Por Nayara Santos em 31.05.2022

Conheça as 10 melhores ações de marketing digital da história e se inspire!

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Você sabe quais foram as melhores ações de marketing digital da história? Conhecer esse tipo de informação é importante para se inspirar em grandes exemplos e montar excelentes campanhas para o seu negócio. Afinal, uma das fases mais importantes para construir um planejamento estratégico de marketing digital é, justamente, a procura por referências.

Isso porque, até mesmo quando estão dentro de casa os consumidores são estimulados com relação ao consumo. Por muito tempo isso foi feito através das propagandas na televisão e rádio, entretanto, atualmente a internet e as redes sociais desempenham um papel fundamental nesse processo. 

Para conseguir estimular os clientes a todo momento é essencial que a sua empresa desenvolva estratégias de marketing digital. Ter conteúdos bem estruturados, planejados e relevantes para o seu público é o que vai fazer com que você tenha bons resultados de branding e performance para uma empresa.

Dessa maneira, pensando em ajudá-lo, separamos as 10 melhores ações de marketing digital da história para você se inspirar e aplicar em seu negócio. Continue a leitura para conferir como cada uma das estratégias foram aplicadas e por qual razão se tornaram um sucesso! Boa leitura!

1. #Weaccept do Airbnb

As grandes empresas buscam inserir cada vez mais em suas campanhas publicitárias as questões sociais. Foi justamente por essa razão que a campanha #weaccept da Airbnb foi uma das mais impactantes no marketing digital. O resultado é que acabou gerando um grande engajamento digital com usuários das redes sociais, o que ajudou a divulgar a marca e a mostrar o seu posicionamento.

A campanha do Airbnb foi lançada no começo do ano de 2017 quando ocorreu uma grande discussão a respeito dos refugiados. Nessa época, o presidente americano Donald Trump havia acabado de lançar uma proibição com relação à entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos.

Como esse era o assunto do momento, a marca decidiu se posicionar e mostrar que era contra tal decisão. Portanto, o Airbnb aproveitou a discussão para adotar uma posição contrária ao presidente norte-americano, criando uma campanha de marketing digital de alto impacto.


O Airbnb reforçou o seu posicionamento global contra barreiras e, ainda, incentivou uma discussão saudável a respeito de um assunto tão importante e delicado. Nas redes sociais isso foi feito através da utilização da hashtag #weaccept, que gerou um imenso engajamento por parte dos usuários. 

Entretanto, a campanha também foi veiculada em muitos outros meios famosos do mundo. Um bom exemplo disso foi a veiculação da campanha feita durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano. Esse é um evento importantíssimo nos Estados Unidos, que é conhecido não apenas por ter um dos maiores custos de publicidade do mundo, justamente porque possui uma enorme audiência tanto no país, como fora dele.

2. #OpenYourWorld da Heineken

A Heineken é uma marca que já é conhecida em razão de suas campanhas que, com frequência, se tornam virais. Em 2018, a empresa lançou em seu Facebook um curta que em pouco tempo conquistou milhões de visualizações, além de mais de 325 mil interações e mais de 130 mil compartilhamentos.

Em um mundo tão polarizado, a marca queria estimular a conversa entre pessoas com diferentes ideologias, valores e crenças. Durante a campanha, indivíduos com pontos de vista distintos eram reunidos. Dentre eles estavam uma transexual e um conservador, uma mulher de esquerda e um homem de direita, entre outros opostos.

O vídeo consistia no encontro de dois indivíduos que não se conheciam e que possuíam crenças totalmente diferentes, sem que necessariamente um soubesse sobre o posicionamento do outro. Em seguida eles tinham que realizar uma tarefa juntos, como montar dois bancos para poderem sentar e conversar. 

O próximo passo era uma rápida sessão de perguntas e respostas, que não estavam relacionadas com as suas crenças ou posicionamentos. Depois eles tinham que juntar algumas peças e montar uma mesa, coisa que apenas trabalhando juntos seria possível.

Então a cerveja Heineken é oferecida aos participantes, e então é anunciado que eles vão ver um vídeo. Neste momento é exibido um pequeno vídeo de cada um com as declarações sobre o seu posicionamento sobre determinado assunto. E então a proposta final era que eles ficassem a discutirem o seu posicionamento tomando uma cerveja.

Parte essencial da campanha era a hashtag #OpenYourWorld que de forma muito rápida alcançou números positivos e impressionantes. Sem falar que o vídeo da campanha viralizou rapidamente. Isso construiu uma imagem muito assertiva para a empresa e que, ainda, conseguiu despertar emoções em seus consumidores. 

Um ponto relevante é que apesar de toda a discussão envolvida na campanha, a Heineken não deixou de incluir o seu produto em seu marketing digital e gerou um impacto muito positivo, fazendo os consumidores refletirem e comentarem uns com os outros frases como “você viu o novo comercial da Heineken?”.

3. #ShareYourEars da Disney

A Disney é, sem dúvida alguma, uma das marcas mais famosas do mundo. Como se isso não bastasse, ela ainda conseguiu preparar uma das melhores ações de marketing digital da história, gerando um grande sucesso imediato e atraindo a atenção dos consumidores para a sua marca.

Nesta campanha a Disney fez um parceria com a Fundação Make-a-Wish, que é uma organização sem fins lucrativos que realiza sonhos e desejos de crianças que contam com uma doença crítica e que muitas vezes estão em fase terminal da doença.

A campanha lançada pela Disney utilizou na campanha o seu personagem principal, o conhecido Mickey Mouse. A ideia era que os usuários postassem uma foto utilizando as orelhas do personagem e incluíssem a hashtag #ShareYourEars. A promessa da empresa era que, a cada foto postada 5 dólares seriam doados para a função.

Inicialmente, a Disney tinha limitado a doação a 1 milhão de dólares , ou seja, 200 mil postagens. Entretanto, ela não estava contando com o sucesso da campanha, que atingiu o valor rapidamente. O resultado foi que eles resolveram dobrar o valor de doações que seriam feitas, chegando a 2 milhões de dólares.

Dessa maneira, a campanha #ShareYourEars usou as redes sociais e, consequentemente, o marketing digital para divulgar a empresa. Assim, além de ajudar uma importante organização e torná-la conhecida, ela ainda conseguiu mostrar o seu posicionamento, se tornar assunto nas redes sociais e atrair muitos clientes.

4. Ovomaltine e a batalha entre McDonald’s e Bob’s

Esse próximo exemplo na verdade se trata de duas campanhas de marketing digital que fizeram muito sucesso, as pessoas que são fãs de sanduíches e fast-food devem se lembrar da batalha que ocorreu entre as duas grandes redes de fast-food, o McDonald ‘s e o Bob’ s. Tudo isso por conta do adoro e delicioso milkshake de Ovomaltine.

Por muitos anos, o Bob ‘s manteve a sua exclusividade em oferecer o tal milk-shake de Ovomaltine. Isso fez com que ela se destacasse de seus demais concorrentes, já que a bebida não era encontrada em nenhum outro lugar. Contudo, o Mcdonald ‘s resolveu apresentar o McShake de Ovomaltine em suas redes sociais, gerando grande expectativa e repercussão entre seus consumidores.

Nesta campanha, o McDonald ’s realizou uma série de postagens que viralizaram para revelar o seu grande segredo: a chegada do Ovomaltine a rede. Desta forma, os clientes já ficaram curiosos antes mesmo do lançamento do produto. Esse tipo de campanha faz com que muitos consumidores comprem o item anunciado apenas por curiosidade.

Ainda, vale a pena dizer que, essa campanha acabou movimentando todo o setor de fast food no país, já que outras redes, como Giraffas, Burger King e Pizza Hut, também aproveitaram essa oportunidade e passaram a divulgar os seus produtos que utilizam Ovomaltine na receita.

Em resposta a campanha criada, o Bob ’s, resolveu utilizar as suas mídias sociais para reforçar que o milk-shake original era encontrado em um único lugar e que a receita e os ingredientes utilizadas eram os mesmo, e que o produto da concorrência era o #MilkFake. Vale a pena dizer que a tradução de “fake” do inglês é falso.

Independentemente de quem ganhou essa briga, uma coisa é certa, ambas as empresas geraram muito engajamento em suas postagens sobre o tema em razão da rivalidade apresentada, fazendo com que as suas marcas ganhassem visibilidade. Esse foi justamente um dos motivos pelos quais essa campanha foi considerada uma das melhores ações de marketing dos últimos tempos.

5. Chá Digitaú

A próxima campanha digital de sucesso que vamos falar é de um dos maiores bancos brasileiros, o Itaú. Em busca de reforçar o seu posicionamento como um banco digital, a empresa postou um vídeo no Youtube com uma campanha que mostrava duas avós organizando um chá da tarde por meio de aplicativos pelo celular. A propaganda também foi veiculada em diferentes canais de televisão.

No vídeo, as simpáticas idosas Lilia e Neuza, que estavam felizes por participarem do mundo digital. Essa foi uma das maneiras que o Itaú encontrou para aumentar a empatia de um determinado público-alvo, a pessoas da terceira idade. 

Desta forma, muitos clientes conseguiram se identificar com Lilia e Neuza, já que eles viram que muitas de suas dúvidas estavam refletidas na campanha. A campanha, inclusive, serviu para que muitos idosos percebessem que era possível se ajustar à nova era e ainda desfrutar de muitas vantagens que não existiam antes.

A campanha fez tanto sucesso que ela acabou ganhando uma continuação em que as carismáticas idosas foram transformadas em vloggers, as “vovloggers”. A campanha contou ainda com o auxílio de personalidades do Youtube, como a Kéfera.

6. Taco Bell e os filtros do Snapchat

O segredo de muitas das melhores campanhas de marketing digital da história está ligado ao fato de que os empreendedores souberam aproveitar alguns acontecimentos para se destacar. Já falamos da briga entre o McDonald ’s e o Bob ’s, e do Airbnb, mas eles não foram os únicos, a empresa de fast food Taco Bell também soube atrair a atenção do público.

Essa rede vende comida mexicana e, inclusive, atualmente já tem lojas no Brasil, fez uma das melhores ações de marketing digital e quebrou recordes utilizando a rede social Snapchat. A campanha nada mais era do que um filtro que era utilizado no aplicativo e que transformava a cabeça dos usuários em um taco gigante e eles podiam utilizá-lo para fazer fotos e vídeos.

Essa campanha foi lançada na mesma época em que os mexicanos comemoram a vitória do México sobre a França na Batalha de Puebla. O anúncio, que custou por volta de 750 mil dólares, teve um excelente resultado e gerou mais de 224 milhões de visualizações em apenas um dia. Ou seja, trouxe uma visibilidade incrível para a marca em pouquíssimo tempo.

7. Mastercard e a liga MLB

A Mastercard, grande rede de cartões de crédito, é uma das maiores patrocinadoras da Liga de Baseball americana MLB. Em sua campanha a marca aproveitou que o time Chicago Cubs estava presente pela primeira vez em 71 anos na World Series para lançar a sua ação de marketing.

A campanha usou o famoso slogan da Mastercard “não tem preço” e o uniu a uma fala que um jogador do time rival deu que dizia que os torcedores do Cubs não eram apaixonados pela equipe.

A ação, que foi intitulada como “Sound of Priceless”, isto é, som que não tem preço, colocou medidores de som em torno do estádio do Chicago Cubs para medir o barulho feito pelos torcedores da equipe a fim de mostrar para os rivais que eles são, sim, apaixonados pelo time.

Com a criativa campanha a Mastercard conseguiu gerar um grande impacto e, além de conectar e conquistar os torcedores do Cubs, se tornou um dos assuntos mais comentados em todas as redes sociais.

8. Domino’s Pizza nas redes sociais

A Domino’s, uma famosa rede de pizzaria americana, realizou uma campanha que se tornou até mesmo manchete em importantes sites americanos. A ação, que foi denominada “Domino’s Anyware”, tinha como objetivo fazer com que pedir uma pizza se tornasse o ato mais simples que uma pessoa pudesse realizar, afinal, bastava ter qualquer equipamento de tecnologia para fazer o seu pedido.

Para tanto, a Domino’s passou a registrar e aceitar pedidos por meio de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, a fim de facilitar a experiência de seus clientes, o que aumentou as suas vendas e fez com que a popularidade da marca nas mídias sociais crescesse.

Com essa campanha a Domino’s mostrou que uma campanha de marketing digital é tão relevante quanto realizar marketing de conteúdo e publicidade paga e, ainda, conseguiu demonstrar que é muito importante que uma empresa leve em consideração os seus canais de comunicação como estratégia de marketing digital.

9. Nubank e a página “Catioro Reflexivo”

A rede de cartões Nubank é famosa justamente em razão de sua interação com seus clientes nas redes sociais. Em uma de suas melhores ações de marketing digaumentaital a empresa conseguiu repercutir a sua campanha em uma famosa página do Facebook em razão do relato de um cliente.

Na ocasião, um cliente contou a sua história em uma das páginas que mais fazem sucesso hoje em dia no Brasil e que conta com milhões de fãs, a Catioro Reflexivo. A história era sobre a sua cachorra Belinha, que havia comido o seu cartão de crédito.

O Nubank, muito atencioso com seus consumidores, enviou ao cliente uma carta escrita à mão, utilizando, inclusive, a expressão “catiora”, junto com um novo cartão de crédito e até mesmo um presente para a Belinha.

O gesto da marca não passou despercebido pelo dono da cachorra Belinha, que enviou fotos de seu novo cartão de crédito para a página Catioro Reflexivo e recebeu milhares de curtidas e compartilhamentos. Já o Nubank aproveitou a oportunidade para responder cada um dos elogios que recebeu e, consequentemente, divulgar a marca.

Como você deve ter percebido, esse é mais um exemplo de uma marca que soube aproveitar um acontecimento cotidiano para conseguir aumentar a sua visibilidade. Por isso é essencial ficar atento ao que acontece ao seu redor e ao que as pessoas falam sobre a sua marca.

10. Pokémon Go e AMARO

Para finalizarmos a apresentação das melhores ações de marketing digital da história, não podemos deixar de falar da ação realizada pela Pokémon Go. Esse é o famoso jogo de celular que, em 24 horas, conquistou 50 milhões de usuários no Brasil. Ou seja, você precisa entender como essa estratégia funcionou tão bem.

Primeiramente, é importante deixar claro que um dos principais fatores que contribuíram para o seu sucesso dessa campanha foi justamente o fato de esse é um jogo de realidade aumentada. Ou seja, ele requer a interação dos usuários com o aplicativo e com a vida real, sendo preciso frequentar lugares e estabelecimentos para atingir os objetivos. 

Justamente pelo grande sucesso conquistado pelo Pokémon Go, diferentes empresas criaram campanhas com a temática do jogo, especialmente nas redes sociais, como a loja de roupas femininas on-line AMARO. Na ocasião, a AMARO, que investiu em pontos de venda físicos para ampliar a experiência de compra do e-commerce, utilizou o jogo Pokémon GO para atrair e engajar clientes e admiradores da marca.

Para tanto, a marca colocou a sua loja como novo ponto de contato do Pokémon GO e ativou o “Lure”, um artifício do jogo que, quando colocado em locais específicos, ele deixa o ambiente mais propício para o aparecimento de Pokémons. Ou seja, mais pessoas seriam atraídas para o estabelecimento.

Além disso, a marca criou uma campanha nas redes sociais para que os seus clientes fossem até as suas lojas no shopping e aqueles que postassem fotos com os Pokémons no estabelecimento ganhavam, em troca, desconto em suas compras. Portanto, ela conseguiu atrair clientes ao mesmo tempo em que oferecia a ela uma vantagem para interagir com a marca.

Agora que você já conhece as 10 melhores ações de marketing digital da história, fique atento às estratégias adotadas pelas marcas em suas ações a fim de se inspirar e aplicá-las em seu próprio estabelecimento. Assim, você melhora a relação com os seus clientes e alcança novos consumidores por meio das mídias digitais e, como consequência, amplia as suas vendas.

Não se esqueça de encantar o cliente que vêm à sua loja

Ao longo deste texto falamos bastante sobre as melhores ações de marketing digital da história e o motivo de cada uma delas ter feito tanto sucesso. Entretanto, não podemos esquecer que, por mais que uma campanha viraliza, ela sozinha não é capaz de manter o sucesso e a fidelidade dos seus clientes.

Para isso, é preciso que você também desenvolva estratégias para serem aplicadas na sua loja para oferecer ao cliente uma ótima experiência de compras. Uma das melhores formas de conseguir fazer isso é através do customer centricity, em que o cliente está no centro das decisões tomadas pela empresa. Inclusive, nós temos um guia completo sobre o assunto, confira aqui.

Assim, o ideal é que você invista sempre em oferecer aos consumidores um ótimo ambiente de compras, com a música ambiente certa e no volume ideal. Também vale a pena caprichar na iluminação da loja, deixando o ambiente mais aconchegante e dando o destaque para os produtos que sejam mais interessantes.

Você também pode apostar na aromatização da sua loja, dando um toque especial para que o cliente se lembre da sua marca apenas por sentir uma determinada fragrância. E não se esqueça de que o atendimento e a atenção dispensada aos clientes que forem à sua loja deve ser excepcional. Para isso, é essencial ter um programa de treinamento para a sua equipe de vendas.

Cada um desses detalhes podem fazer com que o cliente se sinta bem e não precise nem sequer buscar uma opção alternativa para a compra de produtos. Ou seja, você consegue aumentar a visibilidade da sua marca e fazer com que ele retorne apenas pelo bom ambiente e atendimento encontrado.

Se quiser mais dicas de como manter os clientes encantados, continue conferindo os artigos no nosso blog. E, se quiser saber como implementar uma rádio na sua loja, basta continuar lendo esse artigo.

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