Em um mercado tão competitivo quanto o de loja de carros, é fundamental que você tenha boas ideias para divulgar o seu estabelecimento. Afinal, se você não conseguir atrair a atenção do cliente, corre o risco de ser passado para trás pela concorrência.
Para fazer uma boa divulgação da sua loja você precisa conhecer muito bem o seu cliente, ter um público-alvo em mente, e saber onde encontrar essas pessoas. Afinal, a divulgação utilizando a plataforma ou a mídia errada só fará você gastar dinheiro e não te dará o retorno desejado.
Como nós sabemos que ter ideias originais é algo que assusta muitos empreendedores, de diferentes ramos do varejo, decidimos preparar esse texto com dicas para você fazer a divulgação da sua loja de carros. Confira quais são e comece a colocá-las em prática agora mesmo!
Divulgação de loja de carros: ideias para colocar em prática
1. Promova eventos
Provavelmente, uma das maneiras mais populares de promover a sua loja de carros é promovendo algum tipo de evento. Quando realizada na loja, essa ideia é particularmente eficaz porque permite que os clientes conheçam a sua marca, possam conferir os veículos que você tem e interagir pessoalmente com a sua equipe de vendas.
Outra forma de conseguir fazer o evento ser um sucesso, é oferecendo comida e bebidas, o que criará um ambiente acolhedor para os participantes. E, claro, não se esqueça da música ambiente, já que ela te ajuda a criar um ambiente mais agradável para os participantes.
Além disso, essa pode ser uma excelente oportunidade para que os clientes façam test-drives. Sem falar que você poderá obter o contato deles, como número de WhatsApp ou e-mail para enviar informações, apostar em e-mail marketing sobre promoções futuras. Isso pode ajudar a sua loja a ganhar maior visibilidade e a tornar a sua marca conhecida.
Para tornar o evento ainda mais interessante para os consumidores, você poderá ter um convidado especial, como um morador local, celebridade ou motorista profissional. Isso incentivará mais pessoas a participar do evento e criará um burburinho ao redor dele, deixando as pessoas curiosas e querendo participar do evento.
Mas, você também pode promover eventos em outros locais que não sejam a sua loja. Por exemplo, contatar colecionadores de veículos e fazer uma exposição com modelos antigos. Ou ainda com carros de corrida. Assim, a sua marca será associada a esse tipo de evento e as pessoas se lembrarão.
2. Aposte no marketing digital
Podemos dizer que estamos vivendo na era digital e, a cada dia que passa, mais novidades e ferramentas estão disponíveis para ajudar na divulgação das empresas. Por isso, hoje em dia você não pode ficar de fora do mundo virtual. Existem diferentes formas de fazer marketing digital, mas provavelmente as mais eficazes são:
- Redes sociais: sem dúvida alguma as redes sociais podem ser uma excelente vitrine para a sua loja de carros. Com um perfil ativo você poderá ter muitos seguidores interessados nas suas publicações. Mas, para isso, é preciso produzir um conteúdo que leve mais do que ofertas. O ideal é que você inclua informações sobre como cuidar do veículo, manutenções necessárias, quais cuidados tomar na hora de comprar um carro usado, dentre outros;
- Produção de conteúdo: assim como as redes sociais, também é fundamental que você tenha um site para direcionar os clientes que estejam interessados em saber mais sobre carros, a sua loja ou sobre os conteúdos que você coloca nas redes. Por isso, aposte na produção de conteúdo em blogs;
- Anúncios pagos: outra forma de fazer a divulgação da sua loja de carros é com anúncios pagos na internet, como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, dentre outros. Eles podem ser utilizados para aumentar o número de acessos rapidamente no seu site. Portanto, é uma boa estratégia, mas para garantir que os acessos sejam mantidos quando você parar de pagar pelos anúncios é a produção de conteúdo;
- Influenciadores digitais: as lojas de automóveis também podem fazer parceria com influenciadores ou blogueiros para promover os serviços e produtos da loja. Isso não ajuda a divulgar a sua loja e a atrair novos clientes. O ideal é que você escolha influenciadores que tenham um perfil e uma personalidade semelhantes ao da sua marca.
3. Faça anúncios em jornais e revistas
Por mais que a internet esteja ganhando cada vez mais força, você não pode esquecer da publicidade em revistas especializadas em automóveis. Já que essa pode ser uma ótima maneira de alcançar um público interessado em carros.
Além disso, anúncios em jornais locais também podem ser eficazes para alcançar as pessoas da região, mesmo que elas não estejam tão próximas assim da sua loja. Neste caso, o ideal é que você escolha cuidadosamente qual será o anúncio, afinal, a concorrência será grande e você precisa fazer a sua divulgação se destacar.
Reforçar os diferenciais da sua loja, e quais vantagens os clientes terão se fizerem negócio com você, pode ser uma excelente forma de se destacar. Portanto, é fundamental conhecer os diferenciais da sua marca e quais características a tornam única.
Não sabe como fazer isso ou não tem ideia como tornar a sua marca algo único? Não tem problemas, no nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
4. Não se esqueça dos clientes que estão na sua loja
Você já seguiu as nossas dicas anteriores, e os clientes estão na sua loja para conferir as ofertas e os veículos que você tem. Mas, será que esse é um momento de divulgação da sua loja de carros? Sim, esse também é um excelente momento para isso.
Afinal, não é porque o cliente está na sua loja que ele conhece todas as promoções, as condições de pagamento, ou os serviços extras que você oferece para quem comprar um veículo. Por isso, você também precisa ter uma estratégia de divulgação para esses consumidores.
A nossa recomendação é apostar em anúncios em uma rádio indoor personalizada. Assim, você consegue controlar não apenas as músicas que serão reproduzidas, mas também manter o cliente informado sobre as novidades da loja, e do porque ele deve fazer negócio com você e não com o concorrente.
Não deixe de conferir nosso blog com outras dicas para tornar a sua loja de carros um verdadeiro sucesso.
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