Se você trabalha no varejo de material de construção, é importante que esteja atento sobre a forma como esse mercado se encontra atualmente. Ficar por dentro das dificuldades, oportunidades e tendências é relevante, para que você possa tirar proveito das situações favoráveis e conseguir contornar os cenários não tão agradáveis.
Além da vivência do dia a dia, para ter um bom resultado ao trabalhar com o varejo de material de construção, é relevante que você acompanhe notícias e informações sobre a área. Pensando nisso, reunimos neste post uma série de tópicos relevantes para você.
Ficou interessado e quer obter todas essas informações agora mesmo? Então é só seguir a leitura nos tópicos que apresentaremos na sequência. Vamos lá?
Dificuldades encontradas nesse mercado
Entender quais são as dificuldades do mercado de varejo de material de construção é relevante. Ao ter essa compreensão, você pode voltar as suas estratégias para suavizar esses problemas e se destacar, mesmo em meio a um cenário controverso.
Veja alguns dos principais pontos negativos que você precisa estar atento para evitar problemas no seu estabelecimento.
Queda no faturamento
Segundo uma reportagem do portal Mercado & Consumo, que apresentou uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), houve uma queda de 2,5% no faturamento desse segmento em fevereiro de 2019, comparado ao mesmo período em 2018.
Uma explicação para isso pode ser o fato do país estar atravessando uma crise econômica. Isso retém o mercado e faz com que as pessoas invistam menos em reformas nas suas casas, por exemplo.
Falta de controle de estoque
Muitas lojas de material de construção pecam em seu setor logístico e não fazem um bom controle de estoque. Isso acaba gerando problemas, uma vez que os clientes podem ficar na mão.
Imagine, por exemplo, que um cliente deseja comprar uma quantidade X de sacos de cimento, mas na loja está disponível apenas Y. Isso fará com que essa pessoa busque por um concorrente e você deixa de faturar.
Lojas pouco atrativas
As lojas de materiais de construção precisam ser atrativas! Embora os produtos brutos não sejam tão vendáveis pelo visual, como acontece com outros tipos de itens, como as roupas, é preciso despertar nos clientes o desejo de compra.
Faça uma loja bem organizada, crie vitrines com cenários que mostre os materiais sendo utilizados em obras bonitas, invista em marketing sensorial na loja, desenvolvendo playlists personalizadas, entre outras estratégias.
Quais as oportunidades
Além das dificuldades, também é importante que você esteja atendo às oportunidades do mercado de material de construção. A ideia é que você possa tirar proveito desses aspectos positivos e vender mais.
Confira as principais oportunidades do cenário atual!
Conhecimento do perfil de público
Uma grande oportunidade para se destacar no mercado de material de construção é conhecer bem o público predominante na sua região. Você vende mais para arquitetos e engenheiros que desenvolvem projetos de casas luxuosas? Ou então para pessoas mais simples, que desejam construir uma moradia popular?
Ter esse conhecimento é uma oportunidade para criar promoções, ações de marketing digital e de relacionamento mais eficientes etc.
Oferecimento de soluções completas
Também é importante que você aproveite as oportunidades e ofereça soluções completas para os seus clientes. Não foque apenas em itens para a obra bruta! Lembre-se que quem está construindo precisará trabalhar nos detalhes do empreendimento no futuro!
Hidráulica, elétrica, pintura, pisos, azulejos, itens decorativos…Todos esses produtos são exemplos de materiais que podem e devem ser comercializados pela sua loja.
Parcerias estratégicas
Ter parceria com profissionais da construção civil na sua região, como arquitetos, engenheiros, mestres de obras e até mesmo profissionais como encanadores, eletricistas, maridos de aluguel, entre outros é uma boa oportunidade.
Esses profissionais poderão indicar os clientes deles para a sua loja, em troca de uma comissão sobre as compras, por exemplo. Assim, todos ganham e a lucratividade do seu estabelecimento aumenta.
Tendências para o mercado de material de construção
Conhecidas as dificuldades e oportunidades do mercado de material de construção, é chegado o momento de verificar quais são as tendências para essa área. Nós listamos as principais. Observe!
Produtos verdes
Cada vez mais os consumidores estão preocupados com o meio ambiente e as questões relativas à preservação da natureza. Por isso, uma tendência de mercado é apostar na venda de produtos “verdes”, que são reciclados ou fabricados de forma que não desgaste os recursos naturais.
Atendimento personalizado
As lojas de materiais de construção se diferenciam quando prestam um atendimento personalizado. Há uma tendência para que o vendedor se torne uma espécie de consultor, mostrando o que há de novo no mercado e o que pode ser útil para a obra do cliente.
Uso da tecnologia
As ferramentas tecnológicas permitem que a loja faça orçamentos, tenha um sistema logístico adequado para controlar o estoque e as entregas de compras, entre outros benefícios. Tudo isso feito de forma muito mais prática e rápida do que os processos manuais.
Diferenciais que podem ser desenvolvidos
Os diferenciais que podem ser desenvolvidos para atender os seus clientes podem variar de acordo com o público-alvo da sua loja, o vínculo que tem com os consumidores etc.
Segundo o Sebrae, um diferencial interessante é oferecer o auxílio de um decorador para o acabamento da obra. De tal forma, os clientes poderão contar com ajuda para deixar as obras que eles estão fazendo ainda mais bonitas.
Outro diferencial interessante é prestar auxílio na legalização das obras, ajudando o cliente a ir atrás de alvarás e outros documentos necessários para construir. Isso se justifica porque essa parte burocrática é um pesadelo para muitas pessoas, que não têm experiência na área e não fazem ideia de como começar.
Agora você já tem uma noção maior de como está o mercado de varejo de materiais de construção! Portanto, coloque os seus conhecimentos em prática e obtenha mais resultados positivos no seu negócio, surpreendendo os seus clientes.
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