De nada adianta a sua empresa ter uma grande verba para o marketing, se a equipe não souber aproveitar isso e criar um anúncio criativo. Caso as peças não chamem a atenção do público-consumidor, é bem provável que se esteja apenas rasgando dinheiro, investindo capital e tempo em algo que não trará o retorno desejado para o negócio.
O problema é que muitos gestores de estabelecimentos comerciais e até mesmo profissionais com formação em comunicação, marketing e áreas afins enfrentam dificuldades para desenvolver esse tipo de estratégia. Afinal de contas, nem sempre é fácil ter ideias criativas para conseguir atrair a atenção dos clientes.
Justamente por isso, pretendemos reverter essa situação agora e te dar uma ajudinha na hora de preparar anúncios criativos! Vamos apresentar uma série de tendências e dicas para que você saiba como criar um anúncio criativo para o seu negócio. Está interessado? Então é só continuar a leitura!
Chamamos de linha criativa o processo que é adotado em uma estratégia de marketing. Ela funciona como a base para a criação de campanhas publicitárias, trazendo uma série de diretrizes que precisam ser avaliadas.
De acordo com o Google Best Practices são exemplos de boas práticas para trabalhar com imagens em uma linha criativa:
Já para o texto, as recomendações do Google são as seguintes:
Outro ponto importante para criar um anúncio criativo é conhecer bem o seu público. É preciso saber quais são os gostos, necessidades e anseios das pessoas que compram de você. Além disso, dependendo do público, você também utilizará uma linguagem adequada ou mesmo para incluir referências nos anúncios de modo que as pessoas reconheçam.
É recomendado utilizar o método de classificação em personas, que é mais restrito do que público-alvo. Uma persona nada mais é do que a prototipação de um cliente ideal. Trata-se da criação de uma espécie de personagem, com base em estudos aprofundados, para que os anúncios criativos sejam direcionados para ele.
Veja esse exemplo de persona: Fernanda, 32 anos, workaholic, sem filhos, dona de um escritório de advocacia. Possui um perfil analítico e está sempre de olho nas novidades do mundo da moda. Com pouco tempo sobrando na sua agenda, Fernanda quer fazer compras de forma rápida e fácil, em empresas que ofereçam serviço de delivery.
O marketing não é uma ciência exata e isso precisa ser compreendido por qualquer empresa que tenha o desejo de criar um anúncio criativo. É preciso ter em mente que algo que deu certo para uma companhia pode dar errado para outra. Afinal de contas, existem muitos fatores envolvidos na relação entre marca e cliente, tais como a forma de se comunicar, o perfil dos clientes e a identidade da marca.
Além disso, cada nicho tem as suas particularidades, tendências que devem ser seguidas. Atualmente está em alta a produção de pequenos vídeos para a ferramenta stories do Instagram, por exemplo. Porém, amanhã ou depois uma nova funcionalidade pode surgir nas redes sociais e isso ser deixado de lado. É preciso monitorar tudo.
As pessoas não compram produtos, elas compram soluções para problemas! Por isso, antes de mais nada, você precisa criar uma necessidade no seu consumidor em potencial! Engana-se quem pensa que o profissional de marketing precisa vender qualquer coisa! As vendas são de responsabilidade única e exclusiva dos vendedores. Para dicas sobre técnicas de vendas, confira o nosso e-book gratuito Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas.
O profissional de marketing é o responsável por atrair pessoas para uma loja, site ou qualquer outro local físico ou virtual. Para isso, desenvolve anúncios que tenham gatilhos mentais eficientes, focando nos diferenciais dos produtos ou serviços que são vendidos.
Propagandas interativas, como o próprio nome sugere, são aquelas em que a pessoa que a visualiza para participar ou interagir de alguma forma. Com as redes sociais isso ficou ainda mais simples de ser feito, por meio de sorteios ou concursos culturais.
Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que faz um concurso para dar um vale de compras no valor de X reais para os clientes aproveitarem a coleção de moda primavera/verão que foi lançada.
Para isso, no início da primavera, é lançada uma campanha nas redes sociais em que os seguidores devem completar uma frase como “A primavera é a estação mais bonita do ano porque…”. As frases mais criativas ganharão o prêmio. Esse é um exemplo de propaganda interativa.
Anteriormente falamos sobre a importância de estar sempre por dentro das mais recentes tendências de marketing. Agora, vamos mostrar o que é tendência atualmente e o que pode ser colocado em prática o quanto antes no seu negócio. Veja!
Você já pensou em fazer anúncios criativos da sua loja em vídeo? Pois, se não pensou chegou o momento de mudar isso. De acordo com o portal Tecmundo, o YouTube é acessado por 95% da população brasileira que tem acesso à internet. Isso quer dizer que esse tipo de canal está em alta e produzir para ele é uma forma de estar em contato com uma grande quantidade de pessoas.
Você pode ter o seu próprio canal no YouTube ou então criar um anúncio criativo e comprar espaço no formato de Ads. Eles nada mais são do que vídeos curtos veiculados no início ou ao longo de outros vídeos. Assim, você paga um valor para esse anúncio e ele é exibido para os usuários quando eles estiverem consumindo conteúdo na plataforma.
O trabalho do setor de marketing está cada vez mais estratégico e menos operacional. Isso porque já existem ferramentas de automação de serviços que são capazes de fazer boa parte do trabalho burocrático de forma automática. Assim, você não precisa mais perder tempo com algumas tarefas, e pode usar para criar o seu anúncio criativo.
Dentre as principais automações, podemos citar: o envio de e-mail marketing e newsletter, programação de posts nas redes sociais, agendamento de envios de SMS, entre outras ações podem ser feitas automaticamente.
O marketing mais do que nunca precisa ser segmentado e focado na audiência, em ambos os segmentos, digital e offline. A ideia é que os anúncios criativos representem exatamente aquilo que a cultura da marca é.
Assim, se um cliente tem uma boa experiência ao acessar um e-commerce, o mesmo deve acontecer quando ele está em uma loja física da marca.
Algo que cada vez é mais valorizado na atualidade é o marketing sensorial. A ideia é que os sentidos humanos possam ser explorados ao máximo, trabalhando questões como o som ambiente, por exemplo.
Nesse sentido, pode ser criado um anúncio criativo em áudio e veiculado entre as músicas escolhidas em uma playlist exclusiva para a sua loja. Tudo isso fará com que as pessoas que estão no ambiente se sintam bem e voltem ali em outras ocasiões, além de ficaram mais propensas a comprar.
Confira agora as nossas dicas de anúncios criativos para você preparar as propagandas da sua loja. Por isso, vamos trazer alguns exemplos de anúncios de sucesso:
A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.
Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?
Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!