Por Nayara Santos em 28.11.2019

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Por Nayara Santos em 28.11.2019

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda.

Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem entre si, o que permite muitas combinações a partir de um guarda-roupa bastante enxuto.

Mais do que uma forma de consumir menos ou manter as coisas organizadas, o armário cápsula é um estilo de vida. Quer saber mais sobre ele e como criar e porque vender esse tipo de conceito aos seus clientes? Nós contamos tudo agora mesmo!

A história do armário cápsula

O conceito foi criado pela estilista Susie Faux, na década de 1970, mas ganhou popularidade anos depois: em 1985, a estilista Donna Karan criou uma coleção de apenas sete peças, mostrando que não é preciso muito para se vestir bem.

Mais recentemente, a blogueira Caroline Joy, do U-Fancy se desafiou a viver com apenas 37 peças do seu armário durante alguns meses, e provou que a simplicidade pode, sim, estar relacionada à personalidade e a um estilo de vida mais consciente.

Por que esse conceito merece a sua atenção

Afinal, se você trabalha no departamento de marketing de uma empresa, e, consequentemente, o seu objetivo profissional é criar estratégias eficientes para vender cada vez mais, porque deveria estar atento a um conceito que defende justamente o não consumismo?


A resposta é simples: porque os seus clientes estão de olho nisso! Com a internet na palma da mão (literalmente), muitos influenciadores digitais (como a Caroline) têm divulgado amplamente novas formas de viver com mais sustentabilidade, a fim de preservar um planeta que está padecendo com os nossos hábitos consumistas.

As novas gerações, em especial, têm se atentado a esse tipo de assunto e buscado formas de minimizar os seus impactos no meio ambiente e, até mesmo, reverter a situação. Nesse sentido, não apenas o armário cápsula está sob os holofotes, mas também os produtos de higiene e beleza cruelty free, os alimentos veganos, os móveis de materiais sustentáveis e muitos outros exemplos.

Portanto, se você procura atender uma parcela de consumidores que não para de crescer, é melhor manter-se atento a esses conceitos — e, claro, adaptar-se a eles.

As vantagens e desvantagens do armário cápsula

A maior desvantagem desse estilo de vida surge para aquelas pessoas que estão acostumadas com uma grande quantidade de peças para se vestir, pois pode ser um verdadeiro desafio conseguir se vestir sem muitas opções.

Tirando esse transtorno (que os adeptos garantem, acontece apenas no começo, em uma fase de adaptação), o armário cápsula traz muitos benefícios, como:

Organização do espaço

Um dos grandes suportes do armário cápsula é o conceito de organização, visto que ele vai exatamente contra aquela imagem ao qual já estamos tão acostumados: um guarda-roupas repleto de peças, onde não é possível encontrar nada para vestir.

Nele, dezenas de calças jeans dão espaço a poucas — e realmente usáveis peças — e aquela quantidade infinita de cabides sai, revelando poucas e boas peças coringa.

Economia de tempo

Só de pensar em um armário extremamente reduzido, com cerca de 30 ou 40 peças, já dá para imaginar a quantidade de tempo que é economizado na hora de se vestir, não é mesmo?

Afinal, todas as suas peças são facilmente visualizadas, um pé de meia não desaparece na gaveta e as camisetas estão todas ali, organizadas, à mostra e passadas, prontas para o uso.

Melhor aproveitamento das peças

Mais uma situação corriqueira na vida de todos nós, consumidores. Quantas vezes compramos roupas e calçados apenas porque estão em promoção, mas nem sequer retiramos as etiquetas das peças, deixando-as acumulando no guarda-roupa?

No armário cápsula, essa situação não existe, visto que apenas o essencial é comprado. Além disso, existe a regra de que uma peça tem que sair quando outra for entrar, para que o número inicial de itens não se perca com o passar do tempo. Com esse método, todas as peças são mais bem aproveitadas.

Roupas de mais qualidade

Mas é claro que para que esse aproveitamento máximo realmente aconteça, as roupas precisam ter mais qualidade — afinal, elas serão usadas mais vezes, em comparação àquelas que dividem o espaço com tantas outras semelhantes.

Essa é uma tendência, inclusive, não só para os adeptos dos armários cápsulas, mas de muitos consumidores, que têm percebido a importância de investir mais em qualidade do que em quantidade.

Portanto, se você trabalha nesse segmento, uma boa dica é observar a qualidade dos produtos que oferece aos seus clientes: será que vale mais a pena ofertar peças melhores e com um valor um pouco mais elevado, em vez daquelas muito baratas, mas que não duram nenhuma estação?

Melhor expressão do estilo

Uma das grandes vantagens o armário cápsula é que ele permite que a pessoa encontre o seu estilo. Por meio das suas poucas peças coringa e atemporais, é possível definir melhor a sua personalidade, combinando os itens entre si e se descobrindo a cada nova combinação.

Como ofertar a ideia aos seus clientes

Ficou interessado no conceito, mas não sabe como aplicá-lo em seu negócio? Experimente, por exemplo, criar uma vitrine com três manequins vestidos com a mesma calça, trocando apenas a peça de cima: uma t-shirt básica, uma camisa social de bom corte e uma regata despojada. Pronto, o seu cliente já tem três looks — ou quatro, se usar a camisa aberta com uma das duas blusas por baixo.

Um vestido preto também pode ser a base dessas combinações: com tênis, com salto alto e acessórios e com a mesma camisa do exemplo de cima, com um nó na cintura. As peças são poucas, mas as possibilidades são infinitas!

Lembre-se, também, de vender o conceito e a ideia de sustentabilidade juntamente aos looks: divulgue o termo de armário cápsula, demonstre a preocupação da marca com o futuro do planeta e ofereça promoções nas vendas casadas de três ou mais peças — incentivando o consumo de poucas e boas peças, que combinam entre si, e aumentando o seu ticket médio.

Em um primeiro momento, o armário cápsula pode parecer ir contra o mundo da moda, mas com um olhar mais aberto, é possível ver que ele é um caminho em direção ao futuro. Além disso, parece ser para lá que os consumidores estão indo. Vá com eles!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba o que considerar ao escolher prestadores de serviço para sua empresa

A contratação de prestadores de serviço deve ser realizada com critério e de acordo com a filosofia da empresa para garantir a sintonia e a qualidade em todas as etapas do processo de vendas. É preciso ter cuidado ao terceirizar um serviço, principalmente se ele representar a extensão da sua empresa. O bom atendimento é…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Qual a importância do pós-venda no salão de beleza? Saiba aqui!

Sabia que o pós-venda no salão de beleza ajuda a fidelizar a clientela? Em todas as etapas do atendimento, desde o contato inicial até o relacionamento — por e-mail, redes sociais, SAC etc. — a experiência do cliente é essencial para ganhar confiança e construir uma imagem positiva. Mais do que uma forma de resolver…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Voice commerce: descubra o que é e como preparar o seu negócio

O avanço tecnológico trouxe consigo uma grande diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade e os lucros do seu negócio. Uma delas é o voice commerce, que consiste na realização de compras online utilizando assistentes virtuais. Mas, será que o negócio está preparado para isso? Calma, justamente pela curiosidade ou necessidade…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como montar uma loja de variedades com pouco dinheiro, confira!

Se você quer começar um negócio, que tal começar com uma loja de variedades? Com planejamento você pode montar uma com pouco dinheiro e ainda conseguir lucro e é sobre isso que vamos falar aqui. Começar a empreender com uma loja de variedades pode ser uma boa estratégia, já que assim você consegue alcançar um…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como definir metas assertivas para seus vendedores?

Um gestor de comércio precisa entender como definir metas assertivas para sua equipe e estar por dentro do Varejo 4.0. As metas são fundamentais para a evolução de uma loja. Elas devem ser previstas no plano estratégico e ter aplicação efetiva no dia a dia daqueles que trabalham com vendas. Afinal, ninguém obtém sucesso no…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

O que é Design Thinking: entenda de uma vez por todas!

Como você resolve um problema em sua mente? Para entender o que é Design Thinking, precisamos refletir sobre os processos cognitivos e comportamentais envolvidos no desenvolvimento de uma solução, não importa qual seja. A premissa dessa estratégia nada mais é do que utilizar a abordagem dos designers para lidar com problemas empresarias e pessoais e…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Saiba como se beneficiar do Retail Media no mercado varejista

Diante de tantas novidades, tendências e grande concorrência é natural que você, gestor do varejo, perceba que precisa inovar para manter seu negócio competitivo e atrair os clientes certos. É nesse contexto que o Retail Media pode te ajudar!  Se por um lado quem anuncia, ou as marcas, conseguem implementar uma estratégia de marketing com…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos