Por Nayara Santos em 28.11.2019

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Por Nayara Santos em 28.11.2019

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda.

Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem entre si, o que permite muitas combinações a partir de um guarda-roupa bastante enxuto.

Mais do que uma forma de consumir menos ou manter as coisas organizadas, o armário cápsula é um estilo de vida. Quer saber mais sobre ele e como criar e porque vender esse tipo de conceito aos seus clientes? Nós contamos tudo agora mesmo!

A história do armário cápsula

O conceito foi criado pela estilista Susie Faux, na década de 1970, mas ganhou popularidade anos depois: em 1985, a estilista Donna Karan criou uma coleção de apenas sete peças, mostrando que não é preciso muito para se vestir bem.

Mais recentemente, a blogueira Caroline Joy, do U-Fancy se desafiou a viver com apenas 37 peças do seu armário durante alguns meses, e provou que a simplicidade pode, sim, estar relacionada à personalidade e a um estilo de vida mais consciente.

Por que esse conceito merece a sua atenção

Afinal, se você trabalha no departamento de marketing de uma empresa, e, consequentemente, o seu objetivo profissional é criar estratégias eficientes para vender cada vez mais, porque deveria estar atento a um conceito que defende justamente o não consumismo?


A resposta é simples: porque os seus clientes estão de olho nisso! Com a internet na palma da mão (literalmente), muitos influenciadores digitais (como a Caroline) têm divulgado amplamente novas formas de viver com mais sustentabilidade, a fim de preservar um planeta que está padecendo com os nossos hábitos consumistas.

As novas gerações, em especial, têm se atentado a esse tipo de assunto e buscado formas de minimizar os seus impactos no meio ambiente e, até mesmo, reverter a situação. Nesse sentido, não apenas o armário cápsula está sob os holofotes, mas também os produtos de higiene e beleza cruelty free, os alimentos veganos, os móveis de materiais sustentáveis e muitos outros exemplos.

Portanto, se você procura atender uma parcela de consumidores que não para de crescer, é melhor manter-se atento a esses conceitos — e, claro, adaptar-se a eles.

As vantagens e desvantagens do armário cápsula

A maior desvantagem desse estilo de vida surge para aquelas pessoas que estão acostumadas com uma grande quantidade de peças para se vestir, pois pode ser um verdadeiro desafio conseguir se vestir sem muitas opções.

Tirando esse transtorno (que os adeptos garantem, acontece apenas no começo, em uma fase de adaptação), o armário cápsula traz muitos benefícios, como:

Organização do espaço

Um dos grandes suportes do armário cápsula é o conceito de organização, visto que ele vai exatamente contra aquela imagem ao qual já estamos tão acostumados: um guarda-roupas repleto de peças, onde não é possível encontrar nada para vestir.

Nele, dezenas de calças jeans dão espaço a poucas — e realmente usáveis peças — e aquela quantidade infinita de cabides sai, revelando poucas e boas peças coringa.

Economia de tempo

Só de pensar em um armário extremamente reduzido, com cerca de 30 ou 40 peças, já dá para imaginar a quantidade de tempo que é economizado na hora de se vestir, não é mesmo?

Afinal, todas as suas peças são facilmente visualizadas, um pé de meia não desaparece na gaveta e as camisetas estão todas ali, organizadas, à mostra e passadas, prontas para o uso.

Melhor aproveitamento das peças

Mais uma situação corriqueira na vida de todos nós, consumidores. Quantas vezes compramos roupas e calçados apenas porque estão em promoção, mas nem sequer retiramos as etiquetas das peças, deixando-as acumulando no guarda-roupa?

No armário cápsula, essa situação não existe, visto que apenas o essencial é comprado. Além disso, existe a regra de que uma peça tem que sair quando outra for entrar, para que o número inicial de itens não se perca com o passar do tempo. Com esse método, todas as peças são mais bem aproveitadas.

Roupas de mais qualidade

Mas é claro que para que esse aproveitamento máximo realmente aconteça, as roupas precisam ter mais qualidade — afinal, elas serão usadas mais vezes, em comparação àquelas que dividem o espaço com tantas outras semelhantes.

Essa é uma tendência, inclusive, não só para os adeptos dos armários cápsulas, mas de muitos consumidores, que têm percebido a importância de investir mais em qualidade do que em quantidade.

Portanto, se você trabalha nesse segmento, uma boa dica é observar a qualidade dos produtos que oferece aos seus clientes: será que vale mais a pena ofertar peças melhores e com um valor um pouco mais elevado, em vez daquelas muito baratas, mas que não duram nenhuma estação?

Melhor expressão do estilo

Uma das grandes vantagens o armário cápsula é que ele permite que a pessoa encontre o seu estilo. Por meio das suas poucas peças coringa e atemporais, é possível definir melhor a sua personalidade, combinando os itens entre si e se descobrindo a cada nova combinação.

Como ofertar a ideia aos seus clientes

Ficou interessado no conceito, mas não sabe como aplicá-lo em seu negócio? Experimente, por exemplo, criar uma vitrine com três manequins vestidos com a mesma calça, trocando apenas a peça de cima: uma t-shirt básica, uma camisa social de bom corte e uma regata despojada. Pronto, o seu cliente já tem três looks — ou quatro, se usar a camisa aberta com uma das duas blusas por baixo.

Um vestido preto também pode ser a base dessas combinações: com tênis, com salto alto e acessórios e com a mesma camisa do exemplo de cima, com um nó na cintura. As peças são poucas, mas as possibilidades são infinitas!

Lembre-se, também, de vender o conceito e a ideia de sustentabilidade juntamente aos looks: divulgue o termo de armário cápsula, demonstre a preocupação da marca com o futuro do planeta e ofereça promoções nas vendas casadas de três ou mais peças — incentivando o consumo de poucas e boas peças, que combinam entre si, e aumentando o seu ticket médio.

Em um primeiro momento, o armário cápsula pode parecer ir contra o mundo da moda, mas com um olhar mais aberto, é possível ver que ele é um caminho em direção ao futuro. Além disso, parece ser para lá que os consumidores estão indo. Vá com eles!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no dia dos namorados?

 Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar…

Por Nayara Santos em 14.03.2024

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

Confira 5 dicas de gestão financeira para salão de beleza

Para ter um negócio de sucesso e que consegue passar por crises sem graves consequências, é necessário entender mais do que apenas sobre o seu mercado de atuação que, aqui no nosso caso é o de cabeleireiro. O cuidado com a saúde do seu empreendimento também requer conhecimentos administrativos, como a gestão financeira para salão…

Por Nayara Santos em 25.05.2020

Guia do Varejo: Como montar um planejamento de marketing

Saber como montar um planejamento de marketing pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Afinal, sem a devida promoção das ações realizadas, implementação de estratégias para fidelização do cliente e no pós-venda, a sua empresa corre um sério risco. Isso acontece porque o consumidor está em busca não apenas de produtos, mas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo. Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como fazer uma boa administração financeira em lojas de varejo

Administrar uma loja de varejo não é tarefa fácil. É preciso ter o domínio de temas das mais diversas áreas do conhecimento, além de um instinto empreendedor e uma absoluta capacidade analítica. Uma boa gestão pode levar o seu negócio para as alturas, e é por isso que hoje nós vamos te ensinar como fazer…

Por Nayara Santos em 09.04.2018

Tecnologia no varejo: 16 tendências para 2024

Não importa se estamos chegando em 2024 ou em 2050, apostar em tecnologia virou algo essencial para o varejo.De fato, com o crescimento acelerado do mercado, identificar o que seu negócio precisa para funcionar de maneira otimizada faz toda a diferença na experiência dos consumidores e na lucratividade da sua loja. O mais indicado, nesse…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como aumentar o movimento da loja: confira 6 estratégias práticas!

Existem muitas perguntas que frequentemente ouvimos dos lojistas. Uma das mais recorrentes, sem dúvida, é: como aumentar o movimento da minha loja. Geralmente, quando isso acontece, é porque as famosas fórmulas mágicas não se mostraram tão mágicas assim. Ou porque a implementação delas não foi bem planejada. Tanto o volume de pessoas no estabelecimento quanto…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos