Ter textos prontos para vendas no WhatsApp pode aumentar a competitividade da sua empresa e atrair muitos clientes para a sua loja. Na era digital em que vivemos, as empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, não é mesmo? Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado pode fazer toda a diferença na hora de atrair e conquistar os clientes.
Como você bem sabe, o WhatsApp é uma das plataformas mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Isso fez com que ele deixasse de ser apenas um aplicativo de mensagens, mas passou a ser uma ferramenta importantíssima no mundo corporativo e no varejo.
A seguir, traremos alguns textos para você se inspirar e entrar de cabeça nesse mundo digital e conquistar os clientes de uma vez por todas. Confira também as nossas dicas bônus para se comunicar bem com os clientes e encantá-los quando eles forem até a sua loja. Boa leitura!
Dicas de textos prontos para vender pelo WhatsApp
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- Aqui na (nome da loja) garantir a sua satisfação é uma das nossas prioridades. Por isso, gostaríamos de saber o que você achou do nosso atendimento e dos nossos produtos. Responda a nossa pesquisa e ganhe um cupom de desconto para a próxima compra. Leva só 5 minutinhos!
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- Você entrou em contato com a (nome da empresa) para saber mais a respeito do (nome do produto). Você encontra todos os detalhes no nosso site (link para o produto). Se ainda estiver com alguma dúvida, é só dizer.
- Olá (nome do cliente)! Acabamos de enviar o orçamento solicitado. Se quiser discutir mais detalhes é só mandar mensagem!
- Você já está testando a nossa plataforma há alguns dias, o que você está achando? Se tiver alguma dúvida é só nos contatar! É um prazer ter você conosco, mas caso precise, você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.
Como se comunicar bem utilizando o WhatsApp
Agora você já conhece algumas dicas de textos para vender no WhatsApp. Entretanto, nós queremos mais do que dar exemplo, queremos te ensinar como criar os seus próprios textos. Com os elementos necessários, você conseguirá fazer isso facilmente e ter textos prontos para usar em diferentes momentos da jornada de compras do cliente.
Lembre-se que cada vez mais as pessoas preferem se comunicar com mensagens ao invés de ligações. Por isso, é essencial que você esteja pronto para lidar com os clientes em diferentes situações, tais como reclamações, elogios, dúvidas, consultas, divulgação de novidades, dentre outros. Siga as nossas dicas e você não vai errar.
Aproveite o atendimento personalizado
O WhatsApp permite que você personalize o atendimento ao cliente, facilitando as vendas e a fidelização do cliente. Sem falar que, você ainda pode oferecer promoções exclusivas para alguns clientes e até mesmo coletar feedbacks específicos.
Ao usar o WhatsApp, as empresas podem manter uma linha direta de comunicação com seus clientes, permitindo que eles resolvam quaisquer problemas ou dúvidas rapidamente.
Além disso, o WhatsApp permite que as empresas forneçam suporte em tempo real, garantindo que seus clientes recebam assistência oportuna. Essa abordagem personalizada para o suporte ao cliente pode ajudar as empresas a criar confiança e lealdade com seus clientes.
Mas saiba com quem você está falando
Sim, o atendimento personalizado que o WhatsApp possibilita é, sem dúvida alguma, uma das principais vantagens que essa plataforma pode oferecer. Mas, para acertar na comunicação, você precisa saber quem é o seu cliente ou o seu cliente em potencial.
Neste caso, é fundamental que você tenha um perfil de público-alvo, ou mesmo trabalhe com diferentes personas para a sua loja e marca. Desta forma, você saberá qual linguagem deve ser utilizada e quais referências podem atrair mais a atenção do cliente e aumentar as chances de interação.
A identidade da sua marca também é essencial
Muitas empresas do varejo se preocupam em encontrar uma forma de comunicação que agrade ao maior número de clientes possível, entretanto, se você não tomar cuidado, isso pode fazer com que a sua marca perca a identidade.
Além disso, cada vez mais os consumidores se preocupam em encontrar marcas que tenham os mesmo valores que eles. Por isso, se você tentar adequar o seu discurso a tudo o que o cliente quer, pode ser um problema. O ideal é mostrar a personalidade da sua marca, e com isso atrair os clientes certos, que estão realmente interessados em ter um relacionamento duradouro.
Saiba como ter uma marca forte e reconhecida no nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável.
Cuidado com o excesso de mensagens
Quando alguém se inscreve para receber mensagens por WhatsApp de uma determinada marca ou loja, é porque a pessoa está interessada em receber novidades da loja em primeira mão, ou ter acesso a promoções exclusivas. Essa é sem dúvida alguma uma das grandes vantagens de utilizar o aplicativo para comunicação, mas é preciso ter cuidado com o excesso de mensagens.
Assim como ninguém gosta de ficar recebendo e-mails promocionais todos os dias, elas também não gostam de ficar recebendo mensagens pelo WhatsApp o tempo todo. Ao mesmo tempo, você não pode mandar um e-mail por mês, porque o cliente pode se esquecer da sua marca.
Você pode estabelecer um cronograma de envio de mensagens semanalmente, ou então duas vezes por semana, dependendo do seu ramo de atuação. Por exemplo, é comum que supermercados façam promoções semanais e aos finais de semana. Então é importante manter o cliente ciente disso. Mas essa frequência pode servir para todos os ramos do varejo, como o têxtil.
Encontre a frequência que mais funciona para os seus clientes e, se necessário, crie diferentes grupos no WhatsApp e separe clientes que gostam de emails mais frequentes daqueles que preferem apenas de vez em quando.
O que fazer após atrair clientes com os textos pronto para vendas no WhatsApp?
Agora que você já sabe quais textos utilizar nas mensagens do WhatsApp, chegou o momento de traçar estratégias para encantar os clientes que forem até a sua loja e aumentar as suas vendas. A melhor forma de se fazer isso é através de uma estratégia de customer centricity. No nosso e-book Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa, a gente te conta todos os detalhes dessa estratégia.
Essa estratégia tem como objetivo melhorar a experiência do cliente, oferecendo um ambiente de compras agradável, confortável e do qual ele irá se lembrar. As ações de marketing sensorial merecem destaque neste caso, já que elas oferecem estímulos sutis aos sentidos.
Por exemplo, você poderá investir na aromatização da sua loja, dando um cheirinho especial, que deixe o cliente mais tranquilo e aberto a novidades. A iluminação também é um ponto importantíssimo, já que através dela você consegue deixar a atmosfera do ambiente mais aconchegante e destacar produtos.
Ainda, uma das ações de marketing sensorial que mais merece destaque é, provavelmente, a rádio indoor. Isso porque, a rádio permite que você escolha quais serão as músicas ambientes que serão reproduzidas na sua loja. Desta forma, é possível ter uma trilha sonora que combine com a sua marca, reforçando a sua identidade, ao mesmo tempo em que agrada aos clientes.
Estudos apontam que, quando a música da loja é agradável, os clientes passam mais tempo na loja e compram mais. Além disso, quando o cliente se identifica com a música da loja, ele irá lembrar da sua marca. Portanto, essa é uma excelente estratégia para ficar na mente dos consumidores.
Vale a pena mencionar que a rádio ainda pode ser utilizada para a reprodução de anúncios, divulgando promoções, destacando os pontos fortes da sua loja, informando os clientes sobre os novos serviços da loja. Ferramenta interessante, certo? Então clique aqui e faça um teste gratuito por 10 dias agora mesmo.
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