Se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas de como fazer a divulgação de produtos da sua loja. Isso inclui saber como atrair a atenção dos clientes, despertar a curiosidade dos consumidores, fazer com que eles visitem a loja e finalmente levem o produto para casa.
Por isso, neste artigo vamos te dar algumas dicas úteis e como influenciar o comportamento do consumidor, independente de qual etapa do funil de vendas o seu cliente esteja. Vem com a gente e confira dicas e exemplos práticos de como elas podem ser aplicadas. Boa leitura!
Dicas para divulgação de produtos
1. Desperte a curiosidade do cliente
Se tem uma coisa que você deve fazer ao divulgar um produto, seja ele lançamento ou não, é despertar a curiosidade do cliente. Isso pode ser feito de diferentes formas e utilizando diferentes mídias.
Por exemplo, vamos supor que você esteja lançando uma linha nova de roupas na sua loja. Então, ao invés de simplesmente mostrar as peças para os clientes nas suas redes sociais, você começou uma série de publicações e stories no Instagram falando que tem novidades chegando na loja.
No dia seguinte, você faz uma publicação com uma foto de um dos tecidos utilizados na coleção e pergunta para o cliente o que ele acha do tecido, ou em qual peça o tecido foi utilizado. Depois, você posta uma foto de um detalhe de uma das peças e instiga ainda mais o cliente dizendo que em breve as peças estarão na loja.
Neste cenário que apresentamos acima, o cliente ficará curioso e continuará seguindo as suas publicações ou irá até a loja para conferir o que tem de novo. Assim, você mantém o interesse dele não apenas no produto, mas também na sua marca.
2. Mostre as características e os diferenciais do produto
Muito dificilmente alguém irá comprar um produto, principalmente aqueles mais caros, sem conhecer em detalhes as características deles e os diferencias que ele tem em relação a produtos semelhantes no mercado. Por isso, ao planejar a divulgação de um produto, você precisa fornecer o máximo de informações sobre ele.
Uma forma bastante interessante de fazer isso é mostrando o produto sendo utilizado. Isso pode ser feito através de vídeos no YouTube, Reels e lives no Instagram, conteúdo publicado no seu blog, parcerias com outras marcas ou influenciadores digitais. Assim, o cliente vê como é o desempenho daquele produto e como ele pode ser utilizado.
Ainda, é fundamental que a sua equipe de vendas esteja bem treinada e pronta para ajudar os clientes com mais informações e tirando dúvidas sobre o produto. Quanto mais o cliente souber sobre aquele item que ele está interessado, maiores as chances dele efetuar a compra.
Sem falar que, quando a sua loja consegue dar todas as informações que o cliente precisa, ele se sentirá mais seguro nesse relacionamento e passará a confiar mais na sua marca. Portanto, isso poderá fazer não apenas com que você feche essa venda, mas que tenha um cliente fidelizado que compre mais produtos no futuro.
3. Esteja pronto para tirar todas as dúvidas dos clientes
Essa nossa próxima dica de divulgação de produto já foi mencionada anteriormente, quando falamos da sua equipe de vendas. Entretanto, no mundo atual você provavelmente possui outros canais de atendimento ao cliente, que vão muito além dos vendedores da loja.
É comum que empresas do varejo disponibilizam um número de WhatsApp para o cliente entrar em contato, o próprio telefone da loja, e-mail, chat no site e Messenger. Não importa qual foi o canal que você escolheu para trabalhar, o importante é que os colaboradores que conversam com os clientes estejam preparados para solucionar problemas e tirar dúvidas.
Para que esse atendimento seja feito da melhor forma possível, é essencial que tanto os novos colaboradores passam por treinamentos, bem como por cursos de reciclagem periodicamente. Isso garantirá que eles lembrem conceitos importantes, se atualizem e ainda conheçam melhor os produtos e as políticas da sua empresa.
4. Encante o cliente que for à sua loja
Uma vez que você tenha conseguido levar o seu cliente até a loja, chegou o momento de encantá-lo e oferecer um ambiente de compras único. Isso pode ser feito de diferentes formas e utilizando as técnicas de marketing sensorial. Entretanto, nós gostaríamos de chamar a atenção para uma delas, a rádio personalizada. Isso porque a rádio é uma ferramenta bastante versátil que pode ser utilizada tanto para encantar os clientes, como para te ajudar na divulgação dos produtos da sua loja.
Com a música certa você consegue transmitir a mensagem da sua marca para o cliente, reforçando-a, ao mesmo tempo em que conversa com o cliente e permite que ele se identifique com a loja. Quando o cliente se encontra em um ambiente agradável, a tendência é que ele passe mais tempo olhando os produtos e, consequentemente, comprando mais.
Com relação aos anúncios, você consegue gravar os textos de divulgação dos produtos, slogan e vinheta da loja, sobre o programa de fidelidade, dentre outros. Eles serão veiculados ao longo da programação musical e você não corre o risco de ter propaganda da concorrência sendo reproduzida na sua loja. Confira mais detalhes sobre essa estratégia e faça um teste gratuito, basta clicar aqui.
5. Fique de olho no pós-venda
Por último, mas longe de ser a nossa dica menos importante para a divulgação de produtos está o pós-venda. Ter uma loja bem-sucedida vai muito além de saber como divulgar um lançamento, é preciso construir uma relação duradoura e de confiança com os seus clientes.
A melhor maneira de se fazer isso é desenvolvendo uma estratégia de pós-venda. Ela pode ser feita através do envio de e-mails para o cliente, para lembrá-lo da sua loja, dos produtos que você vende e até mesmo oferecendo cupons de descontos. Você também pode utilizar o WhatsApp para isso.
No nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas a gente te conta tudo sobre como ter uma boa estratégia de pós-venda. Faça o download gratuito agora mesmo.