Por Nayara Santos em 21.03.2023

4 ideias para loja de carros, se inspire

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares.

Entretanto, com uma forte concorrência, não dá para esperar que o cliente entre na sua loja, é preciso mostrar para ele que você tem os melhores veículos e as melhores condições de pagamento. E, para isso, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing planejada, uma equipe pronta para recebê-los e um ambiente agradável na loja.

Pensando em te ajudar a oferecer tudo isso para os clientes e conseguir se destacar dos concorrentes, preparamos este artigo. Nele você irá encontrar ideias práticas para implementar na sua loja de carros, aumentar o movimento da loja e vender mais. Venha com a gente e confira!

4 ideias para loja de carros

As ideias que apresentaremos a seguir não precisam ser implementadas isoladamente, muito pelo contrário, elas devem ser utilizadas simultaneamente. Afinal, com estratégias para atrair clientes, fidelizá-los e influenciá-los no momento da compra são complementares e te ajudarão a ter melhores resultados.

1. Tudo começa com um bom atendimento

A primeira coisa que você precisa se certificar é de que todos os seus vendedores saibam tudo sobre os carros que você está vendendo. Já que os clientes farão muitas perguntas e os vendedores precisam estar preparados para respondê-las.

Isso não significa que eles precisam decorar o histórico de cada carro, entretanto, a informação precisa estar disponível para que eles possam consultá-la rapidamente. Portanto, prepare fichas para cada veículo, sejam elas físicas ou eletrônicas e ensine como elas podem ser consultadas.

Além disso, é essencial que o vendedor seja cortês, atencioso e prestativo, e esteja sempre disposto a ajudar. Apenas com simpatia já é possível ganhar a confiança do cliente, apenas tome cuidado para não dar a impressão de ser algo falso ou forçado.

Por último, a sua equipe precisa conhecer todos os procedimentos e regras da loja. Ou seja, quais as formas de pagamento possíveis, como entrar em contato com a financiadora, quais informações o cliente precisa fornecer para ter o financiamento aprovado, e assim por diante.

Quer saber como deixar a sua equipe pronta para oferecer um bom atendimento? Então confira o nosso guia completo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

2. Prepare a loja de carros para receber os clientes

De nada adianta ter estratégias para atrair a atenção do cliente, conseguir aumentar o movimento da loja e ter muitos clientes interessados nos carros, se você não conseguir oferecer um bom ambiente na loja. Lembre-se que a experiência do cliente durante toda a jornada de compras é fundamental para ele fechar um negócio.

Ou seja, além do bom atendimento, você também precisa preparar a loja para recebê-lo. Uma das formas de se fazer isso é com a escolha da decoração, que inclusive pode ser sazonal, ligada a alguma data comemorativa ou campanha publicitária.

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença para a experiência do cliente é a música reproduzida na loja. O ambiente não precisa ser silencioso, muito pelo contrário, a escolha da playlist certa pode te ajudar a manter o cliente mais tempo na loja e aumentar as chances de conseguir fechar a venda.

Vale a pena ressaltar que a limpeza da loja também é essencial. Portanto, não deixe acumular poeira sobre os veículos e no seu interior. O ideal é que você limpe os veículos com uma certa frequência para deixá-los sempre com um bom aspecto. E, claro, não se esqueça da iluminação. Já que muitos consumidores gostam de inspecionar o motor do veículo, ou outros detalhes antes de comprá-lo, portanto, esteja preparado para isso.

3. Faça parcerias com outras empresas

Conseguir bons parceiros é um dos segredos de sucesso de muitas empresas. O ideal é que essas parcerias sejam estabelecidas com empresas que tenham serviços complementares aos seus.

Por exemplo, uma loja de carros pode ter como parceiros empresas de reparação automóvel, lojas de autopeças, lava-rápidos e assim por diante. Desta forma, você poderá oferecer pacotes de serviços aos seus clientes. Isso pode aumentar suas vendas, já que os clientes podem enxergar essas parcerias como vantagens e diferenciais na hora de realizar a compra.


Afinal, se ele está na dúvida entre a sua loja, que oferece esses benefícios, e o concorrente que não oferece nenhum deles, a tendência é que ele escolha a oferta mais vantajosa, ou seja, a sua loja. Por isso, escolha bem quem serão os seus parceiros, porque as suas marcas estarão conectadas de certa forma, emprestando a autoridade uma para a outra.

4. Promova eventos e demonstrações de carros

Uma opção bastante interessante para atrair clientes e influenciá-los no momento da compra é deixar toda a experiência mais lúcida. Isso pode ser facilmente realizado com a organização de eventos com demonstrações de veículos e exposições de novos modelos, bem como test-drives

Isso ajuda os clientes a conhecerem melhor os carros, a testá-los e a tomarem decisões de compra mais informadas. Sem falar que, dependendo do tipo de evento realizado, você conseguirá atrair um público muito mais e tornará a sua marca mais conhecida.

Essa é também uma forma de marketing de experiência, em que o cliente pode realmente interagir com a marca e com os produtos vendidos. Com essa estratégia você oferece para o cliente uma experiência marcante, que fica gravada na memória. Se quiser saber mais sobre isso, confira o nosso e-book gratuito aqui.

Ainda, se você não estiver disposto ou não tiver como promover um evento, é possível patrocinar eventos que tenham a ver com a missão da sua marca. Por exemplo, eventos esportivos da região, campanhas beneficentes, dentre outros.

E então, gostou das nossas ideias para loja de carros? Comece a implementá-las na sua loja agora mesmo e confira os bons resultados. Para mais dicas sobre como aumentar as suas vendas, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Você sabe o que é pós-venda? Confira!

Planejar e executar um bom pós-venda pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes com a sua empresa após as compras. Aliás, um dos erros que um negócio precisa evitar é justamente dar por encerrado o processo de venda no momento em que o cliente paga pelo produto ou serviço. É importante oferecer uma…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Como vender mais no Natal: 12 ações para aumentar as vendas

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera. Vale…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Vitrine de Loja de Roupa: 9 melhores práticas para montar

Você sabe como montar a vitrine de loja de roupas para conseguir chamar a atenção do cliente? Aliás, você consegue entender a importância de uma vitrine bem planejada para o sucesso das suas vendas? Se você respondeu “não” a uma dessas perguntas, então você está no lugar certo! Chamar a atenção do cliente é essencial…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

20 textos para propaganda de loja de material de construção

Os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de material de construção é capaz de atrair clientes, aumentar o movimento da loja e até mesmo as suas vendas. Mas, essa não é sempre uma tarefa fácil, afinal, nem sempre dá para ser criativo e acertar na escolha dos textos. Por isso, é fundamental…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Decoração de Natal para vitrine de loja: Saiba como montar a sua

O Natal é uma época muito esperada pelos varejistas, já que neste período fica um pouco mais fácil conseguir aumentar o faturamento. Entretanto, você já pensou na importância da decoração de Natal para a vitrine da sua loja? Uma decoração bem feita e criativa, que seja capaz de chamar a atenção dos seus clientes pode…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada. Se você pretende que…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Plano de marketing para salão de beleza: como criar o ideal?

Se você chegou até aqui então está em busca de informações sobre como preparar um bom plano de marketing para salão de beleza, não é mesmo? Esse é um passo essencial para se sobressair no setor de estética e bem-estar, já que ele está entre os que mais crescem no Brasil.  Com tanta concorrência, conhecer…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Qual a importância do controle de qualidade total?

Quando falamos em gestão empresarial, o controle de qualidade total, também conhecido pela sigla em inglês TQC (Total Quality Control) é um tema que não pode ser deixado de lado. Por isso, se você ainda não sabe sobre o que o TQC se trata ou quer desenvolver ele na sua empresa, fique com a gente.…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Vitrine virtual: como montá-la para trazer resultados?

Assim como na sua loja física, as vitrines virtuais são utilizadas para atrair os olhares dos compradores e favorecer a decisão de compra. Já não é novidade que a internet se tornou um ambiente valioso para fazer negócios e aumentar a sua rentabilidade. Contudo, esse canal precisa de estratégias específicas e, principalmente, de atualização. Informações…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos