeats Internacional, quando devidamente escolhida, as trilhas sonoras fazem com que 96% dos clientes se lembrem da sua marca, 31% dos clientes voltem para comprar mais, 21% recomendam a loja para amigos e parentes. Como se isso não fosse o bastante, 14% das pessoas ainda compram mais.

Além disso, a música certa fortalece o conceito de uma marca e trabalha a conexão sensorial com o cliente. Ela mexe com a memória afetiva deles e os fazem lembrar de um estabelecimento simplesmente por escutarem os mesmos sons lá tocados.

Outra parte boa dessa estratégia é que a ListenX, que conta com profissionais especializados em music branding, permite que você experimente esse serviço gratuitamente, com o ListenPlay

5. Saiba a opinião do seu clientes

Para saber como aumentar suas vendas no varejo é importantíssimo que você entenda o que os clientes pensam sobre a sua loja. Assim, você saberá o que eles consideram um ponto forte da sua marca, que pode ser explorado em diferentes estratégias de marketing. Da mesma forma, você também saberá quais são os pontos fracos que devem ser melhorados.

O ideal é que você faça pesquisas de satisfação do cliente periodicamente ou sempre que houver alguma mudança significativa na sua loja, ou na sua marca. Assim, você saberá rapidamente os efeitos que essas mudanças podem ter para a sua empresa.

Para a realização de pesquisas é fundamental deixar o cliente à vontade para responder ou não às perguntas. Se ele se sentir pressionado poderá ficar com uma impressão ruim da loja. 

Atualmente, uma forma bastante interessante de se fazer essas pesquisas é através das redes sociais. O Instagram, por exemplo, oferece ferramentas como as caixinhas de perguntas e enquetes. Portanto, adote essa estratégia para incentivar o engajamento dos seguidores e para entender melhor o que os clientes buscam e esperam da sua marca.

6. Invista em marketing digital

No cenário pós-pandemia que vivemos o comportamento do consumidor mudou. Durante o lockdown muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online e gostaram bastante. Como a tendência é que esses números continuem aumentando, não dá mais para ficar de fora da internet.

Quer entender as mudanças de cenários pós-pandemia? Confira nosso e-book O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Uma solução que pode te ajudar a aumentar as vendas no varejo é investir em marketing digital. Ou seja, todas as estratégias de divulgação da marca e atração de clientes para a loja é feita no mundo virtual. 

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, dentre as principais podemos destacar:

  • Redes sociais: crie um perfil para a sua marca, faça postagens relevantes que levem informações úteis aos clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, ensine o cliente a cuidar deles para aumentar a durabilidade, como limpar o calçado, quando levar no sapateiro, dicas de combinação com as roupas, dentre outros. As redes facilitam a criação de empatia e identificação do cliente com a marca;
  • Anúncios pagos: sabe aqueles anúncios que aparecem em outros sites ou quando fazemos uma busca no Google? Esses são anúncios pagos e você também pode investir nisso. Uma grande vantagem desse tipo de anúncio é a possibilidade de direcionar o público para o qual eles serão exibidos. Assim, você aumenta as chances de ter bons leds e realmente aumentar as vendas;
  • Marketing de conteúdo: você pode criar um blog no seu site com informações relevantes sobre os mais variados tópicos relacionados ao seu ramo do varejo. Assim, você ajuda o cliente que está em busca de informação e pode começar a ser visto como uma autoridade no assunto. Isso torna a sua marca uma referência e a primeira escolha de compra desses consumidores.

Se quiser mais dicas de como encantar o seu cliente, confira outros artigos no nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Vitrine masculina: 5 passos para montar a ideal

Ter uma vitrine masculina atrativa para os seus clientes pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Por isso, é preciso planejar como você vai expor os seus produtos, divulgar promoções e convidar o cliente para entrar na loja. Além disso, essa é também uma forma de conseguir se destacar da concorrência e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

9 ideias para vender mais roupas em lojas de varejo

A busca por ideias para vender mais é uma tarefa constante na rotina de qualquer empreendedor do varejo. Afinal, devido à grande concorrência, o ramo varejista está sempre em busca de novas formas de chamar a atenção do cliente e influenciar a sua decisão de compras.  O fato é que, durante esse processo, uma das…

Por Nayara Santos em 21.07.2022

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

6 principais métricas para franquias que precisam ser avaliadas

Você tem um negócio, mas ainda não consegue medir de forma adequada se ele vai bem ou não? Nesse caso, é importante obter mais conhecimento sobre as métricas para franquias, que auxiliam nesse monitoramento. Basicamente, elas funcionam como um termômetro, servindo para medir a saúde da sua empresa. Com isso, é possível conferir quais são…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

O que é o marketing de utilidade e como apostar nessa estratégia?

Conseguir levar informação útil e que possa ser levada para o dia a dia do cliente é uma das definições de marketing de utilidade. Portanto, se sua empresa ainda não possui esse tipo de estratégia, chegou o momento de mudar isso e nós vamos te ajudar. De modo geral, existem diferentes tipos de ações de…

Por Nayara Santos em 12.07.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos