Por Nayara Santos em 22.02.2022

5 dicas de divulgação de produtos: impulsione suas vendas

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas de como fazer a divulgação de produtos da sua loja. Isso inclui saber como atrair a atenção dos clientes, despertar a curiosidade dos consumidores, fazer com que eles visitem a loja e finalmente levem o produto para casa.

Por isso, neste artigo vamos te dar algumas dicas úteis e como influenciar o comportamento do consumidor, independente de qual etapa do funil de vendas o seu cliente esteja. Vem com a gente e confira dicas e exemplos práticos de como elas podem ser aplicadas. Boa leitura!

Dicas para divulgação de produtos

1. Desperte a curiosidade do cliente

Se tem uma coisa que você deve fazer ao divulgar um produto, seja ele lançamento ou não, é despertar a curiosidade do cliente. Isso pode ser feito de diferentes formas e utilizando diferentes mídias.

Por exemplo, vamos supor que você esteja lançando uma linha nova de roupas na sua loja. Então, ao invés de simplesmente mostrar as peças para os clientes nas suas redes sociais, você começou uma série de publicações e stories no Instagram falando que tem novidades chegando na loja.

No dia seguinte, você faz uma publicação com uma foto de um dos tecidos utilizados na coleção e pergunta para o cliente o que ele acha do tecido, ou em qual peça o tecido foi utilizado. Depois, você posta uma foto de um detalhe de uma das peças e instiga ainda mais o cliente dizendo que em breve as peças estarão na loja.

Neste cenário que apresentamos acima, o cliente ficará curioso e continuará seguindo as suas publicações ou irá até a loja para conferir o que tem de novo. Assim, você mantém o interesse dele não apenas no produto, mas também na sua marca.

2. Mostre as características e os diferenciais do produto

Muito dificilmente alguém irá comprar um produto, principalmente aqueles mais caros, sem conhecer em detalhes as características deles e os diferencias que ele tem em relação a produtos semelhantes no mercado. Por isso, ao planejar a divulgação de um produto, você precisa fornecer o máximo de informações sobre ele.

Uma forma bastante interessante de fazer isso é mostrando o produto sendo utilizado. Isso pode ser feito através de vídeos no YouTube, Reels e lives no Instagram, conteúdo publicado no seu blog, parcerias com outras marcas ou influenciadores digitais. Assim, o cliente vê como é o desempenho daquele produto e como ele pode ser utilizado.

Ainda, é fundamental que a sua equipe de vendas esteja bem treinada e pronta para ajudar os clientes com mais informações e tirando dúvidas sobre o produto. Quanto mais o cliente souber sobre aquele item que ele está interessado, maiores as chances dele efetuar a compra.

Sem falar que, quando a sua loja consegue dar todas as informações que o cliente precisa, ele se sentirá mais seguro nesse relacionamento e passará a confiar mais na sua marca. Portanto, isso poderá fazer não apenas com que você feche essa venda, mas que tenha um cliente fidelizado que compre mais produtos no futuro.

3. Esteja pronto para tirar todas as dúvidas dos clientes

Essa nossa próxima dica de divulgação de produto já foi mencionada anteriormente, quando falamos da sua equipe de vendas. Entretanto, no mundo atual você provavelmente possui outros canais de atendimento ao cliente, que vão muito além dos vendedores da loja.

É comum que empresas do varejo disponibilizam um número de WhatsApp para o cliente entrar em contato, o próprio telefone da loja, e-mail, chat no site e Messenger. Não importa qual foi o canal que você escolheu para trabalhar, o importante é que os colaboradores que conversam com os clientes estejam preparados para solucionar problemas e tirar dúvidas.

Para que esse atendimento seja feito da melhor forma possível, é essencial que tanto os novos colaboradores passam por treinamentos, bem como por cursos de reciclagem periodicamente. Isso garantirá que eles lembrem conceitos importantes, se atualizem e ainda conheçam melhor os produtos e as políticas da sua empresa.

4. Encante o cliente que for à sua loja

Uma vez que você tenha conseguido levar o seu cliente até a loja, chegou o momento de encantá-lo e oferecer um ambiente de compras único. Isso pode ser feito de diferentes formas e utilizando as técnicas de marketing sensorial. Entretanto, nós gostaríamos de chamar a atenção para uma delas, a rádio personalizada. Isso porque a rádio é uma ferramenta bastante versátil que pode ser utilizada tanto para encantar os clientes, como para te ajudar na divulgação dos produtos da sua loja.

Com a música certa você consegue transmitir a mensagem da sua marca para o cliente, reforçando-a, ao mesmo tempo em que conversa com o cliente e permite que ele se identifique com a loja. Quando o cliente se encontra em um ambiente agradável, a tendência é que ele passe mais tempo olhando os produtos e, consequentemente, comprando mais.

Com relação aos anúncios, você consegue gravar os textos de divulgação dos produtos, slogan e vinheta da loja, sobre o programa de fidelidade, dentre outros. Eles serão veiculados ao longo da programação musical e você não corre o risco de ter propaganda da concorrência sendo reproduzida na sua loja. Confira mais detalhes sobre essa estratégia e faça um teste gratuito, basta clicar aqui.

5. Fique de olho no pós-venda

Por último, mas longe de ser a nossa dica menos importante para a divulgação de produtos está o pós-venda. Ter uma loja bem-sucedida vai muito além de saber como divulgar um lançamento, é preciso construir uma relação duradoura e de confiança com os seus clientes.

A melhor maneira de se fazer isso é desenvolvendo uma estratégia de pós-venda. Ela pode ser feita através do envio de e-mails para o cliente, para lembrá-lo da sua loja, dos produtos que você vende e até mesmo oferecendo cupons de descontos. Você também pode utilizar o WhatsApp para isso.

No nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas a gente te conta tudo sobre como ter uma boa estratégia de pós-venda. Faça o download gratuito agora mesmo.

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é cultura organizacional: tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é cultura organizacional? É bem provável que já tenha ouvido esse termo várias vezes, mas entender seu significado pode ser um pouco mais difícil. Afinal, ele se refere a algo abstrato e pouco concreto. Apesar disso, esse conceito se reflete em várias ações que acontecem na sua empresa. Um colaborador novo,…

Por Nayara Santos em 22.10.2019

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Tudo o que acontece na rotina administrativa de uma empresa tem o poder de transformar os resultados finais do negócio, tanto para o bem quanto para o mal. Imagine, por exemplo, um empreendimento que não tem total controle sobre a sua gestão financeira: é quase impossível mencionar quais são os seus rendimentos mensais e manter…

Por Nayara Santos em 26.08.2019

18 textos prontos para vendas no WhatsApp, confira!

Ter textos prontos para vendas no WhatsApp pode aumentar a competitividade da sua empresa e atrair muitos clientes para a sua loja. Na era digital em que vivemos, as empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, não é mesmo? Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado pode…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Brindes para clientes de loja de roupas: Veja 14 ideias e se inspire!

Você já parou para pensar em como pode ser interessante oferecer brindes para clientes de loja de roupas? Esse tipo de estratégia é muito útil para fidelizar consumidores e aumentar consideravelmente o potencial de ganhos em vendas do seu estabelecimento. Ao investir em ações como essa, você também consegue aumentar a vantagem competitiva do seu…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Como fidelizar clientes no varejo? Confira!

Se você chegou até aqui então está buscando formas de como fidelizar os clientes no varejo. Claro que isso é importante para qualquer estabelecimento, mas você consegue dizer exatamente o porquê? Ou mesmo como fazer isso de forma eficiente? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos