Ter o layout adequado na sua loja pode fazer uma grande diferença para o aumento das vendas. Isso porque, ele permite que você dê destaque aos itens mais atrativos, que os clientes vejam os produtos expostos sem dificuldades, e ainda pode guiar o cliente por uma melhor experiência de compras.
Neste artigo, vamos trazer algumas informações de como você pode conseguir melhores resultados com medidas simples e que podem ser facilmente implementadas na sua loja. Vem com a gente e saiba mais. Boa leitura!
Aumentando as suas vendas com o layout adequado
Na hora de planejar como será o layout da sua loja, lembre-se que o seu principal objetivo será convencer o cliente a entrar na loja, aumentar a permanência dele na loja e influenciá-lo a comprar mais. Dito isso, você precisará não apenas garantir que o ambiente da loja seja agradável, como também cuidar para que a exposição dos produtos estimule as vendas e até mesmo compras por impulso.
Mantenha a loja organizada
Quando falamos em layout da loja, se tem uma coisa que pode comprometer não apenas o aumento das vendas, mas também a imagem da sua marca, é ter uma loja desorganizada. Afinal, ninguém vai ter vontade de entrar ou de ficar muito tempo em uma loja que possui caixas espalhadas, mercadorias no meio do caminho atrapalhando a passagem, produtos sem preços e setores sem identificação.
Tudo isso atrapalha a experiência de compras do cliente, já que ele não conseguirá se deslocar pela loja, terá dificuldade de encontrar o que procura e, quando encontrar, pode ser que ele precise perguntar o preço para alguém. Portanto, manter a loja bem organizada é essencial nesse processo.
Para encontrar o melhor layout e a melhor forma de posicionar prateleiras, balcões, ilhas de produtos e gôndolas é analisando o fluxo dos clientes. Provavelmente eles seguem algum tipo de roteiro do cliente na loja e permitirá que você identifique os “hot spots”, ou pontos quentes. Esses são os locais em que os clientes passam mais tempo. Ou seja, os itens expostos nestes espaços terão maior visibilidade e provavelmente terão maior saída.
A acessibilidade é outro ponto importante na hora de planejar o layout da sua loja. Isso porque, se os corredores forem muito estreitos, cadeirantes não conseguirão entrar na loja ou circular nela, e você estará limitando o seu público.
O ideal é focar em ter um espaço organizado, com boa iluminação, limpo, que seja funcional e que faça sentido. Desta forma você facilitará o processo de compra e o cliente deixará a sua loja mais satisfeito. Por falar nisso, se você quiser descobrir como oferecer a melhor experiência de compras para os seus clientes, faça o download gratuito do nosso guia Marketing para varejo: Como criar um bom ambiente de compra.
Posicione os produtos estrategicamente
O próximo ponto que você deve ficar atento na hora de planejar o layout adequado para aumentar as vendas é a forma como os produtos são expostos. Geralmente existem dois tipos de clientes, aqueles que decidem com antecedência o que irão comprar e aqueles que decidem no momento da compra, sendo influenciados por diferentes estímulos.
Por isso, na hora de decidir como expor os produtos, você deve considerar:
- Separar produtos por categorias e subcategorias: neste caso, o cliente decidido já sabe em qual corredor ou setor ele deve ir, sem falar que cria uma lógica dentro da loja e permite que você utilize o cross merchandising, que falaremos a seguir;
- Frente de caixa: este é o local que você pode posicionar itens que sejam passíveis de compras por impulso. Assim, enquanto o cliente espera ele poderá olhar os itens expostos e acabar levando mais alguma coisa;
- Fundo da loja: o ideal é que você deixe no fundo da loja os produtos que são mais procurados pelos clientes, assim, eles terão que andar mais até chegar nos itens que eles procuram. Ou seja, passarão por outros produtos e promoções que possam ser interessantes e optar por comprar mais;
- Fique de olho na data de validade: se você trabalha com produtos que tenham data de validade, então é fundamental fazer verificações periódicas para certificar-se de que nenhum item está vencido. Além disso, você também consegue identificar quais são os produtos próximos do vencimento e promover ações para vendê-los e evitar perdas;
- Cuidado com produtos danificados: claro que nenhum cliente vai querer adquirir um produto que esteja danificado com a embalagem aberta. Por isso, os itens também devem ser verificados diariamente e removidos das prateleiras.
- Etiqueta de preços: outro ponto importante que você deve ficar atento é à etiqueta de preços dos produtos. Certifique-se de que todos os itens estejam adequadamente identificados.
Aposte no cross merchandising
Você sabia que cerca de 70% dos clientes tomam as suas decisões de compras enquanto estão na loja? Isso mostra o quanto é importante desenvolver estratégias para influenciar o comportamento do cliente quando ele está na sua loja.
Uma dessas estratégias está relacionada com o layout da loja e a disposição dos produtos. Essa estratégia é chamada de cross merchandising e consiste em expor produtos complementares próximos. Por exemplo, em uma loja de departamentos, você geralmente encontra as meias sendo vendidas próximas dos sapatos e tênis, ou então os cintos que ficam perto das calças jeans. Assim, o cliente que procurar por outro item, poderá se interessar por outro produto que complemente o que ele está comprando.
Como em alguns casos esses produtos são de categorias ou seções diferentes, você não precisa comprometer a organização da loja para isso. Basta exibir alguns itens complementares ou mesmo planejar o layout da loja para que essas seções fiquem próximas.
Você também pode fazer uma análise no histórico de vendas e identificar padrões de compras. Assim, você saberá quais itens que os clientes costumam comprar ao mesmo tempo e planejar melhor o layout para vender mais.
Essas foram as nossas dicas de como ter um layout adequado para aumentar as vendas da sua loja. Se quiser mais dicas sobre as melhores estratégias de marketing e gestão é só conferir o nosso blog.
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