Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como aumentar o movimento da loja: confira 6 estratégias práticas!

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Existem muitas perguntas que frequentemente ouvimos dos lojistas. Uma das mais recorrentes, sem dúvida, é: como aumentar o movimento da minha loja. Geralmente, quando isso acontece, é porque as famosas fórmulas mágicas não se mostraram tão mágicas assim. Ou porque a implementação delas não foi bem planejada.

Tanto o volume de pessoas no estabelecimento quanto o seu tempo de permanência nele são essenciais para aumentar as vendas. Isso é um forte indicativo de como anda a saúde do seu negócio. Afinal, de nada adianta ter sucesso na atração do público e entregar uma péssima experiência no ponto de venda.

Por isso, as estratégias para aumentar o tráfego na loja sempre devem vir acompanhadas de outras táticas para encantar o cliente e, desse modo, fidelizá-lo. Quer conhecer as nossas principais sugestões? Continue lendo este artigo e comece a colocá-las em prática agora mesmo!

1. Conheça o seu público

Por motivos óbvios, colocamos este tópico como o primeiro da lista na busca de como aumentar o movimento da loja. Antes de qualquer ação é preciso conhecer o seu público. O erro que muitos gestores cometem aqui é apenas classificar as pessoas por sexo, idade e classe econômica. Ao fazer isso, você estará limitando as possibilidades e deixando passar muitas oportunidades.

Para conquistar bons resultados, você deve ir além dessas informações rasas e pesquisar também os hábitos, interesses, dificuldades, dentre outros. Quanto mais informações você tiver do seu cliente, mais personalizadas poderão ser as suas estratégias de marketing. Sem falar que essa é a melhor maneira de se destacar da concorrência e oferecer benefícios não explorados antes.

Então, em vez de descrever o seu público como pessoas do sexo feminino, entre 18 e 35 anos, por exemplo, você vai criar um personagem semifictício com informações ricas em detalhes. Esse é o processo criação de uma persona, inclusive, já uma área de marketing voltada exclusivamente para essa estratégia, o brand persona.

Com esse perfil traçado em mãos, todos os materiais publicitários, linguagem empregada, escolha dos canais de comunicação, forma de atendimento e demais ações serão bem direcionadas. Assim, as chances de chamar a atenção do seu público aumenta consideravelmente.

2. Dedique um tempo para a vitrine

Quem acompanha o nosso blog já sabe o tanto que batemos nessa tecla, e não é por menos. A vitrine da loja é uma das maiores responsáveis pela decisão do cliente em entrar ou não na loja.


Isso significa que você precisa montar a sua vitrine de maneira estratégica. Não é só encher de opções na ânsia de chamar a atenção de todo mundo. É necessário selecionar bem os produtos e deixar aquele espaço visualmente harmônico, as técnicas de visual merchandising podem ajudar.

Quando você atira para todos os lados, sem qualquer foco, causa uma poluição visual na vitrine e deixa as pessoas confusas. Não queremos dizer que você deve colocar produtos parecidos. Na verdade, é bom apresentar variedades de itens e preços, mas saiba fazer a seleção.

Uma dica bacana para deixar a sua vitrine chamativa e agradável aos olhos dos consumidores é usar elementos para criar um tema. Se você tem uma loja de roupas para bebês, por exemplo, pode colocar alguns ursos de pelúcia e travesseiros para enfeitar o ambiente onde estão os manequins. Ou então criar um ambiente como um quarto de bebê. 

3. Mexa com os sentidos dos clientes

O marketing sensorial também é fundamental para atrair clientes e aumentar o tempo de permanência na loja.  Existem empresas que têm como sua principal arma, justamente, essa vertente do marketing. 

Uma das grandes vantagens de se utilizar essas ações de marketing é que você consegue criar um ambiente único na sua loja, completamente diferente daquele que o seu concorrente oferece ao cliente. Desta forma, a sensação que o cliente terá enquanto faz as compras não será igual a nenhum outro lugar. Portanto, quando ele se sente bem e gosta dessa sensação, a tendência é que ele retorne sempre para a sua loja.

Por exemplo, a Nutty Bavarian, empresa especializada na venda de diferentes tipos de nozes e castanhas, possui quiosques espalhados em shoppings de diversas cidades no Brasil. Mesmo que você esteja andando distraído pelo shopping, o cheiro característico dos nuts invadem as suas narinas e mexem com o seu sentido. Ou seja, imediatamente você saberá que ali em uma unidade da Nutty Bavarian e o desejo de consumir o produto naquela hora poderá ser desperto.

Assim é com todos os nossos sentidos, qualquer estímulo pode provocar sensações positivas ou negativas — e é aí que a gente deve tomar cuidado. Se você adota uma estratégia que ao invés de deixar o cliente confortável você faz com que ele queira deixar a loja, então a estratégia foi por água abaixo.

O mesmo pode ser dito com o aroma do ambiente. Enquanto um perfume doce pode funcionar em uma loja de brinquedos, ele pode não ser a melhor opção para outra que vende ternos masculinos. Ou seja, essas estratégias devem ser traçadas com base no conhecimento do seu público, conforme discutimos anteriormente.

Música ambiente, um destaque no marketing de experiência

Gostaríamos de chamar a atenção para uma das estratégias de marketing de experiência que é muito versátil e pode te ajudar a atingir diferentes objetivos, ter uma rádio personalizada.

Claro que a principal utilizada dela é transformar o ambiente de compras e oferecer uma experiência diferenciada para os consumidores. Escolhendo a playlist certa você consegue aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, ditar o ritmo das compras através de músicas com diferentes níveis de energia e ainda permite que o cliente se identifique com a sua marca.

É preciso destacar também que reproduzindo as músicas adequadas você ainda consegue melhorar a produtividade dos funcionários. Isso mesmo, além de conseguir aumentar as vendas você ainda consegue diminuir os erros dos funcionários, aumentar a concentração deles e até mesmo melhorar as relações interpessoais.

Interessante, não é mesmo? No nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa você encontra todos os detalhes de como implementar uma rádio na sua loja. Faça o download gratuito agora mesmo.

4. Explore os neurônios espelhos

Basicamente, sem entrar em muitos detalhes técnicos, os neurônios espelhos são chamados assim porque eles simulam os movimentos vistos em seu cérebro, como se você também estivesse executando aquela ação.

Sabe quando você está vendo um filme ou jogando videogame e sente a mesma angústia do personagem ao passar por uma situação de perigo? É disso que se trata. Esse sentimento pode ser usado em seu favor, especialmente em relação à permanência do cliente na loja.

Em outras palavras, podemos dizer ainda que isso é o que faz a gente ter empatia pelas pessoas. Dependendo da forma que você agir com o seu cliente, ele pode vivenciar uma experiência agradável (também conhecida como customer experience), o que impacta positivamente no tempo de permanência e fidelidade à marca/empresa.

Existe uma técnica muito utilizada por profissionais de venda chamada “rapport”. Ela consiste em estabelecer ligação com outras pessoas — e um dos modos de criar essa conexão é imitar os gestos do outro, desde que feito naturalmente.

Já reparou que quando dois ou mais indivíduos estão engajados em uma conversa interessante como eles agem de forma semelhante, seja nos movimentos corporais, seja no tom das palavras? Essa é a famosa sintonia que faz toda a diferença na comunicação, por isso, treine a sua equipe de vendas para desenvolver essa habilidade.

5. Invista em marketing digital

O marketing digital é um grande aliado para atrair clientes tanto para a sua loja virtual como para a sua loja física. Os métodos mais comuns, como anúncios patrocinados e e-mail marketing, já são bem conhecidos pelo público em geral. No entanto, há mais formas de usar os meios digitais que não são muito comentadas.

Para se ter ideia, com o auxílio do GPS presente nos smartphones, hoje é possível verificar os clientes próximos ao estabelecimento e enviar ofertas personalizadas. Ou seja, se a loja está com descontos imperdíveis, você pode comunicar a novidade para essas pessoas.

Um jeito interessante de atrair clientes e fazer com que eles divulguem o seu negócio é usar o recurso de check-in nas redes sociais. Para isso, você deve oferecer algo em troca, como um brinde ou desconto. Além disso, você também pode conferir os feedbacks deixados pelos clientes nos mecanismos de buscas, como o Google. 

É preciso apenas mencionar que o seu estabelecimento deve estar registrado no Google para isso. Assim, ele aparecerá no mapa sempre que os clientes utilizarem esse recurso para encontrar empresas ou ele fizer outras buscas no mapa na região em que a sua loja está.

E, claro, marcar presença nas redes sociais é algo que não dá mais para ser evitado. Com o perfil da sua marca é possível atrair clientes, manter os consumidores informados do que acontece e ainda distribuir muito conteúdo relevante de forma gratuita. Ou seja, a receita perfeita para aumentar o engajamento e o movimento da sua loja.

Enfim, as possibilidades no mundo do marketing digital são inúmeras e, muitas vezes, o investimento é baixo comparado com o retorno que ele pode oferecer.

6. Não deixe o marketing offline de lado

Por fim, sempre é bom lembrar que por mais que o marketing e as vendas online ofereçam diversos benefícios, o offline não deve ser esquecido. O importante é atingir o público-alvo no lugar e na hora certa, seja no smartphone, seja nas ruas da cidade.

Já falamos de algumas ações offline nos tópicos anteriores, como o marketing sensorial e a decoração da vitrine. Contudo, ainda existem maneiras interessantes de atrair os clientes nas proximidades para a loja.

Quem consegue ignorar, por exemplo, um anúncio na cancela do estacionamento do shopping? É quase impossível. Caso ele seja de interesse da pessoa, é bem provável que ela dê uma passada na loja.

Você pode até argumentar que no ambiente offline não há como medir o desempenho das ações como no online, mas essa afirmação não é totalmente verdadeira. Com a tecnologia atual é possível criar um mapa de calor por meio de equipamentos para determinar as áreas mais acessadas e o tempo médio de permanência dos clientes.

É preciso deixar claro que para descobrir, de fato, como aumentar o movimento da loja são necessários testes e mensuração dos resultados constantemente — até porque nenhum negócio é igual ao outro. Contudo, ao seguir essas estratégias práticas, certamente você sairá na frente de muitos concorrentes.

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