Por Nayara Santos em 08.11.2022

Anúncio criativo: tendências e dicas para desenvolver sua estratégia

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Já parou para pensar em quais propagandas ficaram marcadas na sua memória mesmo depois de muito tempo? Provavelmente eles foram anúncios criativos, ou pelo menos a grande maioria deles. Sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de chamar a atenção para a sua marca é utilizando a criatividade. 

Portanto, de nada adianta a sua empresa ter uma grande verba para o marketing, se a equipe não souber aproveitar isso e conseguir atrair clientes e aumentar as vendas. Isso porque, se as peças publicitárias não chamam a atenção do público-consumidor, é bem provável que você esteja apenas rasgando dinheiro. Ou seja, estará colocando o seu capital e o seu tempo em algo que não trará o retorno desejado para o negócio.

O problema é que muitos gestores de estabelecimentos comerciais e até mesmo profissionais com formação em comunicação, marketing e áreas afins, enfrentam dificuldades para desenvolver esse tipo de estratégia. Afinal de contas, nem sempre é fácil ter ideias criativas para conseguir atrair a atenção dos clientes.

Justamente por isso, pretendemos reverter essa situação agora e te dar uma ajudinha na hora de preparar anúncios criativos! Vamos apresentar uma série de tendências e dicas para que você saiba como criar um anúncio criativo para o seu negócio. Está interessado? Então é só continuar a leitura!

Use a linha criativa para fazer os anúncios da sua loja

Chamamos de linha criativa o processo que é adotado em uma estratégia de marketing. Ela funciona como a base para a criação de campanhas publicitárias, trazendo uma série de diretrizes que precisam ser avaliadas.

Como falamos, ser criativo nem sempre é fácil, por isso, é essencial ficar de olho no que outras marcas estão fazendo e até mesmo nas recomendações de quem está a mais tempo no mercado. Neste caso, o Google Best Practices possui um guia com muitas recomendações do que pode ser feito para ter anúncios criativos. 

Boas práticas para trabalhar com imagens em uma linha criativa

Boa parte dos anúncios de empresas é feita com o uso de recursos visuais, por isso, saber como explorar isso a seu favor para ter um anúncio criativo é fundamental. Para isso, o Google Best Practices recomenda:

  • Evitar as imagens com baixa qualidade, isso porque elas tendem a causar uma experiência ruim de compra para o cliente;
  • Jamais utilizar botões enganosos nas imagens, já que isso pode irritar o cliente e fazer com que ele desista da compra;
  • Não usar logotipos ou textos sobre as imagens, isso pode deixar a imagem confusa ou mesmo comprometer a forma como o cliente vê a imagem do produto que está sendo vendido;
  • Utilizar imagens que façam sentido para a campanha, focando no produto ou sentimento que você quer passar para o cliente;
  • Dar preferência para as imagens com cenários naturais e que foquem em apenas um produto, assim você não confunde o seu público.

Lembre-se que você tem poucos segundos para chamar a atenção do consumidor para a sua imagem. Por isso, não deixe de aplicar essas dicas no seu próximo anúncio.

Recomendações para textos criativos

As imagens geralmente são acompanhadas de textos, e às vezes são eles que fazem toda a diferença. Ainda, se a peça publicitária foi pensada para ser veiculada em uma rádio, seja ela convencional ou interna da loja, então o anúncio deverá ter textos criativos. Neste caso, o Google recomenda:

  • Definir e utilizar palavras-chave no anúncio da loja, é importante que elas sejam capazes de transmitir a mensagem correta ou identificar o produto anunciado;
  • Destacar os diferenciais do seu negócio. São eles que vão convencer o cliente que a sua loja é melhor do que a concorrência;
  • Focar em benefícios para o leitor, já que essa é uma forma de agregar valor ao produto anunciado;
  • Incluir os seus preços e exclusividades, esconder o preço pode ter o efeito contrário e ao invés de despertar a curiosidade do cliente, pode afastá-lo da compra;
  • Transmitir as mensagens de forma clara e convincente, anúncios confusos não terão o mesmo efeito que os escritos de forma clara;
  • Pensar em textos que se adaptem a qualquer tipo de dispositivo, afinal de contas, é cada vez mais comum que as pessoas utilizem dispositivos móveis para fazer pesquisas de lojas. Se o texto ou o anúncio não for mostrado corretamente, o cliente poderá desistir da compra.

Mas, isso não é tudo, por isso a seguir ainda vamos trazer outras dicas importantes que você deve usar para fazer anúncios criativos para a sua marca.

Conheça o seu público-alvo

Outro ponto importante para criar um anúncio criativo é conhecer bem o seu público. É preciso saber quais são os gostos, necessidades e anseios das pessoas que compram de você. Além disso, dependendo do público, você também utilizará uma linguagem adequada ou mesmo para incluir referências nos anúncios de modo que as pessoas reconheçam.


É recomendado utilizar o método de classificação em personas, que é mais restrito do que público-alvo. Uma persona nada mais é do que a prototipação de um cliente ideal. Trata-se da criação de uma espécie de personagem, com base em estudos aprofundados, para que os anúncios criativos sejam direcionados para ele.

Veja esse exemplo de persona: Fernanda, 32 anos, workaholic, sem filhos, dona de um escritório de advocacia. Possui um perfil analítico e está sempre de olho nas novidades do mundo da moda. Com pouco tempo sobrando na sua agenda, Fernanda quer fazer compras de forma rápida e fácil, em empresas que oferecem serviço de delivery.

Entenda as tendências de mercado

O marketing não é uma ciência exata e isso precisa ser compreendido por qualquer empresa que tenha o desejo de criar um anúncio criativo. É preciso ter em mente que algo que deu certo para uma companhia pode dar errado para outra. Afinal de contas, existem muitos fatores envolvidos na relação entre marca e cliente, tais como a forma de se comunicar, o perfil dos clientes e a identidade da marca.

Além disso, cada nicho tem as suas particularidades, tendências que devem ser seguidas. Atualmente está em alta a produção de pequenos vídeos para a ferramenta stories do Instagram, por exemplo. Porém, amanhã ou depois uma nova funcionalidade pode surgir nas redes sociais e isso será deixado de lado. É preciso monitorar tudo.

Use o diferencial do seu produto ou serviço

As pessoas não compram produtos, elas compram soluções para problemas! Por isso, antes de mais nada, você precisa criar uma necessidade no seu consumidor em potencial! Engana-se quem pensa que o profissional de marketing precisa vender qualquer coisa! As vendas são de responsabilidade única e exclusiva dos vendedores. Para dicas sobre técnicas de vendas, confira o nosso e-book gratuito Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

O profissional de marketing é o responsável por atrair pessoas para uma loja, site ou qualquer outro local físico ou virtual. Para isso, desenvolve anúncios que tenham gatilhos mentais eficientes, focando nos diferenciais dos produtos ou serviços que são vendidos.

Invista em propagandas interativas

Propagandas interativas, como o próprio nome sugere, são aquelas em que a pessoa que a visualiza para participar ou interagir de alguma forma. Com as redes sociais isso ficou ainda mais simples de ser feito, por meio de sorteios ou concursos culturais.

Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que faz um concurso para dar um vale de compras no valor de X reais para os clientes aproveitarem a coleção de moda primavera/verão que foi lançada.

Para isso, no início da primavera, é lançada uma campanha nas redes sociais em que os seguidores devem completar uma frase como “A primavera é a estação mais bonita do ano porque…”. As frases mais criativas ganharão o prêmio. Esse é um exemplo de propaganda interativa.

Saiba quais são as tendências de marketing no momento

Anteriormente falamos sobre a importância de estar sempre por dentro das mais recentes tendências de marketing. Agora, vamos mostrar o que é tendência atualmente e o que pode ser colocado em prática o quanto antes no seu negócio. Veja!

Conteúdos em vídeo

Você já pensou em fazer anúncios criativos da sua loja em vídeo? Pois, se não pensou chegou o momento de mudar isso. De acordo com o portal Tecmundo, o YouTube é acessado por 95% da população brasileira que tem acesso à internet. Isso quer dizer que esse tipo de canal está em alta e produzir para ele é uma forma de estar em contato com uma grande quantidade de pessoas.

Você pode ter o seu próprio canal no YouTube ou então criar um anúncio criativo e comprar espaço no formato de Ads. Eles nada mais são do que vídeos curtos veiculados no início ou ao longo de outros vídeos. Assim, você paga um valor para esse anúncio e ele é exibido para os usuários quando eles estiverem consumindo conteúdo na plataforma.

Automação de marketing

O trabalho do setor de marketing está cada vez mais estratégico e menos operacional. Isso porque já existem ferramentas de automação de serviços que são capazes de fazer boa parte do trabalho burocrático de forma automática. Assim, você não precisa mais perder tempo com algumas tarefas, e pode usar para criar o seu anúncio criativo.

Dentre as principais automações, podemos citar: o envio de e-mail marketing e newsletter, programação de posts nas redes sociais, agendamento de envios de SMS, entre outras ações podem ser feitas automaticamente.

Marketing focado na audiência

O marketing mais do que nunca precisa ser segmentado e focado na audiência, em ambos os segmentos, digital e offline. A ideia é que os anúncios criativos representem exatamente aquilo que a cultura da marca é.

Assim, se um cliente tem uma boa experiência ao acessar um e-commerce, o mesmo deve acontecer quando ele está em uma loja física da marca.

Marketing sensorial

O consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras. Apesar disso, muitas lojas do varejo ainda não possuem uma estratégia focada no customer experience, ou as ações implementadas possuem falhas e impedem o cliente de aproveitar ao máximo a experiência.

Para isso, as estratégias de marketing sensorial podem ser a ferramenta que você esperava. A ideia é que os sentidos humanos sejam explorados ao máximo, trabalhando questões como a música ambiente, aromatização da loja, iluminação, dentre outros.

Dentro do marketing sensorial, a música é uma das ações que merecem destaque. Isso porque, você pode criar playlists exclusivas para a sua loja e sua marca. Sem falar na possibilidade de reproduzir os seus anúncios criativos em áudio entre as músicas. Tudo isso fará com que as pessoas que estão no ambiente se sintam bem e voltem ali em outras ocasiões, além de ficaram mais propensas a comprar.

Quer saber mais sobre como implementar essa estratégia de marketing na sua loja? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Anúncios criativos que deram certo para você se inspirar

Bom, já falamos bastante sobre como você pode criar os seus anúncios criativos, mas, uma coisa é certa, não tem nada melhor para te inspirar a ser criativo do que conferir o que outras grandes marcas já fizeram nesse sentido. A seguir daremos alguns exemplos de anúncios criativos para você se inspirar:

1. McDonald’s e o sinal de WiFi

O McDonalds queria anunciar que a partir de um determinado momento todas as suas lojas estariam disponibilizando WiFi gratuito para os clientes. Para isso, eles criaram um anúncio visual, mas com um elemento único que remete a um dos principais produtos comercializados pela rede de fast food, as batatas fritas.

O anúncio consistia basicamente de um fundo branco com algumas batatinhas que formavam o conhecido símbolo do WiFi. Simples assim, anunciando a novidade e ainda lembrando o cliente do tipo de produto que é vendido nas lojas e que todo mundo adora.

2. Volkswagen e o assistente de estacionamento

O nosso próximo exemplo de anúncio criativo é da marca automotiva Volkswagen. O anúncio foi criado para divulgar o novo acessório de seus veículos, o assistente de estacionamento.

Para isso, a Volkswagen criou um anúncio para falar da importância de se estacionar corretamente. Nele eram mostrados alguns peixes nadando dentro de um saco plástico, como aquele em que eles são transportados entre a loja e o aquário do dono. 

Então, dentro desse saco plástico, alguns peixinhos estavam alinhados mas dentro de um deles havia o conhecido baiacu, aquele peixe que fica inchado e aparenta ter diversos espinhos. Ou seja, ao menor erro de cálculo ao estacionar, algum acidente poderia acontecer, acertando os demais peixes ou até mesmo estourar o saco plástico.

3. Nescafé e o poder de acordar as pessoas

A Nescafé é uma das marcas de café mais conhecidas no mundo e ela também optou por fazer anúncios criativos para atrair a atenção do cliente. Ele consistia basicamente de um fundo preto, com linhas repletas da letra “Z” para representar uma pessoa dormindo. 

Conforme as linhas avançam, o “Z” vai  virando, como se fosse uma pessoa acordando e levantando da cama, e se tornando um “N” de Nescafé. A ideia é mostrar a capacidade que o café tem para te acordar quem opta por ele no café da manhã.

Este também é um caso de criatividade que ajuda a reforçar a imagem da marca e o que ela pode trazer para os clientes.

4. Frontiline e a interatividade

Como falamos anteriormente, os anúncios criativos interativos podem ser uma excelente forma de conseguir atrair a atenção dos clientes. E a Frontline, marca de produtos pet que tem como foco prevenir e combater infecções por pulgas e carrapatos, fez isso com uma propaganda bastante diferente e interativa.

Nesta propaganda eles colocaram um adesivo no chão, no hall de entrada de um prédio, com a imagem de um cão se coçando. Conforme as pessoas andavam ao redor dele, dava a impressão de serem as tais pulgas e carrapatos que o Frontline combate. Quem via a imagem de cima, conseguia entender muito bem a mensagem que a empresa queria passar.

Ou seja, além de criativa, essa era também uma propaganda interativa, ou seja, o público precisava participar ativamente. Esse tipo de anúncio pode ser bastante atrativo para o público, levando muitas empresas a criações experiência novas para o clientes, que ficam marcadas na sua memória. 

Esse é o chamado marketing de experiência e você pode conferir mais dicas sobre ele no nosso material exclusivo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

5. Pepsi desbancando a concorrência

Algumas marcas são conhecidas não apenas pelos produtos que vendem, mas também por sua rivalidade com os concorrentes. Se por um lado isso é um verdadeiro desafio para os seus gestores, por outro, pode ajudar na hora de preparar um anúncio criativo. 

Por isso, o nosso próximo exemplo é sobre um anúncio da Pepsi, em que aproveitou da sua rivalidade com a Coca-Cola e fez um anúncio para o Dia das Bruxas. A imagem desse anúncio era uma latinha de Pepsi que estava fantasiada de Coca-Cola. O anúncio ainda trazia um texto discretamente posicionado na parte superior da imagem. O texto dizia “Te desejamos um Dia das Bruxas assustador”.

Neste exemplo você pode ver a marca se aproveitando dessa rivalidade e da data comemorativa do varejo para aumentar as vendas. Sem falar que, esse tipo de anúncio chama a atenção de todos os consumidores, independentemente de qual marca eles preferem, ou mesmo que eles não consomem nenhum dos dois refrigerantes.

6. Nissan Frontier e os inesquecíveis pôneis

Esse provavelmente foi um dos anúncios criativos que mais fez sucesso nos últimos anos. Inclusive, é bem provável que você esteja lembrando dele agora, depois que leu o título acima, mesmo após tantos anos de veiculado. Entendeu a importância de conseguir fazer anúncios deste tipo para a sua marca?

Neste caso, a Nissan Frontier queria evidenciar a potência dos motores de seus carros, que é tecnicamente representada por cavalos. No vídeo, um motorista insatisfeito com o desempenho do seu carro ficava irritado e dizia “Pôneis Malditos”. Neste momento, pequenos pôneis coloridos saiam do motor e começavam a cantar uma musiquinha. Ou seja, se você quiser um carro com bom desempenho e muitos cavalos de potência, então é preciso adquirir um Nissan.

7. Netflix, bom humor e interação com o público

Hoje em dia é praticamente impossível falar de propaganda criativa e não mencionar a Netflix. Se tem uma coisa que a marca conseguiu fazer foi criar uma forma única de se comunicar com os seus assinantes e isso faz toda a diferença. 

Essa comunicação geralmente é feita por vídeos e postagens nas redes sociais, principalmente o Twitter e o Facebook. Todas elas são bem humoradas, que soam até mesmo como um assinante ansioso pela nova temporada, ou chocado pelo desenrolar de alguma série. 

Isso fez com que a marca ganhasse muita visibilidade e muito engajamento dos seguidores nas redes sociais. Atraindo a atenção de mais pessoas e, consequentemente, de mais assinantes. Ou seja, não apenas a Netflix conseguiu se manter no radar dos usuários dessas redes, como reforçou a sua identidade e ainda conseguiu fortalecer o relacionamento com os clientes.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre. Cada empresa tem uma realidade própria, e…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

25 textos comerciais para lojas de roupas, se inspire!

Sem ideias de textos comerciais para divulgar a sua loja de roupas? Então você veio ao lugar certo! A seguir daremos alguns exemplos de textos que você pode utilizar para atrair mais clientes para a sua loja!  A escolha dos textos é uma parte importantíssima das propagandas da sua loja. Afinal, eles ajudarão você a…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Como Aumentar a Clientela do seu Restaurante em 3 Passos

Atrair e fidelizar bons clientes é o sonhos de todo dono de restaurante, não é mesmo? Afinal, que empreendedor não deseja ter fiéis consumidores que adoram o seu espaço e tudo que tem a oferecer? Porém, nos dias de hoje, essa é uma tarefa cada vez mais difícil de ser realizada com sucesso. Por isso,…

Por Nayara Santos em 14.12.2018

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Marketing Sensorial  Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina. Afinal o que é isso? O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Nosso CEO estará no Assinaturas Day

No dia 08 de Junho será realizada a 6º edição do Assinaturas Day o maior evento oficial dos empreendedores de assinaturas e Saas no país. Nosso CEO, o Casanova, estará lá com outros grandes empreendedores, a Beatriz Nantes da Empiricus, o Leandro Vieira do Administradores.com e o Sandro Magaldi do MeuSucesso contando seus cases e discutindo sobre as novas tendências,…

Por Nayara Santos em 15.05.2017

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas. Como você não abre um negócio pensando que vai fechar…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como Manter Um Bom Relacionamento Com Fornecedores

Veja como pode manter um bom relacionamento com fornecedores e alavancar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Técnicas de Vendas: O Guia Definitivo do Treinamento ao Pós-Vendas

Nem todo gestor do varejo dá a devida atenção para os treinamentos em técnicas de vendas. Isso porque, é natural que muitas pessoas pensem que vender é simplesmente oferecer produtos para os clientes que entram na loja. Entretanto, um bom vendedor consegue ir muito além disso, influenciando diretamente na experiência de compras do cliente. Ainda,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos