Por Nayara Santos em 15.06.2021

14 erros de visual merchandising que prejudicam as vendas

Por Nayara Santos em 15.06.2021

A imagem de uma empresa é extremamente importante para transmitir aquilo que a marca tem como missão e valores. Por isso, alguns erros de visual merchandising podem comprometer a alavancagem do seu negócio e ainda afastar clientes, ao invés de atraí-los. Afinal de contas, as pessoas querem frequentar lojas que sejam capazes de proporcionar uma sensação de conforto e bem-estar, certo?

Apesar dessa importância, ainda é bastante comum nos depararmos com empresas que deixam essa estratégia de lado. O resultado é que elas acabam perdendo vendas por não saberem organizar as vitrines, deixarem o local desorganizado e não investirem em uma boa iluminação, por exemplo.

Se este for o seu caso e você já estiver começando a ficar preocupado, não precisa. Nós preparamos este conteúdo para apontar quais são os principais erros de visual merchandising que você precisa conhecer para evitar cometê-los em sua loja. Continue conosco e leia o texto a seguir!

1. Vitrines montadas de forma errada

A vitrine, muitas vezes, é o primeiro contato do consumidor com a loja e, por essa razão, exerce um papel importantíssimo na hora de persuadi-lo a entrar. Além disso, a máxima “a primeira impressão é a que fica” pode ser essencial na hora de convencer o cliente que vale a pena ele entrar na loja para conferir as novidades. Por isso, é fundamental que a vitrine seja bonita, bem decorada e organizada.

Claro que a forma como a vitrine é organizada vai depender muito da loja, do ramo do varejo ao qual ela pertence e do público-alvo da marca. Entretanto, de modo geral, para alcançar esse objetivo, o ideal é que ela não tenha muitos produtos, parecendo que tem informação em excesso. Isso porque, quanto mais itens estiverem na vitrine, mais informações o cliente terá de processar e prestar atenção. Desta forma, a promoção e os itens de real interesse podem acabar passando despercebidos.

Vale a pena dizer que a vitrine da loja também pode ser utilizada para aumentar as vendas em datas comemorativas do varejo. Ela serve para mostrar ao cliente que a loja também celebra aquela data e tem promoções e preços imperdíveis. Além disso, ela também é uma excelente estratégia para proporcionar uma boa experiência de compras para o cliente, que já entra na loja sabendo o que irá encontrar.

2. Não se importar com a altura em que os produtos são expostos

Certamente, esse é um dos erros de visual merchandising mais frequentes em diversos estabelecimentos varejistas. Isso porque, dependendo da altura em que as mercadorias estão posicionadas, pode ser incômodo tanto para uma pessoa alta quanto para uma pessoa baixa ver o item ou mesmo analisado com mais detalhes.

Assim, na hora de organizar os produtos é preciso lembrar que os clientes possuem alturas diferentes. Geralmente, os produtos são organizados em quatro níveis diferentes: pés, mãos, olhos e cabeça. No nível dos pés, por exemplo, o produto toca o chão e isso é um grande erro, assim como mantê-lo acima do nível da cabeça, tornando-o inalcançável com as mãos. Veja a seguir as alturas recomendadas para cada nível:

  • Nível dos pés: não deve ser colocado diretamente no chão, devendo ser mantido em torno de 0,3 a 0,8 metros do chão. Além disso, como a visualização não é direta e o acesso não é fácil;
  • Nível das mãos: este é o nível no qual o consumidor não tem problemas de visualização dos produtos, podendo alcançá-los de forma direta. É importante que esteja em uma parte do PDV de alta rotação, já que as pessoas tendem a olhar para frente. O recomendado é que fique entre 0,8 a 1,3 metros do chão;
  • Nível dos olhos: este é o nível que mais atrai os clientes e que representa grande parte das vendas de uma loja. Neste caso, os produtos devem ficar em torno de 1,3 a 1,8 metros do chão;
  • Nível da cabeça: os produtos que ficam dispostos no nível da cabeça não possuem uma visualização direta. Por isso, é importante que a venda deles seja potencializada por meio de outros artifícios atrativos para que o cliente perceba os produtos. O recomendado é que esteja em uma altura que seja alcançável com as mãos até mesmo para pessoas mais baixas. Caso você prefira, esse nível também pode ser utilizado como uma espécie de estoque de loja, em que você pode deixar algumas unidades extra dos produtos mais vendidos. Assim, você evita a necessidade de ir ao estoque com grande frequência para repor itens.

3. Exposição inadequada dos produtos

A forma como os produtos são dispostos e organizados afeta e muito a experiência do cliente. Garantir que ele encontre tudo com facilidade, sem precisar constantemente recorrer a um vendedor, melhora muito a qualidade do momento da compra. 


O caminho ideal no visual marketing para conseguir expor os produtos de forma que agrade aos clientes é manter sempre as prateleiras bem organizadas, evitando espaços vazios. Além disso, a loja deve ser bem setorizada, mesmo que você trabalhe com um único produto. Por exemplo, se a sua loja vende calças jeans, você pode ter uma seção masculina e uma feminina, separar a loja dependendo das lavagens das peças, dos diferentes cortes das calças ou mesmo dos tamanhos.

Claro que existem aquelas lojas que vão na contra-mão disso. Nestes casos, há pouca setorização de produtos, fazendo com que o cliente tenha que andar mais na loja, aumentando o tempo que ele passa procurando pelo produto desejado. Além disso, eles também optam por deixar alguns espaços vazios propositalmente para gerar uma sensação de escassez no cliente e a urgência da compra.

Vale lembrar que as duas estratégias são válidas, entretanto é preciso entender os riscos de cada uma delas. Já que se o cliente precisa andar mais na loja para encontrar um item ou se ele percebe que faltam muitos produtos, isso pode gerar a sensação de falta de organização da empresa.

4. Iluminação ruim

Outro erro de visual merchandising bastante comum está relacionado à iluminação da loja. Muitos lojistas pensam em economizar com iluminação, mas esquecem que esse é, na verdade, um investimento que pode proporcionar um bom retorno com o aumento das vendas. Afinal de contas, se o cliente não consegue ver o produto direito, ele não irá comprá-lo. Além disso, a iluminação também ajuda a garantir o conforto do cliente durante as compras.

Dito isso, é importante pensar no tipo do produto na hora de planejar a iluminação da sua loja, já que ela influencia não apenas na visibilidade, mas também nas cores e no brilho dos produtos. Assim, se você não investir em iluminação, o cliente pode acabar achando que aquele produto não vale tanto assim e desistir da compra.

Uma das formas de evitar gastos excessivos com iluminação é observando-se a eficiência energética de lâmpadas e equipamentos. Isso significa que para fazer um melhor uso de recursos para não desperdiçar energia e nem prejudicar a qualidade da iluminação. Neste caso, opte por lâmpadas frias ou de led, que apesar de custar um pouco mais, a iluminação fica melhor e elas possuem uma maior durabilidade.

5. Apresentar o produto dobrado

Esse erro de visual merchandising é exclusivo para lojas do setor de vestuários. Neste caso, um dos grandes erros que os gestores cometem é apresentar as roupas dobradas, não permitindo que o cliente consiga ver as características dos produtos. 

É perfeitamente compreensível que as roupas dobradas ocupem menos espaço na loja, entretanto, é imprescindível que o cliente tenha acesso ao produto de outra forma, como em cabides em araras. Assim, o consumidor poderá pegar a peça, sentir o tecido, imaginar o caimento, verificar o comprimento, dentre outras características.

Se você não tiver espaço suficiente para deixar todas as peças expostas, a dica é escolher algumas de maior destaque, que podem ser colocadas na vitrine. No interior da loja, separe um tamanho de cada modelo que está sendo vendido e monte algumas araras. Assim, o cliente pode entrar na loja, escolher aquela que mais lhe agrada e o vendedor precisará apenas pegar o tamanho certo. Mais fácil, não?

6. Não incentivar o cross-selling

Promover um cross-selling pode não ser tão simples quanto as pessoas imaginam. Isso porque, você precisa deixar itens complementares estrategicamente posicionados dentro da loja. Por exemplo, em uma loja de roupas, é muito comum encontrar cintos próximos ao setor em que as calças estão. Ou então meias e calçados sendo expostos na mesma seção. 

Quando você faz isso, as chances do consumidor comprar por impulso ou mesmo lembrar que precisava daquele item complementar aumentar, e as suas vendas também. Por isso, é fundamental ficar atento a essas combinações e deixar os produtos próximos.

7. Não atualizar a vitrine

Seja por falta de tempo, seja por desleixo dos organizadores, o fato é que em uma boa estratégia de visual merchandising, a vitrine jamais deve permanecer com o mesmo layout por muito tempo. Não mudar a frequência com que os produtos são expostos é um grande equívoco de gestão que impacta negativamente nos resultados de vendas.

Quando os possíveis clientes veem a mesma vitrine por muito tempo, enquanto passam em frente a loja, eles acabam se acostumando com a imagem. Pior que isso, depois de algum tempo eles nem sequer olham para dentro da loja.

Por isso, o ideal é definir um cronograma de atualizações da vitrine, assim como da decoração da loja. É importante que você dê ao cliente um design diferente na vitrine de modo que as pessoas tenham a sensação de que sempre há novidades acontecendo no estabelecimento.

8. Utilizar a loja como depósito

Entre os erros de visual merchandising, esse está entre os piores. Acumular mercadorias no PDV como se fosse um depósito, sem pensar em um contexto ideal para cada produto, é a melhor maneira de repelir os clientes.

Afinal de contas, quem é que vai querer entrar em um estabelecimento que empilha caixas de produtos e não se preocupa em expor os produtos de maneira atrativa? Além de passar a imagem de que a loja é desorganizada, a circulação de pessoas pode ficar comprometida e até mesmo a segurança dos seus clientes, que podem tropeçar em caixas e cair.

Para evitar isso, mantenha o estoque separado do restante da loja. Caso não haja espaço suficiente para isso, então será preciso pensar em outras estratégias de gestão de estoque e até mesmo adquirir um volume menor de mercadorias por vez.

9. Ter um ambiente sujo e desorganizado

Por falar em desorganização, não é preciso nem mencionar o quão desagradável aos olhos dos consumidores é uma loja suja e bagunçada, não é verdade? Pode parecer exagero, mas isso reflete graves problemas internos administrativos e não há nada pior do que deixar isso evidente para os clientes. Além de arruinar o marketing sensorial.

Se sua empresa tem um fluxo de movimentação de pessoas muito grande, o que é um bom sinal, não utilize isso como justificativa para não organizar o ambiente. Separe um período do dia para fazer a limpeza e a organização. Muitas lojas cuidam dessa parte antes de abrir ou após fechar o estabelecimento para o público.

10. Excesso de produtos nas vitrines

Dependendo do perfil de seus clientes, este pode ser um erro de visual merchandising bastante grave. Apesar do objetivo de uma vitrine ser apresentar o que há de melhor na loja, não é sensato utilizá-la para mostrar todas as possibilidades que o cliente encontrará.

Primeiramente, itens amontoados na vitrine podem causar o efeito contrário: afastar os consumidores. Em segundo lugar, o excesso de produtos causa poluição visual e torna difícil diferenciar um item de outro.

O ideal é expor as mercadorias de maneira estratégica. Por exemplo, em vez de colocar modelos aleatórios de celulares, procure destacar os últimos modelos lançados e mostre que seu PDV está atualizado com as novidades do mercado de tecnologia.

11. Mau planejamento da área onde ficam os caixas

É comum encontrar lojas em que os clientes ficam acumulados e “embolados” nas filas para pagamento. Não importa se isso diminui com a pandemia, já que as lojas precisam garantir um certo distanciamento entre os clientes. O fato é que, na hora de definir onde ficarão os caixas, qual será o espaço para filas e onde os clientes farão trocas e devoluções, é preciso se certificar de que haverá espaço suficiente para todos.

Evitar esse erro no visual merchandising faz com que o cliente não deixe a loja com uma má impressão. Ou mesmo que ele desista da compra ao ver a “confusão” que está no caixa. Bagunça e amontoado de pessoas atrapalham, e muito, qualquer estratégia de marketing sensorial que a sua marca esteja querendo desenvolver.

12. Decoração mal executada

Existem diversos erros na decoração de uma loja que podem causar uma impressão negativa nos clientes. O primeiro deles é fazer mau uso das cores, por isso, evite usar cores demais e selecione-as de uma forma que combine com seus produtos, serviços, logo da marca e paleta de cores da loja.

Outra dica importante de decoração é selecionar os elementos de uma forma estratégica e com unidade entre eles. A decoração da loja precisa ser feita com cuidado, pois os clientes notarão se for feita de forma displicente ou exagerada.

Ainda, como já falamos anteriormente, a decoração da loja é um item importantíssimo, principalmente durante datas comemorativas e sazonalidade. Assim, você deixa mais evidente os itens que são mais procurados em um determinado período.

13. Não fazer uma embalagem personalizada

Se você vende qualquer produto físico, o seu cliente precisará carregá-lo para fora da loja, certo? Por isso, ao dar aquela sacola branca sem nenhum logo, desenho ou qualquer marca você estará perdendo uma grande oportunidade de divulgação do seu negócio.

Por isso, invista em embalagens personalizadas para os clientes carregarem as suas compras. Você pode ir além inclusive, e oferecer ao cliente sacolas reutilizáveis ou mesmo embalagens de presentes que contenham o logo da sua marca. 

14. Manter sempre o mesmo layout da loja

Outro erro de visual merchandising é manter sempre o mesmo layout da loja. Os consumidores estão sempre em busca de novidades e ao mudar a disposição das prateleiras e ilhas de produtos, você estará oferecendo isso a ele. 

Assim, por mais que ele já conheça os produtos, a experiência de entrar na loja e olhar atentamente onde está cada coisa, pode ser bastante interessante. Por isso, não tenha medo de mudar o layout da loja e, caso perceba que não deu muito certo, basta mudar novamente. 

Além disso, essa mudança pode ser estratégica com base nos dados dos relatórios gerenciais. Já que você conseguirá dar um maior destaque a produtos que tiveram pouca saída, e colocar os produtos mais procurados no fundo da loja, fazendo com que o cliente tenha que andar mais para encontrar o que quer.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

Neste artigo você conheceu os principais erros de visual merchandising que podem comprometer as suas vendas. Evitando eles você já estará à frente de muitas outras lojas do varejo. 

Entretanto, atrair clientes para a sua loja é muito mais do que se preocupar apenas com a aparência do local. Você precisa ser capaz de trazer uma atmosfera agradável para os momentos em que o cliente passa dentro da sua loja. Isso pode ser feito através da escolha da playlist que tocará na sua loja.

A escolha da música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Ficou interessado em testar essa maravilha e colocar uma rádio personalizada na sua loja? Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como criar um briefing de anúncio?

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Qual a melhor forma de divulgar um produto: descubra agora

Nem sempre é fácil escolher qual a melhor forma de divulgar um produto e, na verdade, talvez nem exista uma forma que possa ser classificada como a melhor. Isso porque, tudo depende de qual é o seu público-alvo, qual é o perfil da sua marca, qual o orçamento disponível para fazer os anúncios, dentre outros.…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Quais Equipamentos para Mídia Indoor são Necessários para Começar?

Independentemente do alcance que deseja para o projeto, saiba que o meio mais utilizado hoje em dia, certamente é o digital. Contudo, conheça os hardwares básicos que envolvem os principais equipamentos para mídia indoor: 1.Telas Feitos especialmente para o uso de mídia indoor, os monitores profissionais LFD — Large Format Display — são os modelos…

Por Nayara Santos em 02.01.2019

Ações de Endomarketing que ampliarão os resultados do seu negócio!

Desenvolver ações de endomarketing é importante para as empresas de todos os segmentos. No comércio varejista não é diferente e as lojas devem criar meios para que os seus funcionários estejam sempre motivados para o exercício de suas funções. Apenas com colaboradores motivados é que se consegue ter uma campanha de varejo de sucesso, por…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Vitrine de salão de beleza: 4 dicas de como montar

Você já reparou na importância de uma vitrine bem elaborada? No mundo dos salões de beleza, a vitrine desempenha um papel crucial para atrair clientes e transmitir a essência do negócio. Sem falar que ela é como um cartão de visitas, capaz de despertar a curiosidade e o desejo de quem passa na frente do…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Tudo o que acontece na rotina administrativa de uma empresa tem o poder de transformar os resultados finais do negócio, tanto para o bem quanto para o mal. Imagine, por exemplo, um empreendimento que não tem total controle sobre a sua gestão financeira: é quase impossível mencionar quais são os seus rendimentos mensais e manter…

Por Nayara Santos em 26.08.2019

Confira o Calendário promocional de marketing para 2024

Você não pode deixar o ano de 2024 começar para preparar o calendário promocional de marketing. Afinal, para conseguir aproveitar ao máximo cada data comemorativa é essencial ter planejamento, e a melhor forma de se planejar é se antecipando às demandas. Assim como muitas pessoas fazem, o final do ano é o momento de analisar…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como a organização de produtos da sua loja pode ajudar a vender mais

Atrair compradores nas lojas está cada vez mais difícil, já que a grande parte dos consumidores têm dado preferência para as compras online. Para aumentar o ticket médio dos clientes e elevar as suas vendas é importante pensar em um aspecto que, muitas vezes, é deixado de lado: a organização de produtos. A disposição das…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos