Por Nayara Santos em 21.03.2023

4 ideias para loja de carros, se inspire

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares.

Entretanto, com uma forte concorrência, não dá para esperar que o cliente entre na sua loja, é preciso mostrar para ele que você tem os melhores veículos e as melhores condições de pagamento. E, para isso, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing planejada, uma equipe pronta para recebê-los e um ambiente agradável na loja.

Pensando em te ajudar a oferecer tudo isso para os clientes e conseguir se destacar dos concorrentes, preparamos este artigo. Nele você irá encontrar ideias práticas para implementar na sua loja de carros, aumentar o movimento da loja e vender mais. Venha com a gente e confira!

4 ideias para loja de carros

As ideias que apresentaremos a seguir não precisam ser implementadas isoladamente, muito pelo contrário, elas devem ser utilizadas simultaneamente. Afinal, com estratégias para atrair clientes, fidelizá-los e influenciá-los no momento da compra são complementares e te ajudarão a ter melhores resultados.

1. Tudo começa com um bom atendimento

A primeira coisa que você precisa se certificar é de que todos os seus vendedores saibam tudo sobre os carros que você está vendendo. Já que os clientes farão muitas perguntas e os vendedores precisam estar preparados para respondê-las.

Isso não significa que eles precisam decorar o histórico de cada carro, entretanto, a informação precisa estar disponível para que eles possam consultá-la rapidamente. Portanto, prepare fichas para cada veículo, sejam elas físicas ou eletrônicas e ensine como elas podem ser consultadas.

Além disso, é essencial que o vendedor seja cortês, atencioso e prestativo, e esteja sempre disposto a ajudar. Apenas com simpatia já é possível ganhar a confiança do cliente, apenas tome cuidado para não dar a impressão de ser algo falso ou forçado.

Por último, a sua equipe precisa conhecer todos os procedimentos e regras da loja. Ou seja, quais as formas de pagamento possíveis, como entrar em contato com a financiadora, quais informações o cliente precisa fornecer para ter o financiamento aprovado, e assim por diante.

Quer saber como deixar a sua equipe pronta para oferecer um bom atendimento? Então confira o nosso guia completo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

2. Prepare a loja de carros para receber os clientes

De nada adianta ter estratégias para atrair a atenção do cliente, conseguir aumentar o movimento da loja e ter muitos clientes interessados nos carros, se você não conseguir oferecer um bom ambiente na loja. Lembre-se que a experiência do cliente durante toda a jornada de compras é fundamental para ele fechar um negócio.

Ou seja, além do bom atendimento, você também precisa preparar a loja para recebê-lo. Uma das formas de se fazer isso é com a escolha da decoração, que inclusive pode ser sazonal, ligada a alguma data comemorativa ou campanha publicitária.

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença para a experiência do cliente é a música reproduzida na loja. O ambiente não precisa ser silencioso, muito pelo contrário, a escolha da playlist certa pode te ajudar a manter o cliente mais tempo na loja e aumentar as chances de conseguir fechar a venda.

Vale a pena ressaltar que a limpeza da loja também é essencial. Portanto, não deixe acumular poeira sobre os veículos e no seu interior. O ideal é que você limpe os veículos com uma certa frequência para deixá-los sempre com um bom aspecto. E, claro, não se esqueça da iluminação. Já que muitos consumidores gostam de inspecionar o motor do veículo, ou outros detalhes antes de comprá-lo, portanto, esteja preparado para isso.

3. Faça parcerias com outras empresas

Conseguir bons parceiros é um dos segredos de sucesso de muitas empresas. O ideal é que essas parcerias sejam estabelecidas com empresas que tenham serviços complementares aos seus.

Por exemplo, uma loja de carros pode ter como parceiros empresas de reparação automóvel, lojas de autopeças, lava-rápidos e assim por diante. Desta forma, você poderá oferecer pacotes de serviços aos seus clientes. Isso pode aumentar suas vendas, já que os clientes podem enxergar essas parcerias como vantagens e diferenciais na hora de realizar a compra.


Afinal, se ele está na dúvida entre a sua loja, que oferece esses benefícios, e o concorrente que não oferece nenhum deles, a tendência é que ele escolha a oferta mais vantajosa, ou seja, a sua loja. Por isso, escolha bem quem serão os seus parceiros, porque as suas marcas estarão conectadas de certa forma, emprestando a autoridade uma para a outra.

4. Promova eventos e demonstrações de carros

Uma opção bastante interessante para atrair clientes e influenciá-los no momento da compra é deixar toda a experiência mais lúcida. Isso pode ser facilmente realizado com a organização de eventos com demonstrações de veículos e exposições de novos modelos, bem como test-drives

Isso ajuda os clientes a conhecerem melhor os carros, a testá-los e a tomarem decisões de compra mais informadas. Sem falar que, dependendo do tipo de evento realizado, você conseguirá atrair um público muito mais e tornará a sua marca mais conhecida.

Essa é também uma forma de marketing de experiência, em que o cliente pode realmente interagir com a marca e com os produtos vendidos. Com essa estratégia você oferece para o cliente uma experiência marcante, que fica gravada na memória. Se quiser saber mais sobre isso, confira o nosso e-book gratuito aqui.

Ainda, se você não estiver disposto ou não tiver como promover um evento, é possível patrocinar eventos que tenham a ver com a missão da sua marca. Por exemplo, eventos esportivos da região, campanhas beneficentes, dentre outros.

E então, gostou das nossas ideias para loja de carros? Comece a implementá-las na sua loja agora mesmo e confira os bons resultados. Para mais dicas sobre como aumentar as suas vendas, confira o nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

20 textos prontos para vender mais no Dia das Mulheres, se inspire!

Já sabe quais textos prontos você vai utilizar na sua campanha para o Dia das Mulheres para conseguir vender mais? Essa é uma escolha importante, afinal, o sucesso de qualquer campanha começa com uma boa comunicação.  Dentre outras coisas, é preciso ter os textos certos, que consigam ser chamativos e atrativos o suficiente, de modo…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Confira 8 dicas para salão de beleza enfrentar a crise

Conhecer dicas para salão de beleza enfrentar a crise é importantíssimo para garantir que o seu negócio sobreviva a tempos difíceis. Afinal de contas, os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus vêm atingindo todo tipo de empresa, desde pequenos negócios até grandes corporações. Além disso, você provavelmente notou bastante diferença no comportamento dos consumidores.…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

20 textos prontos para vender mais no Carnaval, se inspire!

Parte do sucesso das campanhas do varejo se deve aos textos utilizados. Por isso, conhecer textos prontos para vender mais no Carnaval pode te ajudar a se inspirar e preparar campanhas mais atrativas para os seus clientes. Mas, esse é apenas um dos passos que precisam ser tomados para obter o sucesso desejado. Afinal, em…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Nosso CEO estará no Assinaturas Day

No dia 08 de Junho será realizada a 6º edição do Assinaturas Day o maior evento oficial dos empreendedores de assinaturas e Saas no país. Nosso CEO, o Casanova, estará lá com outros grandes empreendedores, a Beatriz Nantes da Empiricus, o Leandro Vieira do Administradores.com e o Sandro Magaldi do MeuSucesso contando seus cases e discutindo sobre as novas tendências,…

Por Nayara Santos em 15.05.2017

7 técnicas de merchandising para reposição no ponto de venda

Conhecer quais são as principais técnicas de merchandising para reposição podem te ajudar a melhorar o layout da loja e ainda aumentar as suas vendas. Isso porque, uma loja organizada, com uma decoração chamativa, música agradável e que seja capaz de proporcionar uma boa experiência de compra podem ser os diferenciais que os seus clientes…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Inauguração de loja de móveis: 5 dicas de como fazer

Se você está inaugurando uma loja de móveis, sabe que é fundamental criar uma experiência diferenciada para seus clientes. Já que a concorrência nesse ramo pode ser bastante grande, portanto, é preciso encontrar formas de se diferenciar e conquistar os consumidores. Por isso, as ações que serão realizadas na inauguração da loja deve ser muito…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Entenda o conceito de clima organizacional e a sua importância!

Em seu livro Gestão do Clima Organizacional, o professor e consultor especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Luz, descreve o conceito de clima organizacional como a “atmosfera psicológica que envolve, em um dado momento, a relação entre uma empresa e seus funcionários”. Esse “clima” é um reflexo das ações que uma empresa realiza em prol…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos