Por Nayara Santos em 14.02.2024

10 dicas para vender mais no Dia do Consumidor!

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Você sabia que o Dia do Consumidor é um dos que mais movimenta o mundo do e-commerce no Brasil? Celebrado no dia 15 de março, ele perde apenas para a Black Friday, ou seja, você não pode perder essa oportunidade de aumentar as vendas, não é mesmo?

Entretanto, com tamanha importância, você não será o único em busca de estratégias, dicas e oportunidades para conseguir vender mais nesta importante data do comércio. Pelo contrário, muitos varejistas estarão fazendo o mesmo. E, em um mercado tão competitivo, como o varejo, qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.

Por isso, não custa nada buscar algumas dicas para vender mais no Dia do Consumidor. Pensando nisso, nós preparamos esse artigo com algumas dicas essenciais que você pode seguir para turbinar as suas vendas e obter mais resultados. Não perca mais tempo, confira as nossas dicas agora mesmo!

Dicas para vender mais no Dia do Consumidor

Existem muitas formas de conseguir aumentar as suas vendas no varejo. Entretanto, o ideal é que você utilize simultaneamente estratégias para atrair o consumidor, fidelizá-lo e influenciá-lo no momento da compra. A seguir daremos dicas de estratégias que você poderá utilizar para fazer isso.

1. Tenha uma rádio indoor personalizada

Tem certas coisas que você, como varejista, não consegue controlar. Entretanto, tem outras que quando você controla fazem com que as vendas disparem. Uma delas é a música ambiente reproduzida na sua loja.

Isso pode ser facilmente feito com uma rádio indoor personalizada em que você escolhe o que os clientes ouvirão enquanto eles fazem compras. Assim, é possível ter a trilha sonora certa para a sua marca e os seus clientes.

Desta forma você consegue não apenas agradar aos consumidores, tocando as músicas que eles gostam, mas também reforçar a identidade da sua marca. Perfeito, não é mesmo?

Em uma pesquisa realizada pela The HeartBeats International, 35% dos clientes aumentaram o tempo de permanência na loja quando a música era agradável, e 14% comparam mais. Por outro lado, quando a música era ruim, 44% dos consumidores deixaram a loja sem comprar nada. Se quiser conferir mais detalhes de como a música pode influenciar a sua loja, clique aqui.

Ou seja, a música pode ter uma grande influência na forma como os clientes percebem a sua loja e como eles enxergam a sua marca. Portanto, você não vai querer correr o risco de deixar qualquer música tocando. Muito pelo contrário, é fundamental ter uma rádio personalizada e a playlist certa para conseguir conquistar os clientes e oferecer o ambiente de compras que eles esperam.

E, se não sabe como escolher as músicas certas para a sua loja, não tem problemas, temos um guia completo sobre o assunto: Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

2. Treine os vendedores da sua loja

Não importa o tamanho do seu esforço para atrair clientes para a loja se o seu time de vendas não for capaz de oferecer um bom atendimento. Caso contrário, o cliente pode até comprar em um primeiro momento, mas provavelmente ele não voltará e ainda pode falar mal da sua marca para os conhecidos.

Por isso, se você quiser vender mais no Dia do Consumidor é preciso ter vendedores capacitados e bem treinados. Isso inclui conhecer detalhadamente os produtos que vende, quais as políticas da loja (para troca de produtos, por exemplo), e onde cada item pode ser encontrado.

Além disso, o vendedor também precisa saber ouvir o cliente e procurar entender qual é o problema dele. Somente assim será possível encontrar formas de resolvê-lo, ou seja, indicar os produtos certo que atendam as necessidades e expectativas do cliente.


Algumas pessoas conseguem fazer isso naturalmente, entretanto, para aquelas que não possuem esse dom, é essencial conhecer técnicas e formas de obter informações dos consumidores. Sem falar que um bom vendedor também precisa saber quando é o momento certo de oferecer um produto, sem ficar querendo empurrar um item apenas porque a comissão dele será boa.

Lembre-se que o consumidor bem atendido vai se lembrar da sua loja e daquele vendedor. E, quando ele retornar à sua loja, provavelmente vai procurar pela mesma pessoa que o atendeu anteriormente. Portanto, a fidelização é praticamente garantida. Confira o nosso guia Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas para saber como deixar a sua equipe pronta para oferecer um bom atendimento.

3. Faça ofertas atraentes

Fazer ofertas pode até parecer uma dica ultrapassada, entretanto, essa ainda é uma das principais formas de conseguir atrair consumidores para a sua loja. Portanto, é fundamental que em datas como o Dia do Consumidor, você escolha os itens certos para isso. 

Mesmo porque, o cliente geralmente acaba comprando mais do que apenas aquele item anunciado. Por isso, o ideal é que você priorize fazer ofertas de alguns dos produtos mais procurados ou que sejam a cara da sua marca. 

Por exemplo, se a sua loja de roupas é conhecida pelas camisetas estampadas que faz, então você precisa colocar alguns desses itens em promoção no período. Isso sem dúvida atrairá clientes com o intuito de comprar o item anunciado, cabendo a você preparar outras estratégias para aumentar as vendas. 

Mas, se quiser saber mesmo quais são os produtos mais importantes, você precisará fazer a chamada curva abc. Segundo essa análise, 80% do seu lucro é proveniente de 20% dos seus produtos. Portanto, conhecê-los é fundamental.

Outro ponto importante é que as ofertas não precisam incluir necessariamente descontos. O Dia do Consumidor se destaca, principalmente, pelo volume de vendas online e, neste caso, oferecer frete gratuito pode ser uma boa forma de conseguir aumentar as vendas. Principalmente porque, muitos clientes consideram o frete como um fator decisivo no momento da compra, mesmo que o produto custe um pouco mais caro.

4. Garanta o bom funcionamento do seu site

No Dia do Consumidor ter um site funcionando bem é fundamental, afinal de contas, essa é uma data em que os consumidores gostam de fazer compras online. E, quando falamos em bom funcionamento, estamos nos referindo à navegabilidade e à responsividade do site. 

A navegabilidade é a facilidade com que o consumidor conseguirá navegar pelo site, ou seja, realizando buscas para encontrar o que ele procura. Para isso, é essencial que você separe os produtos em diferentes categorias e oferecer um mecanismo de busca eficiente.

Já a responsividade é o tempo que o site leva para responder a um clique (ou comando) do usuário. Páginas que demoram para carregar são um verdadeiro convite para o cliente deixar o site sem comprar nada.  

Ainda, você também precisa oferecer ao cliente um checkout seguro, de modo que ele se sinta confortável em realizar o pagamento com cartão de crédito. Se necessário, faça uma parceria com empresas especializadas nesse ramo. Lembre-se, você está construindo a confiança do cliente e essa é uma das etapas mais críticas na jornada de compras online.

Por último, mas não menos importante, lembre-se que muitas pessoas acessam o site utilizando smartphones e tablets. Portanto, certifique-se de que o site estará otimizado para esses dispositivos. Caso contrário, você poderá não conseguir aumentar as vendas da forma que você espera.

5. Ofereça brindes

Falamos rapidamente sobre os brindes quando estávamos falando das promoções. Como essa é uma estratégia excelente que pode te ajudar a conquistar muitos clientes, resolvemos falar sobre ela em mais detalhes.

Muitos comerciantes acham que oferecer brindes pode sair caro, mas, na verdade, essa estratégia pode compensar financeiramente mais do que dar descontos. Duvida? Então escolha quais brindes você gostaria de distribuir e compare com os descontos que você está pensando em dar. Faça as contas e veja qual é o mais vantajoso.

Além disso, se o brinde for algo realmente útil para o cliente, ele continuará usando em muitos momentos. Ou seja, ele estará em contato com a sua marca durante muitos momentos ao longo do dia, por exemplo. 

Assim, as chances dele se lembrar de você, será muito maior. Sem falar que dependendo do brinde ele ainda pode alcançar outras pessoas, ajudando na divulgação da sua marca. Por isso, escolha quais brindes serão distribuídos cuidadosamente. 

O ideal é que o brinde escolhido combine com a sua marca, com o seu ramo de atuação, e seja algo útil para o cliente. Dentre os principais podemos citar:

  • Blocos de notas;
  • Canetas e lápis;
  • Notas adesivas;
  • Canetas;
  • Copos;
  • Agendas;
  • Camisetas;
  • Bonés;
  • Sacolas reutilizáveis, dentre outros.

O mais importante é que o brinde tenha as cores e o logo da sua marca. Assim, o cliente se lembrará de você sempre que utilizar aquele item.

6. Capriche na divulgação das ações

Não tem como ter sucesso em nenhuma ação se você não caprichar na divulgação. Por isso, se você quer vender mais no Dia do Consumidor, lembre-se de que precisa ter uma boa estratégia de divulgação da sua loja.

O ideal é que a divulgação seja feita em diferentes mídias, utilizando aquelas da preferência do seu público-alvo. Entretanto, hoje em dia algumas dessas mídias não podem ficar de fora, como é o caso das redes sociais.

Não apenas porque essa será uma tendência no varejo, mas também porque cada vez mais os consumidores estão utilizando as redes para se conectar com as marcas e para realizar compras. Basta prestar atenção ao número de influenciadores e lojas vendendo cursos. Sem falar que, é muito mais fácil conseguir atrair fechar uma venda quando o consumidor está olhando o produto, se interessa por ela, e já consegue acessar a loja virtual.

Mas, é claro que não podemos esquecer das formas offline de divulgação que incluem anúncios em jornais do bairro ou do shopping no qual a sua loja está, outdoors, panfletos, dentre outros. Isso porque, por mais que as pessoas estejam cada vez mais inseridas no mundo virtual, muitas ainda gostam de ver encartes.

7. Tenha um bom canal de atendimento ao cliente

Período de grandes vendas, como o Dia do Consumidor, atraem muitos consumidores para a sua loja. Muitos deles nunca tiveram nenhum contato com a sua marca ou os seus produtos, o que pode gerar dúvidas. 

Por isso, é essencial ter um bom canal de atendimento ao consumidor, seja para tirar dúvidas, ou para resolver problemas. Lembre-se que a agilidade pode fazer toda a diferença, já que, se o concorrente responder à dúvida do cliente mais rápido, há grandes chances de você perder a venda. 

Para tornar o atendimento mais eficiente, você pode implementar o chatbot no seu site, ou então disponibilizar um número de WhatsApp. O mais importante neste caso, é ter colaboradores bem treinados, que conheçam e entendam o funcionamento da sua loja e que sejam capazes de responder rapidamente aos clientes. 

E, nunca é demais repetir que atenção ao cliente é essencial na hora de criar um vínculo com os consumidores e fidelizá-los.

8. Experiência omnichannel

Outra tendência do varejo é oferecer uma experiência híbrida para os consumidores, que misture o online e o offline, e a forma perfeita para fazer isso é com o omnichannel. Esse é um conceito que significa “todos os canais”, e que dá ao cliente a possibilidade de escolher como ele quer se relacionar com a marca a cada etapa da jornada de compras.

Por exemplo, o cliente pode fazer a pesquisa pelo site, efetuar a compra pelo aplicativo e retirar o produto na loja. Entretanto, para que esse recurso funcione bem é preciso ter uma boa integração entre os diferentes canais de compras, caso contrário, você deixará o cliente frustrado e insatisfeito.

Para que o omnichannel consiga chamar a atenção positivamente, você precisa garantir que tanto o cliente quanto o vendedor consiga acessar todas as informações de compras, independente do canal utilizado pelo cliente. Assim, além de agilizar o atendimento, você terá todas as informações necessárias sempre disponíveis.

9. Organize a loja estrategicamente

Organizar uma loja de varejo de maneira estratégica é essencial para levar uma experiência do cliente melhor e impulsionar as suas vendas. Um layout eficiente, direcionando os clientes pelos corredores de forma lógica, favorece a circulação no ambiente e ainda faz com que ele compre mais. 

Além disso, é fundamental destacar produtos ou promoções na entrada para criar um ponto focal atrativo. A sinalização clara ajuda a orientar os clientes sobre categorias de produtos, promoções e direções na loja. 

A organização de produtos nas prateleiras deve ser atraente, destacando características e benefícios. Áreas de alto interesse merecem atenção especial, destacando produtos lucrativos ou populares.

Estratégias de cross-selling e up-selling podem ser implementadas agrupando produtos relacionados ou oferecendo opções premium. Isso sem falar que uma iluminação adequada realça a apresentação dos produtos.

10. Deixe o consumidor decidir o que ele quer

Nem sempre os varejistas querem escutar o que o cliente tem a dizer. Se você é um desses, então precisamos conversar sobre isso. Lembre-se, o seu negócio foi feito para resolver problemas que os clientes possuem.

Portanto, se você não ouvir o que eles têm a dizer e quais as suas preferências, será quase impossível conseguir acertar sempre. E a nossa dica é justamente sobre isso, saber escutar o consumidor e mostrar o quanto ele é importante.

Sim, as reclamações são inevitáveis, entretanto os consumidores possuem um ponto de vista diferente do seu e ele pode fazer sentido. Sem falar que muitas boas ideias podem surgir dessas reclamações ou procurando resolvê-las.

Mas, aqui estamos falando em deixar o cliente escolher qual o benefício que ele terá ao se relacionar com a sua marca. Por exemplo, deixar que ele escolha entre ter um determinada porcentagem de desconto ou o frete gratuito; ou então entre cupom para loja online ou física, dentre outros.

Mas, você também pode deixar que ele faça isso com antecedência. Faça uma campanha do tipo “No Dia do Consumidor na nossa loja é você que faz a promoção”. Neste caso, selecione algumas possibilidades e faça uma votação do que os clientes preferem e ofereça a opção mais votada. Assim, os clientes se sentirão ouvidos e vão querer se relacionar com a sua marca novamente.

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