A economia mundial é volátil e pode ficar inconstante por muitos motivos, como pandemias, guerras e quedas de governos. Todos os ramos são afetados nesses períodos de incertezas e é importante pensar em métodos que impulsionem o mercado e não o deixe estagnar.
O momento está difícil? Tente manter a calma e focar em soluções para não deixar o empreendimento fechar. Mas tem como vender na crise? A tarefa não é impossível, principalmente se adotar atitudes que façam se diferenciar dos concorrentes, por exemplo.
Dicas como essa são essenciais, pois precisamos estar preparados para qualquer instabilidade. Pensando nisso, reunimos neste texto sete recomendações que vão esclarecer e ajudar a passar pelos ciclos complicados. Acompanhe, se informe e aprenda!
Como as crises afetam as vendas?
É como se fosse um efeito cascata, no qual uma ação influencia a outra e assim chega a todos os setores da sociedade. Quando a economia está sob controle, as pessoas se sentem mais seguras para comprar e ficam menos criteriosas em relação a preços. Mas em tempos de cenários afetados por uma crise, as decisões são mais pensadas, afinal o dinheiro se torna escasso.
Nesses períodos os clientes costumam ser mais seletivos e priorizam adquirir produtos que são considerados essenciais no dia a dia, como alimentação, saúde e educação. Com essa atitude, itens que são vistos como menos necessários vão ficando encalhados, afetando diretamente as vendas e a parte financeira das instituições. A consequência é uma brusca e repentina desacelerada no mercado.
As empresas começam a ter que se readequar a nova realidade e assim como o consumidor, enxugam os gastos. Entre as consequências está a demissão de, pelo menos, uma parte de seu quadro de funcionários. Ao serem demitidos, esses colaboradores também diminuem seu poder aquisitivo e passam a segurar mais as despesas, aumentando ainda mais a queda das transações.
Como vender nesse período?
É comum nos sentirmos aflitos com a instabilidade, mas é preciso tomar decisões para melhorar as vendas e impulsionar o negócio. Inovações, criatividade, análise de gastos e experiência de compra estão no plano de ações necessárias e provam que tem sim como vender na crise. Como combinado no início deste texto, a seguir descrevemos sete dicas sobre assunto, confira:
1 . Avalie as vendas
Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma análise do seu faturamento e identificar o que pode ser melhorado, porque antes de encontrar soluções é importante enxergar o que não está funcionando. Se informe sobre o processo, se atualize sobre o seu público-alvo, quais são seus interesses e opiniões sobre o seu produto ou serviço.
A coleta, armazenamento e interpretação desses dados vão servir como base de apoio para a tomada de futuras decisões, independentemente de estar em tempos de crise ou não. Ter essa noção vai fazer você enxergar pontos chaves que podem ser mudados para dar mais destaque a empresa e elevar a procura por ela.
2 . Foque na experiência de compra
Mais do que nunca as pessoas precisam gostar e se lembrar de forma positiva do seu negócio. Por isso, investigar como está sendo a experiência de compra do cliente e também a receptividade do atendimento são fontes importantes para o período. Faça com que a sua mercadoria esteja de fácil acesso, porque uma das ações mais comuns nessas fases é evitar sair de casa para não ter gastos.
Mesmo assim as pessoas não podem deixar de comprar, então procure diversificar e investir em outros meios de comunicação e vendas, como e-mails, telefones e as redes sociais. A web é uma excelente forma de estar mais próximo ao público, pois facilita a chegada dele a sua empresa e apresenta um bom custo x benefício. Aqui é essencial ressaltar que, antes de sair investindo nesses outros canais, é imprescindível garantir a atenção e a satisfação do consumidor em todos eles, gerando bons atendimentos.
3 .Entenda como fazer cortes conscientes
Como destacamos, todos precisam e vão ter que economizar nas crises, principalmente aqueles que não são precavidos ou não conseguem ter um fundo para emergências. Mas o corte não pode ser feito de qualquer maneira, porque é fundamental manter a qualidade de todos os processos até chegar ao faturamento.
Inclua na parte de pesquisas um estudo sobre a gestão financeira, que vai poder indicar as despesas mais supérfluas para eliminar. Dessa forma, apesar de diminuir em alguns itens, você não vai prejudicar o seu negócio.
4 . Invista no marketing
Pode parecer contraditório dizer para pagar por algo no momento de recessão, não é mesmo? Mas é que neste caso não é gasto e sim investimento. O marketing é essencial para o crescimento de qualquer empresa, indiferentemente de qual ramo ela segue. É claro que muitos locais não têm capital suficiente para apostar nas estratégias mais tradicionais, como propagandas em grandes veículos.
Porém, hoje em dia existe o marketing digital que abriu as portas e trouxe mais oportunidades de divulgação. São links patrocinados, marketing de conteúdo, blogs, etc. Enfim, toda e qualquer empresa pode investir nessas ações, só precisa ter um bom planejamento e mensurar os resultados.
5 . Utilize a tecnologia
Estamos vivendo a quarta revolução industrial, também conhecida como a era da informação. Quer saber como vender na crise? Então use recursos como a tecnologia a seu favor. Softwares como de gestão de clientes, que ajudam os vendedores a acompanharem os passos dados pelos consumidores, são bons exemplos disso. Com ele você controla contatos, faz negociações e o enxerga os relacionamentos de uma forma geral. Isso faz com que a produtividade e a assertividade durante a abordagem de vendas sejam maior.
Muitos gestores ainda são contrários a essa inclusão porque já enfrentaram problemas na implementação das novas ferramentas. Um outro fator que influencia é que depois de alguns anos de mercado, cada um já tem a sua própria forma de para lidar com o cliente. Mas o que acontece é que nesses momentos de instabilidades econômicas, as pessoas buscam mais empreendedores que se mostrem profissionais e esses sistemas são um meio para se destacar dos amadores.
6 . Faça promoções
As ofertas, quando bem desenvolvidas, são boas estratégia de vendas, mas foque a atenção em datas comemorativas, porque os clientes costumam procurar as melhores condições durante essas ocasiões. É obvio que, aliado ao bom preço, eles buscam qualidade e bom atendimento, por isso não desvalorize seu produto.
Esse é o tipo de ação que pode ser usada pelas empresas dos mais diferentes portes, pois as promoções são uma forma de chamar a atenção e converter compradores. Podem ser oferecidas condições especiais para quem segue as redes sociais ou utilizar o velho e bom cartão de fidelidade, o mais importante é estar atento ao comportamento do seu público e estimular as transações!
7 . Se atualize
Bons vendedores utilizam as crises para conseguir um crescimento e para isso é essencial continuar ou começar a investir em conhecimento sobre o segmento. Acompanhe as notícias, faça cursos na sua área e pesquise na internet os assuntos importantes relacionados ao seu negócio.
Separe um tempo para estudar e adquirir informações importantes para o seu ramo. Assim você vai ter material para desenvolver boas ações dentro da empresa, trazendo um destaque e passando credibilidade para o cliente.
Com este texto conseguimos reunir sete dicas que nos ensinam como vender na crise e se destacar dos demais. Ao adotar as medidas propostas você vai aumentar a sua rentabilidade e colher bons frutos, mesmo enfrentando períodos conturbados. E não deixe de se precaver mesmo estando em boa fase, afinal a economia é instável e não sabemos como vão ser os próximos dias. Previna-se e esteja seguro independentemente do cenário financeiro mundial!
E aí, gostou das informações? Deixe um comentário nos contando como pretende aplicar em seu negócio!
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